O simples habito de lavar bem frutas e legumes, evita qual tipo de parasitose?

O simples habito de lavar bem frutas e legumes, evita qual tipo de parasitose?
O simples habito de lavar bem frutas e legumes, evita qual tipo de parasitose?

Lana Magalhães

Professora de Biologia

As verminoses são doenças parasitárias provocadas por vermes que abrigam-se, em geral, nos intestinos.

Os principais sintomas das verminoses são: dores abdominais, enjoo, mudanças do apetite, falta de disposição, fraqueza, emagrecimento, tonturas, vômitos, diarreia com ou sem perda de sangue e problemas respiratórios. Em casos mais graves pode levar a danos cerebrais.

As verminoses podem atingir adultos e crianças, sendo mais comuns em locais com falta de saneamento básico e de boas condições de higiene. Os vermes causadores da doença podem apresentar o corpo achatado (filo dos platelmintos) ou corpo cilíndrico (filo dos nematelmintos).

No Brasil, as verminoses mais comuns são as seguintes:

Verminoses causadas por Platelmintos

  • Esquistossomose
  • Teníase e Cisticercose
  • Cisto hidático (Hidatidose)

Verminoses causadas por Nematelmintos

Transmissão

A transmissão de verminoses ocorre principalmente devido à falta de saneamento básico, de cuidados higiênicos e na preparação de alimentos.

O ciclo de vida dos vermes incluem três fases: ovo, larva e fase adulta. Na maioria das vezes, o homem é infectado na fase de ovo. Por se tratar de uma doença parasitária, o homem serve de hospedeiro para que o verme possa completar seu ciclo de vida.

Entre as principais formas de transmissão estão:

  • Contato direto ou indireto com fezes de humanos ou animais já contaminadas;
  • Consumo de água ou alimentos contaminados com ovos dos vermes;
  • Contaminação através de pequenos machucados ou ferimentos na pele.

Tratamento e Prevenção

O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como o de fezes e de sangue, com objetivo de descobrir o verme causador da doença. Para o tratamento podem ser usados remédios, chamados de vermífugos, dos quais alguns agem contra diversos tipos de vermes.

A prevenção envolve o saneamento básico, a limpeza e armazenagem adequada dos alimentos, o consumo de água filtrada e o hábito de lavar as mãos.

Para evitar as verminoses, algumas recomendações podem ser seguidas:

  • Lavar as mãos com frequência;
  • Lavar adequadamente os alimentos, principalmente os que serão consumidos crus, como frutas e legumes;
  • Manter as unhas sempre cortadas e limpas;
  • Evitar andar descalço;
  • Beber água filtrada ou fervida;
  • Evitar o consumo de carne crua.

São doenças causadas por vermes e protozoários. A contaminação se dá de várias formas, sendo que a principal é a ingestão de alimentos ou água contaminada e através da pele por ferimentos pequenos.

Seja pela ausência ou precariedade de saneamento básico, seja por questões que envolvam os cuidados com higiene individual ou de instalações (reservatórios para água e meios de preparo/ conservação dos alimentos), tudo aquilo que ingerimos pode estar contaminado por microorganismos e causar doenças. É importante destacar o fato de que o número de casos dessas doenças é sempre bem maior nas áreas de baixas condições sócio-econômicas e carência de saneamento básico, incluindo-se o tratamento da água, do esgoto, do lixo e o controle de vetores, particularmente moscas, ratos e baratas.

Sintomas:

De modo geral, a maioria das pessoas infectadas se apresenta com quadro de dor abdominal, cólicas, náuseas, vômitos, diarréias, perda de peso, anemia, febre e sintomas respiratórios. O tratamento é feito com medicamentos antiparasitários específicos após a identificação do agente causador.

Prevenção:

A prevenção das parasitoses exige medidas simples, mas é preciso que se crie o hábito de executá-las rotineiramente. As principais são:

Verminoses são todas as doenças desencadeadas por nematoides e platelmintos, organismos tradicionalmente chamados de vermes. Essas doenças afetam toda a população, independentemente do sexo, idade, cor da pele ou classe social. Entretanto, elas ocorrem com maior frequência em áreas com saneamento básico deficiente e em pessoas com hábitos de higiene precários.

As verminoses são normalmente transmitidas pela ingestão de alimentos ou água contaminada e também pelo contato desprotegido com solo que abriga parasitas.

Exemplos de verminoses causadas por nematoides

O agente etiológico da ascaridíase é o Ascaris lumbricoides, também conhecido como lombriga. Ele é adquirido por meio da ingestão de ovos do parasita que podem estar presentes na água ou no alimento, por exemplo.

Como sintomas da ascaridíase, podemos citar diarreia, náusea, dores abdominais e obstrução intestinal quando vários vermes são encontrados. Como a larva possui um ciclo pulmonar, pode ocorrer a manifestação de problemas pulmonares, como a pneumonite. Vale frisar que normalmente a ascaridíase é uma doença assintomática.

A ancilostomíase, também chamada de amarelão e doença do Jeca Tatu, possui como agente etiológico os nematoides da família Ancylostomidae. Esses vermes são adquiridos por meio da penetração de larvas na pele quando entramos em contato com solo contaminado.

Os sintomas dependem da quantidade de parasitos no corpo, sendo normalmente assintomática em infecções leves. Em grandes infecções, a ancilostomíase pode desencadear anemia. Quando acomete crianças, pode ocorrer problemas no desenvolvimento físico e mental.

Exemplos de verminoses causadas por platelmintos

A esquistossomose é uma doença provocada pelo Schistosoma mansoni. Esse parasita é adquirido quando o homem entra em contato com água infestada de cercárias, que é a forma larval desse platelminto.

A verminose pode provocar febre, diarreia, náusea, vômito, tosse seca, dores abdominais e dor de cabeça. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer complicações como insuficiência hepática, hemorragia digestiva, comprometimento do sistema nervoso central e glomerulonefrite.

A teníase pode ser causada pela Taenia solium, presente na carne de porco, e a Taenia saginata, encontrada na carne bovina. A transmissão ocorre ao ingerir carne que contém larvas desses platelmintos. Quando ocorre a ingestão de ovos, ocorre uma doença denominada de cisticercose.

A presença da tênia no intestino pode desencadear dores abdominais, náuseas, perda de peso, diarreia ou constipação. Em alguns casos, a teníase pode provocar complicações, como a obstrução do apêndice e do ducto pancreático.

Medidas para se prevenir de verminoses

As verminoses podem ser facilmente prevenidas com hábitos simples de higiene e com a ampliação do saneamento básico, responsável por fazer o tratamento adequado do esgoto e levar água limpa a toda a sociedade. Entre as medidas que podem ser tomadas individualmente, podemos citar:

- Lavar bem as mãos antes de se alimentar, ao manipular alimentos e após ir ao banheiro;

- Lavar bem os alimentos, principalmente aqueles que serão ingeridos in natura;

- Nunca consumir água sem estar filtrada ou fervida;

- Evitar andar descalço;

- Não tomar banho em rios e lagos que possam estar contaminados por esgoto.


Por Ma. Vanessa dos Santos