Estados da região norte do brasil

Formada por sete estados – Amazonas (AM), Pará (PA), Acre (AC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Amapá (AP) e Tocantins (TO) –, a região abriga a imensa Floresta Amazônica e possui a maior biodiversidade do planeta, com uma extensa fauna e flora. Ela também é dona da maior bacia hidrográfica das Américas e do maior rio do mundo – o Rio Amazonas.

Uma característica da população dessa região é a concentração de pessoas nas margens dos rios, os quais sobrevivem da pesca. Além desses ribeirinhos – nome que essas pessoas recebem –, a região é habitada por comunidades indígenas, caboclas, extrativistas e negras, remanescentes de quilombos, e das populações que vivem nas cidades.

Na região Norte, a Embrapa está presente em todas as capitais, totalizando sete Unidades de Pesquisa: Embrapa Acre, Embrapa Amapá, Embrapa Amazônia Ocidental, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Rondônia e Embrapa Roraima.

O Brasil é um país com enorme extensão territorial e proporções continentais.  Para facilitar sua administração e organização política, houve uma divisão de governos, sendo eles: federal, estadual e municipal. Assim surgiram os Estados e os municípios.

Os Estados são conhecidos também como Unidades da Federação. No total, o Brasil possui 26 Estados, mais o Distrito Federal.  Todo estado possui uma capital, onde são tomadas as decisões políticas e administrativas. Para administrar cada Unidade da Federação existe um governador, representando o poder executivo; e deputados estaduais, representantes do poder legislativo.

Os Estados brasileiros estão situados em 5 cinco regiões: Centro-Oeste,  Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

Os estados que compõem o Centro-Oeste são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

A região Norte abriga os seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O Nordeste abrange Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O Sul é composto por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A região sudeste abriga os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Existem muitas diferenças entre os estados brasileiros. Isso pode ser verificado pela quantidade de população, densidade demográfica, extensão territorial, quantidade de municípios e aspectos econômicos.

Por exemplo, o Amazonas é o estado com maior extensão territorial, ocupando aproximadamente 17% do território brasileiro. Já o estado do Sergipe é o menor estado da Federação, ocupando uma área de menos de 0,5% do país.

Os costumes, tradições, cultura, música, culinária e sotaque também são diferentes entre os estados. Goiás, situado no Centro-Oeste brasileiro, por exemplo, é conhecido pela música sertaneja, com a vida ligada ao meio rural. Já o Rio Grande do Sul é conhecido pela culinária, com o churrasco e o chimarrão.

O importante é saber que existem essas diferenças e respeitá-las. Cada estado tem sua particularidade e todos contribuem para o bem maior da nação brasileira.

Os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins formam a região Norte do Brasil.

Estados da região norte do brasil
Estados e capitais da região Norte

Artigos de A região Norte

Estados da região norte do brasil

Estados da região norte do brasil

Tipos de relevo da região Norte

Aprenda um pouco mais sobre os tipos de relevo da Região Norte, que abriga os estados de Rondônia, Roraima, Amazonas, Acre, Amapá, Pará e Tocantins.

Estados da região norte do brasil

Vegetação da região Norte

Aprenda a partir deste texto um pouco mais sobre a vegetação da região Norte, região que possui a maior biodiversidade do mundo.

A Região Norte do Brasil é a mais extensa com 3.869.637 km², sendo composta por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Além de ser a maior região territorial, nela está localizada os dois maiores estados do Brasil: Amazonas e Pará, respectivamente. As cidades de Altamira, Barcelos e São Gabriel são as maiores cidades do Brasil em área territorial, tendo cada uma, mais de 100.000 km², sendo maiores que os estados de Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Alagoas juntos. Apesar de ser a maior região do Brasil, sua densidade demografia é pequena (por volta de 4,7 habitantes por km²). Suas principais cidades são Manaus (capital do Amazonas), Belém (capital do Pará), Porto Velho (capital de Rondônia), Macapá (capital do Amapá), Rio Branco (capital do Acre), Boa Vista (capital de Roraima), Palmas (capital do Tocantins), Ananindeua, Marabá, Santarém, entre outras. A economia da região baseia-se nas atividades industriais, extrativismo mineral e vegetal, agricultura, pecuária e o turismo.

Quais são os estados da região do Norte?

Canais Região Norte.
Geografia do Brasil. Acre..
Amazonas..
Rondônia..
Roraima..
Tocantins..

Quantos estados são da Região Norte?

A Região Norte é maior região do Brasil em extensão territorial e envolve sete estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Pela grande extensão, também faz fronteira com alguns países, sendo eles: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Quais são os estados e as capitais da Região Norte?

Região Norte: Belém (Pará), Boa Vista (Roraima) Macapá (Amapá), Manaus (Amazonas), Palmas (Tocantins), Porto Velho (Rondônia) e Rio Branco (Acre).

Qual é o estado mais rico da Região Norte?

O Pará é o segundo maior estado do Brasil e, sobretudo o mais populoso e o mais rico estado da região norte.