O que é bom para azia caseiro

A azia é muito comum em pessoas que sofrem com problemas gástricos ou que costumam exagerar nas refeições. A sensação de queimação na estômago pode se estender até a garganta, provocando bastante desconforto.

O sintoma pode ser provocado por refluxo gastroesofágico ou gastrite, como também estar relacionado à alimentação errada, nervosismo ou uso de roupas muito justas, que acabam prejudicando a digestão dos alimentos. Além disso, em mulheres, a azia pode ser sintoma de gravidez.

Se a sensação for recorrente, é importante fazer uma investigação clínica para descobrir suas causas.

Mais sobre o assunto

Uma forma de diminuir o desconforto é comer 1 torrada ou 2 biscoitos cream cracker – estes alimentos absorvem o ácido que está provocando a queimação na laringe e na garganta.

Outras opções são chupar um limão puro no momento da azia (apesar de ser ácido, o limão diminui a acidez do estômago) ou comer uma fatia de batata crua para neutralizar a acidez.

Mais sobre o assunto

Existem ainda receitas que podem ser preparadas em casa e utilizadas ao longo do dia:

1. Bicarbonato de sódio

Quando está diluído em água, o remédio tem efeito alcalinizante no tubo digestivo e, consequentemente, diminui a acidez do estômago, reduzindo a inflamação do esôfago e aliviando o desconforto.

Ingredientes

  • 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio;
  • 100 ml de água.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e tomar a mistura em pequenos goles.

2. Chá de gengibre

O chá de gengibre contém antioxidantes e outras substâncias que ajudam a aliviar a inflamação do esôfago, além de auxiliar na diminuição das contrações do estômago, o que reduz a sensação de azia.

Ingredientes

  • 2 cm de raiz de gengibre cortada em fatias;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo

Colocar o gengibre e a água em uma panela e deixar ferver. Depois, desligar o fogo e tampar o recipiente por pelo menos 30 minutos. Por fim, remover os pedaços de gengibre e beber um copo do chá 20 minutos antes de cada refeição.

3. Chá de espinheira-santa

O chá de espinheira-santa também pode ser indicado porque possui propriedades digestivas que, além de melhorarem a má digestão, aliviam a azia.

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de espinheira-santa.

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar a espinheira-santa, deixando repousar por 5 a 10 minutos. Coar e tomar sem adoçar, 2 a 3 vezes por dia.

4. Chá de funcho

O chá de funcho possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a inflamação do estômago, diminuindo a sensação de queimação na garganta. Como auxilia no esvaziamento do estômago, também pode ser usado em casos de refluxo para diminuir o surgimento de crises de azia.

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de funcho.

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar o funcho. Em seguida, deixar repousar por 10 minutos. Coar a mistura e beber entre 2 a 3 vezes por dia ou 20 minutos antes de fazer uma refeição mais pesada.

5. Chá de alcaçuz

O alcaçuz, também chamado de pau-doce, é uma planta medicinal conhecida por melhorar sintomas de problemas respiratórios. Também é bastante usada para úlceras gástricas e para aliviar a sensação de azia e queimação.

Ingredientes

  • 10 g de raiz de alcaçuz;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Deve-se ferver a água junto com a raiz de alcaçuz, coar e deixar esfriar. Pode-se beber o chá até 3 vezes por dia.

6. Suco de pera

Quem não gosta de chá pode optar por tomar um suco de pera fresco. A pera é semi-ácida, rica em vitaminas A, B e C, assim como sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e ferro, que ajudam a diluir o ácido estomacal e a aliviar o desconforto e a queimação causados pela azia.

Ingredientes

  • 2 peras maduras;
  • 3 gotas de limão;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Para preparar, basta bater no liquidificador as peras maduras com a água e, em seguida, adicionar as gotinhas de limão para que o suco não escureça. Outras frutas, como banana d’água madura, maçã e melão, possuem as mesmas propriedades da pera e também podem ser utilizadas para fazer o suco. (Com informações do portal Tua Saúde)

Já leu todas as notas e reportagens de Saúde hoje? Clique aqui.

