O que é ressurreição na bíblia

Os milagres da Bíblia são ocasião de embaraço para algumas pessoas, mas isto é uma pena. Pois a Bíblia está repleta de relatos de milagres. Historiador sobre o século I, Robert Grant, ressalta, “é difícil achar qualquer grão não milagroso no Evangelho”. Por exemplo, dos 661 versículos que se encontram no Evangelho Segundo Marcos, 209 tratam de milagres. Há 35 milagres atribuídos a Jesus nos Evangelhos. Jesus não só pregou a chegada do reino de Deus como também a demonstrou através do ministério de cura, expulsão de demônios e outros milagres. Estes faziam parte normal do seu ministério (Mateus 4.23). Até os judeus mais hostis a Jesus reconheceram-no como operador milagroso de maravilhas e exorcista. Também Jesus deu aos seus doze discípulos a autoridade para realizar estas operações, como sinal e demonstração de que o reino estava próximo (Mateus 10.7), e fez o mesmo para com os setenta discípulos (Lucas 10.8-9). Estes sinais evidenciaram a chegada do reino e a vitória conseqüente sobre Satanás e seu poder (Mateus 11.22-28 par.)

C. S. Lewis escreveu:

a crença em Deus inclui a crença nos seus poderes sobrenaturais.

Mas o maior milagre de todos inegavelmente era a ressurreição, tanto que muitos judeus da época de Jesus entenderam que era a maior das obras apocalípticas de Deus e pôde ocasionar a conversão do maior perseguidor da igreja primitivo, o Rabino farisérrimo Saulo transformado no Apóstolo apaixonado Paulo. Havia vários casos de ressurreição na Bíblia. São dez, a saber:

No Antigo Testamento:

  • O filho da viuva (1Reis 17.17-24)
  • A mulher sunamita (2Reis 4.32-37)
  • O homem que foi encostado nos ossos de Eliseu (2Reis 13.20-21)

No Novo Testamento:

  • O filho duma viuva (Lucas 7.11-15)
  • A filha do Jairo (Lucas 8.41-42; 49-55)
  • Lázaro (João 11.1-44)
  • Muitos santos que haviam morrido, depois da morte de Jesus (Mateus 27.52)
  • Jesus (Mateus 28.1-8)
  • Tabita (Atos 9.36-43)
  • Êutico, o jovem que dormiu e morreu durante o sermãozão de Paulo! (Atos (20.9-10)

Mas a ressurreição de Jesus não era como outras que a precederam e a sucederam. Todas as outras pessoas na Bíblia (e fora dela!) que foram ressuscitadas eventualmente morreram de novo. Jesus entretanto, está vivo no Espírito, para sempre.

Ou tudo isso é um grande engano? Desde o início é isso que muitos querem crer. Até ANTES da ressurreição de Jesus havia uma preocupação por parte dos líderes religiosos de evitar uma história (falsa) de Jesus havia morrido. Por isso, mandaram guardaram bem o túmulo (Mateus 27.62-66). E quando, para a surpresa deles e apesar desta vigilância toda, Jesus ressuscitou, os mesmos líderes inventaram uma história de roubo do corpo para explicar o ocorrido (Mateus 28.11-15). Mas nada disto adiantou, porque Jesus foi VISTO VIVÍSSIMO por muitos nos dias seguintes. Sabe por quantos? 517. Todos mentirosos? Todos loucos? Todos enganados? Impossível! Veja quais eram:

  • 1 = Maria Madelena (João 20.10-18)
  • 2 = dois discípulos andando para Emaús (Lucas 24.13-31)
  • 11 = os discípulos, sem e depois com Tomás (João 20.19-24; 25-29)
  • 500 = pelo menos 500 pessoas na Galiléia (1Coríntios 15.7)
  • 1 = Tiago (1Coríntios 15.7)
  • 1 = Estevão (Atos 7.55)
  • 1 = Paulo (1Coríntios 15.8)
  • 517 total

Termino com as palavras de Paulo:

E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. — 1Coríntios 15.17-20

Nossa fé não é vã, não permanecemos nos nossos pecados, temos a vida eterna, e somos os mais felizes de todos os homens

VERSÍCULOS PARA DEVOCIONAL:

SEGUNDA-FEIRA: João 20.10-18 TERÇA-FEIRA: Lucas 24.13-31 QUARTA-FEIRA: João 20.19-24; 25-29 QUINTA-FEIRA: 1Coríntios 15.7 SEXTA-FEIRA: Atos 7.55 SÁBADO: 1Coríntios 15.8

DOMINGO: 2Timóteo 2.8

A ressurreição ou ressuscitar é o nome dado ao processo onde uma pessoa recupera a vida que tinha antes de morrer, ou seja, depois de morto ela volta a viver. Ademais, o termo ressurreição foi amplamente usado ao longo da história, principalmente no âmbito religioso. Cuja origem é proveniente do vocábulo latino ‘resurrectio’, dessa forma, ressuscitar é o mesmo que reviver.

