Como é denominado a passagem de substâncias pela membrana plasmática com o auxílio de proteínas transportadoras mas sem o gasto de energia?

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Pós-Doutorado Ciências Biológicas (UNESP, 2013)
Doutorado em Ciências Biológicas (UNESP, 2009)
Graduação em Ciências Biológicas (UNESP, 2005)

Ouça este artigo:

O transporte passivo é o transporte de eletrólitos ou de não-eletrólitos através da membrana plasmática de maneira espontânea sem gasto de energia (ATP) a favor de um gradiente de potenciais eletroquímicos ou de concentrações, sendo que o fluxo de transporte passivo aumenta com a concentração. Ou seja, as substâncias passam livremente de um local com maior concentração para outro com menor concentração até que ambas as soluções se igualem sendo que a velocidade de transporte aumenta com o aumento das diferenças de concentração. O transporte passivo pode ser classificado em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose.

Difusão

Nos processos de difusão simples e difusão facilitada ocorre a passagem de soluto através da membrana a favor de um gradiente de concentração.

Na difusão simples ocorre a passagem de moléculas pequenas apolares ou lipossolúveis / hidrofóbicas de até 24 átomos, e de gases como o oxigênio, nitrogênio e gás carbônico através da bicamada lipídica sem nenhum auxílio até que ocorra um equilíbrio no gradiente de concentração entre o meio extra e intracelular.

Já no processo de difusão facilitada, também conhecido como difusão mediada por carreadores, as moléculas atravessam a membrana com a ajuda de proteínas carreadoras específicas chamadas permeases. Diferente da difusão simples, a velocidade de difusão atinge uma velocidade máxima constante de difusão à medida que se aumenta a concentração da substância a ser difundida. Este limite de velocidade se deve ao fato das substâncias a serem transportadas se ligarem a partes específicas da proteína transportadora, assim, a velocidade máxima de transporte está intimamente associada à quantidade de sítios disponíveis para carrear as moléculas. A velocidade de difusão, neste caso, é aumentada somente quando há um aumento no número de permeases disponíveis, portanto, quanto mais permeases (proteínas transportadoras) existirem, maior será a sua velocidade; mas se a concentração aumentar, a velocidade aumenta até atingir um equilíbrio. As substâncias comumente transportadas através da difusão facilitada são aminoácidos e a glicose.

Osmose

Na osmose ocorre o movimento de moléculas de um solvente através de uma membrana seletivamente permeável, de uma área com alta concentração de moléculas de solvente para uma área de baixa concentração. Nos sistemas vivos o principal solvente é a água. A membrana plasmática é mais permeável à água que a maioria das outras moléculas pequenas, íons e macromoléculas. Essa permeabilidade ocorre devido a difusão simples da água que ocorre através da membrana plasmática e a presença de canais proteicos (aquaporinas) na membrana.

Bibliografia:
Alberts et. al. (2008), Molecular Biology of the cell, 5th. Edition
Alberts et. Al. (2011), Fundamentos da Biologia Celular, 3ª edição
Carvalho HF & Recco-Pimentel (2013), A célula, 3ª. Edição

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/citologia/transporte-passivo/

Planejativo

  • Meu perfil
    Como é denominado a passagem de substâncias pela membrana plasmática com o auxílio de proteínas transportadoras mas sem o gasto de energia?
  1. Membrana plasmática: Transporte passivo e transporte ativo
  2. Questões
  3. Resolver questão

Crie um plano de estudos grátis no Planejativo e mande bem no ENEM 2023!

Resolução

A resolução para esta questão ainda não está disponível, mas você pode tirar suas dúvidas nos comentários.

Requisitar/Sugerir resolução

Resolução requisitada/sugerida com sucesso!
Sua contribuição será de grande importância para a nossa melhoria contínua. Obrigado! :)

Sugerir correção (opcional)

Estatísticas

Índice de acertos

Alternativas mais respondidas

Motivos de erros

Reportar erro

Erro reportado com sucesso!
Sua contribuição será de grande importância para a nossa melhoria contínua. Obrigado! :)

O que está errado?

