Outra pergunta: ArtesArtes, 15.08.2019 05:37 Que sentimentos a obra "o êxtase de santa teresa" parece querer provocar? {me ajudemmm} Respostas: 2 Artes, 15.08.2019 04:48 Porque a pintura azulejo e interessante? Respostas: 1 Artes, 15.08.2019 04:12 Alguém poderia me ajudar? quem ja leu o livro o pequeno príncipe qual opinião de vcs sobre o capítulo xviii(18)? Respostas: 3 Artes, 15.08.2019 02:59 (uespi) - se o determinante da matriz1 2 7 olk k k é igual a 10, então o deter-t 2 -2 /7 2 1 0 1minante da matriz k + 4 k +3 k-11 2 - 1é igual a: b) 8d) 10 e) 11a) 7c) 9 Respostas: 2 Você sabe a resposta certa? PRÁTICA DE LINGUAGEM II Com base na leitura do poema A Jesus Cristo Nosso Senhor, de Gregório de M... Perguntas Português, 05.05.2017 22:20 Português, 18.09.2017 20:12 História, 01.06.2017 19:15 Matemática, 28.05.2017 20:32 Matemática, 27.09.2017 03:12 Sociologia, 20.08.2017 04:07 Matemática, 16.08.2017 04:57 Geografia, 13.10.2016 21:45 Química, 18.05.2017 19:23 Ed. Física, 22.04.2017 22:33 Matemática, 03.10.2017 21:55 Geografia, 20.09.2017 16:53 Matemática, 27.05.2017 01:45 Ed. Física, 22.03.2017 15:55 Matemática, 23.08.2017 23:16 Geografia, 30.07.2017 06:41 Biologia, 10.04.2017 20:51 Matemática, 08.11.2017 16:05 1. Quais são as três principais temáticas da poesia de Gregório de Matos? 2. Por qual motivo o poeta foi apelidado de “Boca do Inferno”? 3. Com base na leitura do poema "A Jesus Cristo Nosso Senhor", responda: A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR – Pequei, Senhor; mas não por que hei pecado, Se basta a vos irar tanto pecado, Se uma ovelha perdida, e já cobrada Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada; (Gregório de Matos) a) Qual a temática do poema? b) Quais as antíteses presentes no poema? c) Qual a principal contradição do poema? d) Aponte a principal metáfora presente no poema. e) Por que esse poema é um soneto? 4. Leia o texto a seguir para responder as perguntas CORRETAMENTE: UM JANTAR PARA JESUS Convidei Jesus pra jantar lá em casa (Deluccas & Lucian) a)Do que trata esse texto? b)Quem foi o primeiro a bater a porta do sujeito da música antes de Jesus? c)Quem foi o segundo a bater a porta do sujeito da música antes de Jesus? d)O que a criança disse ao sujeito depois que este lhe deu comida? e)O que Jesus revelou ao sujeito do jantar no final do texto? 5. Observe a imagem abaixo e explique COM SUAS PALAVRAS qual é a relação que ela tem com o movimento literário chamado BARROCO. 6. Leia o poema de Gregório de Matos e responda as questões: A CRISTO NOSSO SENHOR CRUCIFICADO Meu Deus, que
estais pendentes de um madeiro, Neste lance, por ser o derradeiro, Mui grande é o vosso amor e o meu delito; Esta razão me obriga a confiar, a)No verso “Em cuja lei protesto de viver”, a que lei se refere o sujeito eu - lírico? b)O tema desse soneto pode ser considerado Barroco, por quê? 7. Leia o poema abaixo e responda as questões corretamente: A uma freira que satirizando a delgada "Pica-Flor". Se Pica-Flor me chamais, a)Quais dos três temas abordados por Gregório de Matos esse poema faz parte? b)Quais os sentidos que a expressão Pica-Flor tem nesse poema? 8. Leia o poema abaixo e responda corretamente: Que falta nesta
cidade? Verdade. O demo a viver se exponha, (Gregório de Matos) a)Quais dos três temas abordados por Gregório de Matos esse poema faz parte? b)Que críticas e a quem Gregório de Matos faz com esse poema? QUESTÕES OBJETIVAS 9. Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo: A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ________. a) simples; a antítese; parnasiana. 10. Assinale a alternativa incorreta: a) Na obra de José de Anchieta,
encontram-se poesias que seguem a tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista. 11. Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto: a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida. Leia o poema abaixo para responder a questão 12: Ardor em firme coração nascido; 12. O texto pertencente a Gregório de Matos e apresenta todas seguintes características: a) Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta. 13. A respeito de Gregório de Matos, assinale a alternativa, incorreta: a) Alguns de seus sonetos sacros e líricos
transpõem, com brilho, esquemas de Gôngora e de Quevedo. Texto para as questões 14 a 16: À INSTABILIDADE DAS COISAS DO MUNDO Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Porém, se acaba o Sol,
