Cidades pequenas com praia para se morar

Descubra vilarejos cheios de história, vilas praianas encantadoras e muito mais nessa lista com as 10 cidadezinhas mais bonitas do país.

Já pensou em conhecer algumas das cidades pequenas mais bonitas do Brasil? O nosso país é cheio de cidades pequenas e vilarejos lindos de norte a sul. Temos cidades históricas que contam sobre nossa colonização, vilarejos caiçaras que nos conectam com nossas raízes e cidades com influência da imigração.

A gente sabe que viajar é especialmente difícil num momento como esse, ainda mais para pequenas cidades que podem sofrer muito com a falta de estrutura hospitalar durante a pandemia. Mas juntamente com as mais recentes atualizações e recomendações relacionadas ao COVID-19, nós queremos continuar a inspirar você através de conteúdos novos, assim, quando o mundo reabrir suas portas, você estará preparado.

Por isso, te fazemos um convite: que tal viajar com a gente através desse artigo que conta um pouco sobre cada uma dessas 10 cidades pequenas mais bonitas do Brasil?

Cidades históricas mais bonitas do país

Viajar é muitas vezes uma oportunidade para conhecermos mais sobre a história do nosso país, e as cidades abaixo são bem propícias para isso.

Pirenópolis (GO)

Cidades pequenas com praia para se morar
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário em Pirenópolis
Foto: Augusto Miranda / MTUR

Esse município histórico de Goiás teve origem em 1727 com a chegada de garimpeiros em busca de jazidas de ouro. Com a crise devido à exploração do ouro, o crescimento do vilarejo ficou paralisado. Em 1800 veio a retomada da economia através da agricultura e comércio, principalmente com a produção de algodão.

Em 1989, Pirenópolis foi tombada como patrimônio histórico por seu conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico.

Com cerca de 20 mil habitantes, a cidade vem cativando os turistas com seus casarios, janelas e portas coloridas, igrejas antigas, museus, e as diversas cachoeiras da região.

Morretes (PR)

Cidades pequenas com praia para se morar
Centro histórico e Rio Nhundiaquara em Morretes
Foto: Elaine Villatoro / Live More, Travel More

Embora pequena e com pouco mais de 16 mil habitantes, Morretes é a segunda cidade mais visitada do Paraná, ficando atrás apenas da capital Curitiba, que fica a aproximadamente 70km de distância.

Localizada aos pés da Serra do Mar, e a apenas 15km de Antonina, Morretes é uma cidade litorânea bem antiga. Habitada inicialmente por indígenas, passou a ser ocupada por garimpeiros em busca de ouro por volta do ano de 1650, e posteriormente foi fundada pelos jesuítas em 1733.

Em seu centro histórico, às margens do Rio Nhundiaquara, estão diversos casarões coloniais que hoje são restaurantes, bares, cachaçarias, e lojas de artesanato.

Um dos grandes atrativos dessa pequena cidade litorânea é o famoso barreado, prato típico feito de carne cozida em uma panela de barro por quase 20 horas, com um tempero único, servido com farinha e banana.

Guaramiranga (CE)

Cidades pequenas com praia para se morar
Vista aérea de Guaramiranga
Foto: Gentil Barreira/Setur – CE

Você sabia que em pleno nordeste brasileiro é possível encontrar uma cidade serrana e de temperatura amena podendo chegar a 12 graus no inverno?

Guaramiranga fica na região de Maciço de Baturité, a 110km de Fortaleza, em um dos últimos espaços preservados de Mata Atlântica do Ceará. Este é o menor município cearense e com apenas cerca de 5 mil habitantes, é a cidade com o menor povoado da nossa lista.

Conhecida também como “Cidade das Flores” devido ao cultivo de rosas da região, Guaramiranga também faz parte da Rota Verde do Café, um dos incríveis passeios para se fazer a partir de Fortaleza. Os turistas se encantam com seus prédios e igrejas históricas e seus eventos culturais como o Festival de Jazz e Blues que acontece em pleno Carnaval.

Para quem gosta de contato com a natureza, vale a pena visitar o Parque das Trilhas, subir o Pico Alto e aproveitar as cachoeiras da região.

Cidades pequenas com praia e vilarejos mais bonitos do Brasil

Se você gosta mesmo é de vilarejos na praia, ou de cidades históricas beira-mar, as opções a seguir são para você!

