Doença que enche o corpo de caroços

postado em 22/06/2012 17:40

Doença que enche o corpo de caroços

Quem vê uma foto do indonésio Chandra Wisnu pela primeira vez, pode achar que a imagem recebeu tratamento especial no photoshop ou foi tirada em um curso de maquiagem. Ocorre que, infelizmente, a situação é mais séria do que parece. Wisnu tem uma doença rara, que cobriu seu corpo inteiro com caroços. No vilarejo onde vive, ele ganhou o apelido de "homem bolha".

Atualmente, Wisnu tem 57 anos. Ele notou a doença há cerca de 33 anos, pouco antes do casamento com Nanik, sua mulher até hoje. Os primeiros nódulos apareceram quando aos 19 anos e espalharam-se para as costas quando o indonésio tinha 24. Aos 32, as bolhas já haviam tomado o corpo inteiro.

Ao longo da vida, o "homem bolha" procurou uma quantidade incontável de dermatologistas, que sempre se espantavam com os sintomas, mas nunca conseguiam encontrar uma solução para a doença. Alguns médicos chegaram a dizer que o mal é genético e causado por uma anomalia no sistema nervoso. Após várias especulações e tratamentos ineficazes, ele desistiu de encontrar uma cura.

Doença que enche o corpo de caroços

Wisnu passa os dias em casa. Quando tem que sair, veste três jaquetas e uma touca ninja, para não assustar as outras pessoas, principalmente crianças. "As pessoas têm medo da minha aparência, ficam preocupadas se a doença é infecciosa". disse ele à News.com.au.

O indonésio vai às ruas apenas para buscar a filha na escola e tem medo que a garota seja vítima de bullyng: "Não quero que os colegas incomodem minha filha dizendo que o pai dela tem um rosto horrível", desabafa. Além do preconceito, Wisnu tem que lidar com as próprias bolhas na pele, que ficam irritadas e inflamadas em épocas de calor.

A história de Wisnu despertou tanto interesse que acabou virando tema de um documentário da rede TLC. A produção, intitulada "O Homem da pele da bolha", já foi ao ar em alguns países. Durante as filmagens, a mulher dele afirmou diante das cçameras que ainda o considera bonito. O "homem bolha" sempre contou com o apoio da esposa, e retribui o carinho no mesmo tom: "minha família é todo o tratamento que eu preciso", diz.

Com a divulgação do caso, o indonésio renova as esperanças na cura para a doença, não em benefício próprio, mas dos filhos, que já começam a mostrar os primeiros sintomas. "Eles só têm alguns tumores pequenos, mas se preocupam com a possibilidade do quadro piorar", lamenta.

Caroços na pele são qualquer protuberância ou aumento de volume localizado, que apareça na superfície da pele.

Estes caroços podem surgir sobre a pele, como lesões mais superficiais, ou podem formar-se a partir de uma lesão mais profunda , que empurra a superfície da pele para cima, tornando-a sobressalente. Eles podem aparecer em qualquer região do corpo e podem variar de tamanho, de coloração e de consistência. Alguns podem coçar, embora outros possam ser doloridos e provocar outros sintomas, como vermelhidão e formação de pus.

Inúmeros motivos podem levar ao surgimento de um caroço na pele, desde problemas muito comuns, como verrugas, até problemas de saúde mais graves, como câncer de pele. Veja algumas das possíveis causas:

