Congresso e conferencia é a mesma coisa

Congresso e conferencia é a mesma coisa

O termo evento por si só pode abranger diversos modelos diferentes de acontecimentos. Mas para que você possa mostrar um alto nível de relevância para o seu público-alvo, é muito importante que saiba o tipo de evento que vai oferecer aos participantes. E nesse sentido, é fundamental entender as diferenças entre conferência, palestra e jornada.

Quais as características específicas de cada um? Qual a melhor opção para alcançar determinado resultado? Vamos te ajudar a encontrar essas respostas e conhecer quais se relacionam melhor com os eventos corporativos ou científicos. Confira:

1. Conferência

Para entender como funciona um evento com característica de conferência, precisamos prestar bastante atenção na figura do conferencista. Isso porque ele ou ela será sempre uma autoridade no tema determinado para aquela conferência.

Podemos resumir então a conferência como uma grande reunião, geralmente de caráter técnico ou científico, com a presença de uma ou mais pessoas que tenham amplo conhecimento no assunto.

Elas podem ser realizadas de forma individual, atraindo a atenção de muitos profissionais da área que observam a conferência como um dos principais eventos a serem realizados na sua área. Mas ela também pode acontecer durante a abertura de um evento maior como um simpósio.

2. Palestra

A palestra se assemelha bastante com uma conferência. Sua principal diferença é que ela geralmente acontece dentro de outro evento maior, onde podem existir várias palestras realizadas ao mesmo tempo em salas ou espaços diferentes. Por essa característica, ela é apresentada para um público menor.

Mas a ideia é que tenha um palestrante que faça uma abordagem e apresentação sobre determinado assunto, que é baseado no tema geral para aquela edição. Elas podem ser feitas dentro de empresas também, assim como podem acontecer também no estilo de palestras motivacionais. Existe a abertura para perguntas do público no final da palestra.

Um exemplo claro para entender o funcionamento das palestras: no último dia 26 de Abril aconteceu em Florianópolis o Fórum de Marketing Digital 2018 promovido pelo Digitalks. Seu tema principal era falar das principais novidades e tendências do mercado digital, e com esse foco aconteceram algumas palestras diferentes. Veja algumas das principais:

  • A Era da experiência: os próximos passos do marketing na transformação digital dos negócios – Renato Sapiro
  • Como construir uma marca forte e amada – Denise Thomazotii
  • Neurociência no Marketing Digital: como ativar o cérebro do consumidor – Welington Sousa

Você pode saber mais sobre cada palestra acessando o nosso conteúdo especial feito pela Júlia Munhoz que conta tudo que aprendeu no Fórum de Marketing Digital, evento do Digitalks.

3. Jornada

Já a jornada se caracteriza pelo encontro de profissionais da mesma área para discutir assuntos de interesse geral. Ela costuma durar alguns dias e acontece de forma periódica ao longo de cada ano.

Os debates acontecem sempre em âmbito regional e os insights gerados durante os dias da jornada podem servir como planejamento e definição de tema para outros eventos de maior escala logo em sequência, como a conferência TEDx por exemplo.

Gostou de saber mais sobre a conferência, palestra e jornada? Entendeu melhor a diferença sobre cada um desses tipos de eventos? Mas é claro que existem vários estilos diferentes, e você pode saber mais sobre alguns outros modelos como workshop e simpósio. Até a próxima!

Um profissional das palavras amante de Tecnologia, Internet, Marketing de Conteúdo e tudo que envolve o mercado de eventos. Produzindo conteúdos para educar o mercado com base na experiência dos eventos que participo ao longo dos anos, como feiras, congressos e eventos corporativos.


Compartilhe esse conteúdo!

Congresso e conferencia é a mesma coisa

Qual é a diferença entre workshop, simpósio, conferência, congresso, seminário e todos esses nomes e modalidades que igualmente se enquadram na categoria eventos? 

Com tantas modalidades de eventos que existem por aí, é fácil ficar perdido, não? Porém, um organizador que deseja ser excelente no que faz, precisa estar por dentro de cada um dos tipos de eventos disponíveis, o que cada um deles objetiva e quais são suas as principais vantagens.

Neste artigo, vamos te ajudar com isso. Tá preparado? Boa leitura!

O que é?

Em uma tradução literal, a palavra ‘workhop’ significa ‘oficina’. No mundo dos eventos, esta é uma das modalidades que não foge tanto assim do literal. Na realidade, podemos dizer que o workshop é um tipo de evento que combina conhecimentos teóricos e práticos, caracterizando-se como um treinamento.

O‘workshop’ costuma abordar um tema bastante específico, como se fosse um curso, mas com uma duração bem mais curta, geralmente de 6 a 8 horas de duração, enquanto os cursos convencionais podem levar meses.

Objetivos:

O objetivo central de um workshop é fazer com que os participantes adquiram conhecimento sobre determinado assunto, e que possam aplicá-lo já na prática, com participação ativa e ganho de experiência.

Porém, dependendo do tipo de workshop a ser promovido, a dinâmica pode ser modificada para atingir o objetivo em questão – atualização de conhecimento, aprendizado de novas técnicas, entre outros.

Principais vantagens:

Dentre as vantagens do workshop, destacam-se:

  • Aprendizado facilitado;
  • Possibilidade de networking;
  • Motivação e engajamento;
  • Menor custo e menor tempo de duração, quando comparado a um curso;
  • Forma de se atualizar e se especializar em um assunto específico.

Simpósio

O que é?

Outra das modalidades de eventos bastante comuns – principalmente em ambiente acadêmico – chama-se ‘Simpósio’, cujo significado, conforme dicionário, é reunião técnica e científica para debater determinado assunto.

