Quantas calorias tem 2 ovos cozidos sem a gema?

Há muita controvérsia sobre os benefícios e perigos dos ovos durante a perda de peso. Para resolvê-los, você precisa entender quantas calorias um ovo contém e como esse indicador muda dependendo do método de cozimento.

Bom dia amigos de um estilo de vida saudável! Por muito tempo se acreditou que além de substâncias úteis, um ovo caseiro contém muito colesterol, e seu uso, prejudicial à saúde, acelera o desenvolvimento da aterosclerose e de outras patologias do sistema cardiovascular. Pesquisas nessa área refutaram esse fato. Acontece que não apenas o colesterol ruim está presente na gema, mas também a lecitina. Esta substância neutraliza o efeito do álcool graxo prejudicial.

Benefícios do produto

Quando foi possível provar que existem mais substâncias úteis do que nocivas, o produto tornou-se um componente indispensável em muitos programas de emagrecimento. O peso médio de um “presente de frango” é de 45 gramas. Ele contém água (cerca de 50% da gema), proteínas, gorduras e minerais. Praticamente não há carboidratos.


A composição da vitamina é impressionante. Um ovo fresco contém vitaminas A, E, D, K, PP e grupo B. Em 1 pc. alto teor de minerais e oligoelementos como potássio, fósforo, ferro, zinco, cálcio, sódio, etc. O principal benefício é a disponibilidade de proteínas de fácil digestão. A proteína é o principal alicerce do músculo. Um "presente" de frango contém 15% mesada Esquilo.


A proteína combinada com a gema proporciona uma sensação duradoura de plenitude. O consumo regular dela fervido, frito ou cru proporciona à pessoa uma musculatura forte, além de garantir:

  • melhorando o funcionamento do cérebro;
  • efeito desinfetante e antimicrobiano;
  • prevenção de doenças vasculares;
  • manter um alto nível de metabolismo e metabolismo lipídico;
  • normalização da função hepática;
  • fortalecer o sistema imunológico e estabilizar o funcionamento do sistema endócrino.

Eles são introduzidos na dieta humana na forma fervida depois que a criança completa 7 meses de idade. É importante ter cuidado, pois existem substâncias na gema de um ovo cozido que podem causar uma reação alérgica. As crianças devem ser ensinadas a novos alimentos cuidadosa e gradualmente. Um adulto saudável pode consumir 1 pc. Em um dia. Se houver problemas de saúde ou se houver aumento do sangue, a quantidade deve ser reduzida para 2 a 3 unidades. na semana.

Caloria

100 gramas de ovo de galinha cru contêm quase 160 kcal. O método de tratamento térmico e os ingredientes adicionais afetam o conteúdo calórico do produto, a saber:

  • um ovo cozido (em relação a 100 gramas) contém 50 calorias;
  • em um produto fervido - 70 kcal;
  • em frito em óleo de girassol - 125 kcal, na manteiga - 270 kcal, quando cozinhar sem óleo - 100 kcal;
  • os ovos fritos contêm quase 250 calorias e, em 3 ovos, o valor nutricional é superior a 250 kcal;
  • na omelete clássica, o teor calórico não ultrapassa 300 kcal; na dieta, o prato costuma ser preparado sem gema, por isso é possível reduzir a ingestão calórica em mais da metade;
  • No ovo escalfado, desde que o produto seja de tamanho médio, o teor calórico não ultrapassa 65 kcal.


A proteína de um ovo não contém mais do que 30 calorias, portanto, as pessoas que fazem dieta geralmente consomem apenas a parte branca e macia. O produto vai bem com outros alimentos, principalmente com vegetais - tomate, cebola, alface, aipo. Você pode prejudicar o corpo e a figura se consumir um produto com maionese, molhos, bacon e outros alimentos gordurosos.


É melhor cozido com ovos frescos. Você pode verificar este indicador na água (leia as instruções). Existe receitas dietéticas cozinhar no microondas, multicooker, etc.

