Indique a alternativa incorreta sobre as características naturais da África

Responda aos exercícios propostos a seguir e avalie seus conhecimentos sobre os conflitos na África, os quais perpassam o processo de colonização e independência do continente.

Publicado por: Rafaela Sousa em Exercícios de Geografia

Questão 1

Assinale a alternativa que representa um conflito vivido atualmente no Sudão do Sul:

a) O conflito no Sudão do Sul foi iniciado pelo grupo terrorista conhecido como Boko Haram.

b) O conflito no Sudão do Sul representa a rivalidade entre os grupos tutsis e hutus.

c) O conflito no Sudão do Sul é de ordem política entre os rivais Kiir, presidente do país, e o rebelde Riek Machar, o que desencadeou uma guerra civil.

d) O governo do Sudão do Sul é acusado de discriminar grupos minoritários e, por isso, é responsabilizado pelo conflito na região.

ver resposta


Questão 2

Associe os conflitos africanos aos seus respectivos países:

(1) Conflito de ordem religiosa iniciado em 2009 pelo grupo terrorista Boko Haram. Vitimou mais de 15 mil pessoas.

(2) Guerra Civil realizada entre os anos de 1990 e 1994 entre os povos tutsis e hutus.

(3) Conflitos motivados por vários grupos armados que culpam o governo de discriminar grupos minoritários.

( ) Mali

( ) Nigéria

( ) Ruanda

Assinale a ordem correta:

a) 3,1,2

b) 3,2,1

c) 2,1,3

d) 1,2,3

ver resposta


Questão 3

“Considerado um dos países mais pobres do mundo, encontra-se imerso nas consequências de doze anos de guerra civil. Durante os anos de 1993 e 2004, o território sofreu com a intensificação de conflitos étnicos entre hutus, que representam cerca de 85% da população, e tutsis, que representam aproximadamente 14%.”

O trecho acima refere-se a qual país africano?

a) Sudão

b) África do Sul

c) Burundi

d) Angola

ver resposta


Questão 4

Os conflitos que pairam neste país africano perpassam questões políticas, econômicas, étnicas e culturais. Essa nação enfrentou inúmeros golpes de Estado e governos ditadores. A ONU já estabeleceu, sem sucesso, três missões de paz nesse território. Os atuais conflitos envolvem, principalmente, disputas de poder na política e na economia. No país, há presença de diversos grupos armados.

O trecho acima refere-se aos conflitos que assolam qual país africano?

a) Angola

b) República do Congo

c) Mali

d) Nigéria

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA C

O conflito atual do Sudão do Sul, existente desde 2013, foi travado pelo presidente do país, Kiir, e o maior rebelde sudanês, Machar. É um conflito político e étnico que vitimou milhares de pessoas.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA A

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA C

Em 1993, os tutsis assassinaram o presidente hutu Melchior Ndadaye, dando início a uma guerra civil entre as duas etnias. Em 2006, houve um acordo de paz para cessar fogo, porém a situação de Burundi ainda é conflituosa.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA B

Os conflitos no Congo iniciaram-se em 1996 e são provenientes do genocídio em Ruanda, no qual hutus mataram cerca de 800 mil pessoas e seguiram para a República Democrática do Congo.

voltar a questão


Indique a alternativa incorreta sobre as características naturais da África

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Por meio destes exercícios sobre Partilha da África, você poderá avaliar o que aprendeu sobre o modo como ocorreu esse acontecimento e suas consequências para a África.

Publicado por: Cláudio Fernandes em Exercícios de História

Questão 1

A chamada “Partilha da África” deu-se no fim do século XIX, em um contexto em que as potências nacionalistas europeias tinham expandido os seus domínios pelos continentes asiático e africano. Sobre o processo de “Partilha da África”, é INCORRETO afirmar que:

a) A Conferência de Berlim foi decisiva para organizar os domínios europeus sobre o território africano.

b) A França foi o único país a não estabelecer domínios coloniais em território africano.

c) O Congo passou a ser um território submetido ao domínio particular do rei Leopoldo II, da Bélgica.

d) A “Partilha da África” pode ser enquadrada no fenômeno mais abrangente denominado “Neocolonialismo”.

e) Muitas tribos e etnias africanas diferentes ficaram circunscritas a um mesmo território na ocasião em que o continente africano foi dividido.

ver resposta


Questão 2

A “Partilha da África” suscitou uma grande discussão ideológica e científica que procurava justificar a “inferioridade” dos povos africanos e a “missão civilizatória” que a Europa desempenhava em seu processo de colonização. A corrente ideológica com bases cientificistas que mais se destacou nessa época foi:

a) a microbiologia

b) a antropologia cultural

c) o existencialismo

d) o darwinismo social

e) a sociobiologia

ver resposta


Questão 3

(Puc-Rio) Assinale a alternativa correta a respeito da expansão imperialista na Ásia e na África, na segunda metade do século XIX.