Justamente pelo caráter científico do simpósio, esse tipo de evento geralmente ocorre entre pesquisadores e especialistas em um tema, com a presença de bate-papos e palestras. Além disso, a modalidade costuma ocorrer em um único dia, com foco total no assunto em questão.

Objetivos:

O objetivo de um simpósio, diferentemente dos workshops que são mais práticos, é o de promover o crescimento e conhecimento teórico de todos os envolvidos no evento. Por isso, os palestrantes realizam um intercâmbio de informações e bate-papo diretamente com os participantes.

Principais vantagens:

Os simpósios, por serem objetivos e contarem com um tempo de duração menor, podem ser inseridos em congressos, devido ao seu caráter bastante específico.

Além disso, um dos grandes benefícios e diferenciais do simpósio, é que ele é capaz de engajar os participantes e passar a eles informações úteis e enriquecedoras.

Seminário

O que é?

Os seminários, comumente confundidos com simpósios, na realidade diferem-se principalmente porque nessa modalidade, apenas uma pessoa apresenta o assunto, em contraste ao modelo de ‘bate-papo’ que os simpósios apresentam.

Por definição, o seminário é um gênero oral que consiste na exposição e no debate de ideias sobre algum tema em questão. A exposição, então, é feita a partir de um apresentador e de recursos audiovisuais que ele opta por utilizar como auxílio – sendo as apresentações em slides o mais comum.

Essa é uma das modalidades de evento que está presente em diversas ocasiões: em trabalhos acadêmicos, na defesa de projetos, em ambientes corporativos, entre outros. Normalmente, ao final de sua apresentação, o orador tende a abrir espaço para responder perguntas e sanar dúvidas.

Objetivos:

O principal objetivo do seminário é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema e tema, estimulando-os a pensar sobre.

Principais vantagens:

  • Riqueza de conhecimento;
  • Curto período de duração;
  • Aprendizado rápido e otimizado dos participantes.

Conferência

O que é?

Eventos no formato de conferência são caracterizados por serem reuniões com pessoas especialistas em determinado assunto, que visa a discussão de ideias, hipóteses, soluções e inovações em volta do tema central.

Além disso, essa modalidade permite a adequação em diversos âmbitos, seja acadêmico, corporativo ou até mesmo informal. Seu público geralmente já possui um conhecimento prévio sobre a temática da conferência, e pretende ampliar e aprofundar o que já sabe.

Principais vantagens:

  • Possibilidade de networking;
  • Troca de conhecimentos relevantes;
  • Novos insights.

Congresso

O que é?

O congresso é um tipo de evento em que profissionais de determinado setor se encontram para discutir um tema bem específico, que é desenvolvido pelos palestrantes e demais participantes.

Objetivos:

O objetivo deste tipo de programação é fazer com que o público se engaje e tenha mais conhecimento sobre o tema, e no final, todos recebem certificados por terem participado do encontro. Dessa maneira, trata-se de uma modalidade de evento educativo, que visa melhorar o conhecimento técnico de profissionais de uma área específica.

Principais vantagens:

A principal vantagem do congresso é o famoso networking, tendo em vista que ele conta com a presença de diversos profissionais que trabalham em áreas afins.

Além disso, os congressos também podem oferecer:

  • novas oportunidades de negócios;
  • conhecimentos diversos;
  • acesso a novidades e tecnologias;
  • e outras diversas vantagens que você só vai perceber após participar de um.

O E-inscrição é para o seu evento, independente do tipo!

O E-inscrição é uma plataforma de gestão de cursos e eventos (sejam eles workshop, simpósio, conferência, congresso, seminário ou todas as demais modalidades de eventos), que simplifica os processos de eventos e auxilia na administração das informações de maneira prática e eficiente, otimizando o tempo do organizador. 

Além disso, contamos com a menor tarifa do mercado, apenas 6,9%, e sem taxas para eventos gratuitos!

Na plataforma de gestão do E-i, é possível:

  • Elaborar formulários personalizados;
  • Oferecer inscrições online;
  • Gerenciar as informações dos inscritos e transportá-las para arquivos em PDF;
  • Possibilidade de oferecer diversas opções de pagamento: parcelas em até 12x em boleto e no cartão de crédito;
  • Emissão de certificados;
  • Envio de e-mails para lista de contatos ou inscritos;
  • Página do evento com design moderno e de fácil configuração;
  • Descontos e cupons para grupos que o organizador quiser.

Quer saber mais? Clique no botão abaixo que nós te mostraremos tudo!

Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo!

—————————————————————————————————————-

Leia também: O que é e como organizar um congresso?

Qual diferença entre conferência e congresso?

Num único congresso, pode-se ter palestras, conferências, mesas-redondas, debates e seminários. Um congresso também pode ser acompanhado de feiras para o público presente. Conferência - Exposição feita por uma autoridade em determinado assunto, para um grande número de pessoas.

Qual a diferença entre congresso Simpósio conferência?

Ou seja, os simpósios são mais específicos que congressos, por isso em um congresso pode haver muitos simpósios. Os simpósios são derivados das mesas-redondas porque sua intenção não é apenas fazer uma conferência (apresentação sanando dúvidas), mas realmente um debate entre pares.

O que é uma conferência na Igreja?

A conferência evangélica é um encontro realizado com o objetivo de que os participantes tenham momentos intensos de adoração e aprendam ainda mais sobre a palavra de Deus. Este tipo de evento, conta com um ou mais palestrantes, que compartilham conhecimento, e em muitas das vezes, o assunto é discutido pelo grupo.

O que se entende por conferência?

Por definição, uma conferência é uma reunião de pessoas para falar sobre ideias, problemas e inovações sobre determinado tema central. Ela se diferencia dos simpósios no mundo dos eventos, já que vai muito além dos temas relacionados a assuntos científicos ou acadêmicos.