Como tomar o chá de hibisco

Como tomar o chá de hibisco

Quando o assunto é bebidas que auxiliam no emagrecimento, o chá de hibisco é sempre um dos mais citados. Mas, como preparar chá de hibisco? Será que ele ajuda mesmo a perder peso?

A bebida é uma grande aliada para quem está de dieta porque contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase. Essa uma enzima que transforma o amido em açúcar. Após as refeições, vai ajudar a reduzir a absorção de carboidratos. Assim, gradualmente levará à perda de peso.

A origem do chá de hibisco

O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa. Atenção, essa não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins.

Benefícios

O chá conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras.

É antioxidante

O hibisco ajuda a evitar o acúmulo de gorduras. Possui ação diurética: por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos.

Impede armazenamento de gorduras

A bebida é capaz de reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros. Quanto mais adipócitos, mais gordura no corpo.

Favorece a queima de gordura

Contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar.

Controla colesterol

O consumo da bebida contribui para a diminuição do colesterol ruim, LDL, e aumento do colesterol bom, HDL.

Controla pressão arterial

Estudiosos acreditam que alguns flavonoides presentes na bebida proporcionariam este benefício ao diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial.

Leia também: Tofu: O que, benefícios e receitas

Efeitos colaterais do chá de hibisco

Gestantes e lactantes devem evitar a bebida. Alguns estudos preliminares apontaram que a bebida possui ação mutagênica. Ou seja, pode interferir na estrutura dos genes do bebê, trazendo problemas.

Por ter ação diurética, o consumo em excesso do chá de hibisco pode fazer com que a pessoa elimine muito eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo composto principalmente por cálcio, potássio, sódio e magnésio. A falta destas substâncias pode levar à desidratação.

Como preparar chá de hibisco

Ponha 200 ml de água no fogo, mas não deixe ferver completamente. Tire do fogo assim que começar a fervura. Adicione 1 col. (sopa) do hibisco. Deixe em infusão em vasilha tampada por 10 minutos.

Para melhores resultados você pode acrescentar ao chá uma colher de sopa de gengibre ralado. Pode também potencializar a ação do chá com canela ou com cavalinha (estes ingredientes adicionais são termogênicos, e aceleram o seu metabolismo. Ou seja, ajudam no seu gasto calórico ainda mais).

Sobre o autor

Redação

Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Saiba para que serve o chá de hibisco, aprenda a prepará-lo, se ele serve para emagrecer e descubra cuidados necessários

O chá de hibisco é muito conhecido por seus efeitos diuréticos e por ajudar a emagrecer, mas proporciona vários outros benefícios à saúde. Rico em vitaminas e minerais que relaxam a mente e o corpo, esse chá também reduz os sintomas de depressão e ansiedade.

E os benefícios não param por aí! Fonte de antioxidantes, o chá de hibisco auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim e protege o organismo de doenças do coração.

Além disso, ele controla a pressão arterial e favorece a digestão. Uma digestão melhor ajuda a eliminar resíduos mais rapidamente – daí sua contribuição para o bem-estar e a perda de peso.

Vale lembrar que os antioxidantes do chá de hibisco também combatem o estresse oxidativo e a ação dos radicais livres no corpo, prevenindo doenças, como câncer, e retardando o envelhecimento da pele. A flor também alivia os sintomas menstruais e da TPM.

Chá de hibisco emagrece?

O chá de hibisco auxilia na retenção de líquido e no emagrecimento, mas não existe milagre! Para perder peso, é preciso adotar uma alimentação saudável e balanceada e praticar exercícios físicos regularmente. Lembre-se de que o chá funciona como um auxílio.

Um estudo mostrou que o consumo de hibisco resultou em um menor índice de massa corporal (IMC), peso e gordura. Outro estudo concluiu que o extrato de hibisco é capaz de reduzir o colesterol e os níveis de triglicérides, o que pode ajudar a evitar o risco de obesidade.

No entanto, deve-se notar que esses estudos usaram doses concentradas, e mais pesquisas são necessárias para confirmar os benefícios do chá de hibisco.

