Boaventura de Sousa Santos direitos humanos, democracia e desenvolvimento pdf

Título

Direitos humanos, democracia e desenvolvimento

Ementa

Sumário:Prefácio: José Geraldo Sousa Junior -- Saudação a Boaventura de Sousa Santos (Cerimônia de recepção do título de Doutor Honoris Causa na Universidade de Brasília, 29 de outubro de 2012) / Marilena Chaui -- Direitos humanos, democracia e desenvolvimento / Boaventura de Sousa Santos.

Classificação (CDDir)

341.12191

DIREITO PÚBLICO [ 341 ]
» DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO [ 341.1 ]
»» Pessoas e coisas do Direito Internacional. Relações internacionais [ 341.12 ]
»»» Pessoas do Direito internacional. Estados. Classificação dos Estados [ 341.121 ]
»»»» O homem como pessoa de Direito internacional [ 341.1219 ]
»»»»» Direitos primordiais do homem. Declaração Universal dos direitos do homem [ 341.12191 ]

Principais avaliações do Brasil

Ocorreu um problema para filtrar as avaliações agora. Tente novamente mais tarde.

Avaliado no Brasil 🇧🇷 em 28 de maio de 2018

A noção de Bobbio - especialmente em A Era dos Direitos - de que a Declaração Universal dos Direitos do Homem é um consenso realmente universal à humanidade, é contraposta por Boaventura ao fato de que essa declaração, em especial, não pode ser válida a toda humanidade. Cada cultura tem direitos e deveres contingenciais, e nem todas as reivindicações de direitos fundamentais têm como fundamento os direitos humanos. O livro é recomendado para aquele que, além da filosofia e do direito, pensam nos direitos humanos não universalmente, mas sim contingenciais e de maneira a reconhecer no outro, acima de tudo, um semelhante.

Avaliado no Brasil 🇧🇷 em 11 de setembro de 2020

Ler as obras de Boaventura é sempre enriquecedor.
Democracias, Direitos Humanos e desenvolvimento, em minha opinião, aborda as dificuldades da convivência dos direitos humanos com a democracia liberal, identificando os principais pontos de tensão para a efetivação dos primeiros. Nas palavras do autor, boa parte da população não é sujeito de direitos humanos, mas objeto de discursos de direitos humanos. Enfim, gostei muito do livro

Avaliado no Brasil 🇧🇷 em 20 de março de 2021

Não recebi o livro. A livraria não respondeu às minhas mensagens, tampouco descreveu no rastreamento o processo de entrega do livro dos correios, como feitas por todas as livrarias que até agora comprei.. Muito insatisfeita com a falta de consideração e descaso dos funcionários da livraria.

Avaliado no Brasil 🇧🇷 em 15 de junho de 2021

É um livro importantíssimo e muito esclarecedor, que aborda as dificuldades e contradições que existem entre os direitos humanos e a democracia liberal. Muito bom o livro.

Avaliado no Brasil 🇧🇷 em 12 de novembro de 2017

Discutir os direitos humanos hoje se faz cada vez mais necessário, ainda mais quando temos um deturpação por parte da sociedade que acredita que ele é parcial e que, portanto, não precisaria existir.
Ler uma abordagem sob a perspectiva de uma renomada filósofa brasileira e por um excelente economista português -
que conhece bem o nosso país - acrescenta elementos para que vejamos cada vez mais na luta pela preservação dos direitos humanos um elemento essencial para a democracia.

1000 PRINCIPAIS AVALIADORES

Avaliado no Brasil 🇧🇷 em 1 de janeiro de 2019

Livro compacto com conteúdo de excelente problematização. A apresentação de Marilena Chauí é uma obra a parte que merece a devida alvíssara.

Avaliado no Brasil 🇧🇷 em 7 de fevereiro de 2021

Uma super aula sobre os desdobramentos práticos e teóricos que circundam o entendimento ou desentendimento a cerca dos Direitos Humanos.

Avaliado no Brasil 🇧🇷 em 25 de junho de 2022

Qual a proposta de Boaventura de Sousa Santos no texto direitos humanos?

Direitos Humanos, Democracia, Multiculturalismo. Boaventura de Sousa Santos busca uma visão histórico-social complexa, intercultural, racional e de resistência, caracterizada pela polifonia discursiva sem o ideal de alcançar uma síntese universal de direitos, reconhecendo as diferenças.

O que defende Boaventura de Sousa Santos?

O pensamento de Boaventura de Sousa Santos está inserido com relevância nas ciências sociais contemporâneas, a assumir uma perspectiva crítica e propositiva em torno de três áreas principais, a saber a epistemologia, a sociologia do direito e a teoria da democracia.

Qual a relação entre a democracia e os direitos humanos?

Os direitos humanos garantem uma comunicação aberta e um processo de livre formação de opinião. Os direitos humanos asseguram a implementação das decisões tomadas democraticamente e, assim, ajudam na eficácia do regime democrático.