É correto dizer que os três estágios do desenvolvimento da moral sobre o aporte do jogo e suas regras são?

Já nascemos com o senso moral ou somos educados para isso? Vamos conhecer a resposta de Piaget a esta pergunta e ficar poder dentro dos assuntos do Enem?

Quem foi Piaget? Jean Piaget nasceu em 1896 em Genebra, na Suíça e faleceu em 1980. Foi um renomado psicólogo e filósofo, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil.

Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.

Essa dedicação de muitos anos analisando a consciência infantil fez Piaget encontrar a resposta para o problema da moralidade na infância. Vamos conhecer seu estudo e sua conclusão?

É correto dizer que os três estágios do desenvolvimento da moral sobre o aporte do jogo e suas regras são?
Primeiramente vamos situar duas correntes filosóficas importantes que dão o ponto de partida a este estudo: racionalismo e empirismo. Ambas procuram dar resposta ao processo de aquisição do conhecimento.

  1. Segundo o racionalismo o conhecimento seguro se dá somente pela razão e já trazemos conosco algum conhecimento que é chamado de conhecimento inato.
  2. Já de acordo com o empirismo nascemos como folhas em branco e vamos adquirindo o conhecimento através dos nossos sentidos.

Piaget afirma que não há inteligência inata, não só a consciência moral, mas a afetividade e a razão têm seu progresso em estágios sucessivos nos quais as crianças organizam o pensamento e o julgamento.

Neste sentido, a educação para a moral tem dois estágios: o estágio inicial que se chama heteronomia e estágio final que se chama autonomia. No estágio inicial as regras morais são impostas e na fase final há uma compreensão das regras de um modo individual.

O ser humano, portanto, precisar ser educado para a convivência, pois a aprendizagem requer uma saída de si mesmo, do conhecimento do outro e o fim do egocentrismo. Sendo que esse processo exige a mediação do meio, da cultura e dos agentes.

Torna-se necessário afirma, portanto, que a teoria de Piaget é uma teoria construtivista, isto é, a construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre os objetos, que resultam em assimilação e posteriormente em acomodação.

Para finalizar, Piaget compreende 4 estágios do desenvolvimento. No primeiro estágio temos o sensório-motor, onde predomina o desenvolvimento das percepções sensoriais e dos movimentos.

No segundo estágio temos o desenvolvimento intuitivo ou simbólico. Neste estágio a criança descobre o símbolo e a aprendizagem da fala. No terceiro estágio temos as operações concretas, que é o mais longo e apresenta o grande salto da ação e operações mentais concretas. No quarto e último estágio é o das operações formais, é quando amadurecem as características da vida adulta.

Resumo

Para Piaget ninguém nasce moral, pois não existe inteligência inata, a gênese da moral é um avanço progressivo. Sendo que esse progresso se dá em dois estágios: heteronomia e autonomia. O primeiro as regras são impostas e no segundo já uma compreensão das regras de um modo individual.

Aprofunde sua revisão deste conteúdo assistindo um vídeo que selecionamos para você:

Chegou a sua vez. Resolva essas questões de vestibulares e se prepare para o Enem:

1. Com relação aos estágios (ou estádios) de desenvolvimento, de acordo com a Teoria Piagetiana, assinale V para as sentenças VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) Os estágios do desenvolvimento são uma maneira de explicar a organização mental e as idades cronológicas são norteadoras referindo-se às idades mais prováveis em que a criança apresenta os comportamentos descritos em cada estágio.
( ) A ordem de sucessão dos estágios é constante, embora a criança possa omitir ou pular qualquer um dos estágios dependendo dos estímulos do meio.
( ) O conceito de ‘estágio’ explica a forma de organização intelectual e pode ser compreendido como uma escada em que cada vez que o sujeito atinge um degrau superior, ou seja, uma estrutura mais complexa, deixa a estrutura menos complexa para trás evoluindo em seu pensamento.
( ) O estágio sensório-motor caracteriza-se pela falta da função simbólica e por isso não se pode considerar que haja inteligência propriamente dita.
( ) O estágio pré-operatório tem início com as primeiras simbolizações rudimentares que aparecem no final do período sensório-motor, ou seja, há representação e por isso o pensamento não está mais preso aos eventos perceptivos e motores.
( ) O pensamento pré-operatório praticamente não pode ser considerado um pensamento ‘bom’ pelas características que ele apresenta e que impedem que esse seja um pensamento lógico.
( ) No período operatório concreto, os processos mentais da criança tornam-se lógicos, ou seja, a criança tem em seu controle um sistema cognitivo coerente e integrado com o qual organiza e age no mundo.
( ) As operações formais constituem o ápice do desenvolvimento intelectual; o estado final de equilíbrio para o qual a evolução intelectual vinha-se dirigindo desde o nascimento e, após este estágio, não há mais mudança qualitativa nas estruturas e sim mudanças quantitativas. A sequência CORRETA é:

