Em que altitude acima da superfície da Terra a aceleração da gravidade seria igual a 4 9 m s2?

Lista de 10 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Aceleração da Gravidade com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema aqui.

1. (PUC-RJ) Um objeto é lançado verticalmente, do solo para cima, com uma velocidade de 10 m/s. Considerando g = 10 m/s², a altura máxima que o objeto atinge em relação ao solo, em metros, será de:

  1. 15,0.
  2. 10,0.
  3. 5,0.
  4. 1,0.
  5. 0,5.

2. (UFGRS) Considerando que o módulo da aceleração da gravidade na Terra é igual a 10 m/s², é correto afirmar que, se existisse um planeta cuja massa e cujo raio fossem quatro vezes superiores aos da Terra, a aceleração da gravidade seria de:

  1. 2,5 m/s²
  2. 5 m/s²
  3. 10 m/s²
  4. 20 m/s²
  5. 40 m/s²

3. (UDESC) Um objeto colocado em uma balança de pratos é equilibrado por uma massa de 13 kg. Quando o objeto é colocado em uma balança de mola, o mostrador indica 13 kg. Todo o conjunto (objeto, balança de pratos, pesos da balança de pratos e balança de mola) é transportado pela empresa SpaceX para o planeta Marte, onde a aceleração em queda livre é 2,6 vezes menor que a aceleração em queda livre na Terra. As leituras da balança de pratos e da balança de mola, em Marte, são, respectivamente:

  1. 13 kg e 13 kg
  2. 13 kg e 5 kg
  3. 5 kg e 5 kg
  4. 5 kg e 13 kg
  5. 13 kg e 34 kg

04. (PUC-MG) Suponha que sua massa seja de 55 kg. Quando você sobe em uma balança de farmácia para saber seu peso, o ponteiro indicará: (considere g=10m/s²)

  1. 55 Kg
  2. 55 N
  3. 5,5 Kg
  4. 550 N
  5. 5.500 N

05. (UDESC) Na superfície de um planeta de massa M, um pêndulo simples de comprimento L tem período T duas vezes maior que o período na superfície da Terra. A aceleração, devido à gravidade neste planeta, é:

  1. 20,0 m/s²
  2. 5,0 m/s²
  3. 2,5 m/s²
  4. 15,0 m/s²
  5. 40 m/s²

06. (PUC-MG) Leia as informações abaixo:

I. A galáxia Andrômeda exerce uma força sobre a Via Láctea.

II. O Sol exerce uma força sobre a Terra.

III. A Terra exerce uma força sobre o homem.

Assinale a alternativa que se refere à natureza das forças mencionadas nas três situações.

  1. de contato
  2. elétrica
  3. nuclear
  4. gravitacional.

07. (UFGRS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.

( ) Um objeto colocado em uma altitude de 3 raios terrestres acima da superfície da Terra sofrerá uma força gravitacional 9 vezes menor do que se estivesse sobre a superfície.

( ) O módulo da força gravitacional exercida sobre um objeto pode sempre ser calculado por meio do produto da massa desse objeto e do módulo da aceleração da gravidade do local onde ele se encontra.

( ) Objetos em órbitas terrestres não sofrem a ação da força gravitacional.

( ) Se a massa e o raio terrestre forem duplicados, o módulo da aceleração da gravidade na superfície terrestre reduz-se à metade.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. V – V – F – F
  2. F – V – F – V
  3. F – F – V – F
  4. V – F – F – V
  5. V – V – V – F

08. (UNIMEP-SP) Um astronauta com o traje completo tem uma massa de 120 kg. Ao ser levado para a Lua, onde a aceleração da gravidade é igual a 1,6m/s², a sua massa e seu peso serão, respectivamente:

  1. 75 kg e 120 N
  2. 120 kg e 192 N
  3. 192 kg e 192 N
  4. 120 kg e 120 N
  5. 75 kg e 192 N

09. (UDESC) A aceleração da gravidade na superfície do planeta Marte é aproximadamente 4,0 m/s². Calcule a que altura da superfície da Terra deve estar uma pessoa com massa de 100,0 kg, para ter o mesmo peso que teria na superfície de Marte.

  1. 1,0 x 107 m
  2. 3,6 x 106 m
  3. 4,0 x 1014 m
  4. 6,4 x 106 m
  5. 1,36 x 107 m

10. (UFV-MG) Um astronauta leva uma caixa da Terra até a Lua. Podemos dizer que o esforço que ele fará para carregar a caixa na Lua será:

  1. maior que na Terra, já que a massa da caixa diminuirá e seu peso aumentará.
  2. maior que na Terra, já que a massa da caixa permanecerá constante e seu peso aumentará.
  3. menor que na Terra, já que a massa da caixa diminuirá e seu peso permanecerá constante.
  4. menor que na Terra, já que a massa da caixa aumentará e seu peso diminuirá.
  5. menor que na Terra, já que a massa da caixa permanecerá constante e seu peso diminuirá.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em que altitude acima da superfície da Terra a aceleração da gravidade seria igual a 4 9 m s2?

