Imagem Nossa Senhora das Dores para imprimir

Em 15 de setembro, os católicos voltam suas orações para a mãe de Jesus, na imagem de Nossa Senhora das Dores. Neste dia, os fiéis lembram as sete dores de Maria, especialmente aquela sentida em razão da crucificação do próprio filho às vésperas da Páscoa. Nesta reportagem, conheça um pouco da história e veja orações para Nossa Senhora das Dores.

Os católicos rezam para Nossa Senhora das Dores desde meados do ano de 1221, no Mosteiro de Schonau, Germânia, segundo o site da Canção Nova. As festividades, no entanto, só começaram anos mais tarde, em 1239, na região italiana da Florença, por meio da Ordem dos Servos de Maria.

As orações à Nossa Senhora das Dores partiram dos relatos da Bíblia que elenca as dores que ela passou durante a vida:

  • o velho Simeão, que profetiza a lança que transpassaria (de dor) o seu Coração Imaculado;
  • a fuga para o Egito;
  • a perda do Menino Jesus;
  • a Paixão do Senhor;
  • crucificação,
  • morte e
  • sepultura de Jesus Cristo.

"Nós, como Igreja, não recordamos as dores de Nossa Senhora somente pelo sofrimento em si, mas sim, porque também, pelas dores oferecidas, a Santíssima Virgem participou ativamente da Redenção de Cristo. Desta forma, Maria, imagem da Igreja, está nos apontando para uma Nova Vida, que não significa ausência de sofrimentos, mas sim, oblação de si para uma civilização do Amor.", explica nota publicada pelo site da Canção Nova.

  • Exaltação da Santa Cruz: veja oração, imagens e entenda a origem da festa comemorada nesta terça, 14 de setembro

Orações para Nossa Senhora das Dores

"Ó Deus, por Vosso admirável desígnio, dispusestes prolongar a Paixão do Vosso Filho, também nas infinitas cruzes da humanidade. Nós Vos pedimos: assim com quisestes que ao pé da cruz do Vosso Filho estivesse Sua Mãe, da mesma forma, à imitação da Virgem Maria, possamos estar sempre ao lado dos nossos irmãos que sofrem, levando amor e consolo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém."

Oração do site do Padre Reginaldo Manzotti:

"Nossa Senhora das Dores, eu te apresento todas as minhas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e sofrimentos.

Ó Mãe das dores e rainha dos mártires, que tanto sofreste ao ver Vosso Filho flagelado, escarnecido e morto para me salvar, acolhei minhas preces nesta novena.

Mãe amável, concedei-me uma verdadeira contrição dos meus pecados e uma sincera mudança de vida.

Nossa Senhora das Dores, que estiveste presente no calvário de Nosso Senhor Jesus Cristo, esteja também presente nos meus calvários. Eu vos suplico esta graça que tanto necessito.

(Faça seu pedido)

Por piedade, ó advogada dos pecadores, não deixeis de amparar a minha alma na aflição e no combate espiritual que a todo momento estou sujeito a travar.

Nossa Senhora das Dores, quando as dores vierem e os sofrimentos chegarem, não me deixe desanimar.
Mãe das dores envolva-me em Teu sagrado manto e ajuda-me a passar pelo vale de lágrimas.

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas.
Eia pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Nossa Senhora das Dores fortalecei-me nos sofrimentos da Vida. (3x)
Amém."

Detalhes do Produto

Nossa Senhora Das Dores de 30cm

Nossa Senhora Das Dores de 30cm produzida com matérias primas selecionadas, como a exclusiva tecnologia do nosso gesso cerâmico resinado ou mesmo a resina super resistente, e as tintas que mantém o alto padrão de qualidade e durabilidade.

Todas as imagens são feitas artesanalmente com toda dedicação, muita fé e o carinho que o seu santo protetor merece!

Compre sua imagem Nossa Senhora Das Dores de 30cm e receba em casa ou se preferir procure nas melhores lojas da sua região.

Tamanho nominal: 30cm
Tamanho total: 30 cm
Código de preço: AG
Código: 544/30
EAN: 7898467297728

História

Trata-se de uma devoção muito antiga, na qual Nossa Senhora é venerada enquanto tendo sido traspassada, no alto do Calvário, por uma espada de dor, à vista da Paixão e Morte de seu Divino Filho. Nossa Senhora das Dores uniu-se perfeitissimamente ao sacrifício do Redentor, pelo que mereceu ser chamada por muitos santos e teólogos “Corredentora do gênero humano”. A devoção às dores de Maria tem um fundamento bíblico nas palavras proféticas do Velho Simeão: “Tua alma será atravessada por uma lança”. Aliás, o próprio Evangelho põe em evidência a presença de Maria ao pé da cruz: “Junto à cruz de Jesus estava de pé sua Mãe”. A presença de Maria era uma presença de solidariedade nas dores do Filho com nossa redenção. Muitos Padres da Igreja, como Santo Efrém, Santo Ambrósio, Santo Agostinho e São Bernardo, fizeram comoventes considerações sobre as dores da Mãe de Deus. Esta devoção deve-se, na Igreja, sobretudo, à pregação dos Padres Servitas desde o ano 1230 e entrou na liturgia como memória por obra do Papa Bento XIII em 1724. A festa põe em destaque a participação ativa de Maria nos sofrimentos redentivos de Cristo. Nossa Senhora das Dores nos faz, também, compreender a necessidade de unir nossos sofrimentos aos de Cristo. É uma lei do Cristianismo: quanto mais um cristão se aproxima de Cristo, tanto mais ele deve, igualmente, aproximar-se da cruz. Maria soube, portanto, mais do que ninguém, participar da paixão de Cristo. Oração da Nossa Senhora das Dores: Virgem Mãe tão santa e pura, vendo eu tua amargura, possa contigo chorar. Que do Cristo eu traga a morte, sua paixão me conforte, sua cruz possa abraçar! Em sangue as chagas me lavem e no meu peito se gravem, para não mais se apagar. No julgamento consegue que às chamas não seja entregue quem soube em ti se abrigar. Que a santa cruz me proteja, que eu vença a dura peleja, possa do mal triunfar! Vindo, ó Jesus, minha hora, por essas dores de agora, no céu mereça um lugar.

Oração

Oração a Nossa Senhora Das Dores

O que representa Nossa Senhora das Dores?

Nossa Senhora das Dores representa às sete dores que a mulher sofreu ao longo da vida, principalmente durante a Paixão de Cristo. A data que celebra a santa foi instituída no calendário litúrgico romano em 1814 pelo Papa Pio VII, no dia seguinte à festa da Exaltação da Santa Cruz.

Onde Nossa Senhora das Dores apareceu?

Nossa Senhora das Dores apareceu a três jovens, Afonsina Mumureke, Natália Mukamazimpaka e Maria Clara Mukangango entre 1981 e 1982, em Kibeho, Ruanda, centro da África. Foi a primeira aparição da Virgem Maria no continente africano reconhecida por autoridades da Igreja Católica.

Porque Nossa Senhora das Dores tem uma faca?

Todas essas dores são retratadas em passagens bíblicas e fazem parte da iconografia da santa. Uma das imagens de Nossa Senhora das Dores tem um coração cravado com sete espadas ou facas, representando, justamente, as sete dores.

Qual o dia que se comemora o dia de Nossa Senhora das Dores?

A igreja celebra duas festas em honra de Nossa Senhora das Dores: a primeira na sexta feira da semana da paixão, e a segunda no dia 15 de setembro. A primeira é celebrada na Igreja desde 1727, instituída pelo papa Bento VIII.