Por que trabalhar em casa

Trabalhar em casa? Será? Esta ideia soa muito estranho para alguns, afinal nossa sociedade sempre separou casa e trabalho como lugares distintos. Historicamente o trabalho está associado a um lugar externo. Mas a vida moderna de alguma maneira está nos levando a cada dia mais considerarmos esta possibilidade de trabalharmos em casa. Mas quais os motivos que fundamentam esta ideia?

O Home Office ou escritório em casa é um conceito antigo e ao mesmo tempo novo. Antigo, pois a ideia de trabalhar em casa já foi concebida e discutida muito antes dos nossos dias. Novo, pois muitos estão tendo contado ou incorporando a ideia do escritório em casa agora. Conheça as dicas para quem pretende adotar o home office como alternativa de trabalho. O autor deixou o emprego em uma agência de publicidade para trabalhar em casa.

Primeiro temos que considerar a tecnologia disponível. Uma boa conexão com a internet, um computador e um pequeno espaço é o que muita gente precisa para trabalhar. Muitos tipos de trabalhos podem ser feitos usando apenas os recursos acima, especialmente na prestação de serviços, suporte, comunicação, programação, design, redação, entre outros.

Segundo que os custos com transporte e manutenção de espaços físicos podem ter impactos muito grandes.  Por fim, creio que é um modelo que contribui muito para a qualidade de vida das pessoas.

Veja abaixo alguns pontos que julgo valiosos na análise de vantagens e desvantagens de trabalhar em casa.

Vantagens de trabalhar em casa

  • Mais tempo para dedicar à família, lazer, exercícios, igreja, estudos, etc. O tempo é coisa importante e muitos tem reclamado da falta dele, talvez perdendo muito tempo por ter de dedicar muito tempo em trajeto para o trabalho;
  • Melhor alimentação, sono e cuidados pessoais. Como você consegue organizar melhor o tempo significa que aqueles 40 minutos que você gastava para ir trabalhar pode ser aproveitado mais no sono. Poder se alimentar em casa e tirar uns minutos para uma atividade física também são considerados;
  • Menos stress. Só o fato de não ter de encarar o trânsito todo o dia já é um grande alívio;
  • Horário de trabalho flexível. Você precisa trabalhar e talvez trabalhe até mais, contudo poderá organizar melhor esse horário ou dar uma saída durante o dia para resolver questões pessoais;
  • Menos interferência de outras pessoas nas tarefas do dia-a-dia. Sabe aqueles ruídos típicos do ambiente de trabalho? Com falas desnecessárias, interferências e opiniões diversas? Pois é;
  • Não precisar enfrentar trânsito, especialmente nos horários de pico. Com já citado acima, livrar-se do trânsito é uma das grandes bandeiras de trabalhar em casa.

Desvantagens de trabalhar em casa

  • Ter de dividir a casa entre moradia e trabalho. Saber administrar isso é muito importante, especialmente se você tiver filhos pequenos que não saberão diferenciar a hora que você está trabalhando da hora em que está disponível para eles;
  • Perda de algumas regalias que possivelmente a empresa oferecia. Sim, mas isto pode ser compensado pelas vantagens acima;
  • Resistir a sedução da geladeira e da cama após o almoço. No começo talvez você ganhe uns quilos a mais, mas com o tempo é possível administrar bem isto;
  • Perda ou redução do contato físico com colegas de trabalho. O ambiente de trabalho, mesmo com todos os seus problemas, tem seu lado positivo como a comunicação com outras pessoas que podem trazer crescimento. Essa perda é ruim;
  • Maior custo com infraestrutura, comunicação, abertura de empresa, etc. Tudo deve ser ponderado com muito cuidado e pesar os pontos contrários e a favor para ver se vale a pena financeiramente;
  • Perda de garantias trabalhistas. Houve mudanças na legislação trabalhista que facilitou bastante a possibilidade de trabalhar em casa. Há empresas que tem optado por deixar seus funcionários trabalhar em casa um dia por semana e por ai vai.

Vale montar um escritório doméstico a pena trabalhar em casa?

Do ponto de vista estrutural a resposta é sim, isto é, se considerarmos o fato de termos hoje internet banda larga, PDAs, Smartphones e uma população literalmente conectada, o conceito de trabalho as vezes não difere muito de estar na empresa ou em casa.

Outro ponto que justifica o trabalho em casa são os custos, dificuldades e riscos de locomoção, especialmente nas grandes cidades. Nesses casos, o stress do trânsito, o tempo perdido em longas filas e os riscos em que as pessoas são submetidas, poderia ser substituído por uma vida e trabalho mais light no conforto de casa.

