Questão 04 - IFPR 2018 - Escola de Frankfurt, fundada no pós Primeira Guerra, reuniu os principais pensadores da época, na Alemanha, e se opunha às teorias positivistas dos idealistas clássicos, marcados por forte influência marxista. Os frankfurtianos consideraram, na elaboração de sua teoria, alguns fatores que o próprio Marx não previu, principalmente sobre a superestrutura, isto é, sobre os mecanismo que afetam a personalidade, a família e a autoridade, analisada no contexto da estética e da cultura de massa. Assim, para esses estudiosos, as técnicas de dominação, dependentes do mercado, seriam ditadas pela massificação do conhecimento, das artes e da cultura. A esse respeito, a alternativa que apresenta o nome dado pela Escola de Frankfurt ao fenômeno é:
a) Indústria de Bens de Capital Cultural.
b) Indústria Cultural.
c) Indústria de Bens de Consumo Cultural.
d) Indústria de Ponta.
Questão 05 - UNICENTRO 2010/2 - “A indústria cultural, com suas vantagens e desvantagens, pode ser caracterizada pela transformação da cultura em mercadoria, com produção em série e de baixo custo, para que todos possam ter acesso. É uma indústria como qualquer outra, que deseja o lucro e que trabalha para conquistar o seu cliente, vendendo imagens, seduzindo o seu público a ter necessidades que antes não tinham”
(PARANÁ. Livro didático de Sociologia. Curitiba, 2006, p.156).
Assinale a alternativa correta.
a) A indústria Cultural não é uma característica da sociedade contemporânea ela é um produto natural em qualquer sociedade.
b) A indústria Cultural é responsável por criar no indivíduo necessidades que ele não tinha e transformar a cultura em mercadoria.
c) A Indústria Cultural não influência nas necessidades do indivíduo com a sua produção em série e de baixo custo.
d) A indústria cultural faz com que o indivíduo reflita sobre o que necessita, não desejando lucro.
e) A Indústria Cultural prioriza a heterogeneidade de cada cultura.
Questão 06 - ENEM 2016 - Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.
ADORNO, T HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a)
a) legado social.
b) patrimônio político.
c) produto da moralidade.
d) conquista da humanidade.
e) ilusão da contemporaneidade.
Questão 07 - ENEM 2020 Digital -
Indústria cultural da felicidade
Tornou-se perigoso o emprego da palavra felicidade desde seu mau uso pela propaganda. Os que se negam a usá-la acreditam liberar os demais dos desvios das falsas necessidades, das bugigangas que se podem comprar em shoppings grã-finos ou em camelôs na beira da calçada, que, juntos, sustentam a indústria cultural da felicidade à qual foi reduzido o que, antes, era o ideal ético de uma vida justa. Infelicidade poderia ser o nome próprio desse novo estado da alma humana que se perdeu de si ao perder-se do sentido do que está a fazer. Desespero é um termo ainda mais agudo quando se trata da perda do sentido das ações pela perda da capacidade de reflexão sobre o que se faz. A felicidade publicitária está ao alcance dos dedos e não promete um depois. Resulta disso a massa de “desesperados” trafegando como zumbis nos shoppings e nas farmácias do país em busca de alento.
TIBURI, M. Disponível em: //revistacult.uol.com.br. Acesso em: 12 nov. 2014 (adaptado).
Ao reprovar a ação da indústria da felicidade e um comportamento humano, o texto associa a
a) ansiedade recorrente ao lançamento de novidades no mercado.
b) visita frequente ao shopping à resolução de problemas cotidianos.
c) atitude impensada ao atendimento de necessidades emergenciais.
d) postura consumista à crença na promessa ilusória de anúncios publicitários.
e) vantagem econômica à venda de produtos falsificados no mercado ambulante.
Questão 08 - UEG 2016/2 - Para alguns sociólogos e filósofos, a cultura possuiria um valor intrínseco e poderia nos ajudar não apenas na fruição de nossa sensibilidade, mas nos levar a uma nova compreensão da realidade e de nosso ser e estar no mundo. Com a indústria cultural verifica-se que a cultura
a) recupera seu valor simbólico, contribuindo para uma nova compreensão da realidade e para a emancipação humana.
b) perde sua força simbólica e crítica, transformando-se em mero entretenimento que elimina a reflexão crítica.
c) perde seu valor de mercado para tornar-se, graças à tecnologia, um entretenimento acessível a toda a população.
d) deixa de ser um produto de elite e passa a ser acessível a todos os cidadãos, contribuindo com sua autonomia.
e) torna-se mais sofisticada, na medida em que os meios de criação cultural passam a ser submetidos ao desenvolvimento tecnológico.
Questão 09 - UPE 2013 - Leia o texto a seguir:
O desenvolvimento da indústria cultural no Brasil ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico e teve como marco a introdução do rádio, na década de 1920, da televisão, na década de 1950, e, recentemente, nos anos de 1990, da internet.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio. São Paulo: Editora Saraiva, 2010, p. 190.