Gravidade da Terra medida pela missão GRACE da NASA, mostrando desvios da gravidade teórica da Terra. Áreas em vermelho mostram onde a gravidade é mais forte que o valor médio, e áreas em azul mostram áreas onde a gravidade é mais fraca.[1]

A gravidade da Terra, denotada como g, refere-se a aceleração que a Terra transmite para objetos sobre ou perto de sua superfície através de sua força gravitacional. Em unidades SI essa aceleração é medida em metros por segundo ao quadrado(em símbolos, m/s² ou m·s−2) ou equivalentemente em newtons por quilograma(N/kg ou N·kg−1). Tem um valor aproximado de 9,81 m/s², que significa que , ignorando os efeitos da resistência do ar, a velocidade de um objeto caindo perto da superfície da Terra irá aumentar entre 9,81 metros por segundo a cada segundo. Essa quantidade é referida as vezes informalmente como g minúsculo (em contraste, a constante gravitacional G é referida como G maiúsculo).

Há uma relação direta entre a aceleração gravitacional e a força peso experimentada pelos objetos na Terra, dada pela equação F=ma(força = massa x aceleração). Entretanto, outros fatores como a rotação da Terra podem contribuir para a aceleração.

A força precisa da gravidade terrestre varia dependendo do local. O valor nominal "médio" na superfície da Terra, conhecida como gravidade padrão é, por definição, 9.80665 m/s². Essa quantidade é designada de várias formas como gn, ge(as vezes esta designação também se refere ao valor de gravidade no equador, 9.78033 m/s²), g0 ou simplesmente g (que também é usado para se referir ao valor variável local). O símbolo g não deve ser confundido com g, a abreviação de grama (que não é escrita em itálico).[2][3]

Variação na gravidade e gravidade aparente[editar | editar código-fonte]

Uma esfera perfeita de densidade uniforme esférica(a densidade varia apenas com a distância do centro) produziria um campo gravitacional de magnitude uniforme em todos os pontos de sua superfície, sempre apontando diretamente para o centro da esfera. Entretanto, a Terra desvia-se ligeiramente dessa forma, e existem pequenos desvios em ambos a magnitude e a direção da gravidade ao longo da superfície. Além disso a força resultante exercida sobre um objeto, devido a Terra, chamada "gravidade efetiva" ou "densidade aparente", varia devido a presença de outros fatores, como a resposta inercial para a rotação da Terra. Uma escala ou prumo mede apenas essa gravidade efetiva.

Parâmetros afetando a força aparente ou atual da gravidade da Terra incluem a latitude, altitude, e a topografia e geologia local.

A gravidade aparente na superfície da Terra varia em torno de 0,7%, de 9,7639 m/s² na montanha de Huascarán no Peru a 9,8337 m/s² na superfície do Oceano Ártico. Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Singapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Figura da Terra
  • Gravimetria

Referências

  1. NASA/JPL/University of Texas Center for Space Research. «PIA12146: GRACE Global Gravity Animation». Photojournal. NASA Jet Propulsion Laboratory. Consultado em 4 de Janeiro de 2014
  2. Bureau International des Poids et Mesures (maio de 2006). «5». The International System of Units (SI) (PDF). Col: 8. Paris: Stedi Media. ISBN 92-822-2213-6. Consultado em 2 de fevereiro de 2014. Nomes de unidades gerlamente são impressos em letras romanas ... Símbolos para quantidades são geralmente letras em itálico.
  3. «SI Unit rules and style conventions». National Institute For Standards and Technology (USA). Setembro de 2004. Consultado em 2 de fevereiro de 2014. Símbolos de variáveis e de quantidades são escritas em itálico. Símbolos de unidades são em letras romanas.

  • Em que altitude acima da superfície da Terra a aceleração da gravidade seria igual a 4 9 m s2?
    Portal da física

Como calcular a aceleração da gravidade da Terra?

Cálculo da Aceleração Gravitacional Da segunda Lei de Newton: F = m1. A, onde m1 = massa de um corpo qualquer. Sendo A uma constante (de aceleração) calculada a partir de m2 (na fórmula abaixo, representado por m), pois a massa de um astro (como a Terra) não varia significativamente no tempo.

Por que a gravidade da Terra e 9 8?

A aceleração da gravidade é demonstrada pela notação g e o valor aproximado é de 9,80665 m/s². O valor é aproximado porque a Terra não é uma esfera perfeita e há pontos na superfície onde a gravidade varia.

Que altitude deve ter um satélite cujo período e 4h?

Dessa maneira, a altitude de um satélite cujo período é 4h deve ser aproximadamente de 9600km.

Qual o nível de gravidade da Terra?

Ao nível do mar, a gravidade terrestre é de aproximadamente 9,8 m/s² (metros por segundo ao quadrado), ou seja, qualquer corpo solto a essa altura é atraído em direção ao centro da Terra com uma velocidade que aumenta em 9,8 m/s a cada segundo de queda, ou seja, quanto maior for o tempo que um corpo levar para cair, ...