Para comparação

O produto de frango é freqüentemente comparado a “derivado” de outras aves. Portanto, oferecemos a você um pequeno esquema com o conteúdo calórico de vários tipos de ovos:

  • Um ovo de codorna (100 gr.) Contém 168 kcal. Ao mesmo tempo, o produto não causa reações alérgicas e é caracterizado por uma composição mais rica. As vitaminas, aminoácidos e minerais neles são 2 vezes mais do que no frango.


  • Um ovo de avestruz cru tem um conteúdo calórico de 118 unidades por 100 gramas. No entanto, o produto é 20-30 vezes maior do que o frango normal.


  • Um ganso contém 370 calorias. É várias vezes maior que o frango. Valor energético 100 gr. produto tem 185 calorias.


  • Um ovo de peru é caracterizado por 170 calorias por 100 gramas de produto. Este tipo não é utilizado no cardápio alimentar, pois contém muita gordura.


Para quem está perdendo peso ou apenas cuidando da figura, é muito importante contar a ingestão calórica diária. Agora você sabe quantas calorias existem no frango e em outros tipos de ovos e pode pensar com inteligência em sua dieta. Se você gostou do nosso artigo, compartilhe na sua página no social. redes. Agradecemos a todos aqueles que não são indiferentes. Até a próxima vez!

Os ovos são convidados frequentes na mesa de muitas pessoas. Eles são adicionados a um grande número de pratos, consumidos por eles próprios. Você pode ferver e fritar os ovos de várias maneiras. Ovos não só de pássaros são considerados comestíveis, mas também de algumas espécies de répteis, por exemplo, tartarugas. Devido à disponibilidade e ao sabor, as pessoas preferem se deliciar com o frango. Ovos de codorna são consumidos com muito menos frequência, e ovos de pato, peru, avestruz ou ganso são comidos muito raramente.

O produto é muito difundido e popular, mas também único. É absorvido pelo corpo humano quase completamente (em 97%). A estrutura dos ovos é tal que apenas uma parte é branca e o resto é gema. Este último contém proteínas, gorduras, colesterol. A proteína, que fica branca durante o cozimento, consiste em apenas 10% da própria proteína, e o resto é água.

Em um ovo de galinha cru158 kcal
por 100 gr
Em um ovo cru médio 70 kcal
Em um ovo cozido 50-70 kcal
Em um ovo cozido 70 kcal
Ovo cozido 50 kcal
Em um ovo frito
óleo vegetal
125 kcal
Em um ovo de codorna 16-17 kcal
Em um ovo de avestruz cru 118 kcal
por 100 gr

Cem gramas do produto representam cerca de 158 kcal. Aqui é preciso ter em mente que os ovos são comprados e consumidos à peça, por isso deve-se focar no tamanho, na forma de preparo, no tipo. Um ovo médio tem um conteúdo calórico de 70, um grande - 80 e um muito grande - 90 kcal. Estes indicadores são válidos exclusivamente para produtos crus, o valor energético muda durante o cozimento.

Um ovo frito já contém 125 kcal. Isso se aplica a um produto que é frito com óleo vegetal. Se você cozinhá-lo com fervura mole, o conteúdo calórico já será menor, ou seja, 70, e fervido com fervura - 50 kcal. Deve-se ter em mente que a proteína contém três vezes menos calorias do que a gema.

O ovo de codorna é pequeno em tamanho e peso, que varia de 10 a 12 gramas. Como hoje é possível comprar este produto, que vem adquirindo uma popularidade bastante elevada, em quase todos os supermercados, a questão do seu valor energético torna-se urgente. Um ovo de codorna contém 16-17 kcal.

Determinado pelas substâncias benéficas que compõem o produto. Os ovos contêm minerais exigidos pelo corpo humano, além de aminoácidos e vitaminas. O produto deve seu valor nutricional e valor ao conteúdo das seguintes substâncias:

  • pró-vitamina A ativa;
  • vitamina D, cuja concentração só perde para o óleo de peixe, conhecido por sua utilidade para os humanos;
  • vitaminas E e grupo B e, junto com B1 e B2, a gema é rica em colina (B4);
  • cálcio, iodo, cobre, fósforo, ferro;
  • colesterol, que não é prejudicial à saúde, pois é equilibrado pela lecitina;
  • gorduras poliinsaturadas, que, assim como o colesterol contido nos ovos, não fazem mal à saúde.

