Cite três invenções opticas que antecederam a invenção do cinematógrafo dos irmãos Lumière

Successfully reported this slideshow.

Your SlideShare is downloading. ×

Cite três invenções opticas que antecederam a invenção do cinematógrafo dos irmãos Lumière

Cite três invenções opticas que antecederam a invenção do cinematógrafo dos irmãos Lumière

Cite três invenções opticas que antecederam a invenção do cinematógrafo dos irmãos Lumière
Cite três invenções opticas que antecederam a invenção do cinematógrafo dos irmãos Lumière

Cite três invenções opticas que antecederam a invenção do cinematógrafo dos irmãos Lumière
Cite três invenções opticas que antecederam a invenção do cinematógrafo dos irmãos Lumière

  1. 1. Cinema e o registro do movimento
  2. 2. C O M O E R A P R O D U Z I R U M F I L M E S E M O S R E C U R S O S A T U A I S ? V O C Ê S A B E C O M O S U R G I U O C I N E M A ?
  3. 3. E m b u s c a d a i m a g e m m o v i m e n t o • O século XIX foi uma época de novidades em vários setores da sociedade. • O crescimento industrial trazia o uso das máquinas para a produção veloz e em larga escala de bens de consumo. • A invenção do cinema veio na direção dessas transformações , com algumas criações anteriores, as quais ajudaram a chegar ao resultado divulgado pelos irmãos Lumière. Fúsil fotográfico - Étienne-Jules Marey Zoopraxiscópio - Muybridge
  4. 4. F E N A C I S T O S C Ó P I O • Inventado pelo físico belga Joseph Plateau (1801-1883). • Dispositivo para criar ilusão de movimento. • Consiste em vários desenhos de um mesmo objeto, em posições ligeiramente diferentes, distribuídos por uma placa circular lisa. Quando essa placa gira em frente outro disco, cria-se a ilusão de uma imagem em movimento.
  5. 5. C I N E T O S C Ó P I O • Criado em 1889, por Thomas Edison (1847-1931) e seu assistente William Dickson (1860-1935). • Consistia em uma grande caixa com um sistema de engrenagens, que permitia a reprodução interna de uma produção cinematográfica. • Somente era possível uma pessoa por vez assistir às imagens no cinetoscópio.
  6. 6. I R M Ã O S L U M I È R E • Os irmãos Auguste Marie Lumière e Louis Nicholas Lumièr, eram filhos de um fabricante de materiais fotográficos, cuja fábrica estava localizada na cidade Lyon, França. • Eles pesquisaram e aperfeiçoaram as primeiras câmaras fotográficas contribuindo para o surgimento da fotografia colorida. • Em 1895 apresentaram publicamente os produtos de seu invento ao qual chamaram de cinematógrafo.
  7. 7. C I N E M AT Ó G R A F O
  8. 8. O r i g e m d a p a l a v r a C I N E M A "CINEMA" é a abreviação de CINEMATÓGRAFO. "Cine" "Ágrafo" Assim, temos o movimento gravado movimento gravar
  9. 9. P R I M E I R A E X I B I Ç Ã O C I N E M AT O G R Á F I C A • Os irmãos Lumière, através do cinematógrafo, começaram a realizar seus primeiros filmes que consistiam em captar imagens com o aparelho parado. • Em 28 de dezembro de 1895, em Paris, no "Grand Café", foi realizada a primeira projeção cinematográfica. • Foram projetados dez filmes de curta duração como: "A chegada do trem à estação de La Ciotat" e "A saída dos operários da fábrica".
  10. 10. G E O R G E M É L L È S • Méllès foi a mostra do cinematógrafo e se interessou em comprar o equipamento para produzir seus próprios filmes mas, os irmãos Lumiérè, não tinha interesse em vender. • Um inovador no uso de efeitos especiais, popularizou técnicas como o stop- motion e foi um dos primeiros cineastas a usar exposições múltiplas, a câmera rápida, as dissoluções de imagem e o filme colorido.
  11. 11. L E V O YA G E D A N S L A L U N E • “A viagem a lua” é um filme francês (1902), é baseado nos romances populares: “Da Terra à Lua”, de Julio Verne, e “Os Primeiros Homens na Lua”, de H. G. Wells. • Uma ficção cientifica com 14 minutos de duração. • Roteiro e direção de Georges Méliès, com assistência de seu irmão Gaston Méliès.
  12. 12. Em 1900 as salas de cinema lotavam pela grande popularidade que havia alcançado. Até 1927, os filmes eram mudos e na maioria das vezes, haviam músicos tocando ao vivo com efeitos sonoros produzidos na hora ou comentários feito por um narrador. No curto período de 30 anos, foram criados diversos estilos e formas importantes de se fazer cinema, sendo referencia até hoje para os cineastas.
  13. 13. O Q U E É A N I M A Ç Ã O ? ? • A animação é a arte e a ciência de trabalhar com as imagens de modo que elas pareçam se mover. • Existem dois tipos de animação: • Feita por computador, chamada computação gráfica. • Feita na forma tradicional, equipes de artistas criam a animação por meio de desenhos feitos um a um. (Frame)
