Como tomar Diane 35 para não menstruar?

Muita gente não sabe, mas (ao menos no Brasil) a combinação de etinilestradiol 0,035mg e acetato de ciproterona 2 mg não é registrada como anticoncepcional. Basta ler as indicações na bula do Diane 35:

Para o tratamento de distúrbios andrógeno-dependentes na mulher, tais como a acne, principalmente nas formas pronunciadas e naquelas acompanhadas de seborreia, inflamações ou formações de nódulos (acne papulopustulosa, acne nodulocística); alopecia androgênica; casos leves de hirsutismo; síndrome de ovários policísticos (SOP).

(Leia também: Como acabar com as espinhas.)

A maioria dos anticoncepcionais (também chamados de contraceptivos) são combinações de etinilestradiol (um estrógeno) e uma progestina, como o levonorgestrel, o desogestrel, o gestodeno ou a drospirenona. Essas combinações foram avaliadas em estudos clínicos com milhares de mulheres para verificar sua eficácia no planejamento familiar.

O acetato de ciproterona também é uma progestina, mas sua combinação com o etinilestradiol não foi testada como anticoncepcional. Há pouco tempo conferi se havia um novo estudo clínico nesse sentido, mas só encontrei um estudo preliminar, com poucas dezenas de mulheres. Esse estudo mostrou que a combinação de etinilestradiol e ciproterona é capaz de inibir a ovulação, da mesma forma que as combinações comprovadamente contraceptivas.

A experiência clínica das últimas décadas mostra que o Diane 35 e seus similares são anticoncepcionais eficazes, mas pela falta de estudos clínicos não dá para ter certeza. Na minha opinião, a combinação de ciproterona e etinilestradiol poderia ser usada por mulheres com a síndrome dos ovários policísticos (que diminui por si só a fertilidade) ou por mulheres nas quais uma gravidez eventual não acarretaria risco à vida ou outra consequência grave. (Leia também: Como saber se você está grávida).

Além disso, cerca de 95% das gravidezes em mulheres que usam anticoncepcionais combinados orais são causadas por falha no uso, e não por falta de eficácia da pílula. Dessa forma, mesmo se por acaso a combinação de ciproterona e etinilestradiol não for tão eficaz quanto outras combinações, faz sentido que na prática a efetividade seja muito parecida.

Mas isso é só a minha opinião. Se você está usando uma combinação de ciproterona e etinilestradiol como contraceptivo, mas precisa de uma certeza, essa pode ser uma boa hora para marcar uma consulta com seu médico.

A pilula anticoncecional hormonal diane 35® deve ser tomada todos os dias, no mesmo horário, durante 21 dias. Após os 21 dias a mulher deve fazer uma pausa de 7 dias, durante a qual a mulher deverá ter a menstruação, normalmente tem inicio no 3° ou 4° dia da pausa.


Tomar a diane 35® continua, seguida ou sem pausas entre as cartelas

A mulher pode tomar a pilula hormonal diane 35® sem fazer pausa de 7 dias (semana de descanso) entre as carteiras ou cartelas de diane 35®. Esta forma de tomar a pilula diane 35® seguida pode ser sugerida pelo médico para adiar a menstruação, tratar a acne mais severa ou até controlar os sangramentos excessivos. A mulher não deve tomar a pilula diane 35® seguida regularmente, pois aumenta o risco de ter efeitos adversos e o risco de ocorrência de problemas tromboticos.

Alterações na menstruação

Ao tomar a pilula diane 35® continua a mulher irá adiar a sua menstruação até à próxima pausa entre as carteiras ou cartelas. A mulher corre o risco de ter hemorragias fora do ciclo (spotting), sentir náuseas ou até vomitos. 

Tomar a diane 35® seguida

Fontes bibliográficas

infarmed.pt


Quantos dias o Diane 35 corta a menstruação?

Neste período, cerca de 2 a 3 dias após a ingestão da última drágea de Diane® 35, deve ocorrer sangramento semelhante ao menstrual (sangramento por privação hormonal). Inicie nova cartela no oitavo dia, independentemente de ter cessado ou não o sangramento.

Como usar o anticoncepcional para não menstruar?

Na maioria dos casos, a pílula anticoncepcional é tomada por 21 dias, seguida de 7 dias de pausa para a descida da menstruação. Se a mulher optar por não menstruar, ela omite esses dias de pausa e continua a tomar a pílula de forma contínua. Enquanto não houver uma pausa na pílula, a menstruação não descerá.

Quantos dias antes tem que tomar anticoncepcional para atrasar a menstruação?

Já para atrasar a menstruação, o indicado é ingerir 1 comprimido, 3 vezes ao dia, por 10 a 14 dias. Neste caso, o primeiro comprimido deve ser usado 3 dias antes da data prevista da sua próxima menstruação.

Quem toma Diane 35 direto para a menstruação?

O uso da pílula anticoncepcional, como o Diane 35, pode regularizar o ciclo menstrual da mulher, fazendo com que ela menstrue a cada 21 dias. Quando a mulher está usando esse anticoncepcional, é comum que a menstruação aconteça nos 7 dias de intervalo entre uma cartela e outra.

Toplist

Última postagem

Tag