O que é principio ativo

substantivo masculino Substância, presente na composição do medicamento, que é responsável pelo efeito farmacológico, classificada em função de aspectos como classe química, classe terapêutica, alvo molecular etc.; fármaco: fatores como temperatura elevada, luminosidade e umidade podem alterar o princípio ativo dos remédios.

Princípio ativo é sinônimo de: fármaco

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: prin-cí-pio a-ti-vo

A fluoxetina, princípio ativo de antidepressivos como o Prozac, vem sendo utilizada de forma inadequada em fórmulas para emagrecer. Folha de S.Paulo, 23/09/2009

A empresa diz que teve acesso ao princípio ativo do murmuru na "vasta literatura científica" sobre o tema. Folha de S.Paulo, 01/09/2009

Se for necessário dobrar a dosagem da vacina ou o uso do princípio ativo, por exemplo, a disponibilidade de medicamentos seria proporcionalmente reduzida, ela apontou. Folha de S.Paulo, 16/07/2009

Possui 15 letras
Possui as vogais: a i o
Possui as consoantes: c n p r t v A palavra escrita ao contrário: ovita oipícnirp

Rimas com princípio ativo


É a substância ativa que está na fórmula do medicamento e que deverá exercer o efeito desejado para o tratamento do paciente.

//

O princípio ativo é uma das partes fundamentais de um medicamento. Mesmo há milhões de anos, quando os povos antigos faziam o uso de remédios, não tínhamos muito conhecimento sobre os reais efeitos de algumas misturar de plantas e outros derivados.

Foi apenas com os avanços científicos que se tornou possível a identificação das moléculas responsáveis pelo efeito terapêutico – essas moléculas passaram a ser chamadas de princípio ativo.

O que é?

Podemos caracterizar o princípio ativo como sendo uma substância que exercera um efeito farmacológico. Um medicamento – incluindo até mesmo alimentos ou plantas – podem ter diversas substâncias em sua composição, mas será somente uma irá ter ação no organismo humano.

Classificamos eles por sua função, como alvo molecular, especificidade, classe terapêutica, classe química e entre outros.

Muitas vezes, quando procuramos um medicamento genérico, podemos nos atentar ao seu princípio ativo como sendo o destaque nas embalagens – isso aponta qual a molécula que irá fazer efeito no organismo.

Quais os tipos?

Como citamos acima, podemos definir os tipos pela sua função de especificidade – que é classificada em duas, sendo elas:

Inespecíficas

Esse tipo é um pouco vulnerável às modificações estruturais, não atuando seletivamente sobre determinados receptores – além disso, sua ação depende apenas de suas propriedades físicas e químicas. Podemos citar dentro dessa classe, os hidratantes, antissépticos, cáusticos, emolientes e entre outros.

Específicos

Dentro dessa classe, temos mais de sete mil princípios ativos – entre eles, anti-inflamatórios, analgésicos, hormônios, agentes cardiovasculares, agentes antiparasitários e entre outros.

Princípio ativo x alimentos

O princípio ativo está presente em alimentos e plantas – o que da a eles propriedades farmacêuticas. Podemos chamá-los de alimentos funcionais, pois além da função nutricional, são capazes de oferecer diversos benefícios para a saúde.

Se tratando de alimentos, podemos encontrar diversos princípios ativos, entre eles:

Licopeno

Essa substância possui ação antioxidante, reduzindo o LDL – além de prevenir o câncer de próstata e outros tipos. Ele está presente em alimentos como melancia, morango, tomate e goiaba.

Ácidos graxos ômega-3

Além de reduzir o colesterol LDL, ele também possui propriedades anti-inflamatórias muito potentes. Podemos encontrar essa substância em peixes marinhos e no salmão.

Antoacinas

Atua inibindo a formação de coágulos sanguíneos – tendo uma grande ação imunoestimulante, que auxilia em doenças do sistema circulatório. Podemos encontrar essa substância em frutas vermelhas – como o morango, cereja, amora, framboesa e entre outras.

Sulfetos alílicos

Além de atuar reduzindo o colesterol, ele ajuda a diminuir a pressão sanguínea e o risco de câncer gástrico. Podemos encontrar essa substância na cebola e no alho.

Isoflavonas

Com uma ação antitumoral, essa substância também possui ação estrogênica, reduzindo os sintomas da menopausa. Podemos encontrá-la na soja e seus derivados.

Óleos essenciais

Eles possuem uma ação bactericida, analgésica, expectorante, antiespasmódica e cicatrizante – podendo ser encontrado no tomilho, eucalipto, laranja e limões.

Alcaloides

Possui uma grande propriedade analgésica, sedativa e até mesmo calmante. Podemos encontrar essa substância no café, jaborandi e no guaraná.

Flavonoides

Considerados anti-inflamatórios, diuréticos, expectorantes, antiespasmódicos e que ainda auxiliam no sistema cardiocirculatório – podemos encontrar essa substância na arruda.

Glicosídeos cardiotônicos e cardioativos

Essa substância é muito utilizada para aumentar a capacidade e força de contração do coração, regulando o seu ritmo – ideal para quem sofre de insuficiência cardíaca. Podemos encontrar essa substância na planta dedaleira.

Antraquinonas

Possui grande propriedade digestiva, colagoga, colerética e prgante. Pode ser encontrada na babosa.

O que são medicamentos?

Para entendermos um pouco mais sobre o que são os medicamentos, primeiro precisamos diferenciá-los dos remédios.

Caracterizamos os remédios como os recursos ou expedientes para a cura, alívio e/ou desconforto. Já os medicamentos são as substâncias que são utilizadas como um remédio – que é produzida nas indústrias farmacêuticas – e que atendem a algumas especificações legais.

Sendo assim, quando preparamos algo de maneira caseira, com plantas e derivados, definimos como um remédio, mas não um medicamento.

Quais os tipos de medicamento?

Para compreendermos o preço de medicamentos, precisamos saber quais os tipos e as diferenças entre eles – que são fundamentais na hora de definir um preço. Podemos dividir os medicamentos em três tipos principais: o similar, genérico e o de referência.

Referência

Esse é um medicamento aprovado pelos órgãos federais – com sua segurança, qualidade e eficácia comprovadas devidamente. Entre os medicamentos de referência, podemos encontrar 3 classes, sendo elas:

·         Fitoterápicos: que são obtidos de cascas, folhas, raízes e sementes;

·         Alopáticos: o tipo mais comum de medicamento de referência, onde sua substância química age diretamente sobre os sintomas;

·         Homeopáticos: trata o paciente em pequenas doses que produzem os mesmos sintomas da doença, estimulando o corpo a se recuperar.

Genérico

Podemos dizer que os medicamentos genéricos são uma versão mais barata dos medicamentos de referência – ele é produzido após a expedição da proteção da patente e outros direitos de exclusividade. Não há uma marca em sua embalagem, apenas o princípio ativo

Similar

É igual aos medicamentos de referência em suas características, podendo mudar apenas o seu formato, validade, embalagem, tamanho e entre outros.

O preço dos medicamentos

Uma pesquisa realizada em 2019, pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada em parceria com o Instituto de Economia da Unicamp, entrevistou mais de 4 mil pessoas por todo o país.

Na pesquisa, em grande parte, concluiu-se que o preço de medicamento permanece como um dos principais fatores na hora da compra do consumidor.

De acordo com esse estudo, os clientes priorizam muito mais a sua verba e a comodidade na hora de escolher onde vão comprar os produtos. Mais de 20% das pessoas entrevistadas apontaram a localização como um outro fator importante.

Princípio Ativo de Medicamentos

Você se recorda do nome do seu medicamento?

Medicamentos em ordem Alfabética A a Z

                                                                

EMPRESA

A OncoExpress é uma empresa que comercializa medicamentos oncológicos e medicamentos especiais e tem como conceito a excelência na prestação de serviço com dedicação, agilidade, segurança e qualidade.

Possui como missão trabalhar em prol da saúde e do bem-estar da população. Apoia a humanização, a ética, a consciência social e ecológica, o respeito e a segurança.
A Oncoexpress tem como objetivo facilitar a aquisição de medicamentos oncológicos e especiais, além de cumprir o papel de ser uma peça fundamental no tratamento, atendendo a necessidade da Classe Médica, que é a garantia da qualidade de vida para seus pacientes.

PRINCÍPIO ATIVO

Para a ciência, é possível identificar qual é a molécula dentro de uma planta responsável pelo efeito terapêutico. Essa molécula é o que chamamos de princípio ativo ou fármaco. Ou seja, Princípio ativo é a substância que deverá exercer efeito farmacológico.