  14. 14. • Frame ou fotograma: é cada uma das imagens fotográficas estáticas captadas pelo equipamento de filmagem, nas quais, projetadas em uma certa velocidade, produzem a ilusão de movimento aos olhos humanos
  15. 15. E X E M P L O • Animação da corrida de um cavalo feita com 16 quadros, pelo pioneiro Eadweard Muybridge que estudava o ser humano em movimento.
  16. 16. • Alumas inovações foram importantes para influenciar a chegada do cinema. H I S T Ó R I A D A A N I M A Ç Ã O
  17. 17. F L I P B O O K O U F O L I O S C Ó P I O
  18. 18. T A U M A T R Ó P I O W I L L I A M F I T T O N
  19. 19. F E N A Q U I S T O S C Ó P I O j o s e p h p l a t e a u
  20. 20. Z O O T R O P O William George Horner
  21. 21. PA X I N O S C Ó P I O Inventado em 1834, foi considerado um dos primeiros desenhos animados da história Émile Reunaud
  22. 22. I N V E N Ç Ã O D O S F I L M E S • Os filmes usavam a técnica de projeção parecida do Paxinoscópio • Na primeira década do século XX, o Japão e a Argentina começaram a testar a animação. • Em 1908, o francês Émile Cohl faz o primeiro filme de animação chamado “FANTASMAGORIE”, produzido em STOP MOTION, modelo seguido nos anos seguintes.
  23. 23. H T T P S : / / Y O U T U . B E / N Y T Y N Z U D 3 H Q
  24. 24. WA LT D I S N E Y Em 1937 a Walt Disney lançou o primeiro longa metragem de animação da história com “Branca de Neve e os sete anões”. A produção surpreendeu a todos por ter um movimento fluido e natural dos personagens ao usar a técnica do ROTOSCÓPIO.
  25. 25. R O T O S C Ó P I O • É uma técnica que as cenas eram filmadas com pessoas, projetadas em um equipamento e desenhava por cima, quadro a quadro.
  26. 26. A N I M A Ç Ã O N O B R A S I L E N O M U N D O
  27. 27. S T U D I O G H I B L I • Localizado no Japão, é um dos maiores estúdios de animação. • Usou a palavra italiana ghibli, para descrever um vento no deserto, simbolizando um novo vento da indústria do anime. • Com enredos profundos e imagens cheia de beleza e fantasia, “A viagem de Chihiro de 2001, foi o primeiro filme de língua não inglesa a ganhar o Oscar de melhor filme animação.
  28. 28. H I S T Ó R I A D A A N I M A Ç Ã O
  29. 29. TA R E FA D E C A S A •Ler: págs. 356 a 361. •Resolver: pág. 362
  30. 30. O B R I G A D A !
  31. 31. C O R R E Ç Ã O TA R E FA D E C A S A 01 - Qual era a função do fenacistoscópio? • O fenacistoscópio tinha como função criar a ilusão do movimento. O princípio da persistência da visão era pensado para o entretenimento e aperfeiçoamento das técnicas para a animação do desenho e da fotografia. 02 - Qual é a importância das invenções que antecederam a criação do cinematógrafo? • Os inventos serviram para a evolução da captação da imagem-som, resultando na criação do cinematógrafo.
  32. 32. 03 - Na atualidade, a fotografia do movimento ganhou quais transformações? • Recursos da câmera fotográfica e de aplicativos de celular permitem pensar novas formas de criar a sensação do movimento. O que George Méliès representou para a história do cinema? • George Méliès inovou a maneira de contar histórias ao inserir a ficção como gênero cinematográfico, além de técnicas de produção e montagem. 04 - Você já sabia algo sobre a primeira sessão de cinema? O que achou da reação das pessoas? Resposta pessoal. 05 - O que você mais gostou de aprender neste capítulo? Por quê? Resposta pessoal.
  33. 33. R E F E R Ê N C I A S • MODULO SEB 2020, CAPITULO 6: CINEMA • https://prezi.com/bqonozp_50jc/a-evolucao-do-cinema/ • https://www.slideshare.net/sthefaniafauro/evoluo-do-cinema-65571369 • https://pt.slideshare.net/ManuellaNascimento1/web-art-vdeo-arte-e-museus-de- arte-modernacontempornea • https://pt.slideshare.net/MauricioMalletDuprat/historia-do-cinema-parte-1 • https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/origem-cinema.htm • https://www.todamateria.com.br/historia-da-fotografia/ • https://poeira.com.br/como-fazer-um-taumatropio/ • https://slideplayer.com.br/slide/2910507/ • http://www.dicta.com.br/george-melies-magico-do-cinema/ • https://www.portalsaofrancisco.com.br/arte/cinema-mudo • https://www.infoescola.com/desenho/historia-da- animacao/#:~:text=O%20franc%C3%AAs%20%C3%89mile%20Reynaud%2C%20i nventor,Gr%C3%A9vin%2C%20em%20Paris%2C%20no%20dia • https://slideplayer.com.br/slide/11714874/ • https://poeira.com.br/como-fazer-um-folioscopio-simples/