Alcântara (MA)

Cidades pequenas com praia para se morar
Ruínas da Igreja de São Matias na Praça da Matriz em Alcântara
Foto: José Panda / @indavoula

Com aproximadamente 20 mil habitantes, Alcântara foi a primeira cidade maranhense tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O município fica a cerca de 1h20 de barco de São Luís, e recebeu esse nome em 1648, mas antes disso já era ocupado por aldeias indígenas. A cidade foi dominada inicialmente pelos franceses e anos depois pelos portugueses que iniciaram o processo de colonização.

Atualmente, Alcântara é como um museu a céu aberto, com ruínas de construções coloniais iniciadas para receber Dom Pedro II – visita que nunca aconteceu.

A cidade litorânea possui um certo clima de interior com suas ruas calmas calçadas de pedra que te levam a lindos casarões coloridos e ruínas.

Para quem gosta de fazer uma imersão pelos lugares onde passa, vale conhecer a Casa do Divino, ou até participar da tradicional Festa do Divino Espírito Santo que acontece no mês de maio.

Paraty (RJ)

Cidades pequenas com praia para se morar
Vista aérea da cidade de Paraty no Rio de Janeiro
Foto: Rogério Cassimiro / MTUR

Paraty aparece com frequência nas listas das cidades pequenas mais bonitas do Brasil, e não é à toa. Com 300 praias, 65 ilhas, 5 unidades de conservação de Mata Atlântica e diversas cachoeiras, essa pequena cidade litorânea oferece muita beleza natural, história e cultura!

Localizada no litoral do Rio de Janeiro na divisa com o litoral paulista, Paraty conta com aproximadamente 40.000 habitantes. A cidade nos faz viajar no passado com seus casarões e igrejas antigas de estilo colonial e é Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Outro ponto positivo da cidade, é que ela nos aproxima de nossa própria cultura através de vivências em quilombos e aldeias indígenas.

Trancoso (BA)

Cidades pequenas com praia para se morar
Igreja de São João no “Quadrado” de Trancoso

Trancoso é um distrito alegre e charmoso com cerca de 11 mil habitantes que faz parte da cidade de Porto Seguro.

O vilarejo baiano ganha os corações dos turistas pelo seu centro histórico chamado “Quadrado”, e por manter sua tradição através das festas de São Sebastião e de São Brás, padroeiros da região.

O Quadrado, tombado pelo IPHAN, é composto pela Igreja de São João que foi construída em 1656, e pelas casinhas coloridas que antigamente eram de pescadores e hoje são lojas de roupas, de artesanato, e restaurantes.

As praias também se destacam: como a Praia dos Nativos, a Praia dos Coqueiros, a Praia do Rio da Barra e a Praia de Taípe.

Jericoacoara (CE)

Cidades pequenas com praia para se morar
Vila de Jericoacoara
Foto: Gustavo Pelizzon / Setur-CE

Essa pequena vila de pescadores no Ceará faz parte do município de Jijoca de Jericoacoara, possui cerca de 20 mil habitantes e está localizada a 300km de Fortaleza.

Parte da famosa Rota das Emoções, Jericoacoara ou “Jeri”, tem se tornado um destino cada vez mais popular não só entre os brasileiros, mas também entre estrangeiros praticantes do kitesurf.

Além do esporte, as principais atrações de Jeri são sua praia principal, que é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Duna do Pôr do Sol, a Pedra Furada e a Árvore da Preguiça. Também é possível fazer passeios para relaxar na rede em uma das lagoas da região como a Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul ou Tatajuba.

O mais legal da vila em si, é aproveitar os restaurantes incríveis, as festas no fim de tarde e a vida noturna nos bares com música ao vivo.

Barra Grande (PI)

Cidades pequenas com praia para se morar
Kitesurfistas em Barra Grande
Foto: Embratur

Numa cidade piauiense com menos de 8 mil habitantes chamada Cajueiro da Praia encontra-se Barra Grande, uma vila de pescadores perfeita para quem curte lugares mais remotos e tranquilos.

Os ventos da região fazem da praia de Barra Grande uma das favoritas entre os praticantes de kitesurf, e por isso, assim como Jeri, atrai turistas do mundo todo.

Durante o dia, é possível fazer aula de kite, andar de stand up paddle, admirar os cajueiros, curtir uma das piscinas naturais quentinhas e visitar mangues.

Já à noite, vale caminhar pelas ruas de areia desse rústico vilarejo praiano, aproveitar a culinária local e fazer uma pausa à beira-mar na volta para apreciar as inúmeras estrelas do céu.

Cidades pequenas mais bonitas do Brasil que lembram a Europa

Na nossa lista de cidades pequenas mais bonitas do Brasil incluímos também algumas que vão fazer você se sentir na Europa, confira!

