Distrito Federal é considerado um estado

Administrativamente Brasília se confunde com o próprio Distrito Federal. Têm um só governo.

Na prática, Brasília compreende a região administrativa do Plano Piloto, enquanto o DF abrange , além do Plano, todas as outras RAs - inclusive algumas inauguradas antes da capital.


É comum ouvir dizer que Brasília é uma cidade-Estado, mas, conceitualmente, não é.


Isso porque a cidade-Estado é independente, tem governo próprio e autonomia política. Mas, Brasília está dentro do Distrito Federal, que tem status de unidade da federação e, por isso, não tem autonomia plena e depende financeiramente da União.


Desde o ano de 2003, cerca de1/3 do orçamento do DF vem de repasses federais, por meio do Fundo Constitucional. Esses recursos devem ser usados para manter a boa qualidade de serviços de saúde, educação e segurança pública.


O primeiro Distrito Federal do Brasil nem se chamava assim. Era o Município Neutro, que, durante o Brasil Império, era a capital, onde ficava a corte: o Rio de Janeiro. E que se tornou Distrito Federal com a formação da República Federativa do Brasil. Tanto quando a capital era no Rio de Janeiro, quanto quando mudou para Brasília, o DF tinha status de município.


E, ainda hoje, tem o Setor de Administração Municipal. É esse setor, a Praça Municipal, que reúne em seu entorno os Três Poderes do Distrito Federal: o Palácio do Buriti, a Câmara Legislativa e o Tribunal de Justiça.


Agora, eu peço a sua atenção!

A equiparação do DF com os estados ocorreu no dia 8 de junho 1993, quando foi promulgada a Lei Orgânica do Distrito Federal, que precisou ser elaborada após a entrada em vigor da Constituição Federal de 1988. Mas até isso gera controvérsia. É porque os estados têm constituições estaduais, enquanto leis orgânicas regem os municípios. 

Como o DF reúne competências de estado e município, não pode ser dividido. Por isso, Brasília e as outras 30 regiões administrativas são dependentes do GDF, Governo do Distrito Federal, como se fossem bairros.


Você está prestando atenção, né? Então, preste mais.

Porque fora do Distrito Federal existe um conjunto de 33 municípios que dependem economicamente e também da infraestrutura de saúde, educação e transporte do DF. São quatro cidades mineiras e 29 goianas, que formam a região do Entorno.

O Distrito Federal (DF) está localizado na região Centro-Oeste e é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Sua sede é a cidade de Brasília, capital do país desde 1960.

Trata-se de um território autônomo sendo a única unidade de federação do país que abrange a cidade de Brasília, onde está localizada a sede do governo. Ele está dividido em 31 regiões administrativas, denominadas de cidades-satélites.

Dados Gerais

  • Sigla: DF
    Capital: Brasília
  • Gentílico: quem nasce no Distrito Federal é brasiliense
  • População: 3.039.444 habitantes (IBGE, 2017)
  • Extensão Territorial: 5.779,997 km² (IBGE, 2016)
  • Densidade Demográfica: 444,66 habitantes por km² (IBGE, 2010)
  • Número de Municípios: 1
  • Data de Aniversário: 21 de abril
  • Economia: agricultura, pecuária, comércio, serviços e indústria (extrativista, transformação, transporte, pesqueira e alimentícia)
  • Clima: tropical
  • Principais Rios: Preto, Paranoá e São Bartolomeu

Bandeira

Como todos os estados brasileiros, o Distrito Federal tem sua bandeira, criada em 1969 pelo escritor Guilherme de Almeida.

Distrito Federal é considerado um estado

Trata-se de um retângulo branco com um escudo verde-oliva e uma cruz estilizada, em amarelo, que remetem aos quatro pontos cardiais e às flechas indígenas. Essas cores foram especialmente escolhidas porque remetem também às da bandeira do Brasil.

História

Brasília foi desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, projetada por Lúcio Costa (1902 -1998) e sua construção começou no governo Juscelino Kubitschek.

A vontade de transferir a capital para o interior do país era uma ideia que surgiu muito antes, na época da independência do Brasil. O nome Brasília foi sugerido por José Bonifácio, em 1823. Inclusive, este foi o nome de uma de suas filhas.

O objetivo era levar o Distrito Federal, ou seja, a capital, para uma área longe do mar e, assim, povoar o sertão e evitar ataques externos.

As coordenadas geográficas teriam surgido em um sonho de João Bosco, um religioso italiano. E, finalmente, em 1891, o projeto de transferir a capital federal foi incluída na Primeira Constituição do República do Brasil.

