A chance de nao engravidar mesmo o cara gozando

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Para engravidar, basta apenas UM espermatozóide. A cada 1 ml de esperma ejaculado por um homem fértil são, ao menos, 15 milhões deles, podendo chegar a 100 milhões/ml. A liberação dos espermatozóides pode acontecer antes da ejaculação e a gravidez pode ser concretizada com o chamado ‘coito interrompido’ e até mesmo com o fluido depositado fora da cavidade vaginal.

A chance de nao engravidar mesmo o cara gozando

Óvulo rodeado por espermatozoides (Foto: Thinkstock)

“Se uma mulher está no período fértil, ela apresenta um muco cervical bem mole e transparente, como uma clara de ovo, que deixa a vagina mais úmida. Neste período, esse muco cristalino e líquido é usado pelo esperamatozoide para subir o útero e as trompas. Então, é possível que neste período fértil, com a mulher expelindo essa secreção, se cair uma grande quantidade de esperma nesse líquido do lado de fora da vagina, esse espermatozóide é capaz de nadar por ele, subir e fecundar o óvulo. Não é comum, mas é possível”, explica o ginecologista e obstetra Gilberto Utida, da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná (Sogipa).

O médico lembra que, destes 15 milhões de espermatozóides liberados a cada ml de esperma de um homem fértil, no mínimo, 30% precisam ser móveis e rápidos. “Existem espermatozóides de vários tipos, como os imóveis, os que se movem devagar, que fazem movimentos giratórios e não progridem e tem os móveis rápidos, com movimentos progressivos”, observa Utida.

Homens com menos de 15 milhões/ml podem ter problemas com a fertilidade. As causas são várias, entre elas: varicocele (uma espécie de varizes nos testículos), caxumba na infância, provocando orquite e doenças sexualmente transmissíveis, que lesionaram testículos e canais de drenagem. 

Sempre possível

O tema também foi discutido no site Romper, que ouviu outros especialistas no assunto. “São necessários tantos espermatozóides porque alguns não se movem bem ou a vagina ácida os mata”, disse a obstetra e ginecologista  Kim Langdon. “O muco cervical pode prender os espermatozóides, fazendo com que morram muito rápido.”

“Aqueles que entram no colo do útero ou no útero provavelmente se desintegram ou são expelidos com secreção de fluido ou com fluxo menstrual subsequente”, completa Barry Witt, endocrinologista reprodutivo.

“A gravidez é sempre possível se o esperma estiver dentro ou ao redor da vagina, especialmente se uma pequena quantidade entrar”, reforça sua colega, a obstetra Kecia Gaither.

“O esperma pode estar presente no fluido pré-ejaculado, portanto, em casais que usam o 'método de retirada' de contracepção, a gravidez pode ocorrer com ejaculação fora da vagina porque o pré-ejaculado pode conter esperma”, completa Witt.

Uma dúvida frequente entre as mulheres que começam as tentativas de engravidar — e também entre as que desejam evitar a gravidez — é se é possível engravidar fora do período fértil.

Para responder a essa pergunta, é importante esclarecer alguns pontos, entre eles que há a necessidade da ovulação para que a fecundação e a gravidez aconteçam.

Quando um óvulo é liberado e a mulher engravida, isso significa que ela estava em seu período fértil.

No entanto, esse período pode variar de uma mulher para outra e de um ciclo para outro.

Além disso, caso não esteja conseguindo engravidar, é importante procurar auxílio médico para uma avaliação completa da sua saúde reprodutiva.

Continue a leitura e confira agora mesmo se é possível engravidar fora do período fértil!

O que é o período fértil?

O período fértil compreende a fase do ciclo menstrual em que ocorre a liberação do óvulo – ovulação – e, por isso, em que pode ocorrer a gravidez.

Em mulheres com ciclos menstruais regulares, a ovulação acontece 14 dias antes da menstruação. Assim, mulheres com ciclos de 28 dias, a ovulação costuma acontecer no 14º dia. Mulheres com ciclos de 32 dias ovulam em torno do 18º dia.

