Quando sai pagamento do estado rs

O que é?

Dúvidas sobre contracheques, orientações sobre serviços, protocolo de solicitações diversas,  entrega de documentos ao servidor, orientações sobre o recadastramento de ativos, fornecimento de demonstrativos, crédito de valores correspondentes à folha de pagamento, pensão alimentícia, estatutária ou especial, que por algum motivo retornaram para a conta do Estado.

Pré-Requisitos

Ser servidor ou seu procurador.

Forma de Solicitação

Protocolo da solicitação presencial nos endereços autorizados e via web no  Portal do Servidor RS 

Documentos Necessários

CPF ou procuração com validade de seis meses.

Prazo

Em até 7 dias úteis.

Quanto custa?

sem custo

Onde pagar?

sem custo

Onde Fazer?

O serviço pode ser solicitado das seguintes maneiras:

• Presencial: Central do Tudo Fácil - Av. Borges de Medeiros, 521 - Centro Histórico Porto Alegre (Restrito durante a pandemia)

• E-mail:

• Portal do Servidor RS

Período de Prestação

não se aplica

Em entrevista coletiva, o Governador do RS anunciou o pagamento antecipado do 13º para os servidores públicos. Estado vive uma regularização nos pagamentos desde 2020 após meses de atrasos; confira as datas.

Servidores públicos do RS receberão 13º antecipadamente. Confira calendário (Imagem: FDR)

Na última segunda-feira, 17, o Governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, concedeu uma coletiva de imprensa juntamente com o procurador-geral Eduardo Cunha da Costa e o secretário da Fazenda Leonardo Busatto. Durante sua fala o governador anunciou a antecipação do pagamento do 13º dos funcionários públicos estaduais.

O pagamento deve ser iniciado no mês do servidor público, comemorado no dia 28 de outubro. Para o governador essa é uma das formas de valorizar o trabalho desses profissionais.

“Só quem vivenciou os prejuízos causados pelas dificuldades históricas do Estado compreende o valor desse momento que é elementar, mas ao mesmo tempo tão importante para a vida pública gaúcha e para a normalidade financeira que um Estado precisa ter, sem gastos adicionais para o Tesouro, o que trazia mais desequilíbrio entre receitas e despesas”, afirmou ele em sua fala.

Antecipação do 13º no RS

O pagamento deve ser feito em duas parcelas, conforme a tabela abaixo; com essa antecipação a quitação do 13º acontece 20 dias antes do prazo legal.

  • 1ª parcela (Folha mensal outubro): 31/10
  • 2ª parcela (Folha mensal novembro): 30/11
  • Folha mensal dezembro: 29/12

O governo prevê que o pagamento dessas duas parcelas injete R$ 1,5 bilhão na economia do Estado. O RS vive um momento em que as finanças estão mais bem organizadas depois de passar 57 meses com pagamentos em atraso.

 “Assim como o pagamento em dia da folha, que vem ocorrendo desde novembro de 2020, a quitação do 13º é resultado da reestruturação das finanças do Estado. Este é mais um dos pagamentos regularizados no Estado, como aos hospitais, compras de medicamentos, fornecedores, aluguéis e repasses para municípios. Pelo volume, a folha do 13º representa um grande desafio de gestão de fluxo de caixa para o Tesouro do Estado”, afirmou o secretário da Fazenda, Busatto.

Essa antecipação foi possível graças a um planejamento de fluxo de caixa que reduziu a geração de novos gastos e possibilitou uma reserva para o pagamento.

Além do pagamento do décimo terceiro salário, todas as despesas do Executivo serão pagas em dia até o final desse ano, afirmou o secretário.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

Parcelamento de salários vigorou entre 2015 e 2020. Durante período de atrasos, que durou 57 meses, governo alegou dificuldades financeiras para efetuar o pagamento dos servidores do Executivo.

Palácio Piratini, sede do governo do RS, em Porto Alegre — Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta quinta-feira (27), o calendário do pagamento dos salários dos servidores do Poder Executivo para 2022. Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), o estado pagará em dia a folha do funcionalismo neste ano.

"Sabemos que o pagamento em dia é um dever, uma obrigação do estado. Mas todos sabem também que foram 57 meses de parcelamentos e atrasos até que, em novembro de 2020, finalmente conseguimos quitar a folha na data certa pela primeira vez", disse Leite, ao fazer o anúncio nesta quinta.

O governador afirmou que a redução das despesas do governo viabilizaram o pagamento em dia, o que ocorreu ao longo do ano de 2021.

"Hoje, podemos afirmar que as receitas correntes, aquelas previstas para ingressar no caixa todos os meses, serão suficientes para pagar as despesas correntes em 2022", sustentou o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso.

Cronograma de pagamentos:

  • Janeiro: segunda-feira, 31
  • Fevereiro: sexta-feira, 25
  • Março: quinta-feira, 31
  • Abril: sexta-feira, 29
  • Maio: terça-feira, 31
  • Junho: quinta-feira, 30
  • Julho: sexta-feira, 29
  • Agosto: quarta-feira, 31
  • Setembro: sexta-feira, 30
  • Outubro: segunda-feira, 31
  • Novembro: quarta-feira, 30
  • Dezembro: sexta-feira, 30

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

  • Porto Alegre

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Qual o dia do pagamento do Estado 2022?

O governo do Estado pagará na segunda-feira (31/10) a metade do 13º salário de 2022 dos servidores do Executivo, cuja parcela está estimada em R$ 750 milhões.

Quando sai o salário do Estado do RS?

O pagamento será realizado em duas parcelas, sendo a primeira em 31/10, juntamente com a folha de outubro, e a segunda, em 30/11.

Quando vai sair o dinheiro do Estado?

Essa legislação determina que o pagamento seja realizado até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado.

Quando sai o décimo terceiro do Estado 2022?

Quando vai ser pago o 13º de 2022? A primeira parcela do décimo terceiro 2022 deve ser paga até o dia 30 de novembro. A segunda parcela é paga até 20 de dezembro. Algumas empresas escolhem fazer o pagamento de uma só vez; neste caso, o prazo máximo é 30 de novembro.

Toplist

Última postagem

Tag