Como as atividades industriais contribuem para as mudanças climáticas?

Sabemos que reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera é o caminho para uma verdadeira mudança climática. Mas o que e quem vem a ser o principal poluidor da nossa atmosfera?

Segundo um relatório do CNN Climate Change Forum, os três principais emissores de CO2 vem das cidades, seus carros e prédios: é a gasolina que queimamos para o transporte, atividades industriais para construção de edifícios (fábricas de cimento, por exemplo) e termoelétricas para gerar energia para nossas casas.

Mudança Climática x Construção Civil

A construção civil emite 36% do uso de energia global e 39% de emissão de CO2 anualmente, de acordo com pesquisa do Bureau de Sustentabilidade das Nações Unidas. Nos Estados Unidos, prédios residenciais e comerciais somam 40% do consumo de energia do país!

São números muito altos em tempos de preocupação climática urgente, onde dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), mostram que o nível de gás carbônico na atmosfera da Terra cresceu pelo sétimo ano consecutivo.

E mais… um relatório publicado pelo Centro Nacional de Descoberta do Clima da Austrália prevê ainda que as mudanças climáticas podem levar o colapso da humanidade até 2050, extinguindo cidades, animais e espécies de plantas.

Como ocorrem essas emissões?

As emissões de gás dos prédios ocorrem de duas maneiras: A primeira é o uso de energia no dia-a-dia que vem do aquecimento, eletricidade, resfriamento (aquecedor, luz elétrica, geladeira). Segundo é a geração de materiais de construção, seu transporte para o local da obra e o atual processo de construção (só esse processo ultrapassado e engessado consome 1/4 da emissão total de CO2 do ciclo de vida de um edifício).

Infelizmente essas emissões tem crescido anualmente na faixa de 1,5%, o número de m2 de construção tem aumentado 2,3% anualmente e as emissões de CO2 pela construção civil tem expectativa de dobrar até 2050, se medidas urgentes não forem tomadas

E como essas emissões podem ser reduzidas?

A descarbonização ou a tentativa eliminar a emissão de CO2 na indústria da construção pode ocorrer de várias maneiras.

O primeiro e mais simples passo vem através da eficiência energética, utilizando técnicas simples que diminuam o calor ou o frio. O segundo é substituir combustíveis fósseis, como o petróleo, por outros tipos de energia. O terceiro é a compensação de carbono através de edifícios eficientes.

Um edifício eficiente poderia ser uma estrutura totalmente nova ou poderia ser gerado através de um retrofit de um prédio antigo com mudanças nos sistemas de aquecimento, energia e refrigeração.

Alguns setores da arquitetura e da indústria da construção tem adotado certificações verdes como a LEED, Energy Star, Passive House, mas com a urgência do problema, seriam essas soluções suficientes?

Como as cidades precisam se envolver no problema

Essas soluções isoladas, infelizmente, não seriam suficientes para resolver o problema até 20150. Precisamos de mais: políticas governamentais locais, estaduais e federais, num conjunto de estratégias de massa para gerar uma verdadeira mudança de hábitos.

Vamos precisar repensar como vivemos, trabalhos, nos deslocamos e como planejamos tudo o que está a nossa volta. Construir com densidades maiores, diminuindo grandes deslocamentos, privilegiar o uso de bicicletas, proibir carros, exigir materiais e alimentos sustentáveis…

Arquitetos tem um enorme papel nessa revolução. Precisam abraçar de vez a sustentabilidade, reconhecendo que a mudança climática precisa de ações urgentes que demandam mais do que escolher um piso ecológico num projeto.

A real mudança climática vai muito além dos edifícios, ela deve ser social e humana.

Como as atividades industriais contribuem para as mudanças climáticas?

Como o homem contribui para as mudanças climáticas?

Entre as principais atividades humanas que causam o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas, a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia, atividades industriais e transportes; conversão do uso do solo; agropecuária; descarte de ...

Quais são as principais causas das mudanças climáticas?

A mudança climática é causada por fatores como bióticos processos, variações na radiação solar recebida pela Terra, as placas tectônicas e erupções vulcânicas .

Como as mudanças climáticas estão afetando o dia a dia das pessoas?

Escassez de água potável, aumento das inundações e do nível do mar, além da insegurança alimentar, serão consequências das mudanças climáticas. ... Extinção de várias espécies, derretimento das geleiras e aumento do nível do mar são apenas algumas das consequências desencadeadas pelo aumento da temperatura global.

Qual a influência do ser humano sobre o clima?