Assim, verifica-se que tanto o colesterol quanto as gorduras que entram no corpo junto com os ovos são absolutamente seguros. Além disso, o produto fornece uma pessoa com cerca de 96% de minerais, bem como vitaminas úteis.

Todo aquele que deseja ganhar harmonia e adere à dieta alimentar de uma pessoa invariavelmente se interessa pela questão de saber se esse produto é compatível com o processo de emagrecimento. Nesse caso, você deve seguir os conselhos dos nutricionistas. Muitos especialistas recomendam comer 2 a 3 ovos por semana. Em dietas com baixo teor de carboidratos, essa quantidade pode ser aumentada.

Incluir ovos na dieta pode ajudar a perder peso e apoiar o sistema imunológico. Cozidos, eles são encontrados nos programas de dieta mais populares. Entre eles estão Protasova, Atkins, por grupo sanguíneo, o Kremlin e, claro, proteína.

Existem contra-indicações?

É proibido comer ovos para quem sofre de intolerância individual a um dos componentes da gema ou proteína, assim como colecistite. O produto costuma causar reações alérgicas. Você pode começar a dar gemas de ovo até mesmo para bebês a partir dos sete meses.

Para responder a essa pergunta, é necessário determinar se ovos de mesa comuns ou ovos de dieta serão comidos. A capacidade de ler o rótulo ajuda a distinguir os dois produtos um do outro. No território da Federação Russa, a letra "D" é colocada em ovo dietético, cujo prazo de validade não exceda uma semana, mas "C" - para a cantina, cuja execução é dada cerca de 25 dias.

O peso do ovo é aposta com a segunda marca da marcação à medida que aumenta com os números 1,2 e 3. Seletivas, com peso de 65 a 75 g, na casca possuem a letra "O", o maior grau com um peso de mais de 75 g - a letra "B". No entanto, ao comprar um produto, preste muita atenção em quando o ovo foi “lançado”. Se o produto for acondicionado em um container, ele deve ser aberto para verificação de sua integridade.

A qualidade ou o sabor dos ovos, como muitos acreditam erroneamente, não depende da cor de forma alguma. Ele varia do branco puro ao marrom claro.

Taxa quantitativa de consumo de ovos

A pessoa média, se nos voltarmos para o padrão nutricional geralmente aceito, deve consumir cerca de trezentos ovos por ano. Isso é cerca de cinco a seis peças por semana. Pessoas que sofrem de níveis elevados de colesterol precisam cortar essa quantidade pela metade.

As gemas são introduzidas na dieta das crianças aos sete meses de idade. É permitido para crianças de dois e três anos dar duas a três gemas por semana, um número semelhante de ovos pode ser consumido de quatro a seis anos.

Por falar na quantidade de ovos, é preciso lembrar que fazem parte de produtos de panificação, maionese e outros produtos alimentícios, inclusive caseiros.

A singularidade dos ovos reside no fato de que podem ser cozidos de maneiras completamente diferentes, o que invariavelmente afeta o conteúdo calórico e o sabor. Para os adeptos de uma dieta alimentar, este produto é recomendado para ser incluído na dieta exclusivamente fervido mole-fervido, pois é nesta forma que os ovos têm o conteúdo calórico mínimo.

Os ovos são preparados de acordo com as seguintes receitas:

  1. Soft-boiled e hard-boiled. No primeiro caso, os ovos são fervidos de 2 a 3, e no segundo - de 7 a 8 minutos.
  2. Frito. Ovos mexidos são cozidos em uma panela com uma pequena quantidade de óleo vegetal com adição de sal e pimenta-do-reino moída. Pode ser frito dos dois lados ou de um lado, obtendo-se um ovo frito maravilhoso. Se os ovos forem bem agitados, então o falante sairá dos ovos mexidos comuns.
  3. Omelete. Um prato fácil e popular à base de ovos batidos com leite. É salgado e apimentado a gosto e depois frito em uma frigideira. Para tornar o prato mais saboroso, adiciona-se pimenta búlgara fresca, tomates, queijo e fiambre. O "recheio" é selecionado de acordo com suas preferências.
  4. Poached. São testículos cozidos, descascados, ou seja, sem casca. Este método de cozimento foi inventado pelos franceses.

