Todas as algas e plantas possuem em comum

As algas constituem um grupo heterogêneo de organismos que se caracteriza pela presença de clorofila a e por não possuírem um corpo dividido em raiz, caule ou folhas, em razão da ausência de tecidos verdadeiros. Podem ser organismos unicelulares ou multicelulares. Nesse último grupo, já foram descritas espécies de até 60 metros de comprimento.

As algas são encontradas em todas as áreas do planeta, sendo predominantemente aquáticas, mas podem ocorrer em ambientes terrestres ou em associação com outros organismos, como é o caso dos líquens. Nas algas aquáticas, podemos observar diferentes formas de vida, sendo algumas fixas no substrato e outras livres em suspensão na água, formando o fitoplâncton.

Todas as algas são autotróficas, produzindo, portanto, seu alimento. Assim como as plantas, esse grupo caracteriza-se pela realização do processo de fotossíntese, em que a energia luminosa é utilizada na produção da energia necessária para a sobrevivência da alga.

Acredita-se que as algas são um dos organismos mais antigos existentes no planeta, sendo responsáveis pela produção e acúmulo de oxigênio na atmosfera. Esse grupo também é considerado o ancestral das plantas modernas, uma vez que compartilha algumas semelhanças.

A importância ecológica e econômica das algas é imensa, destacando-se principalmente seu papel na cadeia alimentar aquática (produtor) e sua participação na liberação de oxigênio. Além disso, as algas são muito utilizadas na cozinha oriental, principalmente para a preparação de sushis, e também são fonte de importantes substâncias, como é o caso do ágar, que é amplamente utilizado na fabricação de sorvetes, doces e até mesmo bebidas.

Além de toda a sua importância, as algas também podem causar danos econômicos e ecológicos. O aumento exagerado de algumas espécies provoca as florações tóxicas, que podem causar mudança na tonalidade da água e desencadear morte de várias espécies de animais aquáticos em virtude das toxinas produzidas por algumas espécies. Normalmente o aumento exagerado desse grupo de seres vivos está relacionado com a poluição dos ambientes aquáticos, que propicia um ambiente rico em nutrientes que facilitam a reprodução de algumas espécies.


Algumas algas são microscópicas e formam o fitoplâncton

A grande maioria das algas é classificada como pertencente ao reino Protoctista, entretanto, vale destacar que alguns seres procariontes (Reino Monera), denominados cianobactérias, são frequentemente chamados de algas azuis. Nesse texto consideraremos apenas o estudo das algas protoctistas.

Veja a seguir as principais algas protoctistas e algumas de suas características:

Filo

Organização

Tipo de clorofila

Chlorophyta (algas verdes)

Uni ou multicelular

a, b

Phaeophyta (algas pardas)

Multicelular

a, c

Rhodophyta (algas vermelhas)

Uni ou multicelular

a, d

Bacillariophyta (diatomáceas)

Unicelular

a, c

Chrysophyta (algas douradas)

Uni ou multicelular

a, c

Euglenophyta (euglenoides)

Unicelular

a, b

Dinophyta (dinoflagelados)

Unicelular

a, c

Charophyta (Carofíceas)

Multicelular

a, b


Curiosidade: A ciência que estuda as algas é chamada de Ficologia.


Por Ma. Vanessa dos Santos

As algas são seres protistas, eucariontes e autotróficos fotossintetizantes.

Elas são fundamentais para a manutenção da vida na Terra porque liberam grande quantidade de oxigênio para a atmosfera.

Além disso, são consideradas como os principais seres produtores dos ambientes aquáticos.

Características

As algas são seres eucariontes, fotossintetizantes, clorofiladas, unicelulares ou pluricelulares.

Elas podem viver em ambientes terrestres úmidos e aquáticos de água doce ou salgada.

Apesar de algumas delas se parecerem com plantas, as algas não apresentam folhas, caules ou raízes. Assim, elas são organismos bem mais simples do que as plantas.

Reprodução

As algas podem se reproduzir de forma assexuada e sexuada.

A reprodução assexuada pode ocorrer das seguintes formas:

  • Divisão binária, em algas unicelulares;
  • Fragmentação, em algas filamentosas.

