Em que momento e qual o papel da elaboração de projeções no processo orçamentário?

Diferente do que a maioria das pessoas acredita, realizar a projeção de um orçamento é uma necessidade de todos os negócios, e não algo que deve ser realizado apenas pelas grandes organizações. Devido à competitividade, cada vez mais os aprimoramentos dos processos de planejamento, análise e controle de resultados são necessários. 

Um dos pilares para o sucesso de uma empresa é sua saúde financeira. Portanto, podemos dizer que a finalidade da projeção de orçamentário vai além de registrar a movimentação de caixa de um negócio. Para te orientar sobre qual sua importância e suas funções, preparamos este artigo exclusivo. Confira!

Também conhecido como orçamento empresarial, ele é uma ferramenta fundamental quando falamos de planejamento da empresa. Seu objetivo é manter o negócio saudável, estabelecendo metas e objetivos orçamentários. 

Geralmente, as metas são estimadas entre 1 a 3 anos, dependendo do segmento de atuação do negócio. A projeção refere-se ao ato de estimar valores importantes do negócio, como: 

1. Custos ― todos os gastos que a empresa tem para produzir;

2. Despesas ― os gastos relacionados à manutenção da empresa;

3. Receitas ― todo o dinheiro que a empresa estima que receberá no período que o planejamento orçamentário engloba.

4. Investimentos ― o dinheiro que a empresa vai tirar do caixa para bancar melhora de infraestrutura e afins.

Portanto, podemos afirmar que o orçamento empresarial é entendido como o plano de negócio da empresa, porém, transcrito em números.

Importância para as empresas

Uma projeção de orçamento tem tudo para afetar positivamente os negócios e é sobre isso que falaremos agora. Confira abaixo algumas das principais vantagens.

Organização financeira

Garantir uma organização financeira é fundamental para que uma empresa consiga se manter ativa e competitiva no mercado. É preciso reconhecer sua realidade e tomar decisões com base na sua realidade financeira.

Otimização de recursos

Outra vantagem da projeção de orçamento é a possibilidade de manter as finanças aliadas às estratégias da empresa, tendo a oportunidade de melhorar seus recursos. Essa técnica contribui para que os ajustes sejam efetuados com o foco de garantir uma melhor utilização do dinheiro e aumentar os lucros, consequentemente.

Além disso, você pode contar com a ajuda de softwares e novas tecnologias que ajudam a ter uma solução completa do negócio, como um sistema para loja de móveis, onde todos os dados ficarão unificados, inclusive os custos, despesas, investimentos, etc. Tudo isso em um único sistema, dando mais facilidade no acesso às informações, análise, confiabilidade nos relatórios e até mesmo otimizando processos.

Transparência

A projeção de orçamento permite que a empresa tenha mais clareza de suas possibilidades, tanto nas fraquezas quanto nas oportunidades. Portanto, podemos afirmar que o processo de tomada de decisões estratégicas se torna mais realista e mais segura graças à transparência que essa projeção proporciona.

Por que realizar o Planejamento e Orçamento?

A prática da projeção de orçamento é uma das técnicas administrativas mais utilizadas pelas grandes instituições empresariais, nacionais e multinacionais. 

Sem a realização do orçamento de médio e longo prazo, trabalha-se pensando somente no faturamento do mês. Isso faz com que as equipes de gerentes e supervisores não conheçam os objetivos e as metas da empresa. Desta forma, acabam não contribuindo para que a organização alcance seus objetivos estratégicos.

Isto ocorre principalmente em pequenas e médias empresas, que evitam a projeção de orçamento para gerir e prever resultados futuros. Além disso, essas empresas acabam ficando muito vulneráveis às mudanças do ambiente, por isso, precisam desenvolver ferramentas de planejamento que possibilitem agilizar as decisões.

Mas cuidado: não basta apenas planejar. Para ser efeito, é necessário realizar o seu acompanhamento mensalmente, comparando o que foi previsto com o realmente está sendo realizado.

18 de outubro de 2019 Planejamento e Contabilidade

Antes de entrar em vigor, o orçamento público passa por todo um processo de planejamento que podemos chamar de Ciclo Orçamentário. Naturalmente esse ciclo renova-se a cada ano, apresentando uma nova Lei Orçamentária Anual.

