O xadrez é um jogo de tabuleiro, de caráter competitivo, disputado entre dois participantes. Cada um é representado por peças de cores opostas, geralmente são utilizadas pretas e brancas. O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário. Para jogar é necessário um tabuleiro composto por oito colunas e oito linhas, o que resulta em 64 casas possíveis para a mobilidade das peças. As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei. Cada peça tem sua particularidade no modo de movimentar-se sobre o tabuleiro. Ao peão, são apenas permitidos movimentos frontais, de modo que o primeiro movimento de cada peão pode abranger duas casas, os outros movimentos se restringem a uma casa à frente. Embora se movimente para frente, o ataque do peão sempre ocorre na diagonal. A torre pode correr, sem restrições de número de casas, para frente/trás/direita/esquerda. O cavalo realiza movimentos em “L” (duas casas em um sentido e uma casa em sentido perpendicular àquele), para qualquer direção. O movimento do bispo ocorre, assim como no caso das torres, sem limitação de casas, porém apenas no sentido diagonal. A rainha tem livre movimentação no jogo. O rei pode apenas ser movimentado de casa em casa, ainda que em qualquer direção do tabuleiro. A movimentação das peças, por parte dos jogadores, é feita a partir de estratégia bastante pensada. É por isso que se costuma usar o xadrez como analogia para quaisquer outras ações de estratégias, como as ações políticas, por exemplo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
É possível que você esteja se perguntando por que o xadrez é considerado esporte. Essa pergunta é muito válida porque, em geral, costumamos relacionar esporte à atividade física. No entanto, não é isso que caracteriza o esporte. Para uma atividade ser considerada esporte, ela deve ter regras fixas; ser regulamentada por Federações e Confederações; apresentar caráter competitivo; beneficiar os vencedores com recompensa de tipo extrínseco, como medalhas, troféus e prêmios em dinheiro. Logo, percebe-se que o xadrez se encaixa perfeitamente na categoria “esporte”. Por Paula Rondinelli Colaboradora Brasil Escola Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP ATIVIDADES 1 – O xadrez teve seu início com regras diferentes das dos dias atuais, mas com uma complexidade tão alta quanto a dos tempos atuais. Quais as peças utilizadas na origem do xadrez? 2 – No texto a última das regras se refere às cores preta e branca do xadrez que correlaciona a uma situaçãolatenteemnossasociedadeatual,oracismo,mascomopercebidoasociedadeinfluenciou diretamente nas regras realizando mudanças reais no jogo e bem como na realidade social de sua era. Dê uma sugestão de alteração da regra referente às cores no xadrez, mas atenção, a mudança deve serfuncional. o xadrez é um jogo de tabuleiro, sendo também considerado como Esporte ponto e disputados entre dois jogadores utilizando-se um tabuleiro e 16 peças sendo representados por peões Torres cavalo Bispo Rei uma rainha 02) amarelo e marrom ou verde e vermelho deveriam ser cores que combinam mas que não sejam símbolos racistas 3 – Posicione no tabuleiro dois bispos e duas torres, indicando no tabuleiro suas possibilidades de movimentocomlinhase seta,nãopodendoelasestaremem situaçãodecapturardeambasaspeças. 4 – O xadrez é um jogo dinâmico e conhecido pelos estudantes como um exercício teórico, mas a verdade é que seu conhecimento deve ser extremamente prático. Nesse PET temos 2 desafios que elevarão suas habilidades no jogo. Desafio das 7 rainhas A rainha é uma peça de extrema importância no jogo e o manuseio perfeito dela te fará um jogador aci- ma da média. Posicione no tabuleiro abaixo a partir de uma primeira já posicionada no tabuleiro mais 6 rainhas sem que uma tenha possibilidade de capturar a outra. Desafio do cavalo O cavalo é essencial em qualquer estratégia de um bom jogador de xadrez nesse exercício elevaremos nossa habilidade de conduzi-lo pelo tabuleiro ao máximo. Você deve caminhar com o cavalo pelo tabuleiro seguindo as seguintes regras: • Enumere de forma crescente cada casa que seu cavalo passar, dando sequência ao caminho já ini- ciado. • Não poderá repetir uma casa já visitada pelo seu cavalo. o xadrez é um jogo de tabuleiro, sendo também considerado como Esporte ponto e disputados entre dois jogadores utilizando-se um tabuleiro e 16 peças sendo representados por peões Torres cavalo Bispo Rei uma rainha Dois bispos (8c e F) duas torres (8A e H) 160 • Seu cavalo deve andar seguindo as regras de movimento da peça no xadrez. • O desafio estará completo quando seu cavalo passar pelo máximo de casas que você conseguir res- peitando as regras. Lembre-se que são 64 casas, então busque o seu limite. Bom jogo! 8C 7A 2B 1E 4f 6G 189 SEMANA 3 EIXO TEMÁTICO: Jogos e Brincadeiras. TEMAS: Jogos de Rua, Jogos de Salão e