  • A captura da “imagem-movimento” foi possível a partir de 1889 com a criação do cinetoscópio por Thomas Edison e seu assistente William Dickson. Esse invento e os modelos que o sucederam na década seguinte contribuíram para o desenvolvimento do cinema tal como o compreendemos hoje, ou seja, a arte cinematográfica.
  • ...Um dos fenômenos tecnológicos mais impressionantes de nossa história é a capacidade de captação (ou captura) da “imagem-movimento”, isto é, da apreensão de imagens dinâmicas da realidade, e não estáticas, como é o caso da fotografia.
  • https://www.youtube.com/watch?v=H5gYSlUZRDo
  • Vem do grego
    Sufixo
  • Visto hoje, mais de cem anos depois de sua primeira exibição, o filme dos Lumière pode nos parecer bastante ingênuo, mas durante aquela exibição, houve quem saltasse espantado da cadeira, temendo que o trem invadisse a sala de cinema improvisada.
  • Considerado o pai do cinema , mesmo que os irmão lumiere tenham sido os percussores da tecnologia, pois Méliés foi o primeiro a explora-lo intensamente, como expressão artística, pensando e diversos efeitos especiais, usados até hoje,
  • que conta uma história de um professor, presidente de um clube de astronomia, onde propõe aos membros uma expedição a lua. O veiculo espacial projetado pelo professor é alcançado por meio de um canhão e atinge a lua em um de seus olhos, se tornando uma cena icônica para a historia do cinema.

    Sua linguagem cinematográfica vinha da sua experiencia como ilusionista no teatro: as filmagens eram sempre com a câmera parada de frente para o cenário, como se fosse filmagem para uma peça teatral. O recurso de mover a camera seguindo ação da cena, foi desenvolvido ao longo do tempo, por outroscineastas.

    por muito tempo acreditava-se que seu arquivo Original estava perdido, porém no inicio dos anos 90 um cinéfilo encontrou uma cópia colorida a mão por Méliàs, a mesma continha a obra na integra. Foi então que essa cópia foi restaurada e exibida no Festival de Cannes em 2011.

  • dando origem ao ZOOPRAXISCÓPIO.
    Ao longo dos séculos, a civilização se viu atormentada por questões cruciais. De onde viemos? Para onde vamos? Existe vida inteligente fora da Terra? Existe vida inteligente na Terra? Aparentemente, em meados do século XIX, a questão existencial que mais afligia a sociedade emergente americana era: em algum momento, durante o galope, o cavalo tira as quatro patas do chão ao mesmo tempo? Neste período se questionava se o cavalo ao correr ficava com as 4 patas noa ar.
    Eadweard Muybridge, fotografo conhecido na época foi contratado para desvendar o mistério e em 1877, após inúmeras tentativas e aperfeiçoamentos nas câmeras e mecanismos de disparo, Muybridge conseguiu uma foto flagrando um cavalo com os quatro cascos no ar. Mas as pessoas duvidaram pq era muito comum naquela epoca retocar a imagem fotográfica . Foi então Muybridge alinhou as 24 câmeras lado a lado, a intervalos de cerca de meio metro Ao longo da pista, foram estendidos fios ligados a obturadores elétricos desenvolvidos especialmente para o projeto. Os fios seriam rompidos pela passagem do cavalo, disparando os obturadores em sequência, no mesmo intervalo de tempo.

    O cinema nasceu de várias inovações, desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento utilizando a persistência da visão com invenção de jogos ópticos.

