O que se estuda no curso de matemática

A Matemática é uma coisa linda. É uma ciência que estuda tudo o que tem um padrão ou um raciocínio lógico por trás. Pra quem curte as coisas organizadinhas, ela é mais linda ainda!

Um carinha chamado Galileu disse uma vez:

“A Matemática é o alfabeto que Deus criou para descrever o universo”.

Os primeiros sinais de que o homem tava começando a desenvolver um pensamento matemático são da pré-história, ou seja, a raça humana aprendeu a contar ao mesmo tempo em que aprendia a se comunicar.

Não preciso nem falar que a Matemática evoluiu de lá pra cá, certo?

Pitágoras, Arquimedes, Newton, Euler e Al-Khwarizmi são só alguns dos 657186872 nomes de grandes pensadores na Matemática, que contribuíram, não só pro desenvolvimento da ciência, mas da humanidade como um todo.

Hoje em dia, o matemático pode seguir a mesma carreira que os caras que eu citei ali em cima, ou, ao invés de testar hipóteses, pode aplicar isso em um caso do dia a dia, a famosa ciência aplicada.

O Perfil de um Matemático

Você sabia que um dos empreendedores mais ricos do mundo, criou o maior mecanismo de buscas, e é formado em Matemática e Ciências da Computação? Sergey Brin é nada mais nada menos que o co-fundador do Google!

Antes de tudo, não dá pra ser matemático e não curtir números, cálculos e tudo mais. Pode não ser a sua área favorita, mas odiar não dá!

Se tem uma coisa que a Que Curso? NÃO recomenda, é seguir uma profissão que você não curte. Imagina fazer cara feia todos os dias quando acorda pra trabalhar.

Uiuiui

O matemático também precisa ter um bom raciocínio lógico. Normalmente a galera que curte as matérias de cálculos, como Matemática e Física, já tem um raciocínio bacana e na faculdade se desenvolve MUITO.

O profissional ainda tem que gostar de resolver problemas, já que isso vai rolar praticamente no seu dia a dia.

O Curso de Matemática

Os alunos podem escolher entre o bacharelado e a licenciatura e o curso possui duração de quatro anos nas duas modalidades. Segundo o MEC (Ministério da Educação), os assuntos que os alunos vão encontrar na faculdade de Matemática são:

Matérias Bacharelado

  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Álgebra Linear;
  • Geometria Analítica;
  • Topologia;
  • Análise Matemática;
  • Álgebra;
  • Análise Complexa;
  • Geometria Diferencial;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Modelagem Matemática;
  • Física Geral;
  • Linguagens e Recursos Computacionais;
  • História e Epistemologia da Matemática;
  • Ética e Meio Ambiente;
  • Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Matérias Licenciatura

Além das matérias do bacharelado, ainda tem as matérias que ensinam a ensinar:

  • Fundamentos de Análise, Álgebra e Geometria;
  • História e Filosofia das Ciências Naturais e da Matemática;
  • História, Filosofia e Sociologia da Educação;
  • Metodologia e Prática de ensino de Matemática;
  • Tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao ensino de Matemática;
  • Psicologia da Educação;
  • Legislação Educacional;
  • Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);
  • Pluralidade Cultural e Orientação Sexual;
  • Ética e Meio Ambiente;
  • Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Pra se formar, o pitagorinhas vai precisar de um TCC bonitão e, no caso da licenciatura, de estágio supervisionado.

ps: Há uma formação alternativa para matemáticos, chamada Matemática Industrial. É um curso de bacharelado que existe com diferentes nomes em várias universidades (Matemática aplicada na USP e UNICAMP, e Matemática industrial na UFPR). O curso prepara os alunos para trabalhar em todas as áreas citadas na parte das áreas de atuação, menos no Ensino.

Áreas de Atuação

Análise Numérica

Nessa área, o matemático vai atuar traduzindo modelos matemáticos (resumindo bastante: fórmulas e funções) para a linguagem de computadores.

Ensino

Se cursar licenciatura, o profissional pode dar aulas pra galerinha de ensino fundamental e médio. Se quiser ser professor universitário, precisa fazer uma pós-graduação.

Modelagem

Lembra dos modelos matemáticos que eu falei ali em cima? Então. O profissional vai fazer experimentos e chegar numa fórmula que seja ideal, ou seja, funciona pra encontrar ou identificar qualquer variável daquele caso. Isso serve pra encontrar e prevenir problemas.

É muito comum trabalhar em equipes nessa área, com profissionais de várias formações diferentes.

