Ama o teu próximo como a ti mesmo

Você se ama?
Você se conhece?
Se aceita com defeitos e qualidades?
Sabe reconhecer seus erros e acertos com humildade?
Vive reclamando dos outros e até de si mesmo?

Então Jesus tem uma palavra para você: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo‘. Mas como serei capaz de amar o outro se não me amo, se não descobri minha dignidade de filho, de filha amada de Deus?

Olhe para você mesma, não com orgulho, por que diz São Paulo: ‘Que é que possuis que não tenhas recebido?’ I Cor 4, 6 Se tudo que você é e tem foi recebido de Deus, quando você vai se descobrindo Deus vai se revelando em você. É reconhecer na criatura seu Criador. E se reclamamos da criatura, pouco a pouco estaremos reclamando também do Criador.

Não é estranho vermos pessoas criticando nos outros os defeitos que não aceita em si mesmo. O outro, muitas vezes, é como um espelho onde refletimos nossa própria imagem e isto tudo influência no conceito de Deus. Santa Teresinha já dizia que quanto mais se está unido a Jesus tanto mais se ama o próximo.

Pense em tudo o que você é o que é por graça de Deus. Reconheça-se como Templo do Espírito Santo onde Deus habita. Pense como você se transforma em Sacrário Vivo, como o Pai tem um amor infinito a ponto de te criar a sua imagem e semelhança, ou seja, Deus deixou o rastro de sua divindade em você. Você é importante para Deus. Louve o Senhor por tudo o que você é.

Agora pense como seu irmão também é importante para Deus e o quanto ele é amado pelo Senhor. Pense o quanto você está ferindo o coração de Deus e até o seu próprio coração não reconhecendo nele a imagem de Deus. Louve o Senhor porque seu irmão tem qualidades, ainda que nem sempre você consiga enxergar. Louve também pelos defeitos que seu irmão tem, assim como você, porque eles te santificam. Veja Deus no seu irmão, porque não foi o próprio Jesus que disse no Evangelho quando fizeste isto a um dos meus pequeninos foi a mim que fizeste? Cf. Mt 25, 40

É difícil ver Deus no irmão quando este nos feriu, nos maltratou. Mas pense, quantas vezes você também disse palavras duras, porque não viu Deus no irmão. Você não gostaria de receber o perdão pelas vezes que deixou o humano falar mais forte e fez o que não deveria? Provavelmente, seu irmão também deseja este perdão por um momento de fraqueza. Jesus nos ensinou na oração do Pai-nosso: ‘Perdoai a nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido‘.

Se queremos o perdão de Deus precisamos também perdoar. Não perdoar e rezar o pai-nosso é uma incoerência. Quem não perdoa não deveria rezar o pai-nosso. Você já pensou nisto quando reza esta oração?

O perdão está implícito no amar. O perdão não é importante só para o cristão, mas para todos. Quantas doenças psicossomáticas. Quantas pessoas ficam doentes por não perdoar. Perdoe e ame e veja como você vai ficar em paz e fará os outros mais felizes.

Autor: Adm. Hosp. Rogério Pontes Andrade

Esta é uma conhecida frase do mais conhecido dos homens: Jesus Cristo. Independente de religiões, há de se reconhecer que Jesus foi o maior líder que a humanidade já viu.

Tanto é verdade que 2 bilhões de pessoas em todo mundo seguem seus ensinamentos através das religiões cristãs, nosso calendário inicia-se no ano de seu nascimento, as maiores festas do calendário são em comemoração a datas relacionadas à sua vida: Natal (nascimento) e Páscoa (ressurreição).

No evangelho de Mateus, capítulo 19, versículo 19, Jesus diz: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, no mesmo evangelho, capítulo 5, versículo 44, Jesus diz: “Amai aos vossos inimigos”. Mas como nos dias de hoje podemos interpretar estas palavras?

Muito do Novo Testamento foi originalmente escrito em grego, e os gregos usavam várias palavras diferentes para descrever as muitas faces do amor. Uma dessas palavras era eros, da qual se deriva a palavra erótico, e significa sentimentos baseados em atração sexual e desejo ardente. Outra palavra grega para amor, storgé, é afeição, especialmente com a família e entre os seus membros. Nem eros nem storgé aparecem nas escrituras do Novo Testamento. Outra palavra grega para amor era philos, ou fraternidade, amor recíproco. Uma espécie de amor condicional, do tipo “você me faz o bem e eu faço o bem a você”. Finalmente, os gregos usavam o substantivo agapé e o verbo correspondente agapaó para descrever um amor incondicional, baseado no comportamento com os outros, sem exigir nada em troca.

Quando Jesus fala de amor no Novo Testamento, usa a palavra agapé, um amor traduzido pelo comportamento e pela escolha. O verbo “amar” utilizado por Jesus, não significa exatamente o “sentimento” amor, mas sim um “comportamento”, no sentido de fazermos para os outros aquilo que gostaríamos que os outros fizessem para nós, sejam nossos amigos ou nossos inimigos.

No trabalho, isto significa pensar em como o nosso colega que depende de nosso trabalho (todos nós dependemos de alguém em qualquer trabalho), está recebendo nosso trabalho: será que estou pensando em quais dificuldades o próximo colega está enfrentando por causa do meu trabalho?

Significa também dar condições aos colegas para trabalharem bem, mantendo a harmonia na organização do setor, no relacionamento bom e profissional com todos os colegas de todos os setores, dando elogios quando houver mérito e ajudando sempre que preciso.

James C. Hunter, no livro O Monge e o Executivo, diz que para conseguirmos demonstrar este “amor” no trabalho devemos “servir”, ou seja, se quisermos receber algo, em primeiro lugar devemos ajudar nossos colegas, chefes, subordinados, clientes, fornecedores a melhorarem sempre para assim termos condições de receber aquilo que desejamos. Mas quando nossas expectativas são realizadas devemos fazer a seguinte reflexão: será que eu “servi” tudo que poderia ter servido? Será que criei as condições necessárias?

Lembre-se: a vida é um grande espelho, a forma como você vê aqueles que o cercam, pode ser um reflexo daquilo que “você” é, e não um retrato do que realmente os outros são. “Ame o seu próximo como a ti mesmo”, afinal, assim você estará cultivando acima de tudo o amor próprio, sem egoísmos!

Onde está escrito na Bíblia Amarás o teu próximo como a ti mesmo?

O Salvador respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. [Mateus 22:37–39] Seremos capazes de fazer isso?

O que é amar o próximo como a si mesmo?

6 atitudes de como cultivar o amor ao próximo.
Tenha atitude humanitária e ame o próximo. ... .
Participe de projetos sociais e potencialize o amor ao próximo. ... .
Compartilhe o que faz bem. ... .
Escute músicas e leia frases de amor ao próximo. ... .
Exerça o consumo consciente. ... .
Apoie projetos sociais sérios..

O que está escrito em Mateus 22 37?

37 E Jesus disse-lhe: aAmarás ao Senhor teu Deus de todo o teu bcoração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo.

O que a Bíblia fala sobre o amor próprio?

O amor próprio, aos olhos de Deus é altruísta, disposto a dar e a receber. Jamais deve ser egoísta! Por tanto, ame-se! Você é especial para Deus e amado por Ele.