Em qual grande região e domínio morfoclimático se situam as unidades de maior extensão?

Grátis

490 pág.

Em qual grande região e domínio morfoclimático se situam as unidades de maior extensão?

  • Denunciado


Pré-visualização | Página 9 de 50

(tratados nesta Unidade) relacionados a dois grupos de domínios morfoclimáticos brasileiros. Copie o jogo em seu caderno e assinale com “X” os impactos mais associados aos domínios florestados e com “O” aqueles mais ligados aos domínios das formações vegetais naturais herbáceas e arbustivas. Depois, responda às questões.
	Avanço da agropecuária sobre florestas
	Garimpo de ouro e pedras preciosas
	Corte ilegal de árvores
	Exploração de lenha
	Construção de usinas hidrelétricas
	Irrigação inadequada
	Expansão urbana e industrial
	Elevado número de cabeças de gado por hectare
	Barcos e geradores a óleo diesel
a) No “jogo da velha” ganha quem conseguir repetir na vertical, na horizontal ou na diagonal uma sequência de sinais. A que grupo de domínios está associado o “ganhador” nesse caso?
b) Quais fatores de impacto do grupo “perdedor” estão associados ao Domínio do Cerrado?
7 Observe o mapa da figura 23, na página 36, e em seguida faça o que se pede.
a) Explique com suas palavras o que são Unidades de Conservação (da Natureza).
b) Identifique no mapa qual(is) tipo(s) de Unidades de Conservação existe(m) na unidade da federação onde você vive.
c) Em qual Grande Região e Domínio Morfoclimático se situam as Unidades de Conservação de maior extensão?
d) Em qual Grande Região e Domínio Morfoclimático se situa o maior número de Reservas Extrativistas?
e) Por que as Reservas Extrativistas são consideradas unidades de uso sustentável?
Página 39
Leituras cartográficas
8 Compare os mapas e, depois, responda às questões.
a) A criação de qual estado alterou a composição da Região Norte após 1970?
b) Quais são os critérios utilizados pelo IBGE para a regionalização oficial atual do Brasil?
c) Qual é a vantagem de aproveitar as divisas territoriais dos estados brasileiros na regionalização oficial do Brasil?
Pesquise
9 Leia o fragmento de texto a seguir.
Caatingas: o Domínio dos Sertões Secos
“[…] Independentemente de a estação chuvosa comportar somatórias maiores ou menores de precipitações, o longo período seco caracteriza-se por fortíssima evaporação, que responde, imediatamente, por uma desperenização generalizada das drenagens autóctones dos sertões.
Entendem-se por autóctones todos os rios, riachos e córregos que nascem e correm no interior do núcleo principal de semiaridez do Nordeste brasileiro […]. Somente os rios que vêm de longe — alimentados por umidade e chuva em suas cabeceiras ou médios vales — mantêm correnteza mesmo durante a longa estação seca dos sertões. Incluem-se, nesse caso, o São Francisco e pro parte [em parte] o Parnaíba, ainda que o mais típico rio alóctone a cruzar sertões rústicos seja o ‘Velho Chico’ — um curso d’água que, de resto, comporta-se como um legítimo ‘Nilo caboclo’.”
AB’SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 92.
a) A localidade em que você vive apresenta essas características apontadas no fragmento de texto? Descreva as da sua localidade.
b) Pesquise que rio brasileiro é chamado de “Velho Chico” e por que se comporta como o “Nilo caboclo”.
Desperenização
Contrário de perene, ou seja, de rio perene, cujo leito está sempre transportando a água de um rio; no caso do texto, refere-se a rio temporário, que corre apenas na época das chuvas.
Drenagem autóctone
Rede fluvial que é natural de uma região ou de certo território.
Alóctone
Que não é originário da região.
Página 40
Desembarque em outras linguagens - Araquém Alcântara: Geografia e fotografia
Meio Ambiente
Assim como a pintura e o cinema, a fotografia é uma forma de arte, além de ser muito utilizada como registro pela Geografia e por outras ciências.
No Brasil, um dos expoentes da fotografia é Araquém Alcântara. Nascido em Florianópolis no ano de 1951, Araquém Alcântara é considerado o precursor da fotografia de natureza no Brasil. Seu trabalho, entre outros aspectos, retrata a diversidade de povos e paisagens, fauna e flora de nosso país, como também as ameaças a eles. Com olhar único sobre o país, o fotógrafo revela a rica diversidade de ecossistemas desconhecidos pela maioria dos brasileiros, chamando a atenção para a necessidade de preservá-los.
Uma vida na fotografia
Nesta seção, por questão de espaço, optamos por uma linha do tempo que não mantém a proporcionalidade da escala.
A função da fotografia de natureza
“Além do amplo atributo de religar o homem ao ambiente natural, a fotografia de natureza possui diversas virtudes de importância para o ser humano e a sociedade:
