O que é comportamento reflexo ou respondente dê exemplos

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • 1250 palavras | 5 páginas

    caracteriza o comportamento? O ponto central do trabalho de Watson era prever o comportamento e controlá-lo. Watson caracteriza o comportamento como um fenômeno estritamente observável e explicável como mera resposta do organismo a modificações ambientais ou a estímulos. 2 - Explique como um estímulo neutro passa a ser condicionado no condicionamento clássico ou respondente. No condicionamento respondente, um estímulo neutro ocorre de maneira constante e persistente e é seguido por um estímulo incondicionado. Um estímulo neutro passa a ser condicionado no momento em que provoca a mesma resposta que o estímulo incondicionado provocava. 3 - Quais eram os argumentos de Thorndike para defender o associacionismo? Thorndike defendia: que o comportamento pode ser analisado em termos de associações; que se alguma coisa existe, deve existir em certa quantidade, e se existe em certa quantidade, então pode ser medida. 4 - Qual a diferença entre condicionamento respondente e condicionamento operante? No condicionamento respondente o sujeito é passivo ao estímulo, já no condicionamento operante o indivíduo é mais ativo e participativo no processo. 5 - Qual o princípio básico do condicionamento operante? O princípio básico do condicionamento operante é que as pessoas tendem a repetir um comportamento satisfatório e a evitar os que não trazem satisfação, ou seja, o indivíduo aprende com as consequências de suas ações. 6 - Qual a diferença da definição de comportamento de…

  • 1409 palavras | 6 páginas

    1 – Qual a diferença entre comportamento incondicionado e condicionado? Como eles estão distribuído nos seres inferiores e nos seres humanos? O condicionado é aprendido e o incondicionado não é aprendido. Nos seres humanos a quantidade de comportamento não -aprendido é muito limitada, sendo confinada a um grupo de respostas, principalmente de natureza fisiológica, chamado reflexos. Em seres inferiores, o repertorio de comportamento não aprendidos podem constituir grande parte do…

  • 6682 palavras | 27 páginas

    1 14 PROCEDIMENTOS BASEADOS EM PRINCÍPIOS DE CONDICIONAMENTO RESPONDENTE “Eu odeio aquela palavra!” TORNANDO “DESAGRADÁVEIS” DETERMINADAS PALAVRAS 1 Célia era estudante do primeiro ano de Psicologia na Arizona State University. Como participante de um experimento, lhe pediram para memorizar uma lista de palavras que lhe eram apresentadas uma a uma. Sentada tão confortavelmente quanto possível para alguém que está com fios elétricos ligados ao tornozelo, e usando fones de…

  • 1200 palavras | 5 páginas

    Definir o que é um comportamento reflexo. Comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo - resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas, inatas, relativamente estereotipadas e fixas. 2 A maioria das respostas ou reações reflexas podem estabelecer conexões temporárias usualmente denominadas reflexos condicionados. 3. Definir os conceitos de estímulo e resposta. Os estímulos são uma representação de parte específica do meio, mas também podem ser externos, provenientes…

  • 2188 palavras | 9 páginas

    americano John B. Watson, O termo inglês behavior significa "comportamento"; por isso, para denominar essa tendência teórica, usamos Behaviorismo e, também, Comportamentalismo, Teoria comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento. Watson, postulando o comportamento como objeto da psicologia dava a esta ciência a consistência que os psicólogos da época vinham buscando um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em…

  • 1053 palavras | 5 páginas

    mais importante teórico do Behaviorismo? 5)O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos. 6) Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplo. 7)O que é comportamento operante? Dê exemplos. 8)Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplo. 9)O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê exemplo para cada caso. 10) Explique os processos de esquiva e fuga com os reforçamentos negativos. 11) O que é extinção e punição? Dê exemplo para…

  • 465 palavras | 2 páginas

    5--O Comportamento Respondente é um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo. Ivan Pavlov descreveu a obtenção do comportamento respondente condicionado como sendo formado por estímulos pareados que têm certa resposta. A forma mais simples do comportamento respondente é reminiscente ao que Aristóteles chamava de lei de contigüidade, que diz: "Quando duas coisas ocorrem juntas, o aparecimento de uma irá trazer a outra à mente". O…

  • 1644 palavras | 7 páginas

    Watson. Usamos também os termos Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento e Análise do Comportamento. 2.Para os behavioristas, qual é o objeto da Psicologia e como é caracterizado? Watson postulou o comportamento como objeto da Psicologia. E deus as características de um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Essas características foram importantes para que a Psicologia…

  • 2772 palavras | 12 páginas

    a validade das pesquisas científicas experimentais no estudo do comportamento. Skinner teve como referência as idéias dos filósofos da ciência , incluindo Percy Bridgeman , Ernst Mach e Jules Henri Poincaré . Esses criaram novos modelos de pensamento explanatório que não dependiam de nenhuma subestrutura metafísica Ele busca compreender questões humanas, como " comportamento ", " liberdade " e " cultura " , dentro do…