a) Ela derivou da necessidade de substituir os mercados dos novos países americanos, uma vez que a constituição de Estados nacionais foi acompanhada de políticas protecionistas.

b) Ela foi motivada pela busca de novas fontes de matérias-primas e de novos mercados consumidores, fundamentais para a expansão capitalista dos países europeus.

c) Ela foi consequência direta da formação do Segundo Império alemão e da ampliação de suas rivalidades em relação ao governo da França.

d) Ela atendeu, primordialmente, às necessidades da expansão demográfica em diversos países europeus, decorrente de políticas médicas preventivas e programas de saneamento básico.

e) Ela viabilizou a integração econômica mundial, favorecendo a circulação de riquezas, tecnologia e conhecimentos entre povos e regiões envolvidos.

ver resposta


Questão 4

(Mackenzie) Uma das alternativas a seguir NÃO corresponde às diferenças entre o colonialismo do século XVI e o Neocolonialismo do século XIX.

a) A principal área de dominação do Colonialismo europeu foi a América e o Neocolonialismo voltava-se para a África e a Ásia.

b) O Colonialismo teve como justificativa ideológica a expansão da fé cristã, enquanto que no Neocolonialismo, a missão civilizadora do homem branco foi espalhar o progresso.

c) Os patrocinadores do Colonialismo foram a burguesia financeiro/industrial e os Estados da Europa, América e Ásia, enquanto que os do Neocolonialismo, o Estado metropolitano europeu e sua burguesia comercial.

d) O Colonialismo buscava garantir o fornecimento de produtos tropicais e metais preciosos, enquanto que o Neocolonialismo, a reserva de mercados e o fornecimento de matérias-primas.

e) A fase do capitalismo em que o Colonialismo se desenvolveu denominou-se Capitalismo Comercial e a do Neocolonialismo, Capitalismo Industrial e Financeiro.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra B

Das potências europeias do século XIX, a França era uma das mais poderosas, sobretudo após investir pesadamente no desenvolvimento de sua indústria. Assim como a Inglaterra e outros países, a França, à época, lançou-se ao território africano à procura de matérias-primas para o desenvolvimento da indústria. Boa parte do norte africano ficou sob o seu domínio.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra D

O darwinismo social à época do neocolonialismo europeu e da “partilha da África” tornou-se o grande alicerce das justificativas político-científicas, de viés racista, para a colonização da África. Partindo das teorias de Charles Darwin aplicáveis ao mundo natural, como a da evolução das espécies, o darwinismo social quis transferir o mesmo raciocínio para o âmbito das civilizações e culturas. A raça europeia, então, teria uma superioridade civilizacional corroborada pelo seu desenvolvimento científico e tecnológico, enquanto a África, por apresentar o oposto a isso, seria habitada por raças inferiores, que necessitavam do “auxílio” dos europeus.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra B

Um dos principais objetivos dos países europeus com a expansão de seus domínios por outros continentes era encontrar matérias-primas para serem usadas em sua própria produção industrial. A essa busca também estava associada a procura por mercado consumidor que fosse receptível ao consumo dos produtos industriais.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra C

A alternativa C estaria certa se apresentasse exatamente o inverso do que propõe: foi o Colonialismo que foi patrocinado pelo Estado metropolitano europeu e sua burguesia comercial. O Neocolonialismo, por sua vez, foi patrocinado pela burguesia financeiro/industrial e pelos Estados Nacionalistas da Europa (excetuando os da África e da Ásia).

voltar a questão


Indique a alternativa incorreta sobre as características naturais da África

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Quais são as características naturais da África?

O relevo predominante da África é formado por planalto, com a presença de raras planícies e cadeias montanhas localizadas principalmente na porção leste. A maior parte do norte da África está coberta pelas grandes extensões do Saara, a 2a maior região árida do planeta.

Quais as principais características naturais e culturais da África?

Entre os aspectos naturais da África, destacam-se o clima e a vegetação que recebem uma grande influência das variações de latitude. O Continente Africano é reconhecido por sua vasta área territorial, além de uma posição geográfica que torna esse continente o único a localizar-se em todos os hemisférios terrestres.

Quais são as 3 características da paisagem da África?

O relevo do continente africano é marcado pela presença de dois grandes desertos: o Deserto do Saara e o Deserto do Kalahari. O primeiro encontra-se na região norte do país e o segundo encontra-se mais ao sul. A maior parte da superfície da África é composta por planaltos com médias e elevadas altitudes.

O que e incorreto afirmar sobre o processo de partilha da África?

Sobre o processo de “Partilha da África”, é INCORRETO afirmar que: a) A Conferência de Berlim foi decisiva para organizar os domínios europeus sobre o território africano. b) A França foi o único país a não estabelecer domínios coloniais em território africano.