Juri boate kiss ao vivo

Começou na manhã desta quarta-feira (1º) o julgamento histórico da tragédia da Boate Kiss, onde 242 pessoas morreram e mais de 600 ficaram feridas há quase nove anos, em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria. O júri ocorre no plenário do 2º andar do Foro Central de Porto Alegre, na capital gaúcha. (Acompanhe a transmissão abaixo).

O Tribunal do Júri é composto pelo Conselho de Sentença, formado pelo juiz Orlando Faccini Neto, titular do 2º Juizado da 1ª Vara do Júri da Comarca de Porto Alegre, e por sete jurados, escolhidos por meio de sorteio.

No caso da Kiss, seis homens e uma mulher definirão se os réus são culpados ou inocentes.

Os acusados são dois sócios da Kiss, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, o músico Marcelo de Jesus dos Santos e o produtor Luciano Bonilha. Os quatro respondem pelo crime de homicídio simples com dolo eventual consumado, no caso dos 242 mortos, e tentado, em relação aos 636 feridos no incêndio.

Entenda 

  • Quase nove anos depois, a tragédia da Boate Kiss chega ao Júri nesta quarta-feira
  • Veja como é o plenário onde os réus do Caso Kiss serão julgados
  • Cláudio Brito explica como jurados decidem se os réus são culpados ou inocentes

Ao longo desta quarta-feira e dos próximos dias, serão ouvidos 14 sobreviventes do incêndio, indicados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e pelo Assistente de Acusação e pelos defensores dos réus. Na sequência, 19 testemunhas, arroladas pela acusação e pelas defesas, prestarão depoimento.

Encerrada a oitiva das vítimas e testemunhas, serão interrogados os acusados, iniciando os questionamentos pelo MPRS e, após, com o Assistente de Acusação, com o defensor do réu e, posteriormente, com os defensores dos demais acusados.

Os jurados também poderão fazer perguntas aos réus, sempre por intermédio do Juiz Presidente. O julgamento encerra com a etapa dos debates orais entre acusação e defesa.

Juri boate kiss ao vivo
Julgamento do caso Kiss inicia nesta quarta-feira em Porto Alegre Foto: Matheus Chaparini/GES-Especial

A previsão é que os trabalhos sejam divididos entre manhã, tarde e noite, a partir das 9 horas, sem interrupção no fim de semana. O julgamento deve ser um dos mais longos da história do Poder Judiciário gaúcho. Nesse período, jurados ficarão isolados, em razão da necessidade de incomunicabilidade. As testemunhas são liberadas após prestarem depoimento.

Relembre o caso

Em 27 de janeiro de 2013, a Boate Kiss, em Santa Maria, sediou a festa universitária denominada “Agromerados”. No palco, se apresentava a Banda Gurizada Fandangueira, quando um dos integrantes disparou um artefato pirotécnico, atingindo parte do teto do prédio, que pegou fogo.

O incêndio, que se alastrou rapidamente, causou a morte de 242 pessoas e deixou 636 feridos.

A boate tinha apenas uma porta de saída desobstruída. A maior parte acabou morrendo pela inalação de fumaça tóxica, do isolamento acústico do teto, formado por uma espuma inflamável, incompatível com as normas de segurança modernas, que obrigam a instalação de estruturas produzidas com materiais antichamas.

No processo criminal, os empresários e sócios da Boate Kiss, Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, o vocalista da Banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor musical Luciano Bonilha Leão respondem por homicídio simples (242 vezes consumado, pelo número de mortos; e 636 vezes tentado, número de feridos).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Nesta quarta-feira (03), a partir das 14h, em Porto Alegre, ocorre o julgamento dos recursos de apelação dos quatro condenados no júri do Caso Kiss. É possível que as penas dos condenados sejam mantidas, reduzidas ou ainda que o júri seja anulado, para a realização de um novo.

Acompanhe ao vivo o julgamento dos recursos do Caso Kiss:

O julgamento também está sendo transmitido na TV Diário (canais 26 e 526 da Net) e na Rádio CDN 93.5 FM.