Encontrar uma receita adequada ao seu gosto não é difícil.

Conclusão

Por nutrição apropriada os ovos são um produto indispensável e recomendado para consumo tanto por adultos como por crianças. Não são ricos em calorias, mas têm um sabor excelente e também contêm vitamina E, que fortalece o músculo cardíaco e os vasos sanguíneos, além de vitamina D e muito fósforo, que têm um efeito benéfico no tecido ósseo.

Os ovos são um dos alimentos mais versáteis da dieta. À base de ovos, pode preparar vários pratos, tanto todos os dias como para uma festa. Todos sabem que a proteína é um componente essencial da alimentação humana e os ovos são parte integrante da dieta diária. No entanto, ao fazer dieta, muitas pessoas questionam quantas calorias tem um ovo, quão útil ele é para uma nutrição adequada.

Leia também - você deve consumir um dia?

Conteúdo calórico de um ovo cozido

100 gramas de um ovo de galinha contêm aproximadamente 160 calorias. Um ovo pesa cerca de 70 gramas, o que significa que o conteúdo calórico médio de um ovo cozido é de cerca de 80 quilocalorias.

A melhor opção para um café da manhã dietético são considerados dois ovos cozidos, seu conteúdo calórico será de cerca de 160 quilocalorias, que é a opção mais adequada para uma refeição matinal. Além disso, este café da manhã fornece ao corpo:

  1. Vitaminas;
  2. Proteínas;
  3. Carboidratos;
  4. Minerais.

Uma propriedade especial da clara do ovo é a sua digestibilidade completa, que é extremamente benéfica para a saúde. Além disso, os ovos contêm lecitina, e o uso deste produto é uma excelente prevenção da formação de placas ateroscleróticas.

Conteúdo calórico da proteína

A clara do ovo contém 85% de água, 12,7% de proteína, 0,3% de gordura e 0,7% de carboidratos. 100 gramas de clara de ovo contêm um total de 50 calorias. Considerando o peso médio de um ovo de galinha, é fácil calcular o conteúdo calórico médio de sua proteína, e é bastante - cerca de 16-17 quilocalorias. Assim, um ovo cozido sem gema contém muito poucas quilocalorias e pode ser usado ativamente na nutrição dietética, por exemplo, adicionando-o a várias saladas de baixa caloria.

Conteúdo calórico da gema

A gema de um ovo de galinha é mais rica em calorias do que proteína - 100 gramas dela contém cerca de 360 ​​quilocalorias. Além disso, seu teor de gordura é de cerca de 11,5%, existindo também colesterol na ordem de 200 miligramas.

A gema média contém cerca de 65 calorias.

Valor nutricional de ovos de galinha

100 gramas de um ovo contém cerca de 13 gramas de proteína, 11 gramas de gema e 1 grama de carboidratos. Após ferver um ovo médio pelo método de "fervura dura", a quantidade de elementos alimentares apresenta os seguintes indicadores:

  • Proteína - cerca de 8 gramas;
  • Gordura - cerca de 7 gramas;
  • Carboidratos - cerca de 0,6 gramas.