Acerca do assunto tratado no trecho acima, assinale a alternativa CORRETA.
a) A indústria cultural no Brasil é homogênea por causa da conscientização da população.
b) As novelas da televisão brasileira são instrumentos de alienação da indústria cultural, pois levam os espectadores a desejarem bens materiais fora de sua realidade social.
c) A população brasileira é influenciada pelo cinema, pois todos têm acesso a esse instrumento de produção cultural.
d) A televisão é o meio de comunicação com menor poder de alienação no Brasil.
e) A publicidade das empresas brasileiras funciona como um informativo sobre produtos oferecidos no mercado consumidor. O objetivo desse instrumento é criar um sujeito crítico e reflexivo que combata a alienação cultural.
Questão 10 - UniCesumar 2017 - A chamada “Escola de Frankfurt” reuniu diversos autores, como Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin, com o propósito de reformular a compreensão e as críticas ao sistema capitalista. Destacam-se, em suas reflexões, os impactos do desenvolvimento tecnológico, o papel dos modernos meios de comunicação de massa e a destruição e barbárie observadas durante a II Guerra Mundial (1939-1945). O conceito que sintetiza suas formulações no âmbito da cultura é
a) o padrão cultural.
b) a cultura erudita.
c) a cultura operária.
d) a indústria cultural.
e) a cultura líquida.
Questão 11 - FCC 2020 - Sobre a indústria cultural, é correto afirmar que foi uma expressão
(A) idealizada por Walter Benjamin para explicar a perda de aura da cultura popular, que seria produzida pelas massas. A indústria cultural utiliza o processo de serialização e padronização dos bens culturais.
(B) criada por Adorno e Horkheimer para se diferenciar da cultura erudita, que é espontaneamente aprendida pelas massas. A indústria cultural se apropria da cultura erudita para produzir cultura popular.
(C) cunhada por Adorno e Horkheimer para evitar a confusão com cultura de massa, que seria a cultura gerada espontaneamente pelas massas. A indústria cultural utiliza o processo de serialização e padronização dos bens culturais.
(D) pensada por Adorno e Habermas para explicar a padronização da circulação de bens culturais dentro da esfera pública. A indústria cultural seria o mecanismo de agendamento das ideias da opinião pública.
(E) explicada pela primeira vez por Umberto Eco na obra Viagem à Irrealidade Cotidiana. A indústria cultural seria a forma de integrar os indivíduos dentro da sociedade democrática, na medida em que as massas entram em contato com a reprodução de obras de arte.
Questão 12 - EsFCEx 2019 - Indústria cultural, como se sabe, é um conceito de Theodor Adorno e Max Horkheimer (1985), expoentes da chamada Escola de Frankfurt, célebre por elaborar uma teoria crítica da sociedade. Em seu livro de 1947, Dialética do esclarecimento, eles conceberam o conceito a fim de pensar a questão da cultura no capitalismo recente. Estavam impactados pela experiência vivida no país cuja indústria cultural era a mais avançada, os Estados Unidos, no qual se exilaram de 1939 a 1949. Lá trabalharam no Projeto Princeton sobre o rádio, financiado pela Fundação Rockefeller e dirigido pelo sociólogo Paul Lazarsfeld, também exilado na academia americana, tendo como propósito estudar os efeitos da comunicação de massa na sociedade.
RIDENTI, M. A indústria cultural brasileira na formulação de Renato Ortiz. Ciências Sociais Unisinos, [s. l.], v. 54, n. 2, p. 156– 160, 2018.
Com base na leitura do texto, analise as afirmativas a seguir:
I. De acordo com Adorno e Horkheimer, a indústria cultural envolve um processo integrado de produção de mercadorias culturais, constituindo uma lógica da produção de cultura no capitalismo tardio, submetida à mercantilização.
II. Quando os autores começaram a empregar essa terminologia, queriam analisar tendências sociais e estéticas e criticar o que consideravam novas formas de dominação pelo viés da cultura.
III. Segundo Adorno e Horkheimer, a técnica da Indústria Cultural levou à padronização e à produção em série.
Assinale
A) se apenas a afirmativa I estiver correta.
B) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
D) se apenas a afirmativa III estiver correta.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Questão 13 - UFPI 2020 - Segundo Barbara Freitag (1994), a indústria cultural é a forma como a cultura e a arte se organizam no sistema capitalista e como são avaliadas pela sua lucratividade e aceitação no mercado, não importando seu valor estético, filosófico, literário etc. Nesse cenário, é fundamental a participação dos meios de comunicação nos processos de produção e divulgação da arte e da cultura. Sobre o conceito de Indústria Cultural, cunhado pela Escola de Frankfurt, marque a opção CORRETA.
(A) É um fenômeno analisado sob a ótica marxista por filósofos alemães a partir da década de 1970.
(B) Segundo as análises dos teóricos que criaram esse termo, a articulação mercadológica entre cultura, arte e diversão criticava e contestava o modo de produção capitalista nos momentos de lazer da classe trabalhadora.
(C) Para Theodor Adorno e Max Horkheimer, responsáveis pela criação do conceito, uma das características da indústria cultural é a neutralidade ideológica.
(D) Segundo os filósofos que criaram o termo indústria cultural, ao desenvolver produtos culturais com a finalidade do lucro, submetendo os consumidores à lógica industrial, a classe dominante promove a alienação das classes dominadas.
(E) No livro Cultura da Mídia (2001), Douglas Kellner lança a expressão “indústria cultural”.