Carol Firmino

Colaboração para VivaBem

31/12/2021 04h00Atualizada em 17/05/2022 18h56

A azia é uma sensação de queimação na região do peito ou do esôfago, podendo chegar até a garganta. Um dos principais sintomas é o refluxo gastroesofágico. Nesse momento, é comum procurarmos remédios caseiros para azia, mas existe algum que realmente funciona?

É importante ressaltar que, na persistência desses e outros sintomas, como enjoo, vômito, mal-estar e estufamento, procure orientação médica. Além disso, é fundamental não se automedicar. Mesmo assim, algumas soluções caseiras citadas abaixo podem ajudar no alívio.

Quais as principais causas da azia?

De acordo com Luana Luz, gastroenterologista na clínica Gastrofig e na BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, entre as principais causas da azia estão: tabagismo, álcool, consumo de bebidas com cafeína (café, refrigerantes, energéticos, chá verde e preto), refeições copiosas (em grandes quantidades, gordurosas e condimentadas), com excesso de pimenta, chocolates e a ingestão de alguns medicamentos como anti-inflamatórios.

Existem hábitos que podem melhorar a azia?

O homeopata Roberto Debski ressalta que uma alimentação saudável é o mais importante para prevenir ou melhorar os sintomas da azia: "Escolher alimentos naturais que não tenham conservantes, corantes, produtos químicos e sejam preparados de forma simples, evitar frituras e não ingerir líquidos simultaneamente", detalha. Outros hábitos contribuem para prevenir e amenizar a situação:

  • Evitar bebidas durante as refeições: o estômago se dilata e isso faz com que o esfíncter do esôfago fique aberto, favorecendo o retorno do líquido ácido do estômago para o esôfago;
  • Controlar o excesso de peso: o aumento da circunferência abdominal também faz com que o esfíncter inferior do esôfago se mantenha mais relaxado,;
  • Evitar se deitar logo após de comer: nesta posição, o estômago gera uma pressão maior no esfíncter e provoca o retorno do suco gástrico;
  • Mastigar bem os alimentos;
  • Evitar distrações enquanto se alimenta e não comer tarde da noite;
  • Elevar a cabeceira da cama: isso faz com que o suco gástrico não volte;
  • Fazer pequenas refeições ao longo do dia, sem grandes quantidades de uma só vez;
  • Evitar fazer exercícios isométricos em momentos de crise, como a prancha abdominal e os abdominais comuns;
  • Fugir de situações de estresse;
  • Manter-se sempre presente no ato de comer, pois isso ajuda a acalmar, melhorar a digestão e reduzir os sintomas e problemas digestivos.

Remédios caseiros podem aliviar a azia?

Luz defende que mudanças de hábito são mais eficazes para evitar a azia, além de ser necessário avaliar o uso de "receitas milagrosas". No entanto, alguns alimentos e chás com propriedades calmantes e digestivas podem auxiliar no alívio de sintomas.

"Boldo, espinheira santa, camomila, vinagre de maçã e suco de pera ou melão podem aliviar, mas lembrando sempre que são opções paliativas e, se os sintomas persistirem, é necessário procurar seu médico para diagnóstico e tratamento adequados", explica Debski.

Sugestões naturais para melhorar a sensação de azia

Natália Lima, homeopata e terapeuta holística do Espaço Tatva, acredita na homeopatia para tratar o problema —no entanto, é necessário investigar a fórmula exata para cada pessoa.