Mas nem tudo são flores para aqueles que pretendem trocar o dia-a-dia das empresas pelo Home Office. É preciso levar em conta o modelo de trabalho de cada um. Inicialmente você deverá responder a algumas perguntas:

  • A minha atividade profissional poderá ser exercida em casa sem prejuízos para as partes envolvidas?
  • Tenho cultura e educação para trabalhar em casa?
  • Saberei administrar o tempo e conciliar as atividades profissionais com as atividades pessoais ou domésticas?
  • Minha família entenderá o novo modelo de trabalho?
  • Tenho um espaço físico adequado para a montagem do escritório?
  • Sentirei culpa por não sair de casa de manhã para trabalhar?

Claro que muitas outras perguntas poderiam ser feitas, mas essas foram apenas para nortear a decisão de optar pelo Home Office.

Desta forma, creio que a decisão de ter um escritório em casa e prestar serviços a distância pode ser uma boa saída para muitos, porém, não antes de fazer uma análise profunda das implicações favoráveis e desfavoráveis que o modelo de home Office poderá trazer.

Atualização:

Este post foi escrito no início de 2009, quando eu estava prestes a adotar o home Office como alternativa de trabalho. Agora, mais de dez anos depois, pretendo responder as perguntas que fiz naquela época:

A minha atividade profissional poderá ser exercida em casa sem prejuízos para as partes envolvidas?

No meu caso sim.

Tenho cultura e educação para trabalhar em casa?

Não. Acho que boa parte das pessoas não tem, isto precisa ser criado. Temos a cultura de trabalhar fora, sair de manhã e voltar a noite. Mas depois de algum tempo você assimila bem a ideia do home office e ai não quer sair mais.

Saberei administrar o tempo e conciliar as atividades profissionais com as atividades pessoais ou domésticas?

Esta é a parte mais delicada e é onde ainda preciso melhorar muito. A concorrência é altíssima. Se você não se policiar, acaba sofrendo muito com a concorrência de atividades domésticas do dia a dia. Não encontrei ainda uma fórmula, mas a ideia de estabelecer tarefas no dia anterior parece funcionar bem. Outra alternativa é dividir o dia e alguns períodos, destinando parte para as atividades domésticas e outras para as profissionais.

De novo é preciso dar tempo ao tempo. No começo foi bem mais difícil, mas hoje tudo isso está muito bem adaptado.

Minha família entenderá o novo modelo de trabalho?

Acho que sim. Receio, porém, que nem todas as famílias entenderão bem isso.

De novo: tempo ao tempo. Se minha esposa ou meu filho chega em casa e eu não estou no escritório, eles estranham.

Tenho um espaço físico adequado para a montagem do escritório?

No meu caso sim. Dependendo da atividade profissionais uma mesa com um computador já ajuda. Agora, ter um escritório separado é melhor ainda.

Quando construi minha casa, fiz um escritório pensando no meu trabalho. Apesar de pequeno, 3 x 1,7, mas é um espaço precioso na minha casa e caiu como uma luva.

Sentirei culpa por não sair de casa de manhã para trabalhar?

No começo um pouco. Agora, me libertei desta culpa. Acho que a qualidade de vida compensa.

Conclusão

Como visto acima, há vantagens e desvantagens que precisam ser analisadas com bastante cuidado antes de tomar a decisão de deixar um emprego fixo para trabalhar em casa. Eu compartilho hoje as duas tarefas, ou seja, tenho um emprego fixo e externo em uma empresa e tenho o escritório em casa. Confesso que é um desafio interessante. Ainda não consegui chegar ao nível esperado de equilíbrio entre todos os pontos acima, mas estou aprendendo muita coisa.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp


VEJA TAMBÉM:

Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o chamado home office ganhou espaço com a chegada da pandemia, mas a tendência é que essa forma de trabalho continue mesmo com a normalidade.

Por isso, o movimento não é só de trabalhadores em busca de renda e comodidade, mas também das próprias empresas, que já despertaram para essa modalidade de trabalho.

Com isso, trabalhar em casa deixa de ser somente uma saída para uma renda extra e ganha status de trabalho sério.

As atividades para ganhar dinheiro trabalhando em casa deixaram de ser apenas hobbies e hoje já são vistas como profissão. Como resultado, o home office já é a principal fonte de renda de muitas famílias.

É adotado não só por quem deseja independência financeira e tem perfil empreendedor, mas também por empregados que preferem fazer dinheiro no conforto de suas casas.

Antes de mais nada, um dos benefícios de fazer home office é se livrar do trânsito, além de poder definir seu próprio horário. Contudo, é necessário que haja mais responsabilidade e também muita disciplina, organização e dedicação.