Reportar questão

A difusão facilitada é um tipo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular, que conta com o auxílio de proteínas.

Ocorre sem gasto de ATP.

As membranas celulares são estruturas dinâmicas, fluidas e constituídas de uma bicamada lipídica. Elas controlam a entrada e saída de substâncias da célula.

Permitem a entrada de água, gás oxigênio, alimento e promovem a saída de gás carbônico e excreções.

Passagem de substâncias através da Membrana

As substâncias podem atravessar a membrana de duas formas:

Transporte Passivo: Sem gasto de ATP.

O fluxo do soluto segue o seu gradiente de concentração, do mais concentrado para o menos concentrado. Ou seja, a favor do gradiente de concentração.

Exemplo: Difusão Simples, Osmose e Difusão Facilitada

Transporte Ativo: Com gasto de ATP.

O fluxo do soluto através da membrana plasmática é contra o gradiente de concentração.

Exemplo: Bomba de Sódio e Potássio.

Saiba mais sobre o Transporte Ativo.

O Mecanismo de Difusão Facilitada

A difusão facilitada é a passagem, através da membrana, de substâncias que não se dissolvem em lipídios, ajudadas pelas proteínas que permeiam a bicamada lipídica. Ocorre sem gasto de ATP.

Essas proteínas são chamadas de Permeases, que atuam como carreador de substâncias.

As permeases capturam as moléculas e facilitam sua entrada na célula. Daí o nome Difusão Facilitada.

Como é denominado a passagem de substâncias pela membrana plasmática com o auxílio de proteínas transportadoras mas sem o gasto de energia?
A membrana celular e a presença de uma permease realizando difusão facilitada

Por difusão simples, as substâncias demorariam muito tempo para atravessar a membrana celular e igualar suas concentrações.

A difusão facilitada é utilizada para transportar substâncias que, apesar de seguirem seu gradiente de concentração, são naturalmente impermeáveis à membrana.

Nas células humanas existe abundância de permeases que transportam glicose.

Saiba mais sobre a Permeabilidade Seletiva da Membrana Plasmática.

Difusão Facilitada e Osmose

A osmose é um tipo particular de difusão, na qual o constituinte da solução que se difunde é a água.

A osmose e a difusão facilitada são consideradas transporte passivo, no qual não há gasto de energia.

Ambas ocorrem a favor de um gradiente de concentração, ou seja, do meio mais concentrado para o menos concentrado.

Difusão simples e Difusão facilitada

A difusão simples ocorre devido a tendência natural das moléculas ou íons de se dispersarem no ambiente disponível. Porém, na difusão simples não há o auxílio das permeases, como ocorre na difusão facilitada.

As duas formas de difusão são consideradas transporte passivo.

Como é denominado a passagem de substâncias pela membrana plasmática com o auxílio de proteínas transportadoras mas sem o gasto de energia?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Como é denominada a passagem de substâncias pela membrana plasmática com auxílio de proteínas transportadoras mas sem gasto de energia?

A difusão facilitada é o transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, sem gasto de energia metabólica da célula, permitindo a passagem de substratos (moléculas ou íons) de um meio mais concentrado para um menos concentrado, através da específica mediação de proteínas transportadoras, enzimas carreadoras ...

Qual o nome do transporte em que as moléculas utilizam proteínas transportadoras para atravessar a membrana?

Na difusão facilitada, as moléculas difundem-se através da membrana plasmática com o auxílio de proteínas da membrana, tais como os canais e as proteínas carreadoras. O gradiente de concentração dessas moléculas existe, portanto elas têm o potencial para se difundir para dentro (ou para fora) da célula.

Qual é a denominação da passagem de substâncias através da membrana plasmática?

O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia.

Quais são os tipos de transporte através da membrana plasmática?

Confira os tipos de transportes que acontecem pela membrana celular:.
Difusão simples. ... .
Osmose. ... .
Difusão facilitada. ... .
Transporte ativo..