Os ovos são famosos por seu conteúdo nas seguintes vitaminas:

  1. Retinol - é necessário para o desenvolvimento dos tecidos dentário e ósseo, participa do funcionamento da visão, estimula o metabolismo lipídico e o desenvolvimento de novas células, reduz o envelhecimento, é um agente profilático contra inflamações e doenças do sistema cardiovascular.
  2. Piridoxina - acelera o metabolismo, relaxa o sistema nervoso central, estimula a síntese dos elementos energéticos dos carboidratos, promove a síntese da hemoglobina e participa da formação da insulina.
  3. Cianocobalamina - estimula a síntese de eritrócitos e o metabolismo, acelera o metabolismo dos lipídios nas células do fígado, ajuda a reduzir a concentração de colesterol.
  4. O tocoferol é um antioxidante natural que ajuda a transportar oxigênio para os tecidos do corpo, previne a formação de coágulos sanguíneos e melhora a nutrição da pele e das mucosas.
  5. Calciferóis - contribuem para o desenvolvimento adequado dos tecidos dentais e ósseos, melhoram as defesas imunológicas do corpo e melhoram o funcionamento da glândula tireóide.
  6. Ácido fólico - participa da formação do DNA, promove o desenvolvimento das defesas imunológicas e auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo.
  7. Riboflavina - é necessária para o desenvolvimento de hormônios e glóbulos vermelhos, protege a retina da membrana do olho da exposição ultravioleta, participa da degradação de elementos alimentares e ajuda a substituir tecidos velhos por novos.
  8. Niacina - participa das reações redox, respiração dos tecidos, metabolismo dos carboidratos e proteínas, promove a secreção do suco gástrico.
  9. Tiamina - participa do metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos, favorece o funcionamento dos sistemas cardiovascular, nervoso e digestivo.
  10. Colina - participa do metabolismo de lipídios e colesterol, promove o bom funcionamento do sistema nervoso, destrói as placas ateroscleróticas dos vasos e auxilia na redução da concentração de glicose no sangue.
  11. Biotina - participa da síntese da hemoglobina e do metabolismo da glicose, regula os níveis de açúcar no sangue, promove a quebra da gordura e normaliza o funcionamento das glândulas sebáceas.
  12. Ácido pantotênico - participa da formação de anticorpos, previne a inflamação, estimula a quebra de gordura no corpo.

Além disso, os ovos de galinha contêm vários minerais importantes:

  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Cobalto;
  • Ferro;
  • Cobre.

Conteúdo calórico de pratos com ovos

Café da manhã feito de ovos de galinha são deliciosos e energizantes. Além disso, eles levam pouco tempo para se preparar.

Omelete

Este prato pode tornar-se inofensivo para a figura se fritar os ovos numa frigideira especial sem adicionar óleo vegetal ou no forno. Ao calcular as quilocalorias, você só pode levar em consideração o conteúdo calórico dos próprios ovos e os vários temperos que usa. Se a adição de óleo é uma ação integral na preparação de ovos mexidos, então seu conteúdo calórico também deve ser adicionado. Via de regra, o valor energético dos ovos fritos, fritos em óleo vegetal, por 100 gramas de um prato é de 240 quilocalorias.

Omelete

A omelete é feita com um par de ovos de galinha e leite. Na maioria das vezes é cozido em óleo vegetal, mas também funciona muito bem no forno ou no microondas, onde o óleo não é necessário. Ao calcular o valor energético, deve-se prestar atenção ao número de quilocalorias do leite, que depende diretamente de seu teor de gordura. Por exemplo, se você fizer uma omelete com dois ovos de galinha e meio copo de leite com 2,5% de gordura, o valor energético da omelete será de cerca de 200 quilocalorias.

Para reduzir o número de quilocalorias dessa omelete, só é possível fazer com a adição de proteínas. O valor energético de uma omelete de proteína será de aproximadamente 100 quilocalorias. Se preferir omeletes com adição de queijo, salsicha, tomate, é preciso levar em conta que o teor calórico desses pratos é muito maior.

Torrada

Muitas pessoas realmente gostam de pão torrado com ovos no café da manhã, chamados croutons. 100 gramas de croutons feitos de pão branco com a adição de um ovo de galinha e um pedaço manteiga, tem um valor energético de aproximadamente 200 quilocalorias.

Ao elaborar um menu dietético, você precisa saber o conteúdo calórico de 1 peça. ovo cozido. É um produto valioso para o corpo humano, que o enriquece com componentes úteis. Existem duas formas principais de cozinhar os ovos cozidos: os cozidos e os moles (com gema líquida). Ambas as opções diferem no tempo de tratamento térmico. Levará cerca de 10 minutos para ferver um ovo cozido. Para preparar um ovo cozido, ferva-o por 2 a 4 minutos.