Agora que você já sabe os benefícios e desvantagens de fazer home office, preparamos uma lista completa com ideias de profissões para você trabalhar em casa.

São 38 opções para você escolher e começar a ganhar dinheiro!

O marketing de afiliados é uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro sem investir muito e sem sair de casa. Isso porque você só precisa de um computador ou smartphone que tenha acesso a internet.

E qual é o seu papel como afiliado? Promover os produtos de uma loja para um grupo de pessoas. Podendo ser para os seus familiares, amigos e você pode até mesmo divulgar nas redes sociais.

Assim, quando uma pessoa comprar pelo seu link de afiliado você receberá uma comissão, de acordo com as especificações do programa.

Sim, é possível trabalhar como agente de viagens de casa. Você será responsável por realizar o contato inicial com os clientes e auxiliá-lo em todo o planejamento da viagem.

Essa ajuda vai desde a escolha do destino até os passeios a serem realizados durante a viagem. Outra alternativa é você também oferecer opções de roteiros turísticos, realizar as reservas de hotel, emissão das passagens, entre muitas outras atividades.

Essa é uma possibilidade que está com tudo por conta do número de vacinados e afrouxamento das restrições sanitárias da covid-19. Então, num futuro muito próximo, já será possível viajar em segurança. E é aí que o agente de viagens entra!

#3 Aluguel de quarto

Tem um quarto sobrando na sua casa e quer ganhar um dinheiro extra? Alugar o quarto pode ser uma boa oportunidade para você. Existem diversas formas de você anunciar o aluguel do quarto.

E o melhor é que você pode alugar até mesmo para viajantes, por temporada ou somente para o final de semana. Agora você deve estar se perguntando se precisa oferecer café da manhã, certo?

A resposta é: depende. Isso você pode decidir, mas lembre-se que caso ofereça o café da manhã poderá cobrar um pouco a mais por isso.

#4 Artesanato

Você gosta de fazer crochê, bijuteria, pinturas, bonecas de pano ou outras atividades de artesanato? Pode começar a investir nessa área. Muitas pessoas têm hobby nessa área, mas que pode ser facilmente transformado em renda extra

E por que não a sua renda principal? Por isso, comece a produzir e divulgar para amigos e familiares. Depois invista também nas redes sociais e cursos profissionalizantes. 

#5 Artista

Você canta, atua, é modelo, escritor ou dançarino? Essa também é uma forma de ganhar dinheiro. Isso porque todas essas profissões são independentes, permitindo que você venda o seu lado artístico sem ter uma grande produtora por trás.

Poste nas redes sociais o seu trabalho, você pode vender livros, caso seja escritor, se apresentar em lives e muito mais!

#6 Blogueiro

E por falar em redes sociais, uma das profissões do momento é a de blogueiro. Essa é ideal para quem é carismático e adora estar de frente para as câmeras. Mas o que faz um blogueiro? Mostra o seu dia a dia, a sua vida e as marcas que consome.

Conforme você vai crescendo, as empresas podem te notar e te procurar para realizar parcerias pagas. Já pensou em divulgar produtos para os seus seguidores e ganhar por isso? É exatamente assim que você pode garantir um dinheiro.

#7 Cabeleireira

Muitos salões fecharam durante a pandemia, mas você pode continuar atendendo na sua casa ou até mesmo indo aos clientes. Procure realizar um serviço que seja o seu diferencial, como uma visita expressa para que a pessoa possa cortar os cabelos ou fazer uma hidratação rápida.

Outra dica é montar um salão dentro de casa mesmo, de forma aconchegante e que pareça profissional. Conforme você crescer pode até ter o seu próprio salão em um ponto comercial.

#8 Cerimonialista

Um cerimonialista pode trabalhar de casa organizando e conduzindo os eventos. Esse profissional ajuda no planejamento e organização de uma festa até a verificação dos detalhes e condução do cronograma no dia do evento.

E muitas dessas etapas do evento podem ser realizadas por meio de reuniões onlines com os anfitriões e com os fornecedores da festa. Por isso, se você gosta deste setor é uma profissão a ser levada em consideração.

#9 Coaching

A profissão de coach tem crescido muito no Brasil. Isso porque quem deseja planejar sua carreira, escolher uma área de atuação ou melhorar em diferentes aspectos de suas vidas procuram esses profissionais para tornar os processos mais práticos.

Mas o que torna este tipo de carreira interessante é a quantidade de temas específicos que podem ser trabalhados. Desde coaching sobre uma vida saudável até como alcançar as metas de sua carreira.

Contudo, nem todo mundo pode oferecer serviços de coach. É preciso ter conhecimento do assunto a ser abordado, além de ter as certificações para ser um coach profissional.