A pedra fundamental da cidade foi lançada em 1922, o projeto de construção iniciado em 1956 e sua inauguração se daria em 21 de abril de 1960.

Distrito Federal é considerado um estado
Marco Zero de Brasília - Arquivo Público do DF

De traçado arrojado, a cidade tem a forma de um avião. Entre os principais edifícios construídos por Niemeyer estão o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, Palácio da Alvorada, Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília.

Principais Características

O Distrito Federal é um estado brasileiro assim como Bahia, Rio de Janeiro ou Paraná, mas é formado por uma única cidade: Brasília.

Este status dados à capitais de um país ocorrem em várias partes do mundo como Washington (EUA) ou Buenos Aires (Argentina). Igualmente, aconteceu no Brasil, quando o Rio de Janeiro era a capital do país.

Mapa

Distrito Federal é considerado um estado

Cultura

A cultura de Brasília é uma miscelânea do país, com destacada influência nordestina e mineira. Dessas duas regiões partiram os trabalhadores que atuaram nos canteiros de obra do Distrito Federal e ficaram conhecidos como "candangos".

Brasília tem 112,2 quilômetros quadrados tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1987.

Por ser uma cidade jovem, sua tradição está ligada à arquitetura moderna. Entre os principais monumentos destacam-se: o Museu Nacional Honestino Guimarães, o Memorial dos Povos Indígenas, o Centro da Dança e a Biblioteca Nacional.

Nos anos 80, bandas de rock como "Legião Urbana" e cantoras como Cássia Eller, oriundos de Brasília, renovaram o cenário musical brasileiro.

Economia

Atualmente, o setor de serviços corresponde a 71% da economia brasiliense, pois é uma cidade que concentra os órgãos do governo federal, embaixadas e universidades.

Também é marcante a oferta de serviços ligados à cultura, como o teatro, dança, moda e produções artísticas.

Nem sempre foi assim, pois no período da edificação da cidade, a construção civil era a responsável por 90% dos postos de trabalho.

Clima

Brasília está sob a influência do clima tropical. A temperatura média anual é de 22 ºC e os termômetros variam de 13 ºC a 28 ºC.

Por estar situada em uma região de cerrado, a umidade relativa do ar é baixa na maior parte do ano. No período de seca, que vai de maio a setembro, a umidade média é de 10%. Somente no período compreendido entre outubro e maio, é que a umidade sobe para 70% no pico da chuva.

Fauna e Flora

Distrito Federal é considerado um estado
Um ipê roxo enfeita a cidade de Brasília. Ao fundo, a catedral

A flora e fauna do Distrito Federal evidenciam a localização no bioma cerrado. São espécies de plantas e animais com a capacidade de sobreviver ao clima extremamente seco.

Existem hoje, na região, cerca de 11,6 mil espécies de plantas catalogadas. Entre as mais exuberantes está o Ipê, nas cores branco, roxo, amarelo e azul.

O Ipê floresce no Inverno e é um símbolo do Cerrado e das principais cidades da região Centro-Oeste. Também marcam a paisagem exemplares de pindaíba, pau-brasil, buriti e paineiras.

A fauna é composta por cerca de 199 espécies de mamíferos, além de 1,2 mil peixes, 150 anfíbios, 837 aves e 180 répteis.

Leia mais:

  • Estados do Centro-Oeste
  • Região Centro-Oeste
  • Regiões Brasileiras
  • Siglas dos estados brasileiros

Distrito Federal é considerado um estado

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Porque o Distrito Federal não pode ser considerado um estado?

É porque os estados têm constituições estaduais, enquanto leis orgânicas regem os municípios. Como o DF reúne competências de estado e município, não pode ser dividido. Por isso, Brasília e as outras 30 regiões administrativas são dependentes do GDF, Governo do Distrito Federal, como se fossem bairros.

O que é considerado Distrito Federal?

Ouça este artigo: Distrito Federal é o nome dado a uma das 27 regiões administrativas que compõem a República Federativa do Brasil, A peculiaridade deste que é o menor ente administrativo da União é a de servir de abrigo para a capital da Federação, a cidade de Brasília.

Qual é o estado e Distrito Federal?

O Distrito Federal é um estado brasileiro assim como Bahia, Rio de Janeiro ou Paraná, mas é formado por uma única cidade: Brasília.

Porque o Distrito Federal não é um município?

O Distrito Federal tem municípios? Mas Brasília não é um município? Não. A Constituição define que o Distrito Federal é uma unidade indivisível, portanto não pode ter nenhum município.