Invasões francesas e holandesas no Brasil

As invasões francesas

             Navegadores franceses já haviam abordado o Brasil bem antes da primeira tentativa de estabelecimento da França Antártica, em 1555. Havia por parte dos normandos um interesse especial pelo comércio do pau-brasil assim como pelo comércio de outras riquezas do litoral brasileiro– que incluía desde o comércio do urucum até mesmo o comércio de papagaios e de outras espécies.

         O atual Rio de Janeiro e sua baía atraíam os franceses de modo quase que obsessivo, não apenas pelo imenso litoral, mas também, pela enorme quantidade de portos naturais existentes. O rei francês, Francisco I já havia afirmado que não reconhecia a validade legal do Tratado de Tordesilhas que dividiria o mundo entre portugueses e espanhóis. Em suas palavras:’ – o sol nasceu para todos. Gostaria de ver a cláusula do Testamento de Adão que me exclui da partilha do mundo.’

          A visão política do rei francês fomentou as expedições de reconhecimento enviadas por ele à América do Sul, dando início a expansão colonial francesa na América. Registros de 1504, poucos anos após a chegada dos portugueses ao litoral brasileiro, confirmam a investida francesa em Santa Catarina- quando o normando Paulmier de Goneville permaneceu por seis meses entre os Carijós.

           Nos primeiros anos da ocupação portuguesa no litoral brasileiro, o governo- geral português demonstrava-se incapaz de evitar as investidas estrangeiras em seu território, que estava desprotegido. Mesmo os acordos assinados entre Dom João III e Francisco I em 1526 foram incapazes de conter as investidas dos corsários franceses no Brasil. Contudo, foi no governo do rei Henrique II (1557-1559) que os franceses buscaram efetivamente tirar proveito das descobertas feitas no Atlântico Sul.

           Em 1555, a esquadra francesa do comandante Nicolas Durand de Villegaignon invadiu a baía da Guanabara e estabeleceu uma colônia de povoamento- a França Antártica.A França Antártica serviria de refúgio para os franceses huguenotes, perseguidos pelos católicos na França.No mesmo ano, fundaram o Forte Coligny.

              O conflito entre portugueses e franceses durou 12 anos. Os franceses receberam apoio da Confederação dos Tamoios,  que aliaram-se aos franceses por serem hostis aos portugueses.O confronto permaneceu até as forças francesas  serem definitivamente expulsas pelas tropas do Governador- geral Estácio de Sá e de seu sobrinho Mem de Sá em 1567.

              Outras investidas francesas em  regiões brasileiras também foram contidas pelos portugueses. À exemplo tem-se  a invasão à Paraíba (1584), Sergipe ( 1590), o Rio Grande do Norte em 1599 e o Ceará em 1603- de onde foram igualmente expulsos pelas tropas lusas.  Em 1612, os franceses novamente invadiram o Brasil, desta vez, no Maranhão onde só foram expulsos três anos depois pelos portugueses. No Maranhão fundaram a França equinocial.

          Ao longo do século XVI, dado o grande número de invasões estrangeiras no Brasil, não era possível afirmar com segurança que os portugueses detinham o domínio do litoral brasileiro.

As invasões Holandesas

Invasões francesas e holandesas no Brasil

A fundação da França Antártica em 1555.

          Como consequência da União Ibérica ( 1580-1640), a América Portuguesa sofreu com muitas invasões estrangeiras, sobretudo as holandesas. A invasão holandesa em Salvador, até então a sede do governo-geral ocorreu em 1624. Os holandeses foram expulsos pelos portugueses no ano seguinte, em 1625.

        As invasões holandesas  foram consequência da declaração de guerra dos holandeses à Espanha, sua antiga metrópole. Com a União Ibérica, os espanhóis pretendiam excluir os holandeses do comércio do açúcar no Brasil.

          Em 1630, os holandeses invadiram Pernambuco, a principal região produtora de açúcar do Brasil.Com as invasões, os holandeses procuraram restabelecer a participação no lucrativo comércio do açúcar. Com o objetivo de garantir um fluxo constante de mão de obra escrava negra africana para a lavoura açucareira pernambucana, os holandeses também investiram contra possessões portuguesas na África

           Em Pernambuco, os holandeses estabeleceram seus domínios a partir do governo do príncipe Maurício de Nassau na região. Os holandeses estabeleceram a Companhia das Índias Ocidentais, principal instrumento da colonização holandesa na América.

        Nem com o final da União Ibérica os holandeses abandonaram o controle açucareiro na América Portuguesa. Os portugueses então  se aliaram aos ingleses e  à elite pernambucana  expulsando os holandeses definitivamente do território brasileiro, em 1654.

667 Visualizações 2 Total


References:

DAHER, Andrea. O Brasil francês: As singularidades da França Equinocial. RJ: Civilização Brasileira, 2007.

ALENCASTRO, Luiz Felipe de O trato dos viventes: Formação do Brasil no Atlântico Sul-Séculos XVI-XVII.São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

MARIZ Vasco & PROVENÇAL Lucien. Os franceses na Guanabara: Villegagnon e a França Antártica. RJ:Nova Fronteira, 2015.

LERY, Jean de .História de uma viagem feita à terra do Brasil (1578).- América- VolIII 0 Coleção Franceses no Brasil.   RJ.Batel Editora 2009.

MEIRELES, Mário Martins. Holandeses no Maranhão: 1641 – 1644. São Luís: PPPG, Ed. Universidade Federal do Maranhão, 1991.

Invasões francesas e holandesas no Brasil
14-01-2019

Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Sociologia Política e Cultura pela Puc-Rio. Analista em Comércio Exterior pela UNESA e Mestra em Relações Internacionais para América do Sul pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino Americanos (CEBELA-UFRJ)

O que foi as invasões francesas e holandesas no Brasil colonial?

A investida da Holanda, que começou em 1624, numa tentativa abortada de conquistar o litoral de Salvador, vingou em 1630. Recife e Olinda foram tomados com o objetivo de estabelecer um entreposto de comercialização de açúcar. A campanha atingiu as capitanias de Itamaracá, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Quais foram as invasões francesas no Brasil?

As invasões francesas no Brasil aconteceram em diferentes momentos dos séculos XVI e XVII e se deram por meio de colônias fundadas pelos franceses no Rio de Janeiro e Maranhão. As invasões francesas no Brasil foram tentativas realizadas pela França de fundar colônias no território da América Portuguesa.

Quais foram as invasões holandesas no Brasil?

As Invasões Holandesas no Brasil foram uma série de incursões da República das Províncias Unidas (Holanda) durante o século XVII. Ocorreram na Bahia em 1624, em Pernambuco no ano de 1630 e no Maranhão em 1641.

Quais as duas invasões francesas no Brasil?

A tentativa de colonização do litoral do Rio de Janeiro recebeu o nome de França Antártica e se deu entre os anos de 1555 e 1560. Já a invasão da região maranhense recebeu o nome de França Equinocial, numa ação realizada entre 1612 e 1615.