#10 Consultor

Você tem conhecimento técnico em alguma área? Então, você pode dar consultorias online no seu setor. Se você já é um empreendedor de sucesso, pode ajudar quem está começando dando conselhos e orientando para que a pessoa também tenha sucesso. 

#11 Contador

Um contador pode montar o seu escritório em casa, em um quarto que esteja sobrando. Você pode fazer todas as atividades e até mesmo reuniões com os seus clientes. Mas atenção: não é porque você está em casa que o local não vai parecer um escritório.

Você pode colocar alguns móveis e objetos que ajudem a otimizar o seu trabalho e que também seja possível receber os seus clientes.

Opções de profissões para trabalhar em casa não faltam

Já pensou em abrir o seu próprio restaurante dentro de casa? Isso é possível fazendo comida e entregando por delivery ou até mesmo fazendo quentinhas. E o melhor é que você pode começar aos poucos, sem investir muito.

#13 Copywriting

Gosta de escrever? Então talvez você possa apostar na carreira de copywriting, já que esse profissional escreve textos para persuadir as pessoas. É muito utilizado em campanhas publicitárias e até mesmo nas redes sociais.

#14 Costura

Se você tem o dom e a máquina de costura, esse é um trabalho que você pode fazer em casa para complementar a sua renda. Você pode começar realizando pequenos reparos nas roupas, mas para isso é necessário divulgar os seus serviços na internet, para familiares e amigos. 

#15 Desenvolvedor de games

Para quem é apaixonado por jogos e sabe de tudo sobre esse setor, pode apostar na criação e desenvolvimento de games. E para isso, você só precisa ter um bom computador e entender sobre programação.

#16 Desenvolvedor de softwares / websites

Essa é uma das profissões mais buscadas do momento, principalmente porque toda empresa precisa criar um site e mantê-lo no ar. Por isso, se você tem conhecimento na área pode optar por oferecer os seus serviços.

Outro profissional muito procurado é o de designer gráfico, se você já trabalha em uma empresa com carteira assinada, pode fazer alguns freelas aos finais de semana, trabalhando de casa.

#18 Editor de vídeo

Quem deseja trabalhar em casa editando vídeos precisa somente de um computador, conexão com a internet, conhecimento e um bom programa de edição de vídeo. E você pode criar vídeos para empresas, editar o conteúdo de canais no YouTube ou produzir conteúdo para influenciadores digitais.

#19 Escritor

Quem tem muita criatividade e ama contar história pode ganhar dinheiro escrevendo livros. E isso é possível porque você pode trabalhar de maneira convencional e também encontrar editoras independentes para publicar seu material.

Tem ótimo olhar para tirar fotos suas e dos seus amigos? Que tal apostar na fotografia? Na pandemia virou tendência fazer ensaios onlines utilizando apenas o seu telefone e do seu modelo, quem sabe essa não pode ser uma ideia?

#21 Maquiador

Quem é maquiador sabe que pode trabalhar de qualquer lugar e, porque não em casa? Você pode atender às suas clientes em casa. Arrume um espaço, pode ser um quarto, para fazer o seu estúdio de maquiagem. Nele, coloque todo o material necessário e pronto, é só começar os atendimentos.

#22 Personal stylist e Personal buyer

Ótima alternativa para quem entende de moda, você pode dar dicas e criar diferentes visuais para vários estilos, como personal stylist. Além disso, as visitas podem ser realizadas nas casas das clientes ou até mesmo na sua.

Já o personal buyer auxilia os clientes a comprarem roupas que combinam com seu estilo de maneira online.

#23 Produtor de conteúdo

Esse profissional produz diversos conteúdos voltados para o seu público, pode ser texto, infográficos, ebooks e até mesmo vídeos. Mas é claro que para isso ele utiliza algumas técnicas para atrair o público certo e fazer com que o conteúdo seja entregue para mais pessoas.

#24 Professor particular

Se você sempre foi bom em uma disciplina na escola pode usar isso ao seu favor dando aulas particulares. E elas podem ser tanto onlines, quanto presenciais, o bom é que você pode criar grupos ou até mesmo oferecer aulas individuais.

#25 Profissional de beleza e estética

Quem é manicure, esteticista e designer de sobrancelhas pode oferecer os serviços na casa da cliente ou na sua própria casa. Procure ter um diferencial para que você possa se destacar no setor da beleza, que está sempre em crescimento. 

Quem trabalha nessa área realiza todo o processo de gerenciamento de informações de uma empresa, o que muitas vezes pode ser realizado em casa mesmo. E para quem gosta de software e hardware, também é possível trabalhar com isso.

