Distinguir as características da agricultura de subsistência é de plantação

O Brasil é um dos maiores países quando se fala em produção agrícola, e esse setor é o responsável pelo abastecimento de alimentos e matéria-prima para indústrias, tanto para o mercado interno quanto para o externo. Mas existem diversos tipos de agricultura, cada um com suas características específicas em relação ao modo de produção.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa variedade de modelos e entender com mais detalhes os aspectos de cada um? Continue a leitura deste artigo!

O que é agricultura?

A agricultura é uma atividade que reúne técnicas de cultivo de diferentes plantações com o objetivo de produzir alimentos para consumo humano e matéria-prima para as indústrias. Ela é um dos pilares da economia de um país e pode ser utilizada para garantir a alimentação local ou exportar os insumos cultivados nas lavouras.

Quais são os principais tipos de agricultura?

Confira quais são os cinco principais tipos de agricultura e entenda mais detalhes sobre cada um deles.

1. Agricultura tradicional

A primeira da lista dos principais tipos de agricultura é a tradicional. Ela é conhecida por aplicar técnicas básicas de produção, ou seja, o investimento no uso de mecanização e tecnologia nos processos de plantio e colheita são baixos.

Esse modelo tem como uma de suas características a baixa produtividade e, consequentemente, menor lucro para os produtores. Por isso, geralmente, ele é mais usado em pequenas propriedades e os produtos são destinados para subsistência dos agricultores ou para o abastecimento do mercado local de uma região. 

Isso significa que a comercialização dos produtos obtidos pela agricultura tradicional não acontece em grande escala.

2. Agricultura moderna

A agricultura moderna ou comercial, como também é conhecida, é um dos tipos de agricultura voltado para o alto investimento no uso de tecnologias e inovação no campo. 

As produções agrícolas desse tipo são feitas em grande escala por agricultores que têm propriedades maiores. Além disso, esse modelo permite o alcance de melhores resultados em relação à produtividade das culturas do local.

Aqui, são utilizadas técnicas modernas de cultivo, uso de fertilizantes químicos para melhorar o desenvolvimento do solo e crescimento saudável das plantas, além de máquinas e ferramentas tecnológicas. 

Um exemplo disso é a agricultura de precisão, um sistema que coleta e analisa dados das áreas rurais com o objetivo de otimizar a gestão da produção.

3. Agricultura familiar

A agricultura familiar, assim como o nome diz, é um sistema de produção agrícola desenvolvido por famílias em pequenas propriedades rurais. Além de ter como objetivo a subsistência dessas pessoas, esse modelo também é utilizado para abastecimento do mercado interno de alimentos no Brasil.

De acordo com dados do Censo Agropecuário, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aproximadamente 77% das propriedades agrícolas utilizam esse sistema de agricultura.

Além disso, ele conta com políticas públicas e incentivos de programas governamentais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento desse modelo de agricultura tão importante para o país.

4. Agricultura patronal

Mais um dos tipos de agricultura é a patronal ou empresarial, como também é conhecida. Esse tipo de produção é direcionado para o mercado interno e também para a exportação. Por isso, o investimento em fatores que contribuem para garantir uma gestão adequada e, principalmente, produtividade, são altos. Alguns exemplos são:

  • contratação de mão de obra qualificada;
  • uso de técnicas, tecnologias e insumos focados na rentabilidade da produção;
  • infraestrutura de produção, transporte e armazenamento de alta qualidade.

Esse modelo é mais utilizado em médias e grandes propriedades.

5. Agricultura orgânica

A agricultura orgânica é voltada para uma produção focada na parte de sustentabilidade ambiental — embora outros tipos de agriculturas também possam promover a sustentabilidade ambiental, que incluisve é o core da Yara Brasil — e com foco na manutenção da biodiversidade da região. Por isso, é adotado o uso de diferentes tipos de fertilizantes orgânicos e insumos de origem natural e dispensada a aplicação de defensivos agrícolas.

Esse modelo usa tecnologias apropriadas de acordo com a realidade do local, levando em consideração o solo, clima, topografia e, principalmente, a biodiversidade. 

Além disso, uma de suas características é a baixa produtividade quando comparada aos outros modelos de agricultura.

Qual é a importância da agricultura?

Apesar dos diferentes tipos de agricultura que existem e suas características próprias, as atividades agrícolas como um todo tem grande importância. Isso porque ela é um dos pilares da economia brasileira. 

Ou seja, além de garantir insumos de subsistência para milhões de pessoas no mundo todo, ela também é uma oportunidade para gerar empregos e movimentar a economia do país por meio das exportações. 

Gostou do artigo? Então, agora que você já conhece os diferentes tipos de agricultura e entendeu a importância dessa atividade, é hora de aprender técnicas para melhorar a fertilidade do solo e garantir os melhores resultados para seu negócio.

Quais são as características da agricultura de subsistência?

A agricultura de subsistência é o cultivo da terra com o objetivo de prover para o agricultor, para a própria família agricultora, dona da terra, e também à sua comunidade. É uma modalidade conhecida como agricultura familiar.

Qual a diferença entre a agricultura de subsistência e as grandes plantações?

Na agricultura de subsistência a prática é realizada por meio da policultura (plantação de diversos produtos) em detrimento da agricultura comercial, que utiliza grandes campos para a plantação de um único produto (monocultura).

O que é a agricultura de subsistência?

A agricultura de subsistência se caracteriza pela utilização de métodos tradicionais de cultivo, realizados por famílias camponesas ou por comunidades rurais. Essa modalidade é desenvolvida, geralmente, em pequenas propriedades e a produção é bem inferior se comparada às áreas rurais mecanizadas.

Qual a principal diferença entre agricultura familiar e agricultura de subsistência?

A finalidade principal é a sobrevivência do agricultor e de sua família,e para a venda dos produtos excedentes, em contraposição à agricultura comercial. Pouco ou nada difere da agricultura familiar, naquela não há objetivo de lucro.