Segundo a _____________ devem ocorrer colisões efetivas entre os reagentes

0% acharam este documento útil (0 voto)

10 visualizações

2 páginas

Título original

Avaliação Quimica 2ºano Outubro (1) (1)

Direitos autorais

© © All Rights Reserved

Formatos disponíveis

DOCX, PDF, TXT ou leia online no Scribd

Compartilhar este documento

Você considera este documento útil?

0% acharam este documento útil (0 voto)

10 visualizações2 páginas

Avaliação Quimica 2ºano Outubro

Título original:

Avaliação Quimica 2ºano Outubro (1) (1)

Pular para a página

Você está na página 1de 2

You're Reading a Free Preview
Page 2 is not shown in this preview.

Recompense a sua curiosidade

Tudo o que você quer ler.

A qualquer hora. Em qualquer lugar. Em qualquer dispositivo.

Sem compromisso. Cancele quando quiser.

Índice:

  1. O que é a colisão efetiva?
  2. O que é uma colisão não efetiva?
  3. Como ocorre uma colisão efetiva?
  4. Qual das figuras ao lado A ou B poderia representar um choque efetivo?
  5. Quais são os requisitos necessários para haver uma colisão efetiva?
  6. O que vem a ser energia de ativação?
  7. O que diz a teoria da colisão?
  8. O que é um estado ativo de uma reação?
  9. Quais são os dois requisitos para que os choques entre as partículas resultem em reações?
  10. Qual é o tipo de colisão de moléculas que não provoca a formação de um complexo ativado?
  11. Por que as colisões são eficazes?
  12. Quando ocorre a colisão?
  13. Como se aplica a colisão das partículas?
  14. Como funciona a teoria da colisão?

O que é a colisão efetiva?

Quando colocamos duas substâncias em contato, suas partículas começam a colidir umas com as outras. Nem todas as colisões são eficazes, isto é, nem todas dão origem a novos produtos. No entanto, as colisões que rompem as ligações formadas e formam novas ligações, são denominadas colisões eficazes ou efetivas.

O que é uma colisão não efetiva?

Nas colisões não efetivas, não ocorre a quebra das ligações dos reagentes, pois não há interação entre os átomos. Nesses casos não ocorre a reação química, pois as moléculas apresentam uma orientação desfavorável. ... Podemos dizer que quanto mais colisões efetivas ocorrem, maior será a velocidade da reação.

Como ocorre uma colisão efetiva?

Essa teoria diz que para que a reação química ocorra, as partículas (moléculas, átomos, íons etc.) dos reagentes devem colidir entre si. Mas essa colisão deve ser efetiva, ou seja, deve ser feita em uma orientação adequada e com energia suficiente.

Qual das figuras ao lado A ou B poderia representar um choque efetivo?

A figura que poderia representar um choque efetivo é aquela em que o choque entre os reagentes se dá com energia suficiente numa orientação favorável, conduzindo à formação de produtos. Portanto, somente a figura B.

Quais são os requisitos necessários para haver uma colisão efetiva?

Podemos afirmar que as colisões efetivas possuem como principais características as seguintes alto valor de energia cinética, a orientação das moléculas é fator determinante e maiores temperaturas aumentam as colisões.

O que vem a ser energia de ativação?

De uma forma bem objetiva, podemos definir a energia de ativação (Eat) como a energia necessária para a ocorrência de uma reação. Por exemplo, para que a chama do fogão seja formada, é necessário fornecer uma faísca elétrica para permitir a ocorrência da reação entre o gás oxigênio e o gás de cozinha.

O que diz a teoria da colisão?

A Teoria da Colisão especifica como devem ocorrer os choques entre as moléculas dos reagentes para que a reação se processe com maior velocidade. ... Os choques entre as moléculas devem ocorrer com uma energia mínima para que o complexo ativado seja formado, a chamada energia de ativação.

O que é um estado ativo de uma reação?

Complexo ativado é o estado intermediário (estado de transição) formado entre reagentes e produtos, em cuja estrutura existem ligações enfraquecidas (presentes nos reagentes) e formação de novas ligações (presentes nos produtos). ... Em uma reação, o complexo ativado possui mais energia que os reagentes ou os produtos.

Quais são os dois requisitos para que os choques entre as partículas resultem em reações?

A partir do entendimento dessa teoria, responda: a) Quais são os dois requisitos para que os choques entre as partículas resultem em reações? ... II) Orientação das partículas: a orientação das partículas deve ser tal que os choques ocorram entre os átomos que estão formando ligações que devem ser quebradas.

Qual é o tipo de colisão de moléculas que não provoca a formação de um complexo ativado?

Colisão não favorável (choque não eficaz) Nesse tipo de colisão, nem todos os átomo da molécula chocam-se com todos os átomos da outra molécula.

Por que as colisões são eficazes?

  • Sem atingi-la, a reação não ocorre. Quando colocamos duas substâncias em contato, suas partículas começam a colidir umas com as outras. Nem todas as colisões são eficazes, isto é, nem todas dão origem a novos produtos. No entanto, as colisões que rompem as ligações formadas e formam novas ligações, são denominadas colisões eficazes ou efetivas.

Quando ocorre a colisão?

  • Após a formação desse complexo, as ligações entre alguns de seus átomos são rompidas e os produtos são formados. A teoria da colisão é proposta quando os reagentes estão no estado gasoso, já que, nesse estado físico, as moléculas apresentam um grau de mobilidade maior.

Como se aplica a colisão das partículas?

  • Tal teoria se aplica a reações que ocorrem em fase gasosa. A colisão das partículas, também chamado de choque efetivo, deve ser bem orientada, permitindo uma perfeita interação entre as mesmas.

Como funciona a teoria da colisão?

  • De acordo com a Teoria da Colisão, quando uma molécula de um reagente choca-se com outra molécula, os átomos de ambas entram em contato entre si, formando uma estrutura molecular denominada de complexo ativado. Após a formação desse complexo, as ligações entre alguns de seus átomos são rompidas e os produtos são formados.

Devem ocorrer colisões efetivas?

As colisões efetivas ocorrem quando os reagentes se encontram em posições favoráveis aos choques, que promoverão o rearranjo dos átomos. A energia de ativação deve ser suficiente para que a colisão entre os reagentes resulte na quebra das ligações e a formação do complexo ativado.

O que diz a Teoria das Colisões efetivas?

Essa teoria diz que para que a reação química ocorra, as partículas (moléculas, átomos, íons etc.) dos reagentes devem colidir entre si. Mas essa colisão deve ser efetiva, ou seja, deve ser feita em uma orientação adequada e com energia suficiente.

O que são colisões efetivas e colisões não efetivas?

Nas colisões não efetivas, não ocorre a quebra das ligações dos reagentes, pois não há interação entre os átomos. Nesses casos não ocorre a reação química, pois as moléculas apresentam uma orientação desfavorável. Enquanto isso, nas colisões efetivas ocorre a quebra das ligações dos reagentes, formando os produtos.

O que se entende por colisões?

Em física, colisão é um evento em que dois ou mais corpos exercem forças um sobre o outro por um tempo relativamente curto. Embora a palavra colisão seja mais comumente utilizada nos casos em que há um grande impacto entre dois objetos, o uso científico do termo “colisão” não se limita apenas à magnitude da força.

Toplist

Última postagem

Tag