Um pássaro pousa sobre um fio de uma linha de transmissão é não leva um choque

19 de outubro de 2020

(UEA/2015) Frequentemente observamos pássaros pousarem sobre os fios de alta tensão sem que sejam eletrocutados ou que sofram qualquer outro dano físico.

Isso ocorre porque
A) os pássaros são aves perfeitamente isolantes.
B) os pássaros identificam fios de baixa potência elétrica para pousarem.
C) os pés dos pássaros não proporcionam resistência à corrente elétrica.
D) a diferença de potencial produzida entre os pés dos pássaros é baixa.
E) os pássaros, ao tocarem os pés no fio, tornam-se resistores ôhmicos.

RESOLUÇÃO:
Para que ocorra choque é necessária uma diferença de potencial entre dois pontos. Quando um pássaro pousa no fio, a distância entre os dois pés é muito curta e e ele não toca em nenhum outro objeto e, por isso, não há formação de uma ddp (voltagem) suficiente para o temido choque. Caso a ave se desequilibre e toque em outro local, ela receberá o choque.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre diferença de potencial, da Unicid 2014

Pássaros no fio [resolvido]

Olá,

Um pássaro pousa em um fio e não leva choque. Ok. A pergunta é: ele fica eletricamente carregado? Se sim, o que ocorre quando ele voa?
Ainda nisso, digamos que eu suba numa cadeira de madeira e segure um fio desencapado, levarei choque? Se não, assim que soltar eu pisar no chão (não ao mesmo tempo), levarei choque? Se não, o que ocorre, em teoria, quando solto o fio?

Estou insistindo nesta questão porque já perguntei pra um professor de física e ele quase me convenceu que os fios na rua eram encapados. Ele ficou sem saber explicar direito porque ele me disse que se eu pisar no chão assim que solto o fio eu levaria choque, porem, quando perguntei porque os pássaros não levam choque quando voam para o chão a partir do fio. Ele disse que os fios são encapados, então cheguei em casa e pesquisei e de fato não são, tirei fotos e pesquisei na internet tbm, alguns são, mas em alguns locais não são pra economizar....

Obrigado. Quem responder, se quiser dar uma explicaçãozinha introdutória da teoria envolvida na resposta eu ficaria grato... Não precisa aprofundar, só dizer  algo tipo: ao segurar o fio você estaria eletricamente.. então as cargas... blablabla... Valews!

Última edição por will_is_myth em Sex 29 Dez 2017, 17:15, editado 1 vez(es)


will_is_mythIniciante

Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/12/2017
Idade : 39
Localização : Americana, São Paulo, Brasil

 

Re: Pássaros no fio [resolvido]

 por Elcioschin Sex 29 Dez 2017, 00:32

Quando na sua casa, sobre uma cadeira isolante, você toca uma mão num único fio energizado, o seu corpo fica energizado com um potencial elétrico de 127 ou 220 V (mas não fica sujeito a uma ddp, pois a cadeira é isolante). Agora, se você tocar a outra mão na parede, haverá uma ddp entre a mão do fio e a mão da parede (ligada à terra): é choque na certa, mas não será necessariamente perigoso ou fatal, pois a ddp é baixa! Levará apenas um susto e poderá sofrer um tombo da cadeira. Seria perigoso apenas para quem tem sérios problemas cardíacos, ou para quem está sobre com os pés uma superfície molhada (no box do banheiro por exemplo).

Ainda sobre a cadeira, retirando a mão do fio nu, você NÃO fica "carregado": você simplesmente fica desenergizado. Se tocar o pé no chão ou a mão na parede, nada acontece com você.

Entre duas torres numa linha de transmissão ou entre dois postes da rua os fios NÃO são encapados. Normalmente eles são encapados somente entre o transformador no poste e a sua casa ou apartamento (isto porque os fios estarão juntos dentro de eletrodutos). Além disso, a ddp antes do transformador é alta (da ordem de milhares de volts: por ex.: 11 800 V numa linha de rua).

O mesmo acontece com o pássaro sobre um fio desencapado entre dois postes da rua ou entre duas torres de transmissão: se ele for um pássaro pequeno nada acontece com ele, nem depois que voa. Se ele for um pássaro grande e esticar as asas, a ponto de tocar com elas num outro fio, cairá morto na hora, sujeito a uma ddp de milhares de volts (numa linha de Itaipu são 500 000 V)

Última edição por Elcioschin em Sex 29 Dez 2017, 15:20, editado 2 vez(es)

 

Re: Pássaros no fio [resolvido]

 por Euclides Sex 29 Dez 2017, 00:37

O pássaro (que pousa em um único fio) não conduzirá corrente perceptível porque a distância entre seus pés é pequena o suficiente para não produzir uma ddp significativa. Além disso a resistência dos tecidos da ave é maior que a do condutor.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.


Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.

 

Re: Pássaros no fio [resolvido]

 por will_is_myth Sex 29 Dez 2017, 03:04

Estou perplexo de um professor de física me dar tantas informações erradas e mais perplexo ainda meu primo, que trabalha como eletricista em uma empresa (ganha bem o fi-da-mae kkk), me falar que ao soltar o fio e pisar no chão eu levaria choque.