Conservação — como linguagem universal de comunicação, a fotografia é instrumento de conhecimento que desperta admiração, amor, mobilização da sociedade e engajamento em causas ecológicas, tendo relação direta com a preservação dos hábitats naturais.
Denúncia — desmatamento, queimadas, poluição, vazamentos de óleo, caça, comércio ilegal de animais e plantas, desastres ambientais — imagens de impacto causam forte comoção e sensibilização da opinião pública, levando a ações nas esferas públicas e privadas.
Ciência — o registro fotográfico da fauna e flora é fundamental para o conhecimento científico, a identificação das espécies, os estudos sobre o comportamento animal, a anatomia, os relatórios de impactos ambientais, a ilustração científica. Imagens podem captar momentos jamais vistos e ser registros únicos numa época de crescentes extinções. [...]
Arte — de seres comuns enfocados com arte a seres incomuns que possuem a arte em si mesmos, a fotografia de natureza tem ocupado lugar de prestígio em galerias, museus e edificações, do simples deleite visual à ampliação dos sentidos que levam o homem ao encontro da beleza e da verdade. [...]”
COLOMBINI, Fabio. Fotografia de natureza brasileira. Guia prático. Santa Catarina: Photos, 2009. p. 29 e 31.
Página 41
Caixa de informações
1 No texto, são destacadas algumas “virtudes de importância” da fotografia de natureza. Qual(ais) chamou(aram) mais a sua atenção? Por quê?
2 Em que Grande Região do IBGE e domínio morfoclimático se localiza o lugar retratado na foto abaixo?
Interprete
3 Relacione a foto abaixo com, ao menos, uma das “virtudes de importância” citadas no texto.
Mãos à obra
4 Em grupo, montem um painel com fotografias de natureza retiradas de jornais, revistas, da internet etc., apresentem-no à sala e discutam com seus colegas a importância de preservar a natureza.
Sugerimos um trabalho com o professor de Arte, que pode apresentar aos alunos noções básicas de fotografia. Também poderão ser desenvolvidas pesquisas seguidas de elaboração de mural sobre a fotografia que retrata a natureza sobre outros fotógrafos brasileiros.
Avaliar a possibilidade de organizar uma mostra de fotografias de natureza tiradas pelos próprios alunos.
Página 42
UNIDADE 2 - A população brasileira
Saber quem somos, quantos somos, como e onde vivemos é um passo importante para melhor compreender o nosso país. Nesta Unidade, você estudará como a população do Brasil está distribuída no território, os grupos que a formam e as desigualdades que ainda existem no mercado de trabalho do país.
Verifique sua bagagem
1. Você sabe o que é recenseamento ou censo demográfico?
1. Espera-se que os alunos tenham em mente de que se trata da contagem da população de um país, estado ou município, além do levantamento de outras características, como a composição por idade, gênero, nível de instrução.
2. Observando o gráfico, responda: por que ao longo do tempo a população brasileira vem crescendo numericamente?
2. As taxas de natalidade, sendo maiores que as de mortalidade, somadas à contribuição da imigração, explicam o crescimento populacional brasileiro no decorrer dos anos.
3. Qual é a característica importante, também revelada pelo gráfico, sobre a distribuição da população brasileira?
3. Ao observar o gráfico, é possível perceber que a população não está distribuída igualmente no território brasileiro: há grande concentração na Grande Região Sudeste, seguida das Grandes

Em qual grande região e domínio morfoclimático se situa o maior?

O Domínio morfoclimático amazônico é o maior do Brasil, e está praticamente todo localizado na Região Norte do país.

Em qual grande região e domínio mor Foclimático se situa o maior número de reservas extrativistas D por que as reservas extrativistas?

Resposta verificada por especialistas Na Região Norte se encontra o Domínio Amazônico, no qual estão localizados o maior número de Reservas extrativistas do Brasil, quase 50 da 89 existentes. Essas reservas estão espalhadas por 17 estados, com um total de 14 milhões de hectares.

Quais são os domínios morfoclimáticos?

Domínios morfoclimáticos são regiões definidas com base na sua composição paisagística, formada pela interação dos seguintes elementos: clima, relevo, vegetação, solo, hidrografia. O Brasil é composto por seis domínios: amazônico, da caatinga, do cerrado, dos mares de morro, das araucárias e das pradarias.

Quais são os dois maiores domínios morfoclimáticos existentes no Brasil?

Os dois maiore domínios morfoclimáticos do Brasil são o domínio amazônico e o domínio do cerrado.