A expressão ao mesmo tempo denota

conjunção Denota ocasião temporal; em qual circunstância; ao mesmo tempo que.Do mesmo significado de quando.[Gramática] Pouco usado no Brasil, mas de uso frequente em Portugal.Etimologia (origem da palavra aquando). A + quando.

Definição de Aquando

Classe gramatical: conjunção
Separação silábica: a-quan-do

Frase com a palavra aquando

Devemos chorar as pessoas à nascença, e não aquando da sua morte.
- Barão de Montesquieu

Exemplo com a palavra aquando

O Comité Olímpico Brasileiro já tinha "digerido" em silêncio uma anterior situação de cópia ilegítima de arquivos informáticos, aquando da realização dos Jogos Pan-americanos de 2007. Folha de S.Paulo, 28/09/2012

hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, antes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamais, agora, sempre, já, afinal, amiúde, breve, constantemente, enfim, entrementes (enquanto isso), hoje, imediatamente, primeiramente, tarde, provisoriamente, sucessivamente,

Locuções Adverbiais de Tempo

às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.

Advérbios de tempo

É possível observar alguns traços particularizantes que distinguem umas formas de outras.

O par “cedo/tarde”, por exemplo, tem ligação direta com o processo verbal, como em: “Ele dorme cedo”

ou

“A professora chegou tarde”.

Entretanto, não especifica uma posição no tempo determinada, ou seja, não focaliza um momento específico, e por isso pode conviver com, e até determinar, outra forma temporal precisa. Por exemplo:

  • O mestre chegou cedo hoje.
  • O mestre chegou hoje cedo.

Além da alteração semântica, a troca de posição implica também mudança do termo determinado: no exemplo 5, “cedo” refere-se ao verbo; no 6, ao advérbio “hoje”, considerando ainda que a faixa temporária específica está sempre no “hoje”.

Como mais uma característica particular, podemos destacar que “cedo/tarde” podem ser intensificados:

O carteiro passou hoje bem cedo / muito cedo / cedo demais / cedinho.

Em relação ao grupo “ontem/hoje/amanhã”, podemos identificar uma extensão definida de tempo (24 horas), que pode se referir ao verbo, como também ao enunciado como um todo.

Porém, a característica mais notável desses advérbios é seu caráter dêitico. Assim, em “hoje” o tempo do enunciado coincide com o tempo de sua emissão (enunciação); “ontem” é o tempo anterior a este, e “amanhã”, o posterior. Além disso, diferenciam-se do par anterior por não serem passíveis de intensificação e por poderem desempenhar a função de sujeito.

Por exemplo:

Hoje e amanhã serão dias de festa.

Por isso, este grupo se aproxima muito mais da classe de pronomes que da de advérbios. O advérbio “agora” apresenta as mesmas propriedades de “hoje”, com a diferença de estreitar muito mais o espaço temporal.

Em uma questão adaptada, havia a seguinte sentença: "Como se fosse um direito natural, reserva-se o poder aos homens em todos os níveis, ao mesmo tempo em que as mulheres sofrem sob estereótipos e idealizações também naturalizados."

Com o sentido temporal, a locução conjuntiva "ao mesmo tempo que" - equivalente a "enquanto" - não deve fazer o uso de "em".

Na obra Domingo à Tarde, de Fernando Namora, vê-se:

"O peito subia e descia como um harmônio, ao mesmo tempo que dele escapava um som de goela estrangulada."

Em Quincas Borba, Machado de Assis assim redige: 

"Traz a idéia do ímpeto, do sangue, da disparada, ao mesmo tempo que a da serenidade com que torna ao caminho reto, e por fim à cavalariça."

A Moderna Gramática Brasileira, de Evanildo Bechara, reúne as principais conjunções e locuções temporais.  Nestas exemplificações a seguir, verifica-se a preposição "em" igualmente ausente:

a) Tempo anterior: antes que, primeiro que;

b) Tempo posterior: depois que;

c) Tempo posterior imediato: logo que, assim que, desde que;

d) Tempo frequentativo (repetido): todas as vezes que, sempre que;

e) Tempo terminal: até que.

Há algumas semanas, diante de um tema semelhante, tive aqui o prazer de citar Domingos Paschoal Cegalla, sobre "a primeira vez que":

"Nesta expressão de sentido temporal, a palavra 'que' é geralmente considerada conjunção. Não se deve, por isso, antepor-lhe a preposição 'em'." 

Mais uma vez, a frase inicial deste texto deveria ser: "Como se fosse um direito natural, reserva-se o poder aos homens em todos os níveis, ao mesmo tempo que as mulheres sofrem sob estereótipos e idealizações também naturalizados." 

O que significa a expressão ao mesmo tempo?

Sentido da expressãoao mesmo tempo que” Como visto, a expressão é classificada como uma locução conjuntiva temporal, cujo sentido equivale a “enquanto”. Veja os seguintes exemplos: Os ex-alunos cantavam o hino da escola ao mesmo tempo que se emocionavam.

Qual é a classe gramatical de ao mesmo tempo?

Sendo assim, uma vez que a expressão «ao mesmo tempo» é classificada como locução adverbial e é funcionalmente equivalente a um advérbio (ver dicionário da Academia das Ciências de Lisboa), é legítimo concluir que «ao mesmo tempo que» é uma locução conjuntiva.

Quando usar enquanto ou ao mesmo tempo?

Quando usar enquanto? Enquanto é uma conjunção temporal, proporcional ou conformativa que indica: durante o tempo que, ao mesmo tempo que, à medida que, na qualidade de.

Quando usar ao tempo que?

Ao tempo emprega-se com a palavra que: ao tempo que. É uma locução conjuncional (ou conjuntiva) que significa na mesma ocasião que, quando. Ex. «Ao tempo que na mesma sala estavam músicos tangendo vários instrumentos...