O Ciclo Orçamentário é uma sequência de fases ou etapas que devem ser cumpridas como parte do processo orçamentário, correspondendo ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público. É válido ressaltar que ele é desenvolvido em um período superior ao ano civil.

Suas fases são divididas em quatro:

Elaboração e Planejamento

É a primeira etapa do ciclo e consiste na elaboração da proposta orçamentária (PLOA). Nesta fase, estimam-se as receitas e fixam-se as despesas, que devem ser apresentadas de forma padronizada e discriminada, de acordo com as várias classificações exigidas nos dispositivos legais.

Estando consolidados os dados e informações, o órgão central de planejamento recebe as propostas de cada unidade orçamentária, realiza ajustes necessários e consolida os dados. Após esse processo, o Chefe do Poder Executivo encaminha uma mensagem com a proposta orçamentária para aprovação de votação do PLOA.

Discussão e Aprovação

Após a elaboração, o Projeto de Lei Orçamentária é enviado ao Poder Legislativo e é preciso observar o prazo constitucional de análise e aprovação até o final de cada Legislatura.

Feitas as considerações e emendas, o Poder Legislativo aprova a Lei Orçamentária Anual e encaminha a mesma para a sanção do Chefe do Poder Executivo e posterior publicação no Diário Oficial.

Execução

Feita a discussão e aprovação, a execução consistirá na efetiva arrecadação da receita e realização da despesa, que será processada ao longo de todo o exercício financeiro, iniciado em 1º de janeiro e finalizado em 31 de dezembro. Esse procedimento deve estar em conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Ainda nesta etapa, para cada unidade orçamentária, são estabelecidos créditos e dotações orçamentárias seguindo a execução dos programas e atividades.

Avaliação e Controle

Nessa fase os órgãos internos e externos apreciam e julgam se a aplicação dos recursos públicos ocorreu nos termos previstos da Lei Orçamentária Anual. Os Órgãos de Controle poderão realizar inspeções e auditorias, sem que haja prejuízo da apreciação final das contas.

Conforme a Lei nº4.320/64, o controle da execução orçamentária compreende: legalidade dos atos que envolvem arrecadação da receita e realização da despesa, fidelidade funcional dos agentes da administração e cumprimento do programa de trabalho.

O Controle Interno é realizado pela própria administração, ou seja, pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, através dos seus Órgãos. Já o Controle Externo é feito pelo Poder Legislativo, com auxílio do Tribunal de Contas.

Sabendo da importância da elaboração do Orçamento para o município, a Aspec oferece uma solução que permite a discriminação dos recursos orçamentários e financeiros, viabilizando o Planejamento Governamental conforme as metas estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias. Clique aqui e conheça mais sobre o Aspec Orçamento.

Fonte: Siconfi, STN, Portal Contabilidade Pública, Portal Segredos de Concurso

Tags: ciclo orçamentário, contabilidade pública, gestão municipal, planejamento

Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.

Qual o papel da elaboração de projeções no processo orçamentário?

Com a projeção de valores futuros, ou seja, o planejamento orçamentário existe mais segurança e consequentemente menos riscos de erros no processo decisório. A pesquisa conclui que as pequenas empresas podem utilizem como ferramenta para a tomada de decisão o planejamento orçamentário.

Qual o objetivo das projeções orçamentárias em uma empresa?

RESPOSTA ESPERADA: O objetivo das projeções orçamentárias em uma empresa é obter a visualização dos comportamentos futuros dessa empresa com relação aos seus aspectos financeiros. Com elas, a empresa pode avaliar sua capacidade financeira para o período orçado.

O que é projeção de orçamento?

O que é projeção de orçamento? Também conhecido como orçamento empresarial, ele é uma ferramenta fundamental quando falamos de planejamento da empresa. Seu objetivo é manter o negócio saudável, estabelecendo metas e objetivos orçamentários.

Quais são as etapas desenvolvidas pelo processo orçamentário?

A maioria dos autores adota como fases do ciclo orçamentário as seguintes: elaboração, apreciação legislativa, execução e acompanhamento, controle e avaliação, quando, então, se inicia o ciclo seguinte.

Toplist

Última postagem

Tag