Mulheres que têm ciclos irregulares podem não ovular todo mês ou, para aquelas que ovulam, fica difícil determinar o dia mais adequado da ovulação.

É possível engravidar fora do período fértil?

Para que a gravidez aconteça, o espermatozoide deve fecundar o óvulo.

Algumas situações de gravidez levam as pessoas a acreditar que é possível engravidar fora do período ovulatório, mas isso não é possível.

Alguns fatores, no entanto, podem levar o casal a pensar que a gravidez ocorreu fora desse período.

Tempo de vida dos espermatozoides

Os espermatozoides sobrevivem, em condições normais, de 3 a 5 dias no sistema reprodutor feminino.

Assim, se um casal tiver relações sexuais 5 dias antes da ovulação, uma gravidez pode acontecer normalmente, dando a impressão de que a mulher ficou grávida fora do período fértil.

Uso irregular do anticoncepcional

O anticoncepcional é um método que deve ser utilizado adequadamente para exercer seu efeito contraceptivo.

Assim, mulheres que fazem o uso da pílula de forma irregular, em horários alternados ou esquecem de uma ou mais dose do medicamento terão variações hormonais durante o ciclo, o que pode provocar a ovulação e uma gravidez.

Interferência de medicamentos

O uso de alguns medicamentos de forma simultânea ao anticoncepcional pode interferir na eficácia desse método preventivo, o que leva à ovulação.

Por esse motivo, sempre que iniciar um tratamento farmacológico, consulte seu médico sobre os efeitos desse medicamento na contracepção hormonal.

Duas ovulações no mesmo ciclo

Em uma condição extremamente rara, existem mulheres que podem ovular mais de uma vez durante o ciclo.

Nessas condições, a possibilidade de engravidar fora do período fértil calculado existe, mas ainda assim é importante destacar que a mulher tem um óvulo disponível para ser fecundado.

Tabelinha

Muitas mulheres fazem o controle do seu período fértil com a tabelinha.

Para as que não querem engravidar, esse método contraceptivo não é aconselhado, porque as alterações naturais que podem acontecer durante o ciclo podem ocasionar a gravidez.

Para as mulheres que desejam uma gravidez, no entanto, a tabelinha pode ser uma ferramenta muito útil para avaliar quando será a data da próxima ovulação.

Além disso, existem alguns sinais que podem ser observados quando a mulher está ovulando. Entre eles:

  • o muco vaginal fica com um aspecto mais fino, semelhante à clara de ovo;
  • a temperatura do corpo apresenta uma variação sutil;
  • pode haver dores em um dos lados do abdômen;
  • a libido da mulher se intensifica.

Gostou do post? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos selecionados e de qualidade como esse!

Compartilhe:

Quais as chances de engravidar quando o homem ejacula dentro?

Entenda por que é possível engravidar mesmo com o chamado coito interrompido. Para engravidar, basta apenas UM espermatozóide. A cada 1 ml de esperma ejaculado por um homem fértil são, ao menos, 15 milhões deles, podendo chegar a 100 milhões/ml.

Tem risco de engravidar mesmo tirando antes?

Você pode engravidar mesmo se você usar o método de retirada ou “coito interrompido” Sim. O método de contracepção de retirada, também conhecido como "coito interrompido", é quando o pênis é retirado da vagina, afastando os órgãos genitais antes de ejacular.

Quando o homem ejacula e a mulher não engravida?

Na maioria das pessoas saudáveis, o líquido ejaculatório contém espermatozóides suficientes para potencialmente engravidar uma pessoa. No coito interrompido, o esperma, na teoria, nunca chega ao óvulo e a gravidez não é possível. Sem esperma, sem problema.

Quais as chances de engravidar tirando na hora H?

Muitos ignoram o fato, porém, de que ele é um método pouco confiável, de baixa eficácia. Ou seja, pode dar errado e resultar numa gravidez indesejada sim. Um levantamento do portal "Tocando Fraldas" apontou que 1 em cada 4 mulheres já chegou a engravidar após um ciclo em que praticou o coito interrompido.