por que nascia? Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza, (GREGÓRIO DE MATOS) 14. No texto predominaram as imagens: a) olfativas; b) gustativas; c) auditivas; d) táteis; e) visuais. 15. A ideia central do texto é: a) a duração efêmera de todas as realidades do mundo; b) a grandeza de Deus e a pequenez humana; c) os contrastes da vida; d) a falsidade das aparências; e) a duração prolongada do sofrimento. 16. Qual é o elemento Barroco mais característico da 1ª estrofe? a) disposição antitética da frase; b) cultismo; c) estrutura bimembre; d) concepção teocêntrica; e) estrutura correlativa, disseminativa e recoletiva. 17. A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta Barroco a assumir uma atitude que: a) descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião; b) desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza; c) se deixa subjugar pelo desânimo e pela apatia dos céticos; d) se revolta contra os insondáveis desígnios de Deus; e) quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura. 18. Identifique a afirmação que se refere a Gregório de Matos: a) No seu esforço da criação a comédia brasileira, realiza um trabalho de crítica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX. b) Sua obra é uma síntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens pré-românticas. c) Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idéias da ilustração francesa. d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da época. e) Sua famosa sátira à autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de que seus talento não se restringia ao lirismo amoroso. 19. “Que falta nesta cidade? Verdade”. Que mais por sua desonra? Honra. Falta mais que se lhe ponha? Vergonha. O demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, Numa cidade onde falta Verdade, honra, vergonha." (GREGÓRIO DE MATOS) Pode-se reconhecer nos versos acima, de Gregório de Matos, a) o caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da cidade da Bahia. b) o caráter de jogo verbal próprio da poesia religiosa do século XVI, sustentando piedosa lamentação pela falta de fé do gentio. c) o estilo pedagógico da poesia neoclássica, por meio da qual o poeta se investe das funções de um autêntico moralizador. d) o caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço da expressão lírica do arrependimento do poeta pecador. e) o estilo pedagógico da poesia neoclássica, sustentando em tom lírico as reflexões do poeta sobre o perfil moral da cidade da Bahia. 20. Assinale o item VERDADEIRO sobre a poesia de Gregório de Matos. a) Escreveu somente poesias satíricas. b) Satirizou duramente os ricos e os poderosos, mas defendeu os pobres e os oprimidos da sociedade baiana e brasileira. c) Fez poesia satírica, lírico-amorosa e sacra, mas notabilizou-se na poesia satírica. d) Fez poesia satírica, lírico-amorosa e sacra, mas só a poesia satírica possui qualidades literárias. e) Fez poesia satírica, lírico-amorosa e sacra, mas somente a poesia sacra possui qualidades literárias. 21. Leia o poema abaixo e assinale a alternativa FALSA: Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado Da vossa piedade me despido, Porque quanto mais tenho delinquido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto um pecado, A abrandar-vos sobeja um só gemido: Que a mesma culpa que vos há ofendido, Vos tem para o perdão lisonjeado. Se uma ovelha perdida e já cobrada Glória tal e prazer tão repentino Vos deu, como afirmais na Sacra História: Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada; Cobrai-me; e não queirais, Pastor Divino, Perder na vossa ovelha a vossa glória. a)O poema acima faz parte de um estilo literário do século XVI denominado de Barroco. b)O poema acima é do autor brasileiro mais famoso do estilo barroco no Brasil: Gregório de Matos. c)A temática tratada neste poema é uma conversa do eu-lirico com Deus. d)O poema diz que enquanto maior for o pecado, Deus perdoa com mais empenho. e)A temática deste poema é fazer uma crítica a sociedade baiana da época do poeta. 22. Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO: ( ) O estilo barroco retomou os próprios princípios da arte da antiguidade Greco-romana; e de acordo com essa nova tendência, uma obra só seria perfeitamente bela na medida em que imitasse os artistas clássicos gregos. ( ) Diante da Reforma Protestante a Igreja Católica logo se organizou contra. E assim a Arte Barroca serviu para revigorar seus princípios doutrinários. ( ) Com o vigor barroco, os palácios barrocos se tornaram ambientes de encantamento, projetados para impressionar os visitantes com o poder e a glória do rei. ( ) O ideal humanista, a preocupação com o rigor científico e a composição equilibrada, são as principais características da Arte Barroca. 23. Identifique a afirmação CORRETA que se refere a Gregório de Matos: a) No seu esforço da criação a comédia brasileira, realiza um trabalho de crítica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX. b) Sua obra é uma síntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens pré-românticas. c) Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idéias da ilustração francesa. d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da época. e) Sua famosa sátira à autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de que seus talento não se restringia ao lirismo amoroso. |