Capoeira. TÓPICO: 7. O jogo lúdico/II Jogos de outras culturas. HABILIDADE(S): 7.1. Conhecer as características do jogo lúdico. Analisar a influência dos jogos e brincadeiras de outras culturas em nossa sociedade. CONTEÚDOS RELACIONADOS: Xadrez. INTERDISCIPLINARIDADE: Todas as disciplinas. UM LANCE DE SORTE Uma visão filosófica e sociológica. As regras do xadrez evoluíram de acordo com as mudanças sociais das diversas épocas. isso de- ve-se falar um pouco da história do diz Marcelo. Você pode citar os torneios realizados entre os grandes mestres capitalistas e socialistas, comuns na década de 70. Disponível em: <https://images.app.goo.gl/xD5XTjtEMWzxfauV8>. Acesso em 29 set. 2020. . Chaturanga - Acredita-se que o xadrez tenha origem hindu. Seu precursor seria um jogo surgido na Índia, no século VI a.C., o Chaturanga (quatro armas em sânscrito). Ele era disputado por quatro pes- soas, cada uma com oito peças: o rei, o barco, o elefante e quatro soldados. A ordem das jogadas era definida por lances de dado. havia lembra Marcelo. que refletia a discriminação sexual vigente na . Europa - Com as invasões árabes do século X, o Chaturanga chegou à Itália e ao sul da Espanha. Na Europa, o jogo passou a ser disputado por somente duas pessoas. A moralista sociedade cristã, que 190 condenava os jogos de azar, inibiu o uso do dado. No lugar de um dos reis, criou-se uma peça para a ra- inha. ainda pouco valor, andava apenas uma casa em qualquer conta Marcelo, referindo ao pequeno destaque dado à figura da mulher nesse período. O Elefante do Chaturanga original era um animal inexistente na Europa. Assim, deu lugar ao cavalo. O vizir transformou-se em bispo, por influên- cia da igreja e o barco deu lugar à torre, símbolo dos castelos europeus. O roque, jogada em que o rei se protege usando a torre como anteparo, representa o refúgio dele em seu castelo. . O poder feminino - No século XIX, a ascensão das rainhas Isabel II (Espanha) e Vitória (Inglaterra) de- ram força à rainha no xadrez. Hoje a peça se movimenta em quantas casas quiser em qualquer direção, e é a mais ofensiva do jogo. Mas não ameaça a supremacia do rei. somos diz Marcelo. O xeque-mate continua sendo aplicado somente sobre ele. . O povo no poder - Outra peça que ganhou poder foi o peão. Quando chega à última linha do lado ad- versário, pode ser trocado por qualquer peça, exceto o rei. A jogada reflete o pensamento liberal dos séculos XVIII e XIX, segundo o qual qualquer pessoa podia subir na vida, embora jamais chegasse a rei. . O preconceito - As cores pretas e brancas demonstram a importante influência da sociedade racista e poderosa com relação à evolução e construção das regras do jogo. sorteio aquele que fica com as peças brancas é quem começa o rainha branca não começa na casa Fonte: Revista Nova Escola - maio de 1998. ATIVIDADES 01 O xadrez teve seu início com regras diferentes das dos dias atuais, mas com uma complexidade tão alta quanto a dos tempos atuais. Quais as peças utilizadas na origem do xadrez? O Vizir, o rei, o barco, o elefante e quatro soldados 02 No texto a última das regras se refere às cores preta e branca do xadrez que correlaciona a uma situação latente em nossa sociedade atual, o racismo, mas como percebido a sociedade influenciou diretamente nas regras realizando mudanças reais no jogo e bem como na realidade social de sua era. Dê uma sugestão de alteração da regra referente às cores no xadrez, mas atenção, a mudança deve ser funcional. 191 03 Posicione no tabuleiro dois bispos e duas torres, indicando no tabuleiro suas possibilidades de movimento com linhas e seta, não podendo elasestarem em situação de capturar de ambas as peças. 04 O xadrez é um jogo dinâmico e conhecido pelos estudantes como um exercício teórico, mas a verdade é que seu conhecimento deve ser extremamente prático. Nesse PET temos 2 desafios que elevarão suas habilidades no jogo. Desafio das 7 rainhas A rainha é uma peça de extrema importância no jogo e o manuseio perfeito dela te fará um jogador aci- ma da média. Posicione no tabuleiro abaixo a partir de uma primeira já posicionada no tabuleiro mais 6 rainhas sem que uma tenha possibilidade de capturar a outra. Desafio do cavalo O cavalo é essencial em qualquer estratégia de um bom jogador de xadrez nesse exercício elevaremos nossa habilidade de conduzi-lo pelo tabuleiro ao máximo. Você deve caminhar com o cavalo pelo tabuleiro seguindo as seguintes regras: Enumere de forma crescente cada casa que seu cavalo passar, dando sequência ao caminho já ini- ciado. Não poderá repetir uma casa já visitada pelo seu cavalo. 192 Seu cavalo deve andar seguindo as regras de movimento da peça no xadrez. O desafio estará completo quando seu cavalo passar pelo máximo de casas que você conseguir res- peitando as regras. Lembre-se que são 64 casas, então busque o seu limite. Bom jogo! |