Em sua opinião que associação pode ser feita entre as cidades globais e os tecnopólos

307 palavras 2 páginas

Cidades globais são conhecidas como metrópoles mundiais, as cidades globais são aquelas que possuem influência em nível mundial. Portanto, as cidades globais possuem influência nos centros urbanos do próprio país e também em regiões de outros países do mesmo e de outros continentes. Como exemplo de cidades globais temos: Tóquio (Japão), Londres (Reino Unido), Paris (França), Hong Kong (China), São Paulo (Brasil).
Agora as Tecnopólos pode-se dizer que é uma reunião, num mesmo lugar, de diversas atividades de alta tecnologia, pesquisa & desenvolvimento, empresas e universidades, centros de pesquisa, etc. que facilitam os contatos pessoais entre esses meios, produz efeito de sinergia de que podem surgir inovações técnicas e novas idéias. Os Tecnopólos concentram grande quantidade de mão-de-obra altamente qualificada.
Podem-se citar como exemplo de Tecnopólos as cidades de: Califórnia (Estados Unidos), Tsukuba (Japão) e Campinas (Brasil).

Hierarquia Urbana hierarquia urbana é nada mais que um conjunto integrado de cidades que estabelecem relações econômicas, sociais e políticas entre si.
Isso significa que pequenas cidades se subordinam a cidades médias, estas as cidades médias se subordinam às cidades intermediárias e estas últimas, às grandes cidades ou metrópoles (sendo que o número de cidades vai se reduzindo ao subirmos na hierarquia).
Como exemplo temos ainda, as chamadas metrópoles regionais, que exercem influência significativa sobre a região em que estão localizadas. É o caso de Manaus, Belém e Goiânia. Na hierarquia urbana, há os centros regionais, abaixo das metrópoles regionais, com as quais se complementam e polarizam a rede urbana de regiões menores. Nesse grupo estão incluídas, por exemplo, as cidades de Ribeirão Preto, Londrina, Campo Grande e Teresina. Em termos nacionais, a maior metrópole, com a maior rede de influência é São Paulo.


Relacionados

  • Trabalho de Geografia

    717 palavras | 3 páginas

    um país urbano, isto é, mais de 50% de sua população passou a residir nas cidades. Outro fato marcante é que a partir da década de 1950,o processo de urbanização no Brasil tornou-se cada vez mais rápido. Podemos verificar que o crescimento da população urbana em relação à rural coincidiu com o período de consolidação da industrialização do país, sendo que, em 1970, pela primeira vez havia mais habitantes nas cidades do que no campo. A região Sudeste foi a maior responsável por essa….

  • Urbanização e Regiões Metropolitanas

    1063 palavras | 5 páginas

    tornou-se um país urbano, isto é, mais de 50% de sua população passou a residir nas cidades. Outro fato marcante é que a partir da década de 1950, o processo de urbanização no Brasil tornou-se cada vez mais rápido. Podemos verificar que o crescimento da população urbana em relação à rural coincidiu com o período de consolidação da industrialização do país, sendo que, em 1970, pela primeira vez havia mais habitantes nas cidades do que no campo. A região Sudeste foi a maior responsável por essa mudança,….

  • A População

    2411 palavras | 10 páginas

    como essencialmente rurais. Porém, ante a modernização dos sistemas de transportes e de comunicações ampliaram-se as possibilidades de industrialização do campo e ruralização das atividades tipicamente urbanas, fazendo crescer substancialmente o numero de trabalhadores agrícolas que residem nas cidades. Distribuição da renda É na analise da distribuição da renda que se completa o estudo da estrutura da população e suas possibilidades de aplicação ao planejamento. Se o planejamento governamental….

  • Urbanização e Regiões Metropolitanas Brasileirass

    1401 palavras | 6 páginas

    Urbanização e Regiões Metropolitanas Brasileiras A rede urbana do Brasil A rede urbana de uma região envolve as relações entre o campo e a cidade e as relações entre os diferentes tipos de cidades. A existência de uma rede de transportes e de comunicação é fundamental para que uma rede urbana seja integrada. A rede urbana brasileira tem como principal característica as disparidades regionais, pois enquanto ela é bem articulada no Sudeste, o mesmo não ocorre nas regiões Norte e Centro-Oeste.….