  • Um folioscópio é uma coleção de imagens organizadas sequencialmente, em geral no formato de um livreto para ser folheado dando impressão de movimento, criando uma sequência animada sem a ajuda de uma máquina. Muito popular nos finais do século XIX e início do século XX, sendo ainda fabricados hoje em dia.
  • Historia da animação A historia dos filmes de animação começam com os primeiros momentos do cinema mudo, porém as imagens animadas começam antes com a invenção de diversos brinquedos ópticos, como por exemplo o: Taumatrópio, inventado em 1824 por John Ayrton Paris. este brinquedo ótico é um disco de papelão com uma imagem diferente de cada lado. Ao girar este disco as imagens se combinam formando uma só. Como exemplo, um desenho de um pássaro de um lado e no outro uma gaiola. Ao girar temos a impressão de que o pássaro esta dentro da gaiola.
  • Estes três (traumatropio, zootropo e fenaquistoscópio) foram Equipamentos desenvolvidos para fazer imagens em movimento
  • O Zootropo ou Daedalum descreve-o como sendo um cilindro oco tendo rasgadas nas bordas superiores um certo número de fendas espaçadas regularmente uma das outras. Qualquer desenho colocado no interior dos intervalos situados entre as fendas é visível através das fendas opostas com o efeito de movimento não havendo a necessidade de colar o olho ao aparelho, já que quando gira parece transparente e várias pessoas podem simultaneamente admirar o fenômeno.
  • Uma espécie de tambor que era girado com imagens dentro, pintadas em sequencia, a mao, sobre uma fita transparente que podiam ser projetadas na parede.
    Que duravam até 15 minutos.
    Isso Tres anos antes da primeira projeção de filme dos irmãos Lumiere

    O francês Émile Reynaud, inventor do praxynoscópio, mecanismo que projeta na tela reproduções desenhadas sobre fitas transparentes, foi o responsável pelo primeiro desenho animado, produzido com doze imagens e películas contendo cerca de 500 a 600 imagens, exibido no Musée Grévin, em Paris, no dia 28 de outubro de 1892.

  • O primeiro desenho realizado através de um projetor moderno foi Fantasmagorie, do diretor Émile Courtet, em 1908
    A história de um palhaço feito por palitos, com cenários mórficos e enredo surrealista que se mostrou possível toda a fantasia reproduzida hoje por produtoras como Walt Disney e Pixar.
    O cartunista Émile Cohl rodou imagem por imagem, sendo cada fotograma um desenho completo. Desenhando 700 quadros e filmando cada com um giro de manivela em dois clichês resultou em 1400 fotogramas. Ufa! E em pensar que o filme só tem 1:40 de duração.

  • A produção dos 362.919 frames que compõe o filme foi iniciada em fevereiro de 1936. Toda a produção contou com mais de 750 artistas para a criação de mais de 2 milhões de desenhos e esboços, e também enfrentou grandes dificuldades financeiras
  • Rotoscópio: Até hoje. Mesmo havendo uma evolução da tecnologia com uso de computadores esta técnica continua com o mesmo nome

Qual foi um dos primeiros aparelhos inventados do cinema pelos irmãos Lumière?

Cinematógrafo. Cientes das invenções anteriores e a partir do cinetoscópio, os irmãos Lumière desenvolveram o cinematógrafo, em 1895. Esse aparelho, que é muito importante para a história do cinema, diferentemente dos outros, permitia gravar, copiar e projetar imagens de forma mais prática.

Qual foi a invenção dos irmãos Lumière?

O final do ano de 1895 em Paris foi marcado por um evento que mudaria a história do mundo: no dia 28 de dezembro, no café mais badalado da Cidade Luz, os irmão Lumière organizaram a primeira exibição de um filme e apresentaram uma grande invenção: o cinematógrafo.

Qual o nome dos equipamentos que antecederam o cinema?

O cinema, portanto, teve origem no cinetoscópio, que, todavia, não projetava as imagens em telões. O espectador do cinetoscópio tinha de observar (durante um tempo-limite de 15 minutos) as imagens no interior de uma câmara escura por meio de um orifício em que colocava um dos olhos.

Quais contribuições os irmãos Lumière deram ao cinema?

Os irmãos Lumière desenvolveram também o primeiro processo de fotografia colorida, o autocromo (''autochrome''), a placa fotográfica seca, em 1896, a fotografia em relevo (1920), o cinema em relevo (1935), a chamada ''Cruz de Malta'', um sistema que permite que uma bobina de filme desfile por intermitência.