Em uma nota! Um ovo de galinha cozido em termos de valor de energia pode ser equiparado a produtos de carne, mas seu conteúdo calórico é muito menor.

O número de calorias em um ovo cozido

Quantas calorias tem um ovo cozido? Em média, o conteúdo calórico é de 1 pc. atinge 70 quilocalorias. Para saber exatamente quantas calorias há em um ovo cozido, você precisa saber a duração do tratamento térmico. Se calcular o número de calorias não em 1 peça, mas levando em consideração o peso do produto, os valores serão diferentes.


A tabela ajudará a entender o conteúdo calórico de um ovo cozido.

A tabela mostra que a parte mais calórica de um ovo de galinha é a gema. A menor quantidade de quilocalorias é encontrada na clara do ovo, por isso é recomendável usá-la para perder peso. Na verdade, o conteúdo calórico de um ovo cozido e cozido não é muito diferente.

Em uma nota! 100 g de ovo cru contém 157 kcal. O produto frito é rico em calorias.

Uma tabela nutricional de ovo cozido é mostrada abaixo.

Composição do ovo

Um ovo de galinha, independentemente de ser cozido ou fervido, contém uma grande quantidade de nutrientes:

  • biotina;
  • vitaminas de quase todos os grupos;
  • oligoelementos (magnésio, zinco e outros);
  • gorduras mono e poliinsaturadas;
  • ácidos ômega.

Em uma nota! O ovo é rico em proteínas e pobre em calorias, o que o torna um produto valioso para atletas.

Devido a uma composição tão rica, os ovos têm um efeito benéfico no funcionamento de todo o corpo humano. No entanto, em alguns casos, não é recomendado comê-los. Para não prejudicar a sua saúde, você deve primeiro estudar a lista, não apenas propriedades úteis mas também contra-indicações.


Em uma nota! A gema de um ovo contém um terço do valor diário de colesterol exigido pelo corpo humano.

Recursos benéficos

Os benefícios dos ovos cozidos no corpo humano são os seguintes:

  • a vitamina D, encontrada em grandes quantidades na gema do ovo, participa da formação dos ossos e dos dentes, fortalece o sistema nervoso;
  • a colina, presente na clara do ovo, melhora o desempenho mental;
  • a pressão arterial é restaurada;
  • o efeito antioxidante é obtido devido ao selênio e aos ácidos poliinsaturados;
  • devido à presença de triptofano, são produzidos ativamente serotonina, niacina, trazina, o que ajuda a melhorar a concentração, melhorar as funções do sistema reprodutor e melhorar o humor;
  • a presença de ácidos ômega nos ovos permite a limpeza dos vasos sanguíneos, ajuda a prevenir a aterosclerose, a correta formação do feto quando o produto é consumido pela mulher durante a gravidez;
  • graças à vitamina K, o corpo humano se recupera mais facilmente após um ataque cardíaco;
  • devido à presença de vitamina E na composição, a pele, o cabelo, as unhas melhoram;
  • certos componentes que compõem um ovo de galinha melhoram a coagulação do sangue, por isso o produto é indicado para sangramento uterino e outros tipos de sangramento;
  • devido à luteína, o efeito do retinol e do caroteno é aumentado;
  • o fígado é limpo de toxinas e outras substâncias que o envenenam;
  • a hemoglobina sobe;
  • assistência na recuperação do corpo após as operações.

Em uma nota! Os ovos de galinha são considerados afrodisíacos naturais. Com a ingestão regular de alimentos, o desejo sexual aumenta.

Os ovos também ajudam a combater a insônia e a reduzir a probabilidade de pesadelos. Portanto, eles são recomendados para serem consumidos à noite, 3 horas antes de deitar.