  • Globalização

    457 palavras | 2 páginas

    nos meios de comunicação e transporte. As CIDADES GLOBAIS funcionam com centro de influencia internacional, estão no top da hierarquia urbana, elas apresentam infraestruturas urbana moderna e com variedade de serviços, algumas dessas cidades são Washington, Londres, Tóquio . Os TECNOPOLOS são lugares que apresentam centros de pesquisa e universidades, nesses lugares tem mão de obra qualificada como pesquisadores, professores qualificados. Os TECNOPOLOS mias conhecidos são o Vale do silício – Rota….

  • Urbaniza o

    2215 palavras | 9 páginas

    Cidade/urbano: o maior fenômeno espacial da contemporaneidade O que é cidade? • aglomeração humana localizada numa área geográfica circunscrita e que tem numerosas casas, próximas entre si, destinadas à moradia e/ou a atividades culturais, mercantis, industriais, financeiras e a outras não relacionadas com a exploração direta do solo; urbe; • Cidade é uma área densamente povoada onde se agrupam zonas residenciais, comerciais e industriais. O significado de cidade (zona urbana, ambiente urbano)….

  • Geodicionário

    1294 palavras | 6 páginas

    características urbanas. Usualmente, esse fenômeno está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia. Demograficamente, o termo denota a redistribuição das populações das zonas rurais para assentamentos urbanos. Hierarquia urbana: A hierarquia urbana nada mais é do que a escala de subordinação entre as cidades, geralmente da seguinte forma: as pequenas cidades que existem aos milhares, que se subordinam as cidades médias, que existem em número menor que as pequenas cidades, estas, as….

  • Um mundo urbano

    3746 palavras | 15 páginas

    espaco urbano realiza-se em duas fases: a fase centrípeta (a da concetracao) e a fase centrifuga (da desconcentrcao). Na fase cebtrifuga,uma parte da população,assim como as actividades económicas,vao abandonando o interior das cidades para se fixarem na periferia. As cidades constituem espaços receptores das populações vindas dos meios rurais,dando origem a um crescimento demográfico mais ou menos acelerado.tambem exercem uma grande influencia no desenvolvimento das actividades económicas dos….

  • Conflitos mundiais

    2847 palavras | 12 páginas

    como um processo que resulta em especial da transferência de pessoas do campo para a cidade, ou seja, crescimento da população urbana em decorrência do êxodo rural. Um espaço pode ser considerado urbanizado, a partir do momento em que o percentual de população urbana for superior a rural. - Crescimento urbano: é o aumento da população urbana, geralmente por crescimento vegetativo ou/e migratório (cidade-cidade), sem que haja necessariamente urbanização. Por exemplo, em Tóquio, já não ocorre mais….

  • Geografia urbana

    1987 palavras | 8 páginas

    1. COMO DEFINIR UMA CIDADE (O QUE É URBANO)? Os critérios que distinguem o urbano e o rural são definidos pelas agencias nacionais de estatísticas ( no caso do Brasil, o IBGE), de acordo com as normas estabelecidas pela legislação de cada país. Exemplos:  Islândia – aglomerado com apenas 300 habitantes;  Grécia – aglomerado com pelo menos 10 mil habitantes;  França – aglomerado com pelo menos 2 mil habitantes;  Espanha – aglomerado com pelo menos 10 mil habitantes;  ONU – aglomerado….

Outros Trabalhos Populares

Qual a importância do estudo sobre as cidades globais Brainly?

De um modo geral, podemos dizer que as cidades globais exercem uma função de coordenar as dinâmicas econômicas, políticas e burocráticas em todo o mundo ou em regiões específicas, pois carregam consigo serviços especializados, centros tecnológicos e científicos, sedes de grandes bancos, bolsas de valores etc.

O que é cidade global e Tecnopolo?

As cidades globais, conhecidas também como metrópoles mundiais, são centros de influência internacional. As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana.

Quais são as principais características das cidades globais?

Também conhecidas como metrópoles mundiais, as cidades globais são aquelas que possuem influência em nível mundial. Portanto, as cidades globais possuem influência nos centros urbanos do próprio país e também em regiões de outros países do mesmo e de outros continentes.

O que é uma megacidade é uma cidade global e qual a diferença entre os dois conceitos?

O conceito de megacidade é similar ao de uma cidade global, visto que ambas são cidades que possuem mais de 10 milhões de habitantes e um crescente grau de urbanização e de desenvolvimento. A diferença apontada pela autora Saskia Sassen é referente a hierarquia de importância geopolítica das cidades.