Se você já consultou sua médica ou médico e sabe que não tem nenhuma contraindicação, uma dica para emagrecer é tomar de três a quatro xícaras de chá de hibisco por dia, sempre meia hora antes das principais refeições. Mas cuidado para não exagerar!

Chás

Ingredientes

  • Pétalas secas de hibisco
  • Água

Modo de preparo

Leve a água ao fogo. Quando começar a ferver, desligue, junte o hibisco e abafe por 3 a 5 minutos (não deixe mais do que 10 minutos). Coe e beba. Se quiser você também pode beber gelado.

1 colher de chá de pétalas secas de hibisco rende 200 ml de água. Para uma quantidade maior, use 2 colheres de sopa da flor para 1 litro de água.

Outras propriedades do chá de hibisco

As flores de hibisco funcionam também como anti-inflamatórias e antibacterianas. A bebida é indicada para a prevenção de gripes e resfriados. Ela contém vitamina C, sendo um ótimo estimulante do sistema imunológico.

Devido às suas propriedades antioxidantes, o chá de hibisco ajuda a proteger o fígado e também pode ser utilizado no tratamento de doenças nesse órgão. Ele é um ótimo calmante e funciona até como anticaspa, sendo usado inclusive em shampoos naturais.

O hibisco também auxilia na saúde da pele, dos ossos e dos cabelos, além de ajudar o cérebro a manter suas funções em harmonia. Ainda é rico em fibras, proteínas, ferro, carboidratos, magnésio, fósforo, ácido fólico, potássio, cálcio, sódio, vitamina B1 e B2 e vitamina A.

Contraindicações e possíveis malefícios

Chá de hibiscoImagem de Ekaterina Kasimova em Unsplash

Gestantes devem evitar o consumo de chá de hibisco, pois ele pode provocar alterações hormonais e causar aborto espontâneo. Para as mulheres que desejam engravidar, o chá pode afetar a fertilidade.

É recomendado não exagerar no consumo desse chá, já que ele pode causar intoxicação, além da eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como sódio e potássio.

A flor é contraindicada para pessoas que tenham pressão baixa, pois pode causar tontura, fraqueza e sonolência.

Recomenda-se sempre buscar orientação médica antes de começar a tomar o chá, pois somente um profissional da área da saúde tem qualificação para indicar o consumo seguro de hibisco.

Qual o melhor horário para tomar o chá de hibisco?

Deve-se tomar 3 a 4 xícaras deste chá diariamente, meia hora antes das principais refeições. O chá deve ser ingerido sem adicionar açúcar para que alcance o efeito esperado. Melhores resultados no emagrecimento estão associados a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos.

Como tomar o chá de hibisco para perder barriga?

Para emagrecer tomando chá de hibisco é recomendado tomar 2 xícaras do chá diariamente, depois principais refeições, por até 12 semanas.

Como devo tomar o chá de hibisco quente ou frio?

Ferva 500 ml de água. Desligue o fogo e adicione 2 colheres (sopa) de chá de flor de hibiscos. Abafe por cerca de 5 minutos e coe. Coloque em uma garrafa térmica ou jarra e beba todo o líquido ao longo do dia, quente ou gelado.

Pode tomar o chá de hibisco à noite?

Por ser isento de cafeína ele pode, inclusive, ser tomado à noite, pois não afeta o sono", explica Tamara sobre os benefícios do chá de hibisco.

Faz mal tomar chá de hibisco todos os dias?

O limite de ingestão diária não é ainda um consenso entre os especialistas, que varia de 200 ml por dia até de três a quatro xícaras (chá) meia hora antes das principais refeições. Para cada caso a quantidade é específica, mas o excesso (como quase tudo na vida) pode sim trazer problemas para a saúde.

Pode tomar o chá de hibisco em jejum?

6. Melhora do processo de digestão. Os compostos ativos do chá de hibisco exercem um discreto efeito estimulante sobre o intestino, facilitando a passagem e a eliminação do bolo fecal. Para poder aproveitar esse benefício, recomenda-se tomar uma xícara desse chá em jejum, logo depois de acordar.