Ovos de galinha cozidos são obrigatórios na dieta de atletas. É perfeitamente equilibrado com proteínas e aminoácidos, o que ajuda a queimar o excesso de gordura e acelerar o crescimento muscular. Nesse caso, pode-se argumentar que ovos cozidos são úteis para perder peso. Eles são baixos em calorias e ricos em nutrientes, bem como em proteínas para queimar gordura.

Ferir

Em alguns casos, comer ovos não é recomendado. Sob certas condições, eles podem trazer benefícios não tanto quanto prejudicar a saúde humana. Não se esqueça do alto teor de colesterol na gema. Portanto, as pessoas com tendência à trombose devem ter cuidado ao introduzir ovos na dieta ou ao preferir proteínas. É verdade que as opiniões dos cientistas sobre esse ponto são diferentes.

Em uma nota! Cientistas modernos afirmaram que os ovos contêm colesterol extremamente útil, que não prejudica o corpo humano. Em sua opinião, a presença de gema na dieta não é perigosa e nada tem a ver com a formação de placas de colesterol.

Não é recomendado comer ovos para pessoas que sofrem de doença do cálculo biliar, reações alérgicas a produtos de origem animal. É proibido introduzi-los na dieta com intolerância individual ao corpo de componentes individuais.

Na ausência de contra-indicações, nada o impede de ferver um ovo todos os dias e festejar com ele.

Como ferver um ovo corretamente?


Você precisa ferver os ovos da seguinte maneira:

  1. Mergulhe o número necessário de pedaços em água fria e coloque em uma panela em fogo médio.
  2. Para evitar que o ovo rebente, recomenda-se furar a casca com uma agulha pela ponta romba.
  3. Salgue a água.
  4. Cozinhe por algum tempo após a fervura.

Mergulhe os ovos prontos em água fria para que sejam mais fáceis de limpar após o resfriamento.

3,9 de 5

Os ovos são um dos alimentos mais nutritivos da nossa mesa. São bons tanto como prato independente como como componente de muitos tipos de saladas; os ovos também são necessários para assar bolos. Os ovos têm um alto valor nutricional e contêm uma grande quantidade de minerais e vitaminas valiosas para a saúde. Mas qual é o seu valor energético, quantas calorias tem um ovo? Depende do tamanho e da qualidade dos ovos. Os ovos produzidos por galinhas em residências são considerados mais nutritivos e mais ricos em vitaminas e minerais. Um ovo de galinha pesa 45-65 gramas. O conteúdo calórico de 1 ovo é de 60-80 kcal.

Quão úteis são os ovos para perda de peso

Na presença de excesso de peso, é necessário formular uma dieta de tal forma que, por um lado, crie um certo déficit de energia no corpo, por outro lado, o corpo deve receber um complexo de nutrientes essenciais, vitaminas, minerais e aminoácidos.

Deste ponto de vista, ovos para emagrecer são ideais: são ricos em valor nutricional, relativamente baixas em calorias e bem absorvidos pelo organismo. Os ovos contêm 12 tipos de vitaminas, incluindo vitaminas A, E, D, grupo B. Entre as vitaminas do grupo B - colina (vitamina B4), cujo principal valor é a capacidade de emulsionar o colesterol e regular o metabolismo das gorduras. Além de vitaminas, os ovos contêm iodo, ferro, cálcio, fósforo, cobalto e outros oligoelementos.

Como você sabe, os ovos são compostos de proteína e gema. A gema representa apenas 33% de todo o conteúdo do ovo, mas é responsável pela maior parte das calorias - na gema há três a quatro vezes mais do que na proteína. Portanto, ao se perguntar quantas calorias tem um ovo, é importante entender que a maioria delas está concentrada na gema.

Anteriormente, recomendava-se que a gema fosse totalmente excluída da dieta alimentar devido ao fato de conter muito colesterol. Porém, hoje já se sabe que a colina contida na gema não permite que o colesterol se acumule nas paredes dos vasos sanguíneos. Portanto, para pessoas com níveis normais de colesterol, a gema não faz mal.

