Como saber se meu bebê vai nascer de 38 semanas?

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 38 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

Como saber se meu bebê vai nascer de 38 semanas?

Na 38ª semana de gravidez, o peso do teu filho ultrapassa os 3 Kg, enquanto o seu comprimento se mantém à volta dos 48,6 cm.

Como saber se meu bebê vai nascer de 38 semanas?

Grávida de 38 semanas

A capa de gordura que o cobre tende, em parte, a desfazer-se e a ficar em suspensão no líquido amniótico: a sua pele agora sente com maior intensidade a sensação da água que o envolve.

Nesta semana, entras na “zona de parto”, mas alguns bebés podem ainda demorar quatro semanas.

Pode dizer-se que a tua gravidez chegou “ao termo”, dito em palavras mais técnicas.

Na realidade, a maioria dos bebés nasce antes ou depois da data prevista de parto, e apenas cinco por cento o fazem na data assinalada. O facto concreto que desencadeia finalmente o parto continua a ser um mistério, mas sabe-se que é o bebé quem “decide” nascer.

Idade do feto: 36 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 38

Em seguida, oferecemos-te um vídeo no qual poderás observar um feto de 38 semanas em movimento, bem como a evolução e o desenvolvimento do feto nesta semana próxima do parto, através da ecografia correspondente. Não percas!

Como saber se meu bebê vai nascer de 38 semanas?

Ecografia de 38 semanas

O que muda no seu corpo nas 38 semanas de gravidez

Aumentaste de peso nestas últimas semanas? Às 38 semanas de gravidez algumas mulheres ainda aumentam de peso até pouco antes do parto, enquanto outras não aumentam nas últimas semanas.

Cada dia que passa te parece maior e as dificuldades para dormir acentuam-se, especialmente devido ao volume da barriga e à excitação que te produz a proximidade da data do parto.

À medida que passam os dias, é mais provável que se desencadeie o parto. Podes experimentar as contrações Braxton-Hicks, das quais já falámos, o que ajuda a flexibilizar a pélvis e a preparar o parto.

Deves saber que o líquido amniótico que rodeia o bebé assegura que tu mal notes estas leves contrações.

Nesta etapa, o teu ginecologista vai verificar se tens líquido amniótico suficiente e que a tua placenta não envelheceu demasiado (as das mulheres fumadoras tendem a envelhecer mais rapidamente).

Vão fazer-te uma exploração para verificar a dilatação do colo do útero ou cérvix e o seu grau de desaparecimento, bem como se tens muitas contrações.

Também te irão realizar monitorizações e registos, um exame no qual se ouve perfeitamente o batimento cardíaco fetal.

Conselhos e bem-estar nas 38 semanas de gravidez

Estás quase a dar as boas vindas ao teu bebé, pelo que agora deverias concentrar-te em prosseguir com um estilo de vida saudável e descansar tanto quanto te seja possível antes do parto, o que ajudará quer física como mentalmente para a chegada do grande dia.

Falando em grande dia… o papá vai assistir ao parto? A maior parte das maternidades permite a presença de uma pessoa ao lado da mãe, que geralmente (mas não obrigatoriamente) é o futuro papá.

A função dos acompanhantes não é só de apoiar a mamã psicologicamente, mas também de a ajudar nos exercícios de respiração, fazendo massagens, descrevendo o que está a acontecer e transmitindo calma, pelo que é muito útil que ambos estejam presentes no curso de preparação para o parto.

Um dos aspetos nos quais devem ter reparado durante a gravidez é como preparar os outros filhos antes do nascimento de um novo irmãozinho.

Tudo vai depender da sua idade: os mais pequenos provavelmente vão centrar-se mais nos brinquedos do recém-nascido do que na sua presença, enquanto os mais crescidos podem ter os temidos ciúmes perante o distanciamento que o bebé provoca nos pais.

Fala tranquilamente com eles, convida-os a expressar tudo o que sentem, inclui-os nos cuidados do bebé, etc. Tudo ajuda!

Agora, na semana 38, talvez possas agradecer que os avós, tios e amigos preparem saídas e planos para entreter os restantes filhos, o que talvez possa ser perfeito durante as primeiras semanas de vida do bebé.

….

O papá quer assistir ao parto?

Se têm este assunto esclarecido, aqui te damos alguns conselhos para que a presença do pai no parto seja inesquecível.

Tudo sobre a presença do pai no parto!

Se te perguntas como e quando se provoca o parto…

Aproxima-se o final e as dúvidas e sobre tudo o que rodeia o momento do parto assaltam-te a cada momento. E se o tiverem de provocar?

Descobre em que circunstâncias se provoca o parto e como se faz!

Assustam-te as dores de parto? Toda a informação ajuda…

Mas quanto é que dói o parto? Serei capaz de o suportar? Tudo o que questionas é normal, por isso aqui tens mais informação útil.

Descobre como é a dor de parto!

As massagens que o pai te pode fazer no parto…

As massagens durante a dilatação podem ajudar muito a mamã a estar mais calma e relaxada durante as pausas entre contrações.

Como saber se o bebê vai nascer com 38 semanas?

7 sinais de que o bebê está a caminho.
Encaixe do bebê Poucos dias antes de parir, o barrigão ganha outro formato, ficando mais 'baixo'. ... .
Saída do tampão do colo do útero. ... .
Dilatação do colo do útero. ... .
Aumento das contrações. ... .
Aumento das dores e do cansaço. ... .
Rompimento da bolsa. ... .
Redução dos movimentos do bebê.

O que é normal sentir com 38 semanas de gestação?

O seu corpo na 38ª semana de gravidez A descida do bebê para a pélvis faz que ocorram dores bruscas na virilha ou na parte alta das coxas. Isto é normal, como ter problemas para dormir, pelo incômodo da barriga e da sua ansiedade, que volta a assumir um papel importante à medida que o momento se aproxima.

Qual a probabilidade de um bebê nascer com 38 semanas?

Mas a diferença mais significativa foi identificada na frequência dos nascimentos a "termo precoce" (37-38 semanas). Nas cidades onde as taxas de cesárea superam os 80%, a prevalência dos nascimentos de bebês nesta fase da gestação foi 64% superior quando comparado com municípios que tinham menos de 30% de cesáreas.

Quais os primeiros sinais de que o parto se aproxima?

6 sinais que podem indicar que o parto se aproxima.
1- Mais contrações de treinamento. ... .
2- Pressão na pelve. ... .
3- Sensação de respirar melhor. ... .
4- Diminuição do movimento fetal. ... .
5- Maior inchaço nas mãos e pernas. ... .
6- Aumento da secreção vaginal..