No entanto, a ressurreição está ligada a uma questão de fé, pois, para a ciência a morte é considerada irreversível. Portanto, para os cristãos, a ressurreição está associada aos relatos contidos na Bíblia relacionados à trajetória de Jesus Cristo. De acordo com a Bíblia, Jesus ressuscitou três dias após ter morrido na cruz, milagre esse que é celebrado anualmente na festividade da Páscoa.

Mas, de acordo com a ciência, não existe nenhum argumento científico que comprove a possibilidade de que um homem torturado, morto e sepultado possa voltar à vida. Além disso, o termo ressurreição também pode ser usado no sentindo figurado. Por exemplo, para designar uma recuperação, seja em um jogo ou em alguma atividade onde tudo estava perdido e há uma reviravolta no final.

O que é ressurreição?

Ser Cristão

Ressurreição é um termo cuja origem é o latim, proveniente do vocábulo ‘ressurrectio’ que significa erguer e levantar. Enquanto que na língua portuguesa o significado é ressurgir, ressuscitar ou voltar à vida. Ademais, gramaticalmente o termo é classificado como uma palavra substantivo feminino, sendo que o seu plural se escreve ‘ressurreições’.

Continua após a publicidade

No entanto, é importante não confundir ressurreição com reencarnação. Pois, ressurreição é quando o morto volta à vida no mesmo corpo que tinha antes de morrer. Enquanto que reencarnação, a pessoa volta em um corpo ou forma diferente da sua vida anterior.

A Bíblia cita frequentemente em seus versículos as palavras ressurreição e ressuscitar ligadas à figura de Jesus Cristo e a Lázaro, a quem Jesus ressuscitou. Portanto, a ressurreição está presente na história de muitas religiões, onde anunciam a morte e ressurreição de deuses.

Continua após a publicidade

Seu uso ao longo da história

Pinterest

Ao longo dos anos, a palavra ressurreição tem feito parte da história envolvendo vários mitos e lendas. Por exemplo, no Egito tem a história da ressurreição do deus Osíris, um dos principais deuses da religião do país. Já na religião judaica, a origem da crença data do século II a.C. E da mesma forma que a cristã, há a crença de que no dia do juízo final, os mortos irão ressuscitar, para então terem seu destino definido. Ou seja, vão para o céu ou para o inferno. Dessa forma, a ressurreição dos mortos faz parte da doutrina de várias religiões, como o Judaísmo, Islamismo e Cristianismo.

Na Bíblia, temos a história da morte e ressurreição de Jesus Cristo, cujo evento deu origem a uma das maiores celebrações cristã, a Páscoa.  Onde é celebrada, todos os anos, a morte e ressurreição de Cristo. Também é citado na Bíblia as histórias de Lázaro e da filha de Jairo, ambos foram ressuscitados por Jesus.

Continua após a publicidade

Por fim, de acordo com a teologia, a morte e ressurreição de Jesus são fundamentais na mensagem e propagação do evangelho e da redenção. Por isso, ao longo dos séculos, a história foi retratada e encenada através de teatros, filmes e apresentações realizadas pelos seus fiéis.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: História de Jesus – Nascimento, jornada espiritual, morte e ressurreição.

Fontes: Significados, Conceito, Significados BR

Imagens: Santuário das Almas, Ser Cristão, Pinterest

Continua após a publicidade

A ressurreição é a maior vitória sobre a morte e Deus é o único com poder suficiente para derrotá-la. E a maior demonstração dessa vitória foi quando Jesus ressuscitou no terceiro dia.

Na sua própria força, ninguém é capaz de vencer a morte. Mas aqueles que confiam em Jesus e no poder da Sua ressurreição já derrotaram a morte!

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
João 11:25

Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso.
Atos dos Apóstolos 3:15

Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará.
1 Coríntios 6:14

Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte
Filipenses 3:10

Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia. Vão depressa e digam aos discípulos dele: Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês o verão. Notem que eu já os avisei".
Mateus 28:6-7

"Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados.
João 5:28-29

Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante mil anos.
Apocalipse 20:6

Naquele mesmo dia, os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão: "Mestre, Moisés disse que, se um homem morrer sem deixar filhos, seu irmão deverá casar-se com a viúva e dar-lhe descendência. Entre nós havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu. Como não teve filhos, deixou a mulher para seu irmão. A mesma coisa aconteceu com o segundo, com o terceiro, até o sétimo. Finalmente, depois de todos, morreu a mulher. Pois bem, na ressurreição, de qual dos sete ela será esposa, visto que todos foram casados com ela?" Jesus respondeu: "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento; mas são como os anjos no céu.
Mateus 22:23-30

Enquanto estava subindo para Jerusalém, Jesus chamou em particular os doze discípulos e lhes disse: "Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios para que zombem dele, o açoitem e o crucifiquem. No terceiro dia ele ressuscitará!"
Mateus 20:17-19

Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse.
Marcos 8:31

Veja também o que a Bíblia diz sobre:

Última postagem

Tag