a) F, V, V, V, F, F, V, F.
b) V, V, F, V, V, F, F, V.
c) F, F, V, F, F, V, F, F.
d) V, F, F, F, V, V, V, V.

2. No ensino dos conteúdos, durante as aulas de Educação Física, há sempre valores morais em jogo, tais como: a justiça e a injustiça, o certo e o errado, a solidariedade e o egoísmo, o respeito e o desrespeito, dentre outros. Portanto, ensinar um determinado movimento, habilidade ou fundamento dentro do contexto de um conteúdo específico de ensino, é, antes de tudo, ensinar regras de comportamento e de convivência social. Para Piaget (1994), a evolução da prática e da consciência da regra abrange três fases que seguem a seguinte ordem de desenvolvimento:

(A) heteronomia, autonomia e anomia.
(B) anomia, autonomia e heteronomia.
(C) heteronomia, anomia e autonomia.
(D) anomia, heteronomia e autonomia.
(E) autonomia, heteronomia e anomia.

3. De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo segue as seguintes etapas:

(A) período sensório-motor, período das operações formais, período das operações concretas;
(B) período pré-operatório, período das operações formais, período das operações abstratas;
(C) período sensório-motor, período pré-operatório, período das operações concretas, período das operações formais;
(D) período sensório-motor, período pré-operatório, período das operações concretas.

4. Quando a professora percebe que uma criança está na fase heterônoma do desenvolvimento moral, expressando crenças e comportamentos tipicamente estudados e descritos por Piaget, sabe que não pode ensinar ao aluno como adquirir autonomia no pensamento e na ação. De fato, se ela se propusesse a fazer isso, estaria, segundo o construtivismo, levando esse aluno a

(A) pular um estágio importante do desenvolvimento cognitivo.
(B) parar de atuar cognitivamente, por confiar na professora.
(C) realizar uma aprendizagem exógena, para a qual não há maturação biológica.
(D) distinguir entre o aparato jurídico e as regras éticas da sociedade em que vive.
(E) confundir as fronteiras entre os conceitos de assimilação, acomodação e adaptação. •

Respostas:

1: d; 2: d; 3: c; 4:b

Post escrito por Gilson Luiz Corrêa. Gilson é bacharel em Filosofia pela UNISUL, possui Licenciatura em Filosofia pela UFSC e em Psicopedagogia pela FMP. É professor do Colégio Catarinense. Facebook: https://www.facebook.com/gilsonluiz.correa

Quais são as três etapas do desenvolvimento moral?

Nesse norte para Piaget, (1977) a evolução do desenvolvimento moral apresenta-se bem definida em três etapas, ou seja: anomia, heteronomia e autonomia.

Quanto aos estágios de desenvolvimento moral de Piaget?

O Desenvolvimento Moral segundo Piaget: Anomia, Heteronomia, e Autonomia. Para Piaget, o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases (anomia, heteronomia, autônoma). Essas fases se sucedem sem constituir estágios propriamente ditos.

Quais são os três níveis de moralidade de Kohlberg?

Kohlberg desdobra as três últimas fases em seis estágios de raciocínio moral, agrupando-os dois a dois em três níveis de moralidade: os estágios 1 (orientação da punição e obediência) e 2 (relativista instrumental) correspondem ao nível pré-convencional; os estágios 3 (concordância interpessoal) e 4 (manutenção social) ...

O quê Piaget destaca sobre a importância das regras?

Segundo Piaget (1994) a origem da regra é devido à convenção social. Ela é considerada lei e deve ser mantida e respeitada por consentimento mútuo. Qualquer mudança só poderá ocorrer por consenso geral. Nesta fase a criança tem consciência do seu caráter arbitrário.