Quem é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo?

Leitura: João 1:19-36
Vídeo: //www.youtube.com/watch?v=Igrx-o2KFoY

É só João, o batista, começar a dizer às pessoas para se arrependerem que o Messias tinha chegado, e uma comissão formada por sacerdotes e levitas sai de Jerusalém para saber quem é João. Quando existe um clero, este fica incomodado se descobre que Deus está agindo sem a sua autorização. João diz não ser o Messias, nem Elias ressuscitado ou reencarnado, e nem o profeta previsto por Moisés.

João não queria atrair as atenções para si. Naquele tempo o escravo tinham a incumbência de desamarrar as sandálias de seu senhor quando este chegava, e João diz não ser digno nem mesmo de desamarrar as sandálias de Jesus. Ele se considera menos que um escravo. É com Jesus que as pessoas devem se ocupar.

João é a voz que clama no deserto. Sua missão é exortar o povo a se preparar para receber o Messias. Os que se arrependem são batizados por ele como uma prova exterior de um arrependimento interior. Aqui não se trata do batismo cristão.

Hoje cada um que crê em Jesus também é uma voz. A voz é o meio que transporta a Palavra. Ao contrário de João, que pregava o arrependimento e anunciava que o Messias viria, o cristão prega a graça de Deus e anuncia que o Salvador já veio. João mandava as pessoas se arrependerem e se limparem para receber o Messias. Hoje o evangelho convida você a crer em Jesus e se deixar limpar por ele. João pregava uma condição. O evangelho da graça prega uma solução. Antes a mensagem era "Se você já estiver preparado, venha a Jesus" e agora é "Se você for pecador, venha a Jesus".

No dia seguinte João anuncia: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Para surpresa dos judeus, que aguardavam um Messias e Rei poderoso e conquistador, João acabava de revelar que Jesus devia morrer como um sacrifício. Os cordeiros sacrificados em Israel não eram uma solução para o pecado, apenas prefiguravam o verdadeiro Cordeiro. Entenda que "pecado" é a raiz, o princípio ativo, e "pecados" são os frutos, as consequências.

Ao morrer na cruz Jesus levou sobre si os pecados - no plural - daqueles que creram nele em todas as épocas, antes e depois de sua vinda. Os de antes creram que Deus providenciaria um cordeiro; os de hoje, que Deus já providenciou. Na cruz Jesus também tirou o pecado - no singular - do mundo, ou seja, restaurou os fundamentos da própria criação. Sua morte foi, primeiro, para resolver a questão do pecado no que diz respeito a Deus e, segundo, para resolver o problema do homem. Mesmo que ninguém fosse salvo, ainda assim a obra de Cristo teria tirado o pecado do mundo. Ela é a base eterna para os novos céus e a nova terra ainda futuros. Jesus já tirou o pecado do mundo e limpou os pecados dos pecadores que creem nele como Salvador, e apenas destes. Será você um deles?

Em toda missa, a gente reza “Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo...”. E, provavelmente, você sabe que a oração se refere a Jesus. Mas, você sabe por que chamamos Jesus de Cordeiro?

Neste mês, o capítulo do livro do Êxodo estudado pela Jornada Bíblica do Santuário vai falar desse tema. E viemos, então, te explicar todo o significado.

shutterstock



Acontece que, enquanto Moisés ainda tentava convencer o Faraó a libertar o povo de Israel, Deus prometeu enviar a última das 10 pragas do Egito: o anjo exterminador, que levaria a morte aos primogênitos.

Para que o povo de Deus não fosse atingido pelo anjo da morte, foi dada a seguinte recomendação:

“No décimo dia deste mês, cada um tome um cordeiro por família (...). E o guardareis até o dia quatorze deste mês; então, ao cair da tarde, toda a comunidade de Israel o imolará. Tomarão de seu sangue e o passarão sobre os dois marcos e sobre a travessa da porta das casas onde o comerem. (...) Nessa noite eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primogênitos da terra do Egito, tanto das pessoas como dos animais, e executarei minha sentença contra todos os deuses do Egito: eu, Javé. O sangue vos servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Eu verei o sangue e passarei adiante, e não haverá para vós o flagelo mortal quando eu ferir a terra do Egito. Esse dia será para vós um memorial e o celebrareis como uma festa em honra de Javé, de geração em geração, como instituição perpétua” (Ex 12, 3-14) 

E assim aconteceu: quem obedeceu foi livrado da morte, e, logo em seguida, o Faraó libertou o povo. Esse dia ficou conhecido como Páscoa e, desde então, é celebrado como o grande sinal da libertação do povo de Deus.

Por que o Cordeiro?

O cordeiro era o animal que o povo sacrificava como oferta a Deus, para que seus pecados fossem perdoados. Da mesma maneira, naquela noite, quando imolaram o cordeiro, foi uma simbologia de que eles reconheciam seus pecados, se arrependiam e reconheciam a grandeza e o senhorio de Deus.

Como Jesus se torna o Cordeiro?

Quando Deus, de tanto amor pela humanidade (cf. Jo 3, 16), envia Jesus ao mundo, para morrer e nos salvar de nossos pecados, o processo é semelhante ao que aconteceu lá no Antigo Testamento:

ANTIGO TESTAMENTO NOVO TESTAMENTO
- Os cordeiros foram mortos como sacrifício a Deus;
- Jesus também morreu como um sacrifício;
- O sangue dos cordeiros foi o que Deus escolheu como sinal contra a morte;
- O sangue derramado de Jesus se tornou o sinal de sua Paixão;
- A morte dos cordeiros libertou o povo da praga lançada por conta do pecado do Faraó e também libertou os israelitas de uma vez por todas da escravidão do Egito.
- A morte de Jesus libertou toda a humanidade do pecado e livrou todo o mundo de uma vez por todas da morte eterna.

Por que é Jesus é o Cordeiro de Deus?

Porque, se no Antigo Testamento o povo pegava um cordeiro de sua pertença e fazia o sacrifício em favor de si mesmo, no Novo Testamento é o próprio Deus que faz o sacrifício do Seu “Cordeiro”, Seu único Filho, em favor de toda a humanidade. Por isso, até hoje rezamos a Jesus utilizando o termo “Cordeiro de Deus”.

Gostou dessa curiosidade? Compartilhe com seus amigos!
É só clicar no botão do Whatsapp ou demais redes sociais, logo abaixo do título.

Qual versículo fala sobre o Cordeiro de Deus?

Ele se torna o "Cordeiro de Deus", como João Batista disse, "que tira o pecado do mundo!" (João 1:29). Mas, é necessário que avancemos um passo além, para que Ele se torne então o nosso cordeiro. Nós O recebemos como nosso Salvador e como nosso Senhor.

Onde está escrito que Jesus tira o pecado do mundo?

No evangelho de hoje, João 1,29-34 nos apresenta dois tipos de batismo: o batismo com água, ministrado por João, e a nova forma de batismo que foi instituída por Jesus.

O que diz em João 1 29?

29 No dia seguinte João viu Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis aqui o aCordeiro de Deus, que tira o bpecado do mundo. 30 Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim; porque era primeiro do que eu.

Onde está o cordeiro Bíblia?

E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? 8 E disse Abraão: Deus proverá para si um acordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos.

Toplist

Última postagem

Tag