#27 Revendedor(a) de produtos

Quem revende produtos, em grande parte, trabalha em casa ou vai até as clientes, no trabalho ou na casa delas. Você pode divulgar os produtos nas redes sociais e também oferecer para os consumidores uma forma de provarem os seus produtos antes de comprarem.

#28 Revisor de textos

É bom em português e conhece todas as regras? Você pode procurar por freelas de revisor de textos. Esse tipo de serviço é muito procurado por universitários, principalmente por quem está terminando a monografia.

Também conhecido como gestor de mídias sociais, esse profissional cuida das redes sociais de uma empresa e/ou pessoa. Você precisará pensar em todo o conteúdo a ser postado para o mês de acordo com o objetivo do seu cliente. E é claro que não é só um post, tudo é pensado com muita estratégia.

#30 Tradutor

Se você tem conhecimento em inglês, espanhol ou algum outro idioma, essa pode ser uma boa oportunidade para você. Muitas pessoas procuram alguém que faça o serviço de tradução de textos e documentos.

#31 Trader

Existem dois tipos de traders, o de investimentos e o de futebol, e para trabalhar nessa área é preciso entender um deles. Para quem já investe, a operação de compra e venda de ações no curto prazo é uma boa opção.

Mas para quem entende mais de futebol, existem diversas plataformas que permitem que os usuários realizem apostas em jogos e outros esportes, sem sair de casa. 

#32 Venda de artigos online

Se você já costuma vender produtos, que tal colocar ele no online para atingir mais pessoas? As vendas na internet costumam ser maiores e também atingem um público maior, até mesmo de outros estados. 

Você pode vender roupas, cosméticos, comida por delivery e o que mais a sua imaginação permitir. 

#33 YouTuber

Se você gosta de produção de vídeos e conteúdos pode criar o seu próprio canal no Youtube. Essa é ideal para quem fala bem em frente às câmeras, entende de um assunto, gosta de dar opiniões sobre produtos ou algum assunto. As chances de conseguir gerar renda através do conteúdo na plataforma de vídeos é grande.

#34 Criação de cursos online

A venda de cursos online tem crescido muito nos últimos anos. Se você é especialista em alguma área pode criar um curso online, com conteúdos em vídeos e apostilas. E o melhor é que depois de criado, esse material poderá ficar no ar para ser adquirido por muito tempo.

#35 Criador de aplicativos

Se você não quer trabalhar desenvolvendo plataformas para outras empresas, pode criar aplicativos de forma independente. As próprias lojas de aplicativos estão repletas de soluções para o nosso dia a dia.

#36 Técnico de manutenção de celulares e computadores

Os celulares, computadores e notebooks fazem parte do nosso dia a dia e são usados com muita frequência. Por isso, é comum que eles precisem de algum tipo de manutenção. Mas para oferecer esse tipo de serviço,é preciso ter conhecimento técnico, além das ferramentas e das peças necessárias.

#37 Personal Trainer

Você é um profissional de Educação Física e está com tempo livre? Então que tal trabalhar em casa como personal trainer? Atualmente, há vários aplicativos e métodos que possibilitam que os profissionais auxiliem nos treinos à distância. Muitos oferecem consultoria, treinos em videoconferência e até mesmo lives para conseguir auxiliar quem tem o objetivo de melhorar a saúde ou estética.

#38 Tutor

Com a chegada da pandemia, os cursos à distância ou semi-presencial ganharam ainda mais força. Em muitos casos, existe a possibilidade de trabalhar como tutor para auxiliar os alunos em determinadas disciplinas. Essa tarefa é realizada à distância e você precisa ter qualificação para ensinar determinada matéria.

#39 Secretária virtual

Com a rotina cada vez mais corrida é comum não darmos conta de tudo, mas já pensou em ter uma secretária virtual? Esse profissional pode te ajudar a cuidar da sua rotina de forma mais fácil.

Para quem não sabe, a secretária virtual basicamente cuida de agendar compromissos, anotar recados, oferecer suporte administrativo e responder os emails. E para isso, você precisa ter somente um telefone comercial.

Vale ressaltar que esse mercado está crescendo cada vez mais e há uma demanda de profissionais capacitados.

#40 Personal organizer

Se você ama deixar as coisas arrumadas, organizadas e esteticamente dispostas, você pode se tornar um personal organizer. Esse profissional vai ajudar outras pessoas a deixarem a casa mais organizada.

Você ainda pode se especializar fazendo cursos de capacitação e divulgar o seu trabalho na internet.

