Quando um raio incide numa superfície e e refletido podemos afirmar que?

Um raio de luz, ao atingir uma superfície plana lisa ou rugosa, pode sofrer desvio, ou seja, pode sofrer uma reflexão especular ou uma reflexão difusa. Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva

Nos estudos da Óptica vimos que sistema óptico é qualquer superfície ou conjunto de superfícies que interagem com a luz. Em relação à reflexão da luz, podemos defini-la como sendo:

a) o fenômeno no qual a luz, ao se propagar em um meio, incide em uma superfície de separação com outro meio e atravessa-o, sofrendo certo desvio em sua propagação.

b) o fenômeno no qual a luz incide em uma superfície plana e não se reflete e nem se refrata.

c) o fenômeno no qual a luz, ao se propagar-se em um meio, incide em uma superfície de separação com outro meio e retorna, total ou parcialmente, para o meio em que se propagava originalmente.

d) o fenômeno no qual a luz incidente atravessa a superfície e continua se propagando no outro meio.

e) é o fenômeno no qual um observador consegue enxergar o objeto com nitidez através da superfície.

Verifica-se que um feixe de raios de luz paralelos que incide sobre uma superfície plana e polida dá origem a um feixe refletido de raios também paralelos. Nesse caso, diremos que ocorreu uma reflexão:

a) irregular
b) espetacular
c) especular
d) difusa
e) nula

Se um feixe de raios paralelos, ao incidir sobre uma superfície que apresenta rugosidades, origina um feixe refletido desorganizado, cujos raios se espalharão em variadas direções, diremos que ocorreu uma reflexão:

a) difusa
b) conjunta
c) regular
d) emergente
e) espetacular

“O raio incidente (RI), o raio refletido (RR) e a reta normal à superfície (N) no ponto de reflexão, P, são coplanares, ou seja, pertencem ao mesmo plano. O ângulo de incidência e o ângulo de reflexão são congruentes, isto é, têm medidas iguais (i = r)”. Segundo esse enunciado estamos nos referindo às:

a) leis da refração
b) leis da atração
c) leis da gravitação
d) leis da reflexão
e) leis da trajetória

respostas

Um feixe de luz ao incidir em uma interface que apresenta rugosidades, origina um feixe refletido desorganizado, cujos raios se espalharão em variadas direções.

Alternativa A

Voltar a questão

A primeira lei da reflexão diz que o raio incidente (RI), o raio refletido (RR) e a reta normal à superfície (N) no ponto de reflexão, P, são coplanares, ou seja, pertencem ao mesmo plano. A segunda lei da reflexão diz que o ângulo de incidência e o ângulo reflexão são congruentes, isto é, têm medidas iguais, portanto, (i = r).

Alternativa D

Voltar a questão

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

O que é a reflexão da luz?

Fig. 1 - A reflexão da luz numa
superfície lisa e polida

A propagação retílinea da luz pode ser perturbada por obstáculos que obrigam os raios luminosos a desviarem-se, tal como acontece com as ondas sonoras.

No nosso dia-a-dia estamos habituados a ver reflexos. Quando observamos o reflexo de uma imagem na água, ou quando vemos a nossa imagem num espelho, tais imagens resultam do facto de a luz ter a capacidade de se refletir em determinadas superfícies.

A Reflexão da luz ocorre quando a luz que incide numa superfície e é reenviada por essa superfície. Por exemplo, a luz da lanterna apresentada na imagem ao lado (figura 1) incide numa superfície que a reenvia - reflete.

A reflexão da luz pode ser:


  • Reflexão regular - Quando a luz é refletida numa superfície lisa e polida, ela reflete-se numa só direção. Por exemplo, quando vemos a nossa imagem num espelho.


  • Reflexão irregular (Difusão da luz) - Quando a luz é refletida em direções diferentes, devido ao facto da superfície de reflexão ser rugosa. Quando por exemplo observamos uma imagem refletida na água, em que a superfície da água não está completamente lisa (figura 3).

  • A reflexão da luz pode ser regular ou irregular

    Fig. 2 - Reflexão regular da luz
    (acontece em superfícies lisas e polidas)

    Fig. 3 - Difusão da luz
    (Acontece em superfícies rugosas)

    Leis da reflexão

    AS LEIS DA REFLEXÃO

    1.ª Lei - O raio incidente, o raio refletido e a normal ao espelho no ponto de incidência estão no mesmo plano;

    2.ª Lei - O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.

    Sempre que um raio de luz incide numa superfície refletora, é possível prever em que direção será refletido, se conhecermos as Leis da Reflexão.

    Fig. 4 - Usando as leis da reflexão podes
    saber para onde vai o raio refletido

    Antes de vermos quais são essas leis, vamos observar a figura 4. Considera um raio de luz que incide num espelho plano. O raio de luz chama-se raio incidente, e está representado na figura a verde.

    Para prever a direção do raio refletido, devemos:

    Traçar uma linha normal (perpendicular) ao espelho no ponto de incidência da luz (linha negra a tracejado, que podes observar na figura).

    Medir com um transferidor o ângulo entre o raio incidente e essa linha normal (neste caso, obteve-se um ângulo de 45º).

    O raio reflectido (representado a vermelho) estará do outro lado da linha normal e, em relação à normal, terá o mesmo ângulo que o raio incidente (Terá também 45º).

    Assim, podes traçar o raio refletido.

    As leis da reflexão podem assim ser usadas para prever o trajeto de qualquer raio de luz, desde que se saiba como é que ele incide na superfície refletora.

    Quando um raio incide numa superfície e e refletido podemos afirmar que?

    De acordo com as leis da reflexão: - o raio incidente, o raio refletido e a normal à superfície estão em um mesmo plano. - o ângulo de incidência é sempre igual ao ângulo de reflexão.

    Quando um raio de luz incide na superfície?

    - Um raio de luz incide na superfície de separação de dois meios transparentes sofrendo reflexão e refração. O ângulo de incidência vale 70° e os raios refletido e refratado são perpendiculares.

    O que acontece com os raios de luz que atingem o espelho?

    A reflexão da luz acontece quando um raio luminoso atinge uma superfície refletora e retorna ao seu meio original. Esse fenômeno permite que enxerguemos todos os corpos que não produzem a própria luz, chamados de fontes secundárias de luz ou simplesmente corpos iluminados.

    Qual e o ângulo entre o raio incidente e o refletido?

    b) Os raios de luz incidente e refletido precisam estar contidos em diferentes planos. c) O ângulo entre os raios de luz incidente e refletido precisa ser igual a 90º.

    Toplist

    Última postagem

    Tag