Matemática Industrial

Nessa área, a tarefa do profissional de Matemática é otimizar a produção e a produtividade de cada funcionário, trabalhando em conjunto com outros profissionais.

Matemática Computacional

O matemático também pode desenvolver algoritmos pra softwares (programas de computador) que facilitam a vida de pessoas e empresas.

Matemática Aplicada

Essa área aqui é onde o profissional vai aplicar a matemática (NÃO DIGA!) em ramos diferentes, como medicina, economia e agronomia.

Matemática Financeira

O matemático dessa área vai fazer cálculos de projeção, que é tipo uma “conta vidente”, pra tentar prever o que pode acontecer ou o que vai acontecer caso tudo dê certo (ou errado).

Pode atuar também com o desenvolvimento de produtos no mercado financeiro (financiamentos, fundos de investimentos, etc).

Pesquisa

Muitos matemáticos trabalham em institutos de pesquisa ou universidades, geralmente os cursos de bacharelado em Matemática preparam o aluno para atuar nesta área.

O Dia a Dia de um Matemático

A rotina de um profissional da Matemática é composta cálculos e mais cálculos. Mas isso não deve ser problema pra quem curte fazer continhas sinistras.

A principal função do matemático é resolver problemas, pra isso, vai analisar e fazer MUITOS experimentos até achar a solução ideal, em qualquer área que for trabalhar.

Apesar de “trabalhar em equipe” não ter sido incluída na parte que fala sobre o perfil do profissional, essa é uma característica extremamente necessária na sua vida.

Por que?

Bem, porque na grande maioria dos casos, o matemático vai fazer parte de equipes multidisciplinares (equipes com profissionais de várias áreas diferentes).

A galera da licenciatura vai ter uma rotina diferente da rapaziada do bacharelado. O dia a dia de um professor é cheio de aulas pra preparar, provas pra corrigir e conhecimento pra ser transmitido.

Mercado de Trabalho

Se você pensa em fazer licenciatura, fique feliz! As escolas de ensino fundamental e médio são os maiores empregadores de matemáticos no Brasil. Ainda falta professor de Matemática nas escolas.

Já a galera do bacharelado encontra oportunidades de emprego em vários lugares:

  • Na indústria, fornecendo dados pra elaboração de processos mais eficientes;
  • Nas instituições financeiras (bancos, fundos de investimento, corretoras de ações), fazendo análises estatísticas, projeções ou desenvolvendo os produtos;
  • Nas empresas de tecnologias, desenvolvendo algoritmos pra softwares e também fazendo cálculos e projeções;
  • Na área de gerenciamento de dados, coletando, organizando e analisando informações sobre o que quer que seja.

E OS SALÁRIOS?

Antes de ler essa parte, saiba que os valores que tão aqui embaixo são MÉDIAS, ou seja, você pode ganhar tanto mais quanto menos que isso.

Os salários variam de acordo com as habilidades do profissional, experiência e tempo de mercado.

Segundo o SINE (Site Nacional de Empregos), as médias salariais dos matemáticos no Brasil variam de R$1700,00 (trainee em empresas pequenas) até R$7000,00 (Master em empresas grandes).

Mitos e Verdades

“Fez o curso de Matemática, vai morrer de fome”

MITO.

Como você viu logo aqui em cima, o matemático não ganha mal. Muito pelo contrário! Existem vários profissionais recebendo salários bem altos. Professores de cursinho e da facul ganham bem pacas, por exemplo.

“Nem tudo na profissão de matemático são números”

VERDADE.

Pra sua tristeza, você não vai ver só cálculos sinistros pra fazer. A matemática é mais saber o ‘porquê’ do que o ‘quanto’.

“A Matemática não se mistura”

MITO.

Ela só parece ser nojentinha, mas ela é gente boa.

O que essa frase quer dizer, na real, é que a matemática não é só usada nas ciências exatas, mas também nas humanas, sociais aplicadas e biológicas.

Isso porque hoje em dia a estatística é usada em todas essas áreas.

E aí, Matemática é pra você?

Se você ama mais números do que pessoas e acha que a vida pode ser prevista e estudada através de códigos infinitos e se talvez dar aula seja algo que você curta, a matemática estará te esperando de braços abertos.

Mas se o seu coração ainda está duvidoso, FAÇA O NOSSO TESTE VOCACIONAL!

SAIBA MAIS SOBRE

Estatística – Tudo sobre o curso e a profissão

Primeiro estágio: como conseguir o seu?

Pesquisa científica: a importância dela para uma universidade

Última postagem

Tag