As marcas separadoras de faixas de trânsito em linha contínua indicam ultrapassagem

Publicado 09/03/2020 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 21h53

A linha contínua amarela determina a proibição de ultrapassagem. Foto: Arquivo Tecnodata.

Depois do artigo, publicado no Portal do Trânsito, sobre necessidade de sinalização vertical para a proibição de estacionamento em meio-fio pintado da cor amarelo, muitos internautas questionaram sobre essa mesma necessidade em relação à linha amarela contínua, utilizada para separação de fluxos, em vias urbanas e rurais que determina a proibição de ultrapassagem. É preciso de uma placa junto à sinalização horizontal para ela ser respeitada?

De acordo com Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, nesse caso a placa não precisa estar no local para definir a proibição de ultrapassagem.

“Diferente da linha de indicação de proibição de estacionamento, as linhas de divisão de fluxos são marcas longitudinais que separam e ordenam as correntes de tráfego, definindo a parte da pista destinada à circulação de veículos, a sua divisão em faixas de mesmo sentido, a divisão de fluxos opostos, as faixas de uso exclusivo ou preferencial de espécie de veículo, as faixas reversíveis, além de estabelecer as regras de ultrapassagem e transposição”, explica.

Conforme o Manual Brasileiro de Sinalização Horizontal, a linha amarela contínua divide fluxos opostos de circulação, delimitando o espaço disponível para cada sentido e regulamentando os trechos em que a ultrapassagem e os deslocamentos laterais são proibidos para os dois sentidos, exceto para acesso a imóvel lindeiro.

Ainda de acordo com o Manual, a linha pode ser complementada com Sinalização Vertical de Regulamentação R-7 – “Proibido Ultrapassar”, mas não é obrigatório que ela esteja no local para a linha ser respeitada.

A especialista orienta que respeitar essa proibição é muito importante, pois ultrapassagens mal feitas, aliadas ao excesso de velocidade, patrocinam os acidentes mais graves.

“A ultrapassagem é uma manobra que apresenta o maior número de variáveis a serem levadas em conta pelo condutor. Qualquer variável, quando avaliada erroneamente, pode levar a um acidente”, finaliza Pietsak.

Cuidados na ultrapassagem

As manobras perigosas equivalem a 60% da sinistralidade rodoviária, sendo as ultrapassagens uma dessas causas.

Para efetuar uma ultrapassagem segura é preciso observar se no local essa manobra é permitida (através da sinalização) e se ela é necessária.

Se for realizar a ultrapassagem, sinalize antecipadamente, para que os veículos ao seu redor entendam a sua intenção. Verifique o trânsito atrás e em sentido contrário, no caso de usar a via de sentido inverso para efetuar a ultrapassagem.

Verifique se existe espaço e se o seu veículo dispõe de força e velocidade disponíveis para efetuar a ultrapassagem com segurança. Algumas vezes os veículos aparecem por trás ou em sentido contrário com uma velocidade elevada, diminuindo o espaço livre para efetuar a manobra.

Caso presencie um acidente onde existam feridos avise sempre as autoridades. Este gesto é fundamental para um rápido socorro. E quanto antes os procedimentos de primeiros socorros forem realizados, mais vidas podem ser salvas.

Você sabia que existem vários tipos de faixas de trânsito? as quais são classificadas por cores, padrão do traçado, símbolos e legendas, marcas longitudinais, marcas transversais, marcas de canalização, inscrições no pavimento.

A sinalização horizontal permite o melhor aproveitamento do espaço viário disponível, maximizando seu uso, aumentando a segurança em condições adversas como tempo com neblina, chuvoso e períodos noturnos, contribui para a redução de acidentes e transmite mensagens aos condutores e pedestres. A sinalização horizontal mantém alguns padrões, no qual a mistura e a forma de colocação na via definem os diversos tipos de sinais.

Contents

    • 0.1 Tipos de Faixas de Trânsito
    • 0.2 Padrões
    • 0.3 Classificação
    • 0.4 Linhas de eixo
    • 0.5 Linhas de bordo
    • 0.6 Faixa amarela de proibido estacionar
      • 0.6.1 Tipos de Tintas utilizadas na pintura das faixas de trânsito
  • 1 Download E-book Principais faixas de Trânsito no estacionamento

Vamos conhecer os tipos de faixas de trânsito e sua aplicação.

