Em quais países são encontrados os principais centros industriais quais são?

Os EUA são um dos países mais industrializados do mundo.


Indústria dos Estados Unidos: mão de obra qualificada e alta tecnologia

Aspectos gerais

Os Estados Unidos é um dos países mais industrializados do mundo atual. Cerca de 24% do PIB norte-americano é gerado pelo setor industrial, sendo que, aproximadamente, 20% da mão de obra do país está empregada nas indústrias.

A industrialização dos EUA começou a crescer no começo do século XX, porém foi a partir do final da Segunda Guerra Mundial, que houve o grande avanço industrial do país.

Principais características da indústria dos EUA:

- Grande diversificação, ou seja, quase todos os produtos industriais existentes no mundo são fabricados atualmente nos Estados Unidos. Desde um simples parafuso até um avião de última geração.

- Utilização de processos industriais modernos e com grande produtividade.

- Uso de robôs em muitas indústrias.

- Emprego de mão de obra qualificada.

Principais setores industriais e regiões de destaque:

1. Indústria Metalúrgica

Metade da produção industrial dos EUA concentra-se na área metalúrgica. Grande parte das indústrias metalúrgicas norte-americanas está concentrada nas regiões Nordeste e Meio-Oeste do país. Destacam-se as cidades de Chicago, Los Angeles e Pittsburgh.

2. Indústria Química

Setor industrial de grande importância econômica para os EUA. Grande parte das indústrias químicas está localizada em regiões de extração e refino de petróleo. A região dos Grandes Lagos e os estados do Texas, Califórnia e Louisiana são as áreas com presença de grandes da área química.

3. Indústria Têxtil

As indústrias de tecidos e roupas dos EUA estão concentradas, principalmente, nos estados de Boston, Alabama e Geórgia. Essas indústrias utilizam ampla mecanização no sistema de produção fabril e trabalham com mão de obra especializada e qualificada. Atualmente, os EUA são um dos maiores produtores de tecidos do mundo.

Principais regiões industriais dos EUA:

- Quase 50% das indústrias dos EUA estão concentradas nas regiões Nordeste e dos Grandes Lagos. Essa região é conhecida como Manufacturing Belt (Cinturão dos Manufaturados) Cerca de 55% dos investimentos no setor industrial do país estão concentrados nessa região, que emprega cerca de 60% dos trabalhadores desse setor.

- Sun Belt (Cinturão do Sol) está localizada no sul dos EUA. Destaca-se pelas indústrias ligadas aos setores de Eletrônica, Biotecnologia e Aeroespacial.

- A região da Costa do Golfo do México destaca-se nas áreas química, metalúrgica e refino de petróleo.

- Vale do Silício (costa do Pacífico) apresenta grande quantidade de indústrias ligadas à microeletrônica e componentes para computadores.

- Na Costa do Pacífico, também há muitas indústrias de automóveis, embarcações e autopeças.

Principais dados da indústria dos Estados Unidos:

- Principais produtos fabricados: veículos, eletroeletrônicos, aviões, aço, produtos químicos, alimentos processados, tecidos, computadores, smartphones, equipamentos elétricos, máquinas, navios e autopeças.

- Taxa de crescimento da produção industrial: crescimento de 1,4% (em março de 2021).

- Principais produtos industriais exportados: insumos industriais, aeronaves, autopeças, produtos de informática, automóveis e equipamentos de telecomunicação.

Indústria química: um dos principais segmentos industriais dos EUA.


Atualizado em 23/05/2022



Você também pode gostar de:

Indústria dos Estados Unidos Temas Relacionados
  • • Economia dos Estados Unidos
  • • Estados Unidos da América - EUA
  • • Geografia dos Estados Unidos
Bibliografia Indicada

O Boom e a Bolha - os Estados Unidos na economia mundial

Autor: Brenner, Robert

Editora: Record

O Reino Unido foi o primeiro país do mundo a se industrializar. Movido pela energia do carvão, o país liderou a Primeira Revolução Industrial. Atualmente, é a quinta maior economia do mundo e a segunda da Europa, onde perdeu o protagonismo para a ascensão alemã.

