Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive

4554 palavras 19 páginas

EXERCÍCIOS DE ECOLOGIA
1) (PUC-SP) A cada conjunto de indivíduos que vive numa mesma área geográfica (região) denominamos de: a) Biomassa b) Ecossistema c) População d) Nicho Ecológico e) Comunidade Biótica

2) (Fuvest) Em um lago, estão presentes diversas espécies de animais, plantas, algas, protozoários, fungos e bactérias. O conjunto desses seres vivos constitui a) Uma cadeia alimentar b) Uma comunidade biológica c) Um ecossistema d) Uma população e) Uma sucessão ecológica

3) (UFPE) Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando, respectivamente: a) Nicho ecológico e habitat b) Habitat e nicho ecológico c) Habitat e biótopo d) Nicho ecológico e ecossistema e) Habitat e Ecossistema

4) (UFLA) Indique a alternativa que mostra a hierarquia correta, do mais simples para o mais complexo, à nível ecológico: a) População indivíduo comunidade Ecossistema b) Ecossistema População Indivíduo Comunidade c) Indivíduo População Ecossistema Comunidade d) Ecossistema Comunidade Populações Indivíduo e) Indivíduo População Comunidade Ecossistema

5) (UFRN) Entre os fatores que determinam a diminuição da densidade de uma população, podemos citar: a) Mortalidade e longevidade b) Imigração e Emigração c) Mortalidade e Imigração d) Imigração e Natalidade e) Emigração e Mortalidade
6) (PUC-MG) Uma população de


Relacionados

  • Comportamento organizacional - o ser humano no ambiente de trabalho

    1880 palavras | 8 páginas

    O SER HUMANO NO AMBIENTE DE TRABALHO O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade. Os valores e sua….

  • O desequilíbrio do meio ambiente pela interferência humana

    2292 palavras | 10 páginas

    O DESEQUILÍBRIO DO MEIO AMBIENTE PELA INTERFERÊNCIA HUMANA Anderson Daniel Soares Professor Valdir Gomes Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – FECILCAM Pós-Graduação/MBA em Gestão Empresarial IV – 2010 – Gestão Ambiental e Social 12/12/10 RESUMO O presente trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo compreender que a interferência do homem no meio ambiente provoca não só o seu desequilíbrio natural, como também provoca uma reação….

  • Resenha artigo

    1042 palavras | 5 páginas

    de natureza, ambiente, meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. “Noção de natureza, ambiente, meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais” (Agric. São Paulo, v. 51, n. 2, p.15-26,jul/dez. 2004) do Engenheiro Agrônomo, Doutor, Pesquisador Científico do Instituto de Economia Agrícola Richard Domingues Dulley mostra diferentes opiniões de diferentes autores sobre as definições e modos de uso dos termos Natureza, Meio Ambiente, Ambiente, Recursos Ambientais e Recursos Naturais….

  • Ecossistemas Urbanos

    4671 palavras | 19 páginas

    transformação do ambiente natural segundo aspectos culturais do ser humano. Os processos de criação e expansão do espaço urbano são responsáveis por diversas alterações no ambiente natural. Historicamente, essas alterações começaram a ser melhores compreendidas com a evolução de campos científicos como a Ecologia. Com o advento do conceito de Ecossistema, pesquisadores passaram a compreender melhor as interações entre fatores bióticos e abióticos de determinado ambiente. Recentemente, o ambiente urbano….

  • Ambientes naturais e artificiais

    946 palavras | 4 páginas

    OBSERVAÇÃO DE AMBIENTES NATURAIS E ARTIFICIAIS. Everton Kunzler Bonzoni Professora Rosiane de Moraes Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Biologia/Licenciatura (BID 0165) – Ecologia. 27/02/2013 RESUMO Este trabalho apresenta seis ambientes observados e detalhados, servindo como prática educativa do curso de ciências biológicas, no ultimo semestre, na disciplina de Ecologia. Os seis ambientes contam com três artificiais e três naturais, no conceito da professora Rosiane….

  • Carmago, ana luiza de brasil. desenvolvimento sustentável: dimensões e desafios.

    3940 palavras | 16 páginas

    Campinas, SP: Papirus, 2003. Introdução * A sociedade contemporânea detém e desenvolve um poder desestabilizador em relação ao equilíbrio da biosfera; * O comportamento humano produz impactos ambientais globais e é relativamente recente; * A crise ambiental é reflexo de uma crise maior da sociedade humana; * A insustentabilidade decorre de: * Crescimento populacional acelerado; * Esgotamento dos recursos naturais; * Elevado grau de consumo;….

  • Antropologia filosófica e tecnociência

    5831 palavras | 24 páginas

    O PARADIGMA ECOLÓGICO José Roque Junges A crise ecológica não significa apenas o surgimento de problemas ambientais, mas a necessidade de novas formas de enxergar o mundo e, especialmente, a natureza. A resposta não está em apenas procurar solucionar as conseqüências funestas do uso de uma técnica invasiva dos equilíbrios homeostáticos da natureza. Parece indispensável uma mutação cultural que supere a visão redutiva e alcance um enfoque mais global da natureza. Trata-se da passagem de um reducionismo….

  • Psicologia Amb

    5969 palavras | 24 páginas

    dessa visão geral, e antecipadamente reconhecendo a limitação de trabalhos que enfoquem apenas partes dessa realidade, esse artigo propõe-se a refletir sobre possíveis interfaces entre o comportamento humano e a ambiência a partir da perspectiva….

  • Resumo - Em Busca da Qualidade de Vida, RIBEIRO, Wagner. IN Pinsky

    1764 palavras | 8 páginas

    Para se discutir meio ambiente é precisso conciliar interesses diversos, permitindo a crianção de uma “ética ambiental” que a dignidade humana e o crescimento material. Ainda que os impactos ambientais sejam reduzidos, o capitalismo e o crescimento acelerado são os responsáveis pela segregação dos habitantes da Terra nos sentidos econômicos, sociais e ambientais. Na esfera internacional existe uma necessidade global de controlar e fiscalizar as atividades feitas no meio ambiente por todos os países….

  • Refugiados ambientais

    4416 palavras | 18 páginas

    Refugiados Ambientais Índice 1.Introdução 2.História 3.Origem do conceito de “refugiados ambientais” 4. Refugiados Ambientais 4.1. O que são? 4.2. Permanentes ou Temporários 4.3. Causas humanas ou naturais 5. Direito Internacional dos Refugiados 5.1. O “status” de refugiado ambiental 6. Cruz Vermelha Internacional 7. ACNUR 8. Perspectiva mundial do problema dos refugiados ambientais….

Trabalhos Populares

Onde uma espécie pode ser encontrada?

Habitat: é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu “endereço” dentro do ecossistema. Exemplo: Uma planta pode ser o habitat de um inseto, o leão pode ser encontrado nas savanas africanas etc.

E a função que a espécie desenvolve no lugar que vive?

Se o habitat é o local onde a espécie vive, o nicho ecológico é a função que a espécie desenvolve nesse local.

Como se chama o lugar onde vive uma espécie?

Habitat diz respeito ao local em que uma determinada espécie vive. Cada espécie está adaptada para viver em determinado lugar, sendo esse o ambiente ideal para que ocorra a sua reprodução, alimentação e sobrevivência.

E o conjunto de atividades realizadas por um organismo ou uma espécie no ambiente onde vivem?

O conjunto de hábitos e atividades de determinado ser vivo ou população (conjunto de seres da mesma espécie que vivem em determinado local) é chamado nicho ecológico.

Toplist

Última postagem

Tag