Existem ainda algumas algas multicelulares que produzem células flageladas, os zoósporos, as quais se reproduzem por zoosporia.

Porém, a maioria das algas se reproduz de modo sexuado por fusão celular, conjugação e alternância de gerações.

Tipos de algas

As algas dividem-se em grupos, de acordo com o pigmento que possuem. Os principais filos das algas são:

Filo Chrysophyta

Algas douradas

O filo Chrysophyta compreende as algas douradas ou crisofíceas e as diatomáceas, as quais habitam ambientes de água doce ou salgada.

O grupo abrange aproximadamente 500 espécies que podem ser unicelulares ou multicelulares, algumas podem formar colônias.

Filo Dinophyta

Os dinoflagelados são algas unicelulares

O filo Dinophyta abrange os dinoflagelados, algas unicelulares dotadas de dois flagelos.

A maior parte dessas algas são de ambiente marinho e apenas poucas espécies vivem em água doce.

As algas dinoflageladas são responsáveis pela maré vermelha, um fenômeno natural que ocorre nos mares e ambientes de água doce.

Filo Euglenophyta

As euglenófitas são exclusivamente unicelulares

O filo Euglenophyta é composto por algas unicelulares, autotróficas ou heterotróficas e que apresentam dois flagelos. Nesse grupo existem cerca de 900 espécies.

As euglenófitas ocorrem em ambiente de água doce e rico em matéria orgânica. Poucas espécies habitam o ambiente marinho.

Filo Chlorophyta

Algas verdes

O filo Chlorophyta abrange as algas verdes ou clorofíceas, encontradas em ambiente terrestre úmido ou aquático.

Esse é o grupo de algas mais diversificado, com cerca de 17000 espécies, predominantemente de água doce.

Filo Phaeophyta

Algas pardas encontradas na praia

O filo Phaeophyta compreende as algas pardas ou feofíceas, abundantes no Brasil.

Elas ocorrem em maior parte no ambiente marinho e todas são multicelulares. As algas pardas podem atingir até 60 cm de comprimento e são chamadas de kelp.

Filo Rhodophyta

Algas vermelhas

O filo Rhodophyta abrange as algas vermelhas ou rodofíceas. Elas são predominantemente marinhas e multicelulares.

A principal diferença desse grupo com as demais algas multicelulares é que as algas vermelhas não apresentam células flageladas.

Fitoplâncton

O fitoplâncton abrange as algas microscópicas fotossintetizantes e unicelulares que habitam os ecossistemas aquáticos.

Ele representa a base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos, sendo encontrado “flutuando” em águas abertas.

Os grupos mais abundantes e representativos no fitoplâncton são as algas dinoflageladas e as diatomáceas.

Saiba mais, leia também:

  • Reino Protista
  • Microbiologia
  • Microrganismos
  • Plâncton

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

O que as algas e as plantas têm em comum?

→ Tanto plantas quanto algas verdes possuem celulose em sua parede celular; → Tanto plantas quanto algas verdes possuem células reprodutivas com flagelos; → Tanto plantas quanto algas verdes apresentam a formação de fragmoplasto no momento de divisão celular.

O que todas as algas têm em comum?

Todas as algas são autotróficas, produzindo, portanto, seu alimento. Assim como as plantas, esse grupo caracteriza-se pela realização do processo de fotossíntese, em que a energia luminosa é utilizada na produção da energia necessária para a sobrevivência da alga.

O que as plantas têm de diferente das algas?

Uma das principais características que diferenciam as macroalgas das plantas é a sua estrutura. Visivelmente elas são parecidas, mas as macroalgas não possuem órgãos e tecidos especializados e não são vascularizadas, bem como não possuem capacidade de formar uma estrutura com flor, folhas, raiz e caule.

Quais são as características semelhantes entre algas e plantas e quais são as distintas?

Semelhanças, ambas realizam fotossíntese, ambas têm reserva de amido no interior dos cloroplastos, ambas possuem celulose em sua parede celular, ambas possuem estruturas reprodutivas com flagelos, ambas possuem a clorofila A como pigmento responsável pela fotossíntese.

Toplist

Última postagem

Tag