Antecedentes

Este pioneirismo inglês no tocante à indústria pode ser explicado por alguns motivos. Dentre eles, podemos destacar:

  • Acumulação de Capital através do comércio de especiarias provenientes de seu grande número de colônias;
  • Instituição da Lei dos Cercamentos, que substituiu a agricultura nos moldes feudais no campo inglês pela criação de ovelhas, base para a instalação de fábricas têxteis;
  • Criação de um exército de trabalhadores de reserva, expropriados de suas terras pela Lei dos Cercamentos;
  • Abundância de carvão mineral, fonte de energia para operação das fábricas;
  • Estado favorável ao desenvolvimento industrial, através da aplicação de legislações burguesas, especialmente após a Revolução Gloriosa.

Todavia, o início do século XX trouxe um revés para a potência insular europeia. Com a Segunda Revolução Industrial e a mudança da principal força energética do carvão para o petróleo, a Alemanha e os EUA foram alçados à dianteira do Capitalismo Mundial. Com seu parque industrial desatualizado e com profundas dificuldades para se adaptar à nova lógica mundial, a Inglaterra fora deixada para trás.

A situação foi ainda agravada após a Segunda Guerra Mundial. Além das perdas materiais e econômicas do país durante o conflito, o Pós-Guerra foi marcado por um movimento global de independências. As antigas colônias inglesas guerreavam e conquistavam suas autonomias, esfacelando o grande Império Britânico.

O Reino Unido dependia fortemente dos produtos agropecuários produzidos em suas colônias. Em certo ponto, países como Índia e África do Sul passaram a não conseguir sozinhos abastecer a indústria britânica, devido ao crescimento de suas populações e ao surgimento de suas primeiras iniciativas industriais. O conjunto destes fatores resultou na decadência do antigo império.

Localização industrial

Atualmente, as principais regiões industriais inglesas são encapsuladas pelas cidades de Londres e Birmingham, ambas no sul do país.

Neste novo cinturão industrial, estão localizadas indústrias de setores diversificados, como o biotecnológico, o automobilístico, o aeroespacial, o farmacêutico, o mecânico e o petroquímico.

A tendência no Reino Unido é, todavia, o abandono de grandes fábricas que marcaram a industrialização do país. Atualmente, surgem inúmeras indústrias de pequeno porte, localizadas em cidades menores que, através da superespecialização, estão conseguindo competir em mercado nacional e internacional.

Rio Irweel, em Manchester, antigo polo industrial do Reino Unido. Fonte: By Alex Lozupone – Own work, CC BY-SA 3.0.

Anteriormente a este processo de modernização da indústria britânica, a configuração do espaço industrial do país era bastante diferente. Ainda no período de domínio do carvão, os setores têxtil, naval e siderúrgico estavam na dianteira, localizados no centro do país, entre as cidades de Liverpool e Manchester, e nos arredores de Glasgow, na Escócia. Estas áreas ficaram conhecidas como “regiões negras”.

Com a decadência da indústria nacional e a ascensão do eixo Londres-Birmingham, estas regiões passaram a sofrer com fortes problemas, dentre eles o desemprego, que levou a um processo de migração interna para áreas mais dinâmicas.

Assista também nosso vídeo sobre o assunto:

Quais são os principais centros industriais do mundo?

► A região metropolitana de Buenos Aires: alimentos, química, têxteis, siderúrgicas; ► As regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro; ► Os Tigres Asiáticos: Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong – e os Novos Tigres Asiáticos – Indonésia, Malásia e Tailândia (eletrônicos e informática); ► África do Sul.

Onde se localizam os centros industriais?

A maior concentração de indústrias brasileiras está situada na Região Sudeste, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, estados onde o processo de industrialização teve início.

Quais são os países mais indústria?

O ranking mundial em 2019 continuou sendo liderado pela China, seguida por EUA, Japão, Alemanha, Índia, Coreia do Sul, Itália, França, Reino Unido, Indonésia, México, Taiwan, Rússia, Espanha e Turquia.

Quais são as principais indústrias?

Principais indústrias do Brasil com base no tipo de produção.
Energética. As indústrias que se dedicam à produção de energia ou de combustíveis encontram espaços no Brasil e, inclusive, representantes brasileiros. ... .
Alimentícia. ... .
Construção Civil. ... .
Informacional..

Toplist

Última postagem

Tag