Além de ser possível identificar, para a ciência também é possível sintetizar essa molécula em laboratório.

Um medicamento oncológico pode ter diversas substâncias em sua composição, porém somente uma ou algumas destas conseguirão ter ação no organismo.

Princípio ativo é uma substância presente na composição do medicamento oncológico, que é responsável pelo efeito farmacológico. Classificada em função de aspectos como classe química, classe terapêutica, alvo molecular etc.

Fármaco: fatores como temperatura elevada, luminosidade e umidade podem alterar o princípio ativo dos remédios.

O princípio ativo é classificado em função de vários aspectos, tais como:

  • Classe química;
  • Classe terapêutica;
  • Alvo molecular;
  • Especificidade.

TIPOS DE PRINCÍPIO ATIVO

Quanto à especificidade do princípio ativo, existem apenas duas classes:

  • Dos fármacos específicos;
  • Dos fármacos inespecíficos.

ESPECÍFICOS

O princípio ativo dos fármacos específicos corresponde à maioria dos mais de sete mil fármacos constantes no arsenal terapêutico.

INESPECÍFICOS

 É em número bastante reduzido o princípio ativo dos fármacos inespecíficos. Não atuam seletivamente sobre determinados receptores. A ação farmacodinâmica desta classe depende apenas de suas propriedades físico-químicas, sendo estes pouco vulneráveis às modificações estruturais. 


Também Trabalhamos com diversos medicamentos oncológicos para as mais diversas patologias: câncer, comercializamos praticamente todos os medicamentos oncológicos, Leucemia, Transplante, Hematologia, Hepatologia, Lupús, Anemia, Artrite e Reumatóide, Glioma e Melanoma, Hepatite, Espondilite, Linfoma e Mieloma, Anti-Fungico, Acromegalia, Anticoagulante, Espondilite e Osteoporose e mais.

Princípio Ativo de Medicamentos de A a Z

A

B

C

D

E

F

  • FAMPRIDINA
  • FILGRASTIM
  • FINGOLIMODE
  • FLUTAMIDA
  • FULVESTRANTO
  • FUMARATO DE DIMETILA

G

  • GENCITABINA
  • GIFITINIBE
  • GOLIMUMABE
  • GOSSERRELINA

H

  • HEMIFUMATO DE COBIMETINIBE
  • HIALURONATO DE SODIO
  • HIDRÓXIDO FERRICO
  • HIDROXIUREIA

I

  • IBRUTINIB
  • ICATIBANTO
  • IDARUBICINA
  • IMUNOGLOBULINA
  • INFLIXIMAB

L

  • LETROZOL
  • LEUPROLIDA
  • LEUPRORRELINA
  • LEVONORGESTREL
  • LIRAGLUTIDA
  • LOMUSTINA

M

N

O

  • OBINUTUZUMABE
  • OCTREOTIDA
  • OMALIZUMABE
  • ONDANSETRONA

P

R

S

  • SECUQUINUMABE
  • SIROLIMO
  • SOFOSBUVIR
  • SUNITINIBE

T

U

  • UROFOLITROPINA
  • USTELINUMABE

V

  • VANDETANIBE
  • VEDOLIZUMABE
  • VEMURAFENIBE
  • VERTEPORFINA
  • VORICONAZOL

Busque em nossa loja pelo remédios oncológicos tanto pelo seu nome comercial como pelo principio ativo da droga.

Comprar medicamentos oncológicos agora ficou mais fácil! Ligue e faça seu orçamento sem compromisso! Através dos e-mails  e ou ainda através no nosso tele-vendas (11) 3569-9648 que estaremos prontos para atende-lo.

Nosso horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira das 8:00 hs às 17:30 horas (exceto feriados) e nossa central de telemarketing estará prontamente disponível para receber sua ligação. Saiba onde comprar medicamento oncológico?

Realizamos parcelamento de medicamentos em três vezes em cartão de crédito e também a possibilitamos a compra no balcão de atendimento na loja física em Rua Domingos de Morais, nº 348 - Loja 40 - Térreo, Vila Mariana - São Paulo (SP) - Cep: 04010-000.

Comprar medicamentos pelo princípio ativo é com a OncoExpress - Farmácia Oncológica 24 horas

Última postagem

Tag