Acredito ter entendido, mas gostaria de checar se o que entendi é o que deveria ser entendido:

Você fala em ficar energizado com uma tensão de 127V, mas não com uma ddp. Já vi falarem que ddp e tensão é a mesma coisa, porém acho que entendi o que você quis dizer. Uma ddp exige uma diferença entre duas tensões. Este ponto é meio confuso porque é parecido com uma massa que enquanto está na terra ela possui a mesma energia (analogamente a ter os 127V), mas só ativará se for elevada a certa altura causando algo como uma ddp.

Ou seja, nosso corpo atua como o próprio fio, ele se torna um condutor, mas da mesma forma que o fio 'não leva choque' (lol?) quando desliga a chave geral, nós também não levamos choque quando soltamos o fio. Não há sensação de corrente porque não há mais 'possibilidade de energia potencial', não há um campo elétrico e nenhuma carga sofrerá trabalho.

Acertei?


will_is_mythIniciante

Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/12/2017
Idade : 39
Localização : Americana, São Paulo, Brasil

 

Re: Pássaros no fio [resolvido]

 por Elcioschin Sex 29 Dez 2017, 10:15

Eu usei um termo indevido na minha mensagem:

Quando se fala de um único ponto, o termo correto é potencial elétrico do ponto (este ponto pode ser um fio)
Quando se fala de dois pontos o termo correto é diferença de potencial elétrico (ddp) ou tensão elétrica (ou simplesmente tensão, quando não puder ser confundido com tensão mecânica). Vou corrigir isto na minha resposta original, em vermelho.

Assim, para haver ddp (ou tensão) são necessários 2 pontos. Estes dois pontos podem ser dois fios com potenciais elétricos diferentes ou um fio com certo potencial elétrico e a terra (que, por convenção, tem potencial elétrico nulo)

Para haver corrente elétrica entre dois pontos é necessário que haja uma ddp (ou tensão) entre eles: i = U/R

Se você toca num único ponto você adquire o potencial deste ponto mas não passa corrente pelo seu corpo. A corrente só existirá se você tocar em dois pontos com potenciais elétricos diferentes. Por exemplo você toca num fio energizado com potencial elétrico Ua com a mão esquerda e num outro fio energizado com potencial elétrico Ub com a mão direita. Ou se você toca com uma mão num fio energizado e com os pés toca na terra.

No 1º caso a corrente fluirá entre as duas mãos, passando pela parte superior do seu peito (o risco é o seu coração ser afetado e haver ataque cardíaco). 
No 2º caso a corrente fluirá entre a sua mão (passando pelo seu abdome) e seus pés. (o risco é o seu diafragma, com parada respiratória e os seus rins, com eletrólise).

Normalmente, na sua casa são dois fios sendo um deles a fase e ou outro o neutro (ligado à terra) com potencial zero.
Já nos sistemas trifásicos são 3 fios havendo ddp entre cada dois deles (ou entre cada um deles e a terra).

Não se pode comparar ddp na eletricidade com energia na mecânica. O que se compara é ddp na eletricidade e diferença de nível na mecânica (por exemplo só existe circulação espontânea de água entre dois pontos se houver diferença de nível entre eles)

 

Re: Pássaros no fio [resolvido]

 por will_is_myth Sex 29 Dez 2017, 10:40

Entendi, devo fazer um adendo porque se tem alguém acompanhando pode ser útil. Eu ia perguntar por que não haveria corrente elétrica entre minha mão e meu pé assim que seguro o fio mesmo sem estar aterrado. Daí lembrei que isso não é como se o fio fosse uma mangueira de elétrons. A corrente elétrica é um movimento simultâneo de elétrons, daí o que ocorre é que os elétrons do meu corpo impede que os elétrons do fio entre em mim. Isto já não ocorre se eu tiver aterrado porque enquanto sai elétrons do meu pé pra terra o 'espaço vazio' é ocupado por elétrons adjacentes fazendo um movimento ordenado.

Pra fechar esse assunto é interessante tbm saber que existe sim uma espécie de 'movimento' ou uma 'ocupação', mas é instantâneo (velocidade da luz) que consiste do campo elétrico e não de elétrons.

Agora vou decorar as fórmulas, seria bom um memorex, será fácil entender cada fórmula agora

Obrigado pela ajuda.


will_is_mythIniciante

Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/12/2017
Idade : 39
Localização : Americana, São Paulo, Brasil

 

 

 Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum

Não podes responder a tópicos

Porque um passarinho ao pousar em um fio da rede elétrica não leva choque?

A distância entre as patas dos pássaros é bem curta, não é suficiente para gerar um potencial elétrico entre dois pontos (DDP). O choque, dessa forma, somente acontece quando a corrente elétrica entra por um determinado local e sai por outro, ou seja, fecha o ciclo da eletricidade que é a condução de energia.

Quando pousam em um fio de alta tensão?

Ao tocar em dois pontos de um mesmo fio condutor, não há diferença de potencial entre as patas do pássaro, por isso, ele não é eletrocutado. Caso esse animal encoste em outro objeto próximo, como outro fio ou no poste, o resultado será o surgimento de uma descarga elétrica, que certamente o matará.

Toplist

Última postagem

Tag