Home Office veio para ficar no Brasil

O trabalho em casa foi adotado por 85% das empresas pós a pandemia, segundo a Korn Ferry, consultoria global de carreira. O percentual foi obtido em pesquisa realizada junto a 170 empresas em novembro de 2021.

Ainda segundo a pesquisa, 78% das empresas afirmam que todos os funcionários estarão sob o regime híbrido e/ou remoto numa fase mais branda da pandemia.

Os números são validados por uma pesquisa feita pela consultoria KPMG com 287 empresários.O estudo aponta que 85% das empresas que migraram para o home office por conta da crise sanitária pretendem assumir um modelo de trabalho híbrido em 2022, mesclando atividades presenciais nos escritórios com rotinas de trabalho em casa.Apenas 15% manifestaram a intenção de retomar totalmente o trabalho presencial. O restante, que deve optar por um regime híbrido, se divide quanto ao equilíbrio entre os dois sistemas:

  • 29% devem seguir com home office duas vezes na semana;
  • 29% pretendem manter o trabalho remoto três vezes por semana;
  • 11% planejam manter as equipes em casa 5 dias por semana;
  • 9% quatro vezes na semana;
  • 7% apenas um dia por semana.

Existem diversas vantagens de se trabalhar em casa, entre elas está a abertura de um negócio próprio

De fato, não é qualquer pessoa que consegue se adaptar para trabalhar em casa. Nesse sentido, como o trabalho remoto requer mais disciplina e organização, há perfis que se encaixam e outros não.

Mas antes de pensar em quais profissões servem para trabalhar em casa, é preciso entender a diferença entre duas possibilidades: trabalho remoto e negócio próprio.

Os dois podem ser exercidos em home office, mas cada um tem suas peculiaridades. Vamos entender isso a seguir:

Trabalho remoto

Nesta opção, você é um trabalhador como outro qualquer. Mas não precisa comparecer a um escritório físico. Sendo assim, você pode trabalhar de casa ou do lugar que quiser.

No trabalho remoto você é um trabalhador convencional. Ou seja, há um contrato com uma empresa, mesmo que o trabalho seja fixo, temporário ou freelancer.

Negócio próprio

Também é possível trabalhar em casa sendo seu próprio chefe! Neste caso, é preciso muito mais dedicação e perfil empreendedor.

Para quem tem o perfil empreendedor uma ótima sugestão é ser trader. O conceito é bastante simples: compre um ativo quando o valor estiver baixo (barato) e venda quando o valor estiver alto (caro).

Os ativos que vem ganhando destaque no mercado brasileiro são as criptomoedas, pois são bastante diversificadas, com valores que vão de  menos de R$1 até mais de R$40.000.

Ainda nesse artigo, vamos falar das profissões para trabalhar em casa, incluindo tanto o trabalho remoto como um negócio próprio.

Mas para que você faça a melhor escolha, antes vamos explicar as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa.

Vantagens de trabalhar em casa

As vantagens são muitas. Esqueça aquele trabalho maçante, que consome algumas horas suas no trânsito para chegar, afasta você da família e tira seu conforto.

Algumas vantagens de trabalhar em casa são:

  • Economia – Gastos com transporte, alimentação e até roupas são evitados. Você pode economizar uma grana para investir em você mesmo, no seu negócio ou quem sabe poupar e fazer render seu dinheiro em aplicações.
  • Administração do próprio tempo – A flexibilidade é, com certeza, uma das maiores vantagens. Na maioria dos casos, você define seu horário de trabalho de acordo com sua rotina e preferência. Assim, é comum aumentar a disponibilidade de tempo para a família e amigos, ou para outras atividades que você goste.
  • Alimentação melhor – Teoricamente, a alimentação em casa é mais saudável. Você foge dos restaurantes de rua e das tentações diárias.
  • Sem trânsito – Em grandes cidades, principalmente, se gasta muito tempo com deslocamento, ainda mais se você mora longe do escritório. Por isso, trabalhar em casa significa não ter que enfrentar tráfego intenso nem transporte público lotado.
  • Mais segurança – Claro que em qualquer lugar do mundo estamos sujeitos à violência e acidentes. Mas as chances de você ser assaltado ou sofrer um desastre são muito menores em casa.
  • Conforto e comodidade – Essa nem se compara a trabalhar em um escritório. Poder exercer sua atividade no conforto da sua casa não tem preço. Você pode organizar e personalizar seu local de trabalho, ter um espaço de descanso, além de poder usar a roupa mais confortável que tiver.

Desvantagens de trabalhar em casa

Da mesma forma, todo trabalho tem suas desvantagens. E saber lidar com elas é o grande desafio. Você vai ver, na lista abaixo, que todas as desvantagens podem ser resolvidas se você tiver uma boa organização.