Como podemos ver na imagem acima, a  sinalização horizontal se apresenta em cinco cores:

Amarela:

• Separar movimentos veiculares de fluxos opostos;

• Regulamentar ultrapassagem e deslocamento lateral;

• Delimitar espaços proibidos para estacionamento e/ou parada;

• Demarcar obstáculos transversais à pista (lombada).

Branca:

• Separar movimentos veiculares de mesmo sentido;

• Delimitar áreas de circulação;

• Delimitar trechos de pistas, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais;

• Regulamentar faixas de travessias de pedestres;

• Regulamentar linha de transposição e ultrapassagem;

• Demarcar linha de retenção e linha de “Dê a preferência”;

• Inscrever setas, símbolos e legendas.

Vermelha:

• Demarcar ciclovias ou ciclofaixas;

• Inscrever símbolo (cruz).

Azul:

• Inscrever símbolo em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque para pessoas portadoras de deficiência física.

Preta:

• Proporcionar contraste entre a marca viária/inscrição e o pavimento, (utilizada principalmente em pavimento de concreto) não constituindo propriamente uma cor de sinalização.

Padrões

Faixa tracejada/seccionada: Indica que é permitido a ultrapassagem. As linhas com espaçamento entre as mesmas, e este espaçamento pode ser maior ou menor que o traço.

Faixa continua: Indica que é proibida a ultrapassagem. São linhas que sem corte e ou interrupções percorrem todo o trecho da via onde esteja demarcando, e ela pode ser demarcada longitudinalmente ou transversalmente opostas à via.

Símbolos e legendas:  São informações escritas e ou desenhadas no pavimento indicando ou complementado a sinalização vertical.

Faixa amarela: utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos

Faixa branca: utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido.

Classificação

A sinalização horizontal é classificada em:

marcas longitudinais;

marcas transversais;

marcas de canalização;

marcas de delimitação e controle de estacionamento e/ou parada;

inscrições no pavimento.

Linhas de eixo

Separam os movimentos veiculares de sentidos contrários e regulamentam a ultrapassagem e os deslocamentos laterais, exceto para acesso lote ou edificação que se localiza às margens da via pública.

Linha simples contínua (LMS-1) A faixa branca contínua é utilizada para separar 2 ou mais faixas de rolamento do mesmo sentido. A mesma não permite ultrapassagem e deslocamentos laterais por comprometer a segurança viária.

Linha simples seccionada (LMS-2) A faixa branca separa duas ou mais faixas de rolamento do mesmo sentido. Neste caso, por a faixa ser seccionada, indica os trechos em que a ultrapassagem e a transposição são permitidas.

Linha simples contínua (LFO-1) A faixa amarela contínua é utilizada para separar vias de sentido opostos. Por se tratar de uma linha contínua, também é proibido a ultrapassagem nesses trechos, exceto para acesso a imóvel lindeiro.

Podem ser aplicadas tachas ou tachões contendo elementos retrorrefletivos bidirecionais amarelos, para garantir maior visibilidade, tanto no período noturno quanto em trechos sujeitos a neblina. Em rodovias, recomenda-se a complementação apenas com tachas, contendo elementos refletivos.

Linha simples seccionada (LFO-2) A faixa amarela seccionada é utilizada para separar vias de sentido opostos. Neste caso, delimita o espaço disponível para cada sentido e indicando os trechos em que a ultrapassagem e os deslocamentos laterais são permitidos.

Podem ser aplicadas tachas contendo elementos retrorrefletivos bidirecionais amarelos, para garantir maior visibilidade, tanto no período noturno quanto em trechos sujeitos a neblina.

Linha dupla contínua (LFO-3) A faixa dupla amarela contínua é utilizada para separar vias de sentido opostos. Neste caso, delimita o espaço disponível para cada sentido e regulamentando os trechos em que a ultrapassagem e os deslocamentos laterais são proibidos para os dois sentidos, exceto para acesso a imóvel lindeiro.

Podem ser aplicadas tachas ou tachões, assim como a linha simples contínua.

Linha contínua/seccionada (LFO-4) Composto por uma faixa amarela contínua e outra faixa amarela seccionada, neste caso, somente é permitido ultrapassar no lado da via que apresenta a característica seccionada, no outro lado da via, que apresenta estado contínuo, é proibido a ultrapassagem.

Também pode ser aplicado as tachas contendo elementos retrorrefletivos bidirecionais amarelos.

Faixa MFR na cor amarela, delimita a faixa que pode ter seu sentido de circulação invertido temporariamente, em função da demanda do fluxo de veículos. É utilizada em lugares que possui trânsito intenso em horários de pico.

Linhas de bordo

LBO: Linha branca contínua, no mesmo sentido da via que separam a pista do acostamento ou calçada na cor branca ou amarela.

Indica aos condutores de veículos o limite lateral direito ou esquerdo da pista de rolamento.

Faixa amarela de proibido estacionar

LPP: Linha de indicação de proibição de estacionamento e/ou parada: Faixa amarela pintada na lateral da pista que indica que é proibido estacionar nos trechos ou lugares que a percorrem. Estabelecidos pela sinalização vertical de regulamentação correspondente.

Tipos de Tintas utilizadas na pintura das faixas de trânsito

Para obter uma demarcação perfeita, de alta resistência e durabilidade, é necessário escolher a tinta própria para este fim de acordo com as normas ABNT. As tintas de demarcação, tem secagem rápida, variando de 20 a 30 minutos, isso ajuda a liberação do transito rapidamente. Podem, ser utilizadas para pintura de vagas, estacionamento, piso, faixas, dizeres, lombadas, entro outros. É de extrema importância que seja utilizado, juntamente com a tinta, as microesferas de vidro para que lhe tragam características refletivas.

Tinta acrílica a base de solvente: O produto e ideal para ruas urbanas, rodovias, estacionamentos e aeroportos, conforme especificação técnica.

Tinta à base de água:  Recomendada para pintura de rodovias com médio VDM e vias urbanas com baixo volume de tráfego.

A Tinta à base de metil metacrilato monocomponente: é utilizada em rodovias e vias urbanas, onde são submetidas a alta abrasão.

A Tinta Aquapaint para meio fio, é à base de água e resina acrílica: Para meio-fio ou áreas de baixa abrasão.

Primer Promotor de Aderência: Tipos de pavimentos indicados: asfalto, pedra, concreto e outros.

Tinta bi-componente plástico a frio:

Tipo I – Para faixas contínuas longitudinais com alto tráfego de veículos – Aplicação: Aspersão, proporção de catalisador 1:1;

• Tipo ll – Utilizada para pinturas longitudinais, faixas continuas com alto tráfego de veículos – Aplicação: Aspersão, proporção de catalisador 98:2;

• Tipo lll – Para pintura de áreas de metragem, ciclofaixas, preenchimento de vagas. Aplicação: Arraste. Espessura de 1,0 mm a 3,00 mm;

Tipo IV – Utilizada para pintura de faixa de pedestres, retenção, setas, zebrados, dizeres (escritas horizontais) – Aplicação: Extrusão – Espessura: 1,5 mm a 3,0 mm; possui em sua formulação Microesferas refletivas;

Este material atende às especificações: NBR 15870:2016 – Sinalização horizontal viária – Plástico a frio à base de resinas metacrílicas reativas.

Os tipos de tintas de demarcação variam conforme a sua aplicação, local, fluxo de veículos, tipo de abrasão, geometria da via, tipo tráfego, meio ambiente, conservação do pavimento, entre outros. Elas seguem normas e especificações pontuais que devem ser seguidas da forma correta, para que não afete na sua eficiência.

Essas são algumas informações importantes sobre os tipos de faixas de trânsito.

Acompanhe-nos nas redes sociais.

Aproveite e baixe o e-book Gratuito, e leia sempre que precisar.

Download E-book Principais faixas de Trânsito no estacionamento

O que é uma linha contínua?

O que é uma faixa contínua? A faixa contínua é uma sinalização horizontal de trânsito. Sua função é dividir os sentidos de uma via (rua, avenida ou estrada) proibindo que os veículos se ultrapassem. A faixa contínua determina qual fluxo o automóvel deve seguir.

O que indica a faixa de trânsito em linha contínua ou tracejada na cor branca?

Faixa continua: Indica que é proibida a ultrapassagem.

O que significa os sinais de linhas amarelas contínuas na pista?

FAIXA AMARELA CONTÍNUA – Quando traçada ao longo da pista de rolamento indica que o veículo não pode passar a outra metade da pista. Divide fluxo de sentidos opostos. Se traçada transversalmente, indica o limite onde o veículo deve deter-se quando a sinalização mandar parar.

Qual o nome da linha que indica ao condutor o local limite em que se deve parar o veículo?

A LRE indica ao condutor o local limite em que DEVE parar o veículo. A LRE PODE ser utilizada em conjunto com o sinal de regulamentação R-1 – “Parada Obrigatória” em interseções quando for difícil ao condutor determinar com precisão o ponto de parada do veículo.

Toplist

Última postagem

Tag