  • 861 palavras | 4 páginas

    comportamental , análise e experimental do comportamento . 2- Qual é o objetivo da psicologia da behaviorista? O comportamento, que era o que os psicólogos da época buscavam. E apesar de colocar o comportamento como objetivo da psicologia, considera que ‘’só quando se começa a relacionar os aspetos do comportamento com os do meio é que há a possibilidade de existir uma psicologia científica. 3- Como o individuo é estudado pelos behavioristas? O homem começa a ser…

O Comportamento Respondente é um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo. Ivan Pavlov descreveu a obtenção do comportamento respondente condicionado como sendo formado por estímulos pareados que têm certa resposta. A forma mais simples do comportamento respondente é reminiscente ao que Aristóteles chamava de lei de contigüidade, que diz: "Quando duas coisas juntas, o aparecimento de uma irá trazer a outra à mente". O Comportamento respondente foi originalmente focado no comportamento respondente incondicionado, apresentado por inúmeras espécies. Qualquer reflexo pode ser condicionado a responder a um estímulo anteriormente neutro. É marcado por respostas desencadeadas por eventos que imediatamente as precedem (o estímulo eliciador) e relacionado com o Sistema nervoso periférico (ou autônomo). Todos os comportamentos respondentes apresentam as seguintes características:

  • Surgem involuntariamente;
  • São controlados pelos eventos que o precedem, os estímulos eliciadores;
  • Podem ser desenvolvidos em níveis genético (incondicionado, entre gerações) ou ontogenético (aprendizado, em mesmo organismo), sendo ambos mutuamente dependentes;
  • Acontecem mediante as contingências, mudanças ambientais;

Há pouco tempo que o comportamento respondente deixou de se restringir à esfera dos atos reflexos e incondicionados, conforme entendimento tradicional.

Uma resposta não condicionada é uma resposta automática imediata ao estímulo não condicionado. Estas respostas são automáticas e não requerem aprendizagem, além de serem aparentemente comuns em todas as espécies. A relação entre o estímulo e a resposta não-condicionados é conhecida como reflexo não-condicionado (como por exemplo a contração e dilatação da pupila na presença de diferentes intensidades de luz, ou ainda o reflexo patelar) - o que caracterizaria um comportamento respondente não-condicionado (ou incondicionado).

O estímulo condicionado, por sua vez, é inicialmente um estímulo neutro que não desencadeia resposta. Todavia, quando um estímulo neutro é pareado com um estímulo não-condicionado ocorre aprendizagem. O estímulo neutro, agora chamado de estímulo condicionado, realiza a mesma ação da resposta não-condicionada, agora chamada de resposta condicionada, sem ser pareada com o estímulo não-condicionado. Estímulos condicionados são psicologicamente associados com condições como antecipação, satisfação e medo. A relação entre resposta e estímulo condicionados é conhecido como reflexo condicionado (ou condicionamento reflexo).

No condicionamento clássico, quando um estímulo não-condicionado é repetida ou fortemente pareado com um estímulo neutro, este se torna um estímulo condicionado e elicia uma resposta condicionada (como por exemplo a salivação humana quando se pensa no suco do limão) - o que tem como origem um comportamento respondente condicionado.

Há duas teorias competindo em como o comportamento respondente trabalha. A primeira, teoria estímulo-resposta (usada pelo behaviorismo radical), sugere que a associação entre estímulo e resposta se dá com o cérebro, sem o envolvimento da consciência (mente). A segunda teoria - chamada estímulo-estímulo (usada pelo cognitivismo) - envolve um componente cognitivo, em que o estímulo condicionado é associado com o conceito do estímulo não-condicionado, gerando o comportamento respondente.

A origem desses dois reflexos (condicionado e não-condicionado) são diferentes. A comida (estímulo não-condicionado) que causa salivação (resposta não-condicionada) reflexa tem suas origens na evolução das espécies (teoria de Charles Darwin). O estímulo sonoro (condicionado) que causa salivação (resposta condicionada) reflexa tem sua origem na experiência individual do ser vivo.

Referências

  • Skinner, B.F (2003). Ciência e comportamento humano 11 ed. São Paulo: Martins Fontes. 489 páginas. ISBN 8533619359 
  • Skinner, B.F (2006). Sobre o Behaviorismo 16 ed. São Paulo: Cultrix. 216 páginas. ISBN 8531603609 
  Este artigo sobre Behaviorismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

  • v
  • d
  • e

Ligações externas

  • Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental
  • Psico Educa Behaviorismo Research

Obtida de "//pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Comportamento_respondente&oldid=58713881"

Última postagem

Tag