As proteínas em suas propriedades nutricionais perdem apenas para o leite materno. A proteína contém um conjunto quase completo de aminoácidos necessários para o funcionamento normal do corpo humano. O conteúdo calórico da clara de ovo, por 100 g de produto, é de apenas 50 kcal... 85-90% da clara do ovo é água, cerca de 10-12% - proteínas. Ele contém menos de um por cento de carboidratos - cerca de 0,7-0,8%. E a quantidade de gordura é bastante insignificante - cerca de 0,3%. Portanto, ao decidir usar ovos para emagrecer, deve-se dar preferência às proteínas. Mas também não se deve abandonar completamente as gemas, pois contêm muitos componentes valiosos para a saúde, em particular a lecitina, necessária para aumentar o desempenho mental e fortalecer a memória.

Quantas calorias um ovo contém - depende do método de cozimento

Ao ferver ovos sem violar a integridade da casca, seu conteúdo calórico praticamente não muda:

  • ovo cru de tamanho médio (1 unid.) - 70-75 kcal, 100 g - 157 kcal;
  • ovo cozido (1 unid.) - 71-76 kcal, 100 g - 159 kcal;
  • ovo, cozido "em um saco" (1 unid.) - 70-75 kcal, 100 g - 157 kcal;
  • ovo cozido (1 unid.) - 72-77 kcal, 100 g - 160 kcal.

O conteúdo calórico de um ovo cozido e o conteúdo calórico de um ovo cozido são quase os mesmos... Porém, com o mesmo conteúdo calórico, os ovos cozidos são mais facilmente absorvidos pelo organismo. Eles podem ter preferência se a possibilidade de sua infecção por Salmonella for completamente excluída.

Ao cozinhar ovos de outras maneiras, seu conteúdo calórico pode variar significativamente. Por exemplo, ovos fritos contêm de 184 (ovos mexidos) a 243 (ovos fritos) por 100 g de produto. A mudança significativa nas calorias se deve à adição de óleo.

O conteúdo calórico de ovos cozidos, cozidos em pó, "em um saco" atende aos requisitos de nutrição dietética

Na presença de excesso de peso, a dieta é planejada de forma que o gasto energético prevaleça sobre a quantidade de energia que a pessoa recebe dos alimentos. Os alimentos devem ser tão nutritivos e ricos em vitaminas quanto possível, mas ao mesmo tempo pobres em calorias. Os ovos atendem a esses requisitos o melhor possível, visto que quantas calorias há nos ovos e qual a quantidade delas o valor nutricional... Como os ovos fritos são muito calóricos devido à adição de gorduras, é aconselhável excluí-los do cardápio. Mas os cozidos mole ou bem cozidos podem ser usados ​​diariamente, na quantidade de 1-2 peças para mulheres e 2-3 peças para homens.

Para pessoas com níveis elevados de colesterol, é melhor recusar gemas. Sim, o efeito da colina neutraliza o efeito do colesterol contido na gema, mas não há certeza de como o corpo se comportará ao receber uma porção diária dessas substâncias. Além disso, você se lembra de quantas calorias tem um ovo e que a maior parte delas vem da gema. O conteúdo calórico da clara do ovo é muito menor e você pode ter certeza que o processo de perda de peso será mais eficiente. Em particular, recomendamos fazer uma omelete com 3 proteínas. É melhor assado no forno em formas antiaderentes.

Quantas calorias tem só a clara do ovo?

Para que você não fique ainda mais curioso para saber a quantidade de calorias da clara do ovo, começamos este post respondendo à duvida principal. Essa parte do alimento contém de 15 a 20 calorias por unidade.

Quantas calorias tem duas claras de ovo cozidas?

Existem 34 calorias em Clara de Ovo Cozida (2 ).

Quantas calorias têm 3 ovos sem a gema?

Existem 194 calorias em Ovo (3 médios).

Quantas kcal tem um ovo cozido sem a gema?

Segundo a nutricionista, o ovo possui cerca de 70 calorias e é considerado um alimento completo. Por possuir proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e os carotenoides luteína e zeaxantina, o consumo do ovo melhora a qualidade da alimentação e é um grande aliado para incrementar a dieta.

Toplist

Última postagem

Tag