Como e a distribuição espacial da população brasileira?

Sobre a publicação - 2010 Distribuição Espacial da População Segundo Cor ou Raça – Pretos e Pardos - 1:5 000 000

O mapa retrata a distribuição espacial da população preta e parda no Brasil segundo o Censo demográfico de 2010.

Não é mais necessário passar pela página do Grupo Ubique para acessar a Ubwiki. Crie uma senha abaixo.

Porque você já criou uma senha, não é mais necessário passar pela página do Grupo Ubique para acessar a Ubwiki. Insira sua senha abaixo.

Senha incorreta. Trata-se da senha que você criou na Ubwiki, não da sua senha na página do Grupo Ubique.

Para acessar ou criar uma conta, insira seu email abaixo. Esqueceu sua senha?

Senha correta. No entanto, antes que essa conta possa ser acessada com a nova senha, será necessário seguir o link enviado ao seu email.

Senha incorreta.

Não existe conta registrada para este email. Continue para criar uma conta.

Para acessar a Ubwiki diretamente e criar uma nova senha, você precisará, uma última vez, passar pela página do Grupo Ubique. Alternativamente, você pode escolher a opção "Esqueceu sua senha?" e receber uma nova senha por email.

Seu email

Sua senha

Confirme sua senha

Entenda como ocorre a distribuição da população brasileira ao longo do território nacional, com dados, informações e mapas.

Como e a distribuição espacial da população brasileira?

A população brasileira não se distribui igualmente por todo o território

Há muita gente no Brasil! Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE –, a população do Brasil está estimada, para 2014, em mais de 202 milhões de pessoas. Mas como o nosso país possui uma área territorial de 8,5 milhões de km², significa que nós temos uma média de mais ou menos 27 pessoas para cada quilômetro quadrado, ou seja, tem espaço para todo mundo!

O grande problema é que a população brasileira distribui-se irregularmente pelo nosso território. E o que isso quer dizer? Isso significa que algumas regiões concentram mais pessoas, enquanto em outras há mais espaço sobrando, até porque precisamos de lugares em que a natureza esteja mais preservada, livre de cidades, grandes fazendas e outras atividades humanas.

Se observarmos o mapa a seguir, podemos notar como ocorre a distribuição da população brasileira:

Como e a distribuição espacial da população brasileira?

Mapa da distribuição da população brasileira pelo território ¹

Como podemos ver, a distribuição da população brasileira é muito limitada às zonas litorâneas do país. Isso se deve a motivos históricos e geográficos, que vêm desde os tempos de colonização até os períodos posteriores. Por exemplo: a grande concentração econômica e política do Brasil no Sudeste brasileiro, sobretudo nos séculos XVIII e XIX, fez com que a maior parte dos habitantes do país se concentrasse nessa região.

Em números gerais, a distribuição da população brasileira efetua-se da seguinte forma, de acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010:

Sudeste: como já dissemos, é a região mais populosa do Brasil, com mais de 80 milhões de habitantes, com 42% da população brasileira e 87 habitantes para cada quilômetro quadrado. É muita gente no mesmo lugar! Para se ter uma ideia, se consideramos a cidade de São Paulo e a sua região metropolitana, temos mais habitantes (19 milhões) do que o Centro-Oeste inteiro!

Nordeste: é a segunda região mais populosa, com quase 54 milhões de pessoas e 27,7% da população do nosso país. Ao todo, são mais de 34 pessoas para cada quilômetro quadrado.

Sul: a terceira região mais populosa do Brasil, com 27 milhões de habitantes. Como a sua área é menor entre as regiões brasileiras, a sua densidade populacional (habitantes por quilômetro quadrado) é de 47,8 hab/km².

Norte: é a quarta mais populosa, ganhando somente do Centro-Oeste brasileiro. Sua população é de 16 milhões de pessoas, mas podemos dizer que essa é a região mais “vazia” do país, pois é a maior e apresenta muito espaço sobrando... Ao todo, sua densidade demográfica é de quatro habitantes para cada quilômetro!

Centro-Oeste: é a última colocada e possui 14,5 milhões de pessoas, com uma densidade demográfica de 8,6 hab/km². Mesmo assim, temos grandes cidades nessa região, sendo Brasília e Goiânia as maiores delas.

_______________________

¹ Fonte do mapa: Archella & Thréry, 2008 / Wikimedia Commons


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Como e a distribuição espacial da população brasileira?

Fica na região Sudeste do país a maior parcela da população brasileira. Essa área abriga 89.632.912 habitantes ou 42% do total de pessoas que vivem no país. O Nordeste é a segunda região mais populosa do Brasil, onde estão 27% dos habitantes do país, o que corresponde a 57.667.842 pessoas.

Como e a distribuição espacial da população?

A distribuição espacial da população está baseada em diversos fatores – ambientais, econômicos, sociais e culturais. Em tempos de distâncias encurtadas por densas redes de transportes e comunicações, cabe questionar o papel da mobilidade.

Quanto à distribuição espacial da população no Brasil e correto afirmar que?

A distribuição populacional no território brasileiro é bastante homogênea, havendo apenas alguma concentração da população em determinadas regiões, como no litoral e no Nordeste. Entre os municípios brasileiros, o Rio de Janeiro é o mais populoso com cerca 6,2 milhões de pessoas.

Que fatores influenciam a distribuição espacial da população brasileira?

Por isso, os principais fatores que alteram o tamanho de uma população são: a natalidade, mortalidade e deslocamento. A população brasileira destaca-se pela sua complexidade de formação e ocupação. Um país miscigenado, populoso e pouco povoado.