Diferença do protetor solar 30 e 50

Fala a verdade: na hora de comprar protetor solar, você sabe realmente por que opta por um FPS 30 ou 50? Essa informação está sempre presente nas embalagens do produto, mas muita gente não tem ideia do que ela significa e por que é tão importante. Para esclarecer essa dúvida, a CH conversou com dermatologistas e vai te explicar tudinho!

Diferença do protetor solar 30 e 50
GIF/Reprodução

O FPS nada mais é do que o fator de proteção solar, a medida do protetor contra os raios solares ultravioleta B (UVB), responsável por deixar a pele vermelha quando ficamos no sol. E o número do FPS indica quanto tempo podemos ficar expostas aos raios solares sem que isso aconteça. Juramos que é simples de entender! Por exemplo: se a pele de uma pessoa demora cinco minutos para sofrer os efeitos do sol, usando um filtro solar de FPS 30 ela consegue ficar 30 vezes mais do que esse período, ou seja, 150 minutos! 

Isso não quer dizer que um protetor com FPS mais alto é, necessariamente, melhor do que um de FPS 30, o mínimo recomendado para proteger a pele. Eles protegem, sim, por mais tempo. Os dermatologistas também costumam indicá-los porque quase ninguém aplica o produto do jeito ideal. A quantidade indicada por profissionais corresponde a uma colher de chá para cada segmento do corpo, como cada braço e cada perna. No corpo inteiro, seriam cerca de 100 gramas em cada aplicação. Difícil alguém seguir isso à risca, né?

Continua após a publicidade

Portanto, uma forma mais segura de obter o mesmo resultado é apostar em um filtro solar com uma proteção mais alta do que 30, que usado da maneira “incorreta” (voltando lá para a questão da quantidade), corresponderá a um FPS mais baixo, mas ainda dentro do recomendado.

Diferença do protetor solar 30 e 50
GIF/Reprodução

As reaplicações também são muito importantes para a proteção ideal da pele e o recomendado é que, independentemente do fator, sejam feitas a cada duas horas ou toda vez que você suar muito ou entrar na água.

Além do FPS, há outros componentes no protetor solar que são importantes, como a proteção contra os raios UVA, que é o que pigmenta, bronzeia e pode manchar a pele. Filtros que protegem contra a poluição e a luz azul (aquela de computadores e celulares), que também é prejudicial, já podem ser encontrados no mercado.

Quem deu as informações: as dermatologistas Cláudia Sá e Tatiana Gabbi. 

Continua após a publicidade

  • Pele
  • protetor solar
  • Verão

Você sabe o que significa o número do FPS do Protetor solar?
A sigla FPS significa “Fator de proteção solar” ele é o índice que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem produzir vermelhidão na pele e está diretamente relacionado à exposição.
Se uma pessoa demora em geral 5 minutos para apresentar vermelhidão sem proteção solar, , usando um filtro solar de FPS 30 ela consegue ficar 30 vezes mais do que esse período, ou seja, 150 minutos, se estiver usando um FPS 70 ela fica 70 vezes mais protegida, ou seja 350 minutos.

Mas atenção!! Isso não significa que um filtro solar FPS 70 protege mais que um FPS 30, um fator 30 protege nossa pele cerca de 96% das radiações enquanto um 70 protege 98,6%.Porém apesar de pequena essa diferença pode ser significativa como em casos de pessoas que se queimam com muita facilidade, com risco de câncer de pele ou tratamento de melasma.

Há vantagem de usar filtros solares com numero maior de FPS é quase ninguém aplica o produto do jeito ideal. A quantidade indicada por profissionais corresponde a uma colher de chá para cada segmento do corpo, como braço e perna. No corpo inteiro, seriam cerca de 100 gramas em cada aplicação. Difícil alguém seguir isso à risca, né?
Portanto, uma forma mais segura de obter o mesmo resultado é apostar em um filtro solar com uma proteção mais alta do que 30, que usado da maneira “incorreta” (voltando lá para a questão da quantidade), corresponderá a um FPS mais baixo, mas ainda dentro do recomendado.

Diferença do protetor solar 30 e 50

Indiscutivelmente, nenhum produto para a pele gera mais dúvidas do que o protetor solar: tem que usar todo dia, mesmo em casa? Tem sim! Tem que reaplicar mesmo? Tem também. O protetor solar também já gerou muitos mitos que correm por aí. Quer ouvir alguns deles? Pele negra não precisa de protetor solar (precisa sim!), FPS podem ser somados para dar ainda mais proteção (não, o FPS 50 do seu Protetor Solar somado ao FPS 30 da sua base não resulta em um FPS 80, tá?) e, outro bem comum: que FPS acima de 30 é tudo igual.

Mas peraí.... É isso mesmo?

Primeiro, vamos entender o que é o FPS

O FPS (fator de proteção solar), ao contrário do que muita gente pensa, não é a porcentagem de proteção solar oferecida, é quantas vezes ele protege dela: "Por exemplo, um protetor solar com FPS 15 protege sua pele 15 vezes mais do que se você não tivesse usando proteção solar", explica Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve. Ah, e mais um detalhe importante: o FPS mede especificamente a incidência de proteção da radiação UVB na pele.