Desde a revolução industrial, a ação do homem vem aumentando a concentração e gás carbônico na atmosfera, o que favorece o aumento da temperatura da terra através do efeito estufa (embora que ele não seja o principal gás causador do mesmo).

Por que o homem é o maior responsável pelo aquecimento global?

"As mudanças climáticas já são um fenômeno real, inequívoco, com responsabilidade direta do homem, em razão da grande emissão de CO2 (carbono) - potencializada a partir da Revolução Industrial". ... Aspecto, por sinal, destacado por ele como "uma forma de reduzir a emissão de carbono, sem o deslocamento de avião".

Como as atividades humanas estão modificando a atmosfera e alterando o clima do planeta?

A partir da Revolução Industrial o homem passou a usar os combustíveis fósseis mais intensamente, causando poluição e emissão de diversos gases de efeito estufa à atmosfera. O excesso desses gases provocou o aumento das temperaturas médias da Terra, acentuando as alterações climáticas em todo o planeta.

Quais os tipos de mudanças climáticas?

As mudanças climáticas estão relacionadas às alterações do clima em nível global, ou seja, em todo o planeta e podem ser causadas tanto por alterações naturais (glaciações, mudanças na órbita terrestre, etc), como pela ação humana.

Quais as mudanças climáticas?

Uma das principais causas das mudanças climáticas é o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera. A superfície da Terra recebe constantemente radiação solar. ... O aumento da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, por meio das atividades industriais, por exemplo, é responsável pelo aquecimento global.

Como as mudanças climáticas podem afetar a produção de alimentos e a saúde humana?

Segundo um relatório da OMS: "Um clima mais quente e mais variável ameaça provocar a elevação da concentração de alguns poluentes no ar, o aumento da transmissão de doenças por água impura e por alimentos contaminados, o comprometimento da produção agrícola em alguns dos países menos desenvolvidos e o aumento dos ...

Quem são os responsáveis pelas mudanças climáticas?

  • Para 378 cientistas membros da National Academy of Sciences (Estados Unidos), os seres humanos são responsáveis pelas mudanças climáticas. Em 2016, eles publicaram uma carta aberta na qual dizem o seguinte: “A mudança climática causada pelo homem não é crença, farsa ou conspiração. É uma realidade física […]

Quais são as consequências da mudança climática?

  • Mudanças climáticas, como o próprio termo indica, referem-se a mudanças no clima que estão ocorrendo em todo o planeta e que apresentam efeitos que já podem ser vistos em várias de suas partes. Extinção de várias espécies, derretimento das geleiras e aumento do nível do mar são apenas algumas das consequências desencadeadas pelo aumento da ...

Quem já ouviu falar de mudanças climáticas?

  • Se você tem o costume de acompanhar notícias ou ainda está na escola, provavelmente já ouviu falar de termos como mudanças climáticas, aquecimento global e efeito estufa. Tais questões ambientais já causam impactos no meio ambiente e, no futuro, podem provocar catástrofes com potencial para acabar com a vida na Terra como conhecemos.

Será que as atividades humanas são responsáveis pela mudança climática?

  • As atividades humanas seriam portanto as principais, e possivelmente as únicas, responsáveis pela mudança climática. Quase seguramente? Os mais de 800 autores do "grupo de trabalho 1" (Working group I) do IPCC chegaram a dar um número que representa a probabilidade de que a atividade humana seja responsável pelo aquecimento global: 95%.

Quais atividades industriais contribuem para as mudanças climáticas?

Entre as principais atividades humanas que causam o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas, a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia, atividades industriais e transportes; conversão do uso do solo; agropecuária; descarte de ...

Como a indústria contribui para o aquecimento global?

Além disso, esse aumento é intensificado pela ação das indústrias, que lançam seus produtos e outros gases, como gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio, na atmosfera. Com o advento do desmatamento e das queimadas, o efeito estufa aumentou substancialmente.

Qual a relação entre as revoluções industriais e as mudanças climáticas?

A partir do final do século 18 (Revolução Industrial) e na segunda metade do século 20, houve uma expansão da produção industrial, o que gerou um grande aumento de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Existem fortes indícios de que o clima está de fato mudando.

Quais são os principais impactos de mudanças climáticas na empresa?

Riscos Físicos Os extremos climáticos influenciam plantações, que por sua vez são matéria-prima de grande parte das indústrias, por exemplo. O fornecimento de água e energia sofrerão mudanças significativas no próximo ano. Além disso, o risco social envolvido também é grande.