Algumas desvantagens de trabalhar em casa são:

  • Pouca privacidade – Em casa, nem todas as pessoas do ambiente estarão comprometidas com a produtividade, como é em um escritório. Você corre o risco de ser interrompido várias vezes.
  • Distrações – Você terá muitas distrações, como televisão e videogame. Assim como chamado de amigos e família. Ao mesmo tempo, não ter um espaço de trabalho organizado e bem definido pode te prejudicar. Trabalhar com o notebook em cima da cama é um bom exemplo disso.
  • Horários descontrolados – Em casa, você pode perder a noção de horas trabalhadas e acabar trabalhando mais do que em um emprego comum. Você não pode deixar que isso prejudique sua qualidade de vida.
  • Sem contato social – Você não terá aquela equipe que interage o tempo todo, sai para almoçar junto ou confraterniza nos aniversários e datas comemorativas. Por isso, trabalhar em casa pode ser um tanto solitário, e quem mais sofre com isso são as pessoas mais socialmente ativas.
  • Sem benefícios – No caso de ter seu próprio negócio ou ser um freelancer, você deixa de receber os direitos previstos por lei, como férias remuneradas, plano de saúde e 13º salário. Mas isso pode ser compensado com a escolha de uma atividade mais lucrativa. Isto é, que compense a ausência desses benefícios.

Dicas para trabalhar em casa de forma eficaz

Muitas pessoas enxergam o trabalhar em casa como uma rotina, sem necessidade de regras. Mas não é isso que esse tipo de trabalho pede. Pelo contrário. 

Embora o trabalho remoto tenha uma flexibilidade maior, é preciso ter um cuidado maior também para não ser pego muito na comodidade. As regras também fazem parte. Mas não somente regras, o ambiente também precisa ser favorável.

Por isso, confira a lista de itens para dar check e conseguir trabalhar em casa de maneira eficaz, de acordo com a empresa Hotmart:

  • escolha qual será seu trabalho (veja algumas sugestões neste post);
  • tenha um ambiente propício, bem organizado para trabalhar de forma remota;
  • tenha bastante disciplina para se organizar e estabelecer sua própria rotina;
  • caso queira abrir um negócio próprio, é preciso legalizá-lo, por mais que seja um trabalho que será executado dentro de casa;
  • faça a divulgação do seu trabalho para que mais pessoas o conheçam.

6 sites para procurar trabalho em casa

Bom, agora que você já conhece algumas opções de profissões para trabalhar em casa, está na hora de saber como achar trabalhos nessas áreas. Existem diversos sites que conectam os profissionais com quem precisa dos serviços. 

1) GetNinjas

A GetNinjas é um site que conecta os profissionais com quem precisa dos serviços. E você pode encontrar os mais variados tipos de serviços, como pedreiros, assistência técnica, saúde, moda e beleza, entre outros.

O profissional ao se cadastrar pode avaliar quais são os serviços que as pessoas estão solicitando e, você pode escolher o que melhor se enquadra com as suas habilidades. Depois é só entrar em contato com a pessoa para realizar o orçamento.

2) WeDoLogos

Diferentemente da GetNinjas, a WeDoLogos faz a ponte entre os designers e pessoas que precisam de arte para seus negócios, como o caso de um logotipo.

Mas, diferente de um site comum para freelancers, os designers se cadastram no site e competem em determinado projeto. A arte escolhida como a melhor recebe uma bonificação em dinheiro, chamado de “prêmio” pelo trabalho realizado.

3) Hotmart 

Se você quer vender cursos, ebooks, vídeo aulas ou qualquer outro tipo de produto digital, a Hotmart é a plataforma mais indicada. Isso porque ela realiza a intermediação entre os vendedores e clientes que querem comprar algum material online.

Além de realizar a cobrança, entrega do produto e repasse das comissões, tudo de forma automatizada.

4) Rock Content

É redator ou revisor freelancer? Então você pode se cadastrar no site da Rock Content, que oferece textos dos mais variados assuntos aos freelancers cadastrados, com o valor do trabalho e todas as informações necessárias para executá-lo.

5) Workana

No Workana você encontra diversos tipos de trabalhos como freelancer para ganhar dinheiro. As áreas que você pode conseguir um job são as mais variadas, como tradutor, revisor de texto, locutor, designer gráfico, analista contábil, desenvolvedor, entre tantos outros.

6) 99freelas

No 99freelas você se cadastra e cria o seu perfil no site, de forma totalmente gratuita. Depois é só procurar por trabalhos que estejam dentro do seu perfil e das suas habilidades e se candidatar.

Como ganhar dinheiro em casa

Trabalhar em casa não é para todo mundo. Já falamos que há perfis que se adaptam melhor, enquanto outros querem distância do trabalho remoto.

Para você que quer embarcar nessa modalidade, preparamos uma lista de dicas com tudo que você precisa saber como trabalhar em casa e ganhar dinheiro.

   Prepare-se financeiramente, principalmente se for empreender.

   No caso de um negócio próprio, não deixe de legalizá-lo.

   Contrate um bom servidor de internet.

   Tenha um ambiente propício, bem organizado.

   Explique para as pessoas que moram com você que a privacidade é importante.

   Tenha disciplina para se organizar e estabelecer sua própria rotina.

   Estabeleça prioridades entre tarefas pessoais e do trabalho.

   Mantenha uma agenda para acompanhar diariamente todas as suas tarefas.

   Otimize seu tempo com técnicas e ferramentas adequadas.

   Divulgue seu trabalho para que mais pessoas o conheçam.

Franquia online é uma opção para trabalhar em casa

O modelo de franquias online já é adotado por redes de diversos segmentos, tanto no ramo de prestação de serviços quanto de varejo.

Marketing digital, TI, educação e turismo, por exemplo, são segmentos comuns nessa modalidade.

Quem pensa em investir em moda e alimentação também pode encontrar opções, apostando em lojas virtuais e plataformas online de delivery.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias onlines são um negócio promissor.

Regras da Reforma Trabalhista para quem trabalha em casa

O home office também sofreu mudanças na Reforma Trabalhista. Agora, é necessário que esteja no contrato que o ofício será realizado desta forma. Além disso, o contratante precisa deixar explícito se irá fazer reembolso e manutenção dos aparelhos usados.

Quem trabalhar de casa sendo um trabalhador formal — ou seja, sendo celetista —  deverá receber férias, 1/3 do 13º salário, aviso prévio, licenças e 40% de multas do FGTS.

As horas extras não estão especificadas na lei, pois nesta forma de prestação de serviço o trabalho é medido pelo resultado e não pelas horas trabalhadas.

Trabalho em casa: o sonho de muitos brasileiros

Estudo patrocinado pela Dell e Intel, o Global Evolving Workforce fez um retrato dos brasileiros que trabalham em casa. Do total, 54% acham que trabalhar como home office torna-os mais produtivos.

Além disso, o levantamento constatou que:

  • 45% dirigem menos;
  • 52% ficam mais tempo com a família;
  • 33% dormem mais;
  • 49% têm menos stress.

Como mencionamos, o mercado do home office tem crescido de forma exponencial. E cada vez mais pessoas e profissionais estão procurando formas de complementar a renda ou até mesmo começar um novo negócio próprio.

Portanto, as empresas estão cada vez mais procurando profissionais orientados a resultados positivos, independentemente da sua localidade.

FinanceOne lança curso “Finanças e Investimentos Inteligentes”

Vai trabalhar em casa? Para te ajudar a melhorar significativamente sua saúde financeira, o FinanceOne lançou o curso “Finanças e Investimentos Inteligentes“.

As aulas são desenhadas para pessoas que querem aprender a investir seu dinheiro, porém ainda não sabem como ou tem medo de dar o primeiro passo. Você vai ter acesso a:

  • Apresentação completa das aulas em PDF
  • 38 videoaulas gravadas
  • Apostila com conceitos do mercado financeiro
  • 2 Módulos Bônus
  • Um encontro de 30 min para tirar dúvidas com o especialista

O curso é ministrado pelo educador e assessor financeiro especializado em finanças pessoais e investimentos inteligentes Daniel Garza. Ele é sócio da empresa Manchester Investimentos, um dos escritórios de maior crescimento no mercado financeiro e vinculado a XP Investimentos.

O curso está dividido em 10 módulos divididos em:

1 – Introdução às Finanças Pessoais
2 – Introdução ao Mercado Financeiro
3 – Renda Fixa Pública
4 – Renda Fixa Privada
5 – Renda Variável Fundos
6 – Renda Variável Bolsa de Valores
7 – Estratégias de Operação em Bolsa
8 – Previdência Privada
9 – Montagem da Carteira de Investimentos
10 – Como lidar com Crises Financeiras

Ficou interessado? Aproveite o desconto por: 12x de 41,40 ou R$497,00 à vista. Você vai ter acesso vitalício a todo o conteúdo do curso e vai ganhar maior autonomia na gestão do seu dinheiro.

Gostou do nosso texto? Acha que ele pode ser útil para alguém? Então compartilhe-o em sua rede social e ajude os seus amigos a saberem um pouco mais sobre como trabalhar em home office.

Última postagem

Tag