+ UVA, UVB, FPS, PPD, PA: o que são as siglas do Protetor Solar?

Vamos mais fundo: como é feito o cálculo do FPS?

Dra. Monalisa Nunes explica que durante a fase de testes, sob protocolos de segurança, uma radiação controlada é emitida sobre a pele de uma pessoa ou um protótipo de pele, observando-se o tempo que leva para que aquela pele comece a ficar avermelhada. "Esse tempo é conhecido como dose eritematosa mínima. Digamos, então, que essa pele ficou vermelha em 30 minutos. Depois de observada essa reação e o tempo que ela demora para aparecer, é aplicado o protetor solar e em seguida emitida a mesma radiação, calculando-se novamente a dose eritematosa mínima daquela pele e, em seguida a proporção de tempo entre essas duas reações. Num FPS 30, por exemplo, a dose eritematosa mínima acontece num espaço de tempo 30 vezes maior do que em uma pele sem proteção. Então você tem uma proteção 30 vezes maior da radiação solar. Com o FPS 60, essa proteção é 60 vezes maior, e daí por diante". Dra. Monalisa aproveita para abrir um parêntese: "Esse tempo de reação da pele, de ficar vermelha, varia de pele para pele. Pessoas de pele bem clarinha, por exemplo, ficam vermelhas mais rápido".

E de onde surgiu a ideia de ser tudo igual?

Dra. Monalisa aponta um gráfico bem famoso, que mostra que o FPS 30 oferece uma proteção de aproximadamente 96% dos danos da radiação solar ("Ou seja, quase 100%", comenta a dermatologista), enquanto o FPS 60 entra no gráfico com pouco mais de 98% de proteção.

Diferença do protetor solar 30 e 50

FPS 30 é o suficiente para proteger a pele?

"É por conta desse gráfico", segue Dra. Monalisa, "que a OMS [Organização Mundial de Saúde] e a SBD [Sociedade Brasileira de Dermatologia] indicam o uso de protetor solar com no mínimo FPS 30. Ou seja, é um nível de proteção suficiente, regulamentado e aceito pela SBD".

Ou seja: não, FPS acima de 30 não é tudo igual. "Isso é um mito. O FPS mais alto protege mais sim, mas isso não significa que o FPS 30 não seja suficiente. Ele é. É só que na comparação com o FPS 60, este último acaba protegendo um pouco mais".

A dermatologista conta que, entre seus pacientes, ela indica que, para o uso rotineiro, no dia a dia, para vida urbana - para ir para a escola ou faculdade - o FPS 30 é suficiente - especialmente combinado a antioxidantes - caso você prefira optar por ele. Mas para uma exposição solar mais prolongada ou mais intensa, como a prática de exercícios ao ar livre, praia ou piscina, sua indicação é um FPS de 50 para cima: "A diferença é basicamente essa. Vale lembrar, porém, que as regras de aplicação e reaplicação do protetor solar, porém, são válidas para qualquer índice de FPS".

Vamos relembrar as regras de aplicação do protetor solar?

O protetor solar é o último passo da sua rotina de skincare, e deve ser aplicado sobre a pele seca, 15 minutos antes da exposição solar. A quantidade indicada pela SBD é uma colher de chá ou a aplicação em duas camadas, caso uma colher de chá seja muito para você, sensorialmente mesmo.

A reaplicação deve ser feita a cada duas horas ou após o mergulho ou sudorese intensa.

FPS na Sallve

Diferença do protetor solar 30 e 50

Nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%, vitamina E, resveratrol, niacinamida, cafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

Diferença do protetor solar 30 e 50

Já o Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Qual a diferença entre protetor 30 e 50?

O FPS determina quanto tempo você pode se expor aos raios UV sem se queimar, de acordo com o seu fototipo. Ou seja, a principal diferença entre os protetores fator 30, 50 e 70 não é a qualidade da proteção mas sim o tempo de duração dela.

Qual protetor protege mais 30 ou 50?

Fator 30 até 50 Nos dois casos, se você não toma sol há tempos, melhor ir devagar – use protetor 50 nos primeiros dias e depois diminua. E quem tem pele clara, mais sensível só que consegue ficar com uma cor dourada, deve usar sempre o 50, pois você sofre os efeitos da radiação solar com facilidade.

Qual a diferença entre o protetor solar 30 e 60?

Num FPS 30, por exemplo, a dose eritematosa mínima acontece num espaço de tempo 30 vezes maior do que em uma pele sem proteção. Então você tem uma proteção 30 vezes maior da radiação solar. Com o FPS 60, essa proteção é 60 vezes maior, e daí por diante".

Quanto tempo o protetor solar 30 protege?

Quando se usa um filtro solar com FS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha. Se, em vez disso, usarmos FS 30, significa que, para cada minuto com o protetor, estaremos protegidos durante 30 minutos.