Lima sugere ainda comer uma maçã ou pera sem casca, beber chá de funcho ou gengibre, além de três sucos:

  1. Suco de batata crua: por ser um tubérculo alcalino, ele neutraliza a acidez do estômago e diminui o desconforto. Funciona como uma espécie de antiácido. Para preparar, descasque uma batata grande, corte em fatias ou rale; depois, esprema até sair o líquido. Beba em jejum ou cerca de 30 minutos antes das refeições principais.
  2. Suco de couve e maçã: a fruta tem uma ação cicatrizante e ajuda no alívio da queimação, além de ser rica em fibras. Já a couve tem propriedades antiulcerosas e, ao contribuir para a cicatrização de possíveis úlceras, alivia a azia e a dor de estômago. Para preparar, use três folhas de couve-manteiga cruas, uma maçã madura e 1/2 copo de água. Bata tudo no liquidificador e beba logo em seguida.
  3. Suco de mamão e linhaça: devido ao alto teor de fibras existente nessa combinação, é possível melhorar o pH estomacal. As enzimas digestivas presentes também agem como propriedade anti-inflamatória. Prepare batendo os ingredientes com água no liquidificador e use mel para adoçar.

Algumas soluções naturais podem ser interessantes para aliviar a azia e a queimação no estômago, como tomar água fria, comer uma maçã e tentar relaxar um pouco, por exemplo, sendo essas soluções interessantes depois de refeições mais gordurosas ou de excesso de consumo de álcool.

A sensação de queimação no estômago e na garganta normalmente é causada pela má digestão e refluxo, que é quando o conteúdo que está no estômago, acaba subindo pelo esôfago causando esse desconforto, que tende a piorar ao deitar.

Quando os sintomas são frequentes e o refluxo está presente mais de 15 dias por mês, a azia e a queimação podem desenvolver lesões e prejudicar a saúde do esôfago e do estômago. Nestes casos, recomenda-se uma consulta com um gastroenterologista para que possam ser indicados exames que ajudem a confirmar o diagnóstico e assim ser iniciado o tratamento mais adequado.

O que é bom para azia caseiro

Para reduzir o desconforto causado pela azia e queimação, e ainda diminuir a intensidade e frequência as crises, algumas estrategias podem ser usadas como: 

1. Remédios caseiros

Algumas formas naturais de combater a azia e a queimação no estômago incluem:

  • Suco de batata crua;
  • Suco de couve e maçã;
  • Suco de mamão e linhaça;
  • Comer 1 maçã ou pêra sem casca.

Utilizar estas práticas e completar o tratamento caseiro com chás como os de funcho e o de gengibre, também podem auxiliar no alívio da azia e queimação, além de reduzir a intensidade com que aparece. Veja como preparar estes e outros chás que aliviam a azia. 

2. Remédios de farmácia

Em alguns casos, o médico pode recomendar a utilização de medicamentos antiácidos, como o hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio ou bicarbonato de sódio, inibidores da produção de ácido, como omeprazol, aceleradores do esvaziamento gástrico, como a domperidona ou protetores gástricos, como o sucralfato, por exemplo. Confira como é feito o tratamento medicamentoso para a azia. 

Estes medicamentos só devem ser tomados sob orientação médica, pois possuem contraindicações e efeitos colaterais.

3. Estratégias para combater a azia e queimação

Além do tratamento com os remédios caseiros e de farmácia, existem algumas estratégias que podem ser adotadas para aliviar a azia e queimação, além da frequência das crises:

  • Elevar a cabeceira da cama;
  • Emagrecer, já que o volume abdominal também causa azia;
  • Deixar de fumar;
  • Evitar alimentos gordurosos, fritos e picantes;
  • Evitar refeições que contenham caldos e molhos;
  • Evitar tomar café, chá preto, chocolate e refrigerante;
  • Fazer pequenas refeições ao longo do dia, evitando comer muito de uma só vez;
  • Evitar fazer exercícios isométricos, como a prancha abdominal e os abdominais comuns;
  • Dormir deitado sob o lado esquerdo, especialmente depois de comer;
  • Evitar situações estressantes.

Caso a azia e queimação persistam mesmo após a realização do tratamento indicado e cuidados necessários, o gastroenterologista pode recomendar a cirurgia anti-refluxo, que consiste em colocar uma válvula no estômago, para impedir que o conteúdo ácido volte para a garganta. Entenda como essa cirurgia é feita e como deve ser a recuperação.

A nutricionista Tatiana Zanin explica melhor quais os alimentos que podem piorar a azia, além de outras dicas para evitar o aparecimento e a reduzir a intensidade da queimação: