Como exemplo de células de defesa que produzem anticorpos temos?

O nosso corpo é como uma empresa em que cada setor é responsável por uma função específica. O sistema imunológico é a parte encarregada de nos proteger contra vírus e bactérias que tentam nos infectar. Ele é formado por diversas células, e cada uma delas também exerce funções específicas.

As células que constituem o sistema imune são chamadas de células brancas, glóbulos brancos ou leucócitos. Dentro dos leucócitos há células como os linfócitos, neutrófilos e macrófagos, que atuam no bloqueio e eliminação de vírus e bactérias. Dentre eles, os linfócitos são os principais produtores de anticorpos, que são formados por substâncias chamadas de imunoglobulinas. Quando entramos em contato com um vírus ou bactéria, os linfócitos produzem “exércitos” para nos proteger, ou seja, novos grupos de linfócitos para combater aquele patógeno específico.

“Anticorpo é uma proteína que é capaz de se ligar no antígeno, ou seja, na proteína viral. Ela vai sinalizar para o corpo que aquilo é ofensivo e vai eliminá-lo. Então, vão ser ativadas várias células que vão destruir o vírus”, conta a diretora do Laboratório de Biotecnologia do Instituto Butantan, Soraia Attie Calil Jorge.

Os macrófagos e os neutrófilos estão ligados à proteção, mas atuam na parte da resposta celular– ou seja, atacam a célula que já foi infectada. O sistema de resposta humoral (anticorpos) e celular ainda pode guardar a “lembrança” dos agentes infecciosos com que o organismo já entrou em contato para, no futuro, saber produzir anticorpos se encontrar novamente aquele vírus ou bactéria. Todas essas células trabalhando e respondendo em conjunto é o que forma o nosso sistema imune.

O organismo desenvolve vários tipos de anticorpos. Os anticorpos produzidos pelas células correspondem a IgG (imunoglobulina G) e IgM (imunoglobulina M). As diferenças entre IgG e IgM estão na sua atuação: enquanto o IgM faz o primeiro ataque aos vírus, o IgG atua no backup, ou seja, na memória do organismo. O IgM combate o vírus assim que ele aparece, diferente do IgG, que vai agir quando o vírus se manifestar no futuro.

Como exemplo de células de defesa que produzem anticorpos temos?

O sistema imune, portanto, possui respostas diferentes e complexas contra invasores, sendo a principal delas constituída pelos anticorpos produzidos nos leucócitos e pela capacidade de combater ameaças armazenadas nas células de memória. “As vacinas não induzem só a resposta humoral, também induzem uma resposta celular que é muito importante”, explica a diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação do Butantan, Ana Marisa Chudzinski. Em outras palavras, as vacinas nos protegem quando nos infectamos com o vírus ou bactéria e também tempos depois, caso voltemos a entrar em contato com ele.

Além de circularem pelo nosso sangue, os anticorpos atuam no nosso sistema linfático, que abriga os vasos linfáticos e por onde corre a linfa, em paralelo ao sangue. A linfa é o líquido que defende o organismo do ataque de bactérias, drena as substâncias do metabolismo e as moléculas que não serão utilizadas pelo organismo, entre outras funções.

Você já ouviu falar em anticorpos, mas não sabe ao certo o que esse termo significa? Não se preocupe, você não está só! Como esse é um assunto que pode gerar muitas dúvidas, fizemos um post para explicar o que são anticorpos. Leia este artigo para saber mais! 


Como exemplo de células de defesa que produzem anticorpos temos?


O que é sistema imunológico?


O sistema imunológico – ou sistema imune – é responsável por proteger o organismo contra infecções causadas por bactérias, vírus e outros agentes invasores. Ele é composto por células brancas (também conhecidas como leucócitos ou glóbulos brancos). 


Existem algumas células que fazem parte do grupo de leucócitos para proteção do organismo, são elas: 


  • Linfócitos: principais produtores de anticorpos;
  • Macrófagos e Neutrófilos: são responsáveis por atacar as células que já foram infectadas pelos agentes causadores de doenças (essa ação se chama resposta celular).

Como exemplo de células de defesa que produzem anticorpos temos?


O que é antígeno?


Chamamos de antígeno qualquer substância que é considerada estranha pelo organismo e estimula a produção dos anticorpos (como os vírus e as toxinas bacterianas). 


O que são anticorpos? 


Os anticorpos, também chamados de imunoglobulinas (Ig), são proteínas responsáveis por avisar ao organismo quando existe um agente causador de doenças (como bactérias, vírus, entre outros) no corpo. Eles agem para eliminá-lo e, nesse processo, outras células serão ativadas para ajudar nessa tarefa.


Quais tipos de anticorpos existem?


Existem 5 classes diferentes de anticorpos: as imunoglobulinas A (IgA), D (IgD), E (IgE), G (IgG) e M (IgM). 


O que é IgA, IgD, IgE, IgG e IgM?


Tipo de anticorpo

O que é

Imunoglobulina A (IgA)    É a segunda imunoglobulina em maior quantidade no organismo. Uma de suas funções é fazer a proteção dos tecidos das mucosas contra a invasão de microrganismos. Segundo o UpToDate, ela pode ser encontrada nas lágrimas, leite materno, saliva, secreções do trato respiratório etc.
Imunoglobulina G (IgG) Age como uma espécie de memória do corpo (backup), ou seja, a IgG é capaz de atuar quando o agente infeccioso se manifesta mais de uma vez. É a imunoglobulina em maior concentração no sangue.
Imunoglobulina M (IgM) A IgM vai ser responsável por combater o agente infeccioso (vírus e bactérias, por exemplo) no momento em que ele entrar no organismo.
Imunoglobulina E (IgE) A IgE está relacionada às doenças alérgicas. Uma de suas principais funções é proteger os indivíduos contra enfermidades causadas por parasitas, especialmente helmintos e alguns tipos de protozoários. 
Imunoglobulina D (IgD)                                   A IgD está relacionada às membranas dos linfócitos B imaturos. Ao contrário da IgG, que é abundante no nosso corpo, a IgD está disponível em pequenas quantidades na corrente sanguínea. 

Existe algum exame para detectar a presença dos anticorpos? 


Como exemplo de células de defesa que produzem anticorpos temos?


O exame para a detecção de anticorpos é chamado de sorologia. Ele é feito por meio de uma coleta de sangue, que é realizada da mesma maneira que outros exames de sangue convencionais. Os mais comuns são os sorológicos IgG e IgM. 


Como exemplo de células de defesa que produzem anticorpos temos?


O que ocorre se o resultado do exame de sorologia IgG for positivo?


Caso o exame de sorologia IgG dê positivo, isso pode indicar 3 possíveis cenários: o indivíduo já foi infectado no passado (e esses anticorpos são para proteger contra uma nova infecção do agente causador da doença); o indivíduo está com essa enfermidade na fase crônica; ou está em recuperação (convalescença).


O que acontece se o resultado do exame de sorologia IgM for positivo?


Se o resultado do exame de sorologia IgM for positivo, isso quer dizer que a pessoa está com a doença na fase ativa. Também há chances do agente invasor ainda estar no organismo da pessoa.


O médico responde: 


Como agem os anticorpos no corpo de uma pessoa?


Os anticorpos agem se ligando a antígenos, que são componentes considerados nocivos ao organismo. Dessa forma, a ameaça é sinalizada ao organismo, ativando células que serão responsáveis por destruir esse componente invasor. 


Quais são as células que produzem os anticorpos?


Os linfócitos do tipo B.


Está com preguiça de sair de casa para fazer exames? Agende com a Beep! 


Se arrumar, chamar um aplicativo de transporte, pegar senha e esperar em pé na fila ficou no passado. Com a Beep, você pode cuidar da sua saúde e fazer exames sorológicos para detectar dengue, zika vírus e muitas outras doenças no conforto da sua casa. 


O nosso atendimento está disponível de domingo a domingo (incluindo feriados) e não cobramos nenhuma taxa domiciliar. 


Como exemplo de células de defesa que produzem anticorpos temos?

 

Quais células de defesa produzem anticorpos?

Linfócitos são os glóbulos brancos responsáveis pela imunidade adquirida (específica), inclusive a produção de anticorpos (pelas células B) e a distinção entre o que é próprio do que não é próprio do corpo (pelas células T), e por matar células infectadas e as células cancerígenas (pelas células T killer).

Qual imunidade produz anticorpos?

A imunidade humoral envolve a produção de anticorpos, proteínas sintetizadas pelos plasmócitos, os quais são formados pela diferenciação dos linfócitos B.