Domingos Martins (ES)

Cidades pequenas com praia para se morar
Portal da cidade de Domingos Martins
Foto: Gabriel Lordello

Domingos Martins é uma das cidades mais famosas das montanhas capixabas, e chama a atenção por sua influência européia, principalmente de alemães, pomeranos e italianos. Essa influência se reflete na arquitetura da cidade, na gastronomia e nos diversos eventos e festivais que a tornam um atrativo não só de natureza, mas também cultural.

Entre os principais eventos da cidade de cerca de 34 mil habitantes estão:

  • o Sommerfest, que celebra a chegada dos primeiros imigrantes em 1847;
  • a Vila da Páscoa, perfeita para toda a família e conta com uma árvore decorada com casca de ovos pintados;
  • e o Festival de Inverno, o maior evento musical do Espírito Santo.

Para quem curte natureza e aventura, uma boa pedida é conhecer o Parque Estadual da Pedra Azul. Lá é possível fazer trilhas, escaladas, curtir as piscinas naturais e apreciar a Pedra Azul, a Pedra do Lagarto e a Pedra das Flores.

Campos do Jordão (SP)

Cidades pequenas com praia para se morar
Vila Capivari em Campos do Jordão
Foto: Marco Ankosqui / MTUR

Conhecida como a “Suíça Brasileira” e localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade de Campos do Jordão possui cerca de 52 mil habitantes.

Na Vila Capivari, ponto de encontro dos visitantes com muitos bares e restaurantes badalados, os visitantes podem apreciar a arquitetura inspirada nas cidades europeias. Entre as atrações turísticas do local estão o Parque Amantikir, o Horto Florestal, o teleférico que dá acesso ao Morro do Elefante, o Palácio Boa Vista, o Museu Felícia Leirner, entre outros.

Para quem curte uma boa música, vale visitar o destino no inverno, quando ocorre o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão, considerado um dos melhores eventos de música clássica do país.

A gastronomia da cidade é de padrão internacional mas com foco nos produtos regionais como azeites, cogumelos, trutas, chocolate, entre outros. Para os amantes de cerveja a cidade já conta com 4 cervejarias.

Qual dessas cidades pequenas mais bonitas do Brasil você mais gostaria de conhecer assim que a pandemia acabar?

Descubra para onde você pode ir!

Fazendo planos para quando puder sair de casa? Confira o nosso mapa global interativo e descubra quais fronteiras estão abertas. Aproveite e inscreva-se para receber atualizações por e-mail assim que seus destinos de interesse reabrirem.

Quer ler mais?

  • Coronavírus: orientações para viajar
  • Suas dúvidas respondidas sobre a situação do Covid-19 em viagens
  • É seguro viajar? Os desafios e as medidas em tempos de pandemia

Qual melhor cidade com praia para morar?

Então, se você se interessa pelo assunto, acompanhe o post de hoje e saiba quais são as melhores cidades com praia para investir em imóveis..
Balneário Camboriú, Santa Catarina. ... .
Niterói, Rio de Janeiro. ... .
Vitória, Espírito Santo. ... .
Santos, São Paulo. ... .
Florianópolis, Santa Catarina. ... .
Linhares, Espírito Santo. ... .
Fortaleza, Ceará.

Qual a praia mais barata para morar?

Veja o ranking das praias mais baratas do Brasil:.
Saquarema – RJ. Preço médio: R$ 234,63. ... .
Beberibe – CE. Preço médio: R$ 248. ... .
Guarapari – ES. Preço médio: R$ 221,10. ... .
São Miguel do Gostoso – RN. Preço médio: R$ 219,73. ... .
Vitória – ES. Preço médio: R$ 219,73. ... .
Rio das Ostras – RJ. ... .
São Luís – MA. ... .
Paranaguá/ Ilha do Mel – PR..

Qual a melhor praia para morar e trabalhar?

É fato que as praias são excelentes alternativas e, se você quer trabalhar próximo do mar, o post de hoje é pra você..
Itajaí, Santa Catarina. ... .
João Pessoa, Paraíba. ... .
Ubatuba, São Paulo. ... .
Rio de Janeiro. ... .
Santos, São Paulo. ... .
Recife, Pernambuco. ... .
Itacaré, Bahia..

Qual a melhor cidade pequena para se viver no Brasil?

1º) Águas de São Pedro (SP) – Esse é o lugar para quem procura uma vida muito sossegada. Com 2.700 habitantes, o munícipio é o menos populoso dentre as 50 cidades brasileiras que estão no topo do ranking do IDH.