Como as angiospermas conquistaram o ambiente terrestre?

8. As angiospermas, as verdadeiras plantas superiores

Características Gerais 

Como as angiospermas conquistaram o ambiente terrestre?

As angiospermas conquistaram o meio terrestre, são os vegetais mais adaptados a este ambiente, e constituem um grupo de muito diversificado.

São caracterizadas pela produção de frutos, por isso que é o grupo de vegetais mais utilizados na alimentação do homem.

Geralmente são autótrofas e realizam a fotossíntese, e não dependem de água para a fecundação.

O órgão reprodutor das angiospermas é a flor. O esporofilo tem uma estrutura organizada em raiz, caule, folhas e produz as flores, sementes e frutos.

Os gametófitos são simples e dependentes dos esporofilos, se desenvolvem dentro da flor e são dióicos.
A produção de anterídios e arquegônios é ausente nestes vegetais.

As plantas são organismos que se originaram de algas verdes (Reino Protista), sendo a semelhança entre as suas clorofilas (a e b) o fator indicativo disso. Entretanto, se pararmos para pensar um pouco, vamos ver que as algas representam um grupo eminentemente aquático, enquanto as plantas, de modo geral, estão mais bem representadas no meio terrestre.

Ou seja, em um dado momento, houve uma transição do meio aquático para o terrestre, levando a inúmeras adaptações por parte dos vegetais. Um fator óbvio associado a essa passagem é a menor disponibilidade de água no meio terrestre. Em razão disso, foram selecionados mecanismos para evitar a perda de água entre as plantas, como a cutícula de cera que envolve principalmente as folhas, tornando-as impermeáveis, e os estômatos, estruturas responsáveis pelo controle de entrada e saída de gases e de água pelas folhas.

Outras estruturas importantes são as raízes - para a ancoragem e a absorção de água e nutrientes do solo - e o caule - para a sustentação (antes provida pela água, mais densa, na qual as algas estão imersas).

Na reprodução, também temos agora meios que independem da água para o "trânsito" dos gametas, associado a um sistema de dispersão por meio de sementes.

Na classificação dos vegetais, observamos a influência dessa transição: as briófitas (musgos) se separam dos outros grupos em razão da ausência de um sistema condutor de água, motivo pelo qual têm seu tamanho limitado a poucos centímetros.

As pteridófitas (samambaias) possuem vasos, mas ainda não produzem flores nem sementes, limitando sua dispersão.

As gimnospermas (pinheiros) possuem vasos, flores e sementes, mas não desenvolvem frutos para a proteção das sementes, reduzindo seu sucesso reprodutivo e dispersão se comparadas às angiospermas (com frutos).

E agora, você seria capaz de aprofundar a classificação das angiospermas?

Matemática


As angiospermas conquistaram definitivamente o ambiente terrestre graças ao seu grau de complexidade, diversidade e distribuição geográfica.

É o mais numeroso grupo de plantas atuais, variando de gramíneas a enormes árvores. Existem cerca de 235.000 espécies descritas e habitam todos os tipos de ambientes.

A principal característica deste grupo é a presença do fruto e das flores. A flor contém os óvulos e podem estar agrupadas em inflorescências ou estar solitárias. As flores possuem estruturas para atrair polinizadores como lindas pétalas coloridas.

Como as angiospermas conquistaram o ambiente terrestre?

Fruto

Grupos de angiospermas

Monocotiledôneas: nesta classe estão cerca de 65.000 espécies como gramíneas, palmeiras e orquídeas. As plantas deste grupo possuem raiz fasciculada e as nervuras das folhas são paralelas. A semente possui apenas um cotilédone. Normalmente o ciclo de vida é curto.

Dicotiledôneas: Abrigam cerca de 165.000 espécies. A semente possui dois cotilédones, a raiz pode ser axial ou pivotante. A nervura das folhas é reticulada. As flores são tetrâmeras ou pentâmeras. Normalmente apresentam ciclo de vida longo.

Reprodução

As angiospermas são heterosporadas e o tamanho dos gametófitos é muito reduzido. Não há formação de anterídios e arquegônios.

O pólen é levado até o estigma da flor. Ali ele germina e produz o tubo polínico até o gametófito feminino. Os gametas masculinos são aflagelados. O óvulo fecundado vai desenvolver uma semente, envolta pelo ovário, que se desenvolve em fruto.

Os processos de formação do megagametófito e dos núcleos polares são chamados de megaesporogênese e megagametogênese.

Normalmente as angiospermas fazem fecundação cruzada, porém algumas se reproduzem por autopolinização.
www.infoescola.com


- Vegetais Evolução E Adpatação Das Plantas à Vida Na Terra Cristina Faganelli Braun Seixas
Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro BarrosoColégio Estadual Dinah Gonçalvesemail [email protected]          www.ensinodematemtica.blogspot.com.brwww.accbarrosogestar.blogspot.com.br WWW.profantoniocarneiro.com...

- O Pistilo ,raiz E Pseudofruto
O pistilo é formado por uma ou mais folhas modificadas, que se fundem dando origem a uma porção basal dilatada, denominada ovário, e uma porção alongada, denominada estilete, cujo ápice é o estigma. Nas angiospermas os óvulos possuem dois...

- Angiospermas
Professor de Matemática Antonio Carlos Carneiro BarrosoColégio Estadual Dinah Gonçalvesemail [email protected] HTTP://ensinodematemtica.blogspot.comhttp://accbarrosogestar.blogspot.com.br  WWW.profantoniocarneiro.comAs angiospermas...

- Nova Classificação Das Angiospermas
Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro BarrosoColégio Estadual Dinah Gonçalvesemail [email protected]          www.ensinodematemtica.blogspot.com.brwww.accbarrosogestar.blogspot.com.br WWW.profantoniocarneiro.com...

- Gimnospermas
A grande evolução neste grupo de plantas foi o surgimento da semente. As sementes destas plantas não estão protegidas pelo fruto, como nas angiospermas, porém a semente garante enorme proteção e alimentação ao embrião. O grupo das gimnospermas...

Matemática

.

Como as gimnospermas conquistaram o ambiente terrestre?

O desenvolvimento das sementes e do grão de pólen foi uma grande conquista evolutiva das gimnospermas. Esse fato fez com que as plantas dominassem definitivamente o ambiente terrestre, pois ficaram independentes da água para a fecundação.

Qual é a conquista evolutiva das angiospermas?

Flores e frutos: aquisições evolutivas As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.

O que se deve o sucesso das angiospermas no meio ambiente?

Importância das angiospermas A principal razão para isso é seu sucesso no ambiente terrestre, com alta difusão nos mais diversos tipos de ambientes. Isso se deve, principalmente, à polinização. Com o surgimento de flores e frutos, esse processo se tornou muito mais eficiente.

O que leva o sucesso das gimnospermas e angiospermas no ambiente terrestre?

a) Adaptações ao ambiente terrestre que resultaram no grande sucesso das gimnospermas e das angiospermas: independência da água para se reproduzirem. propagação através de sementes.