Quando e onde começaram as primeiras manifestações do hip hop no Brasil?

A Cultura Hip Hop teve início na década de 70 nos Estados Unidos, nos bairros do Bronx e Brooklin. Numa realidade de diferenças sociais, violência, criminalização, disputas de território com gangues. Algumas manifestações começaram a emergir como forma de protesto, para serem vistos e ouvidos. Começou-se a observar gangues marcando seus territórios com grafites, grupos de pessoas dançando Break nas ruas sobre caixas de papelão, DJ’s e MC’s animando as festas. O DJ Jamaicano, Kool Herc, vem para os EUA, conhece África Bambaataa e, juntos, começam a entender que essas manifestações sempre apareciam simultaneamente. E foi então que resolveram dar a esse movimento, o nome de Hip Hop. Cultura que tem como pilares, 4 bases fundamentais, que são: o Breaking Dance, o Grafite, o DJ e o MC.

No Brasil, chega somente em meados da década de 80, através das grandes mídias, como filmes com temática de dança, onde o Hip Hop começa a ser incorporado. Nelson Triunfo é um dos principais nomes que ajudaram a difundir o estilo, juntando muitos dançarinos no centro de São Paulo e posteriormente na Estação São Bento. Local este que foi palco de muitos encontros de dança, reunindo talentos do Brasil inteiro. Na década de 90, Marcelo Cirino cria o primeiro curso de Dança de Rua; Frank Ejara se aprofunda na Cultura como um todo e hoje é tido como um dos maiores pesquisadores da área. E com o passar do tempo, mais e mais pessoas têm se interessado a não só dançá-lo, mas também pesquisar sobre essa vertente que é tão ampla!

Grupo New Britney Cover – Divulgação

Grupo New Britney Cover

Falando em Hip Hop, há Grupos de Dança que são focados em reproduzir as coreografias, cenários e figurinos de artistas famosos, os chamados Covers, que desde a metade dos anos 2000, vem ganhando força e crescendo cada vez mais.

O Grupo New Britney Cover (@newbritney) nasceu em 2008, e é um dos principais nomes, e único, atualmente no Brasil a levar os show da cantora norte-americana Britney Spears aos palcos de casas noturnas (Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espirito Santo, São Paulo); assim como programas de TV (SBT, Rede Globo, Record, TV Bandeirantes, MTV); além de festivais, festas de aniversários e divulgações de CD’s e perfumes da cantora, sendo reconhecidos pela própria gravadora da artista.

Em 2018, um dos únicos integrantes da primeira formação, Marcos Werneck (@marcoswerneck86), assume as áreas de Direção, Produção e Coreografia do grupo, dobrando o número de elenco até então existente. Nesses três anos dessa nova fase, basicamente 15 dançarinos já passaram pelo projeto e neste ano de 2020, contam com outros 9 artistas, tendo Bru Stacy como Intérprete de Britney Spears; e aproveitando para apresentar alguns dos novos dançarinos: Déiah Souza, Diogo Araujo, Estefani Neves, Jenny Vieira, Léo LR,  Marcos Werneck, Nathany Esposito e Vinicius Berttochi.

Estamos vivendo um tempo atual totalmente atípico mas, ainda assim, encontraram formas, online, de se manterem conectados e pensar no futuro, fazendo novos planos e criando novas formas de se reinventar! Guardam ótimas surpresas para 2021!

Para conhecer mais sobre o trabalho deles, aqui estão suas redes sociais:
Instagram: @newbritney
Youtube: www.youtube.com/user/GrupoNewBritneyCover
Facebook: Grupo New Britney

A colunista Symone Coelho, é nutricionista, formada em Magistério da Dança (ênfase em ballet clássico, flamenco e jazz). Ministra aulas de ballet clássico e flamenco, criação coreográfica, terminologia e história da dança, além de produções artísticas ligadas a dança.

Symone é proprietária da Novare Dance.

Quando e onde se iniciaram as primeiras manifestações do hip hop no Brasil?

No Brasil, o movimento Hip Hop surge na década de 80, com o break, tendo como centro a cidade de São Paulo.

Onde e quando foi criada a manifestação cultural hip hop *?

Origem do Hip Hop O fundador do hip hop teria sido Clive Campbell, ou DJ Kool Herc. O primeiro evento da história do hip hop ocorreu no dia 11 de Agosto de 1973, na festa de aniversário da irmã do Dj, Cindy Campbell, no número 1520 da Sedgwick Avenue, no Bronx em Nova York.

Onde aconteceu o movimento hip hop no Brasil?

O Hip Hop no Brasil despontou na periferia de São Paulo e desenvolveu-se ao longo dos anos 80, mas tornou-se popular somente na década de 90. A estação São Bento do Metrô, no centro de São Paulo, é considerada o berço e referência da cultura Hip Hop no Brasil.

Como teve início a manifestação cultural do hip hop?

O hip-hop é um movimento cultural que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1970, no Bronx de Nova York, resultado dos confrontos e trocas culturais entre negros norte-americanos, jamaicanos e porto-riquenhos.

Toplist

Última postagem

Tag