  • Lipomas: são tumorações benignas, nodulares, de consistência macia, indolores e formadas por células adiposas, ou seja, de gordura. Formam-se sob a pele, mais profundamente, empurrando a pele normal para cima, dando-lhe aspecto abaulado
  • Gânglios linfáticos aumentados: podem surgir em resposta a inflamações ou infecções comuns, como dores de garganta ou ouvido (gânglios reacionais) ou por conta de um câncer do sistema linfático, o linfoma. Surgem normalmente nas axilas, pescoço e na virilha. Os benignos costumam ser móveis e de consistência mais amolecida, além de dolorosos. Já os malignos costumam ser fixos e de consistência bem dura, tipo pedra, e geralmente são indolores
  • Cistos: são coleções liquidas que se formam dentro de uma cápsula. Os mais comuns são os de conteúdo sebáceo. Formam-se sob a pele, mais profundamente, empurrando a pele normal para cima, assim como os lipomas. A diferença é que os cistos sebáceos costumam ter um orifício de comunicação com o exterior da pele, por onde eliminam material sebáceo amarelado com cheiro geralmente desagradável
  • Formações cutâneas benignas: podem ser de diversos tipos, sendo as mais comuns as verrugas ou ceratoses seborreicas (pintas “altas”, acastanhadas e esfarelentas) e os angiomas rubis (pequenas lesões puntiformes ou arredondadas bem vermelhas)
  • Furúnculos: são lesões císticas, assim como o cisto sebáceo, porém infectadas por uma bactéria. São dolorosos, om vermelhidão e inchaço no local
  • Calos ou calosidades: espessamento da pele em resposta à pressão contínua sobre um ponto fixo, exercida por sapatos, por exemplo
  • Verrugas: são lesões elevadas, de superfície levemente áspera e que costumam apresentar pequenos pontos negros na superfície. São de origem viral, causadas pela infecção pelo vírus HPV
  • Abscesso: são lesões císticas que se infectaram poe bactérias
  • Câncer de pele: pode se apresentar de diversas formas. No geral, os carcinomas (tipos mais frequentes) são lesões de superfície áspera ou friável (de sangramento fácil) e que não cicatrizam. O melanoma (câncer de pele mais grave), pode surgir a partir de pintas castanhas ou pretas, que mudam de cor ou são de formato assimétrico e apresentam crescimento rápido, sem nenhum abaulamento ou “caroço”. Lesões nodulares, quando ocorrem já indicam doença avançada.

Especialistas que podem diagnosticar um caroço na pele são:

  • Clínico geral
  • Dermatologista
  • Oncologista
  • Infectologista.

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

  • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
  • Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar.

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

  • Onde está localizado o caroço?
  • O caroço dói? Ele está sensível?
  • Quando que o caroço surgiu?
  • Você já notou sangramento ou ardência?
  • O surgimento deste caroço é recorrente?
  • Quantos caroços são?

Não hesite em fazer perguntas ao médico. Tire todas as suas dúvidas na consulta médica.

Se você notar o surgimento de nódulos, inchaços ou caroços na pele sem explicação aparente, procure ajuda médica de um dermatologista. A maioria dos casos pode ser diagnosticado facilmente através de um simples exame físico e anamnese durante uma consulta médica, outros podem exigir exames mais invasivos como biópsia (retirada de um pedaço da pele com o “caroço”), capazes de diagnosticar a origem do problema.

Muitas pessoas acreditam que o surgimento desses caroços na pele é sinal de coisas graves e ruins, mas nem sempre. A maioria das causas é benigna e facilmente tratável. No entanto, na dúvida, é sempre melhor consultar um médico para saber exatamente do que se trata.

Um caroço na pele pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de caroços na pele são:

  • Meticorten

Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Revisado por Luciana de Abreu, dermatologista da clínica Dr. André Braz

Tatiana Jerez, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (CRM/RJ 824470)

Sociedade Brasileira de Dermatologia – instituição que atua na promoção de ensino e pesquisa nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica, oncológica, cosmiátrica e hansenologia.

Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS) – site que reúne publicações, folhetos, cartazes, vídeos e legislação para acesso online produzidos pelo Ministério de Saúde e pelas entidades vinculadas.

Qual doença deixa o corpo cheio de caroços?

A neurofibromatose, também conhecida como Doença de Von Recklinghausen, é uma doença hereditária que se manifesta por volta dos 15 anos e que provoca o crescimento anormal de tecido nervoso pelo corpo, formando pequenos nódulos e tumores externos, chamados de neurofibromas.

Estou com vários caroços no corpo o que pode ser?

A presença de um caroço pode indicar cisto, tumor benigno ou até mesmo câncer.

O que é calombos no corpo?

O que são caroços na pele? Os caroços na pele são sintomas de uma série de doenças e condições médicas diferentes, que podem ou não ser dermatológicas e que podem ou não requerer um tratamento e acompanhamento médico rigorosos.

O que é lipoma fotos?

Os Lipomas são tumores benignos do tecido adiposo sendo um dos tipos de tumores benignos mais comuns, localizam-se preferencialmente na metade superior do corpo humano embora possa aparecer em qualquer parte do corpo no tecido celular subcutâneo.