As defesas de Elissandro Sphor, Mauro HoffmannMarcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão questionam o resultado do júri, que ocorreu entre 1º e 10 de dezembro de 2021, e tentarão o redimensionamento das penas de prisão e a anulação do júri. Os quatro foram condenados pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Júri por 242 homicídios e 636 tentativas de homicídio por dolo eventual. Todos estão presos.

Juri boate kiss ao vivo
Audiência é acompanhada por público restrito no tribunal. Foto: Nathália Schneider (Diário)

Os recursos das defesas vão ser analisados pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), composta por três desembargadores (Manuel José Martinez Lucas, que também é o relator dos recursos, José Conrado Kurtz de Souza e Jayme Weingartner Neto).

Nesta quarta-feira, cada uma das partes (advogados de defesa e de acusação/Ministério Público) terá 10 minutos para sustentação oral. Em seguida, é feita a leitura dos votos dos desembargadores.

Juri boate kiss ao vivo
Familiares das vítimas e sobreviventes assistem ao julgamento em sala outra sala. Foto: Nathália Schneider (Diário)

Leia mais:

  • Manutenção das penas, redução ou um novo júri para o Caso Kiss podem ser decididos nesta quarta-feira
  • Retirada a urgência do projeto de lei que pode flexibilizar a Lei Kiss em audiência pública
  • Estado brasileiro é notificado por responsabilidade da tragédia da Kiss
  • Tenda de familiares da boate Kiss é desmontada para reforma
  • Vítima da Kiss é homenageada em nome de ginásio de Santa Maria

Acompanhe a cobertura do Diário nas redes sociais:

Tweets by diariosm

Próximas etapas

Esta não é a última etapa do processo criminal, já que, após a decisão de hoje, novos recursos podem ser feitos. Caso a votação seja 2 a 1 desfavorável às defesas, cabem novos recursos, os chamados embargos infringentes, julgados pelas 1º e 2º Câmaras Criminais, do TJ-RS.

Dessa decisão, ainda cabem outros recursos: especial para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou extraordinário para o Supremo Tribunal Federal (STF).

O incêndio aconteceu em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria. Morreram 242 pessoas e outras 636 ficaram feridas.

julgamento do processo foi transferido para a Capital por decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS). Inicialmente, o desaforamento (troca de cidade) foi concedido a três dos quatro réus: Elissandro Spohr, Mauro Hoffmann e Marcelo de Jesus. Luciano Bonilha Leão foi o único que não manifestou interesse na troca (o julgamento chegou a ser marcado em Santa Maria) mas, após o pedido do Ministério Público (MP), o TJRS determinou que ele se juntasse aos demais.

Os quatro réus foram condenados no júri que durou 10 dias e ocorreu no Foro Central I, em Porto Alegre, em dezembro de 2021:

  • Os sócios da casa noturna, Mauro Hoffmann e Elissandro Spohr tiveram pena de 19 anos e 6 meses e de 22 anos e 6 meses, respectivamente
  • Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão, vocalista e roadie da banda, que tocava na boate na noite do incêndio, tiveram pena de 18 anos

Onde assistir ao vivo Júri Boate Kiss?

O julgamento do recurso no caso do incêndio na Boate Kiss na Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) está sendo transmitido ao vivo pelo canal do tribunal no YouTube.

Como ficou o Júri da Boate Kiss?

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) anulou o júri que condenou os quatro réus do caso da boate Kiss, nesta quarta-feira (3), após acolher parte dos recursos das defesas. O julgamento terminou com o placar de dois votos a um para reconhecer a anulação.

Onde assistir o Júri da Kiss?

Acompanhe o júri do Caso Kiss em tempo real, acessando o canal do Tribunal de Justiça do RS (TJRS) no YouTube (https://www.youtube.com/c/tjrsnoticias), ou através do Twitter Ao Vivo do TJRS (https://twitter.com/tjrsaovivo).

Onde ficam os jurados do julgamento da Boate Kiss?

O Tribunal do Júri será presidido pelo Juiz de Direito Orlando Faccini Neto e será realizado no plenário do 2° andar do Foro Central I, na Capital, diariamente, a partir das 9 horas. Em 27 de janeiro de